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Cultura organizacional

Clima organizacional: como entender e melhorar na sua empresa

Entenda como o clima organizacional pode influenciar na percepção dos colaboradores sobre a empresa e aprenda técnicas para aprimorá-lo.

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 13 minutos

Para desenvolver um ambiente saudável de trabalho, o clima organizacional está entre as principais preocupações de gestores e demais envolvidos com o setor de Recursos Humanos. 

O investimento em capital humano é uma das principais fontes de crescimento e lucratividade nas empresas, mas reter e gerenciar pessoas demanda alocar esforços, também, na criação de um espaço de trabalho favorável ao desenvolvimento pessoal e profissional de cada um. 

Entender os desafios da gestão do clima organizacional vai além dos workshops de saúde mental e do “day off” no aniversário do funcionário. Abrange, principalmente, a compreensão da relação entre setores, a diversidade de pessoas, a promoção de espaços seguros para o desenvolvimento de ideias, entre outros.

Neste artigo, você aprenderá os conceitos por trás do clima organizacional, qual é o objetivo de investir no clima organizacional, a diferença entre cultura e clima, e dicas práticas para construir um processo de análise e avaliação de clima organizacional. Vamos nessa?

Entendendo o clima organizacional 

O que você sente ao pensar sobre o ambiente e cotidiano do seu trabalho? É essa percepção do colaborador, quando unida a de todos os colegas de trabalho, que indica como está o clima organizacional da empresa.

O conceito abrange o conjunto de sentimentos da equipe e as consequências dessas sensações para a rotina da empresa. Isso está diretamente relacionado à qualidade do ambiente de trabalho, à satisfação e ao rendimento dos colaboradores.

Mas engana-se quem pensa que o clima organizacional na empresa é avaliado apenas em ambientes físicos. Com a popularização do trabalho remoto e híbrido, por exemplo, a sensação de clima transcende os espaços comuns, atravessando a tela do computador e se instalando no escritório pessoal de cada funcionário. 

Promover um espaço seguro, como falamos, também é sobre confiar e permitir que os colaboradores se sintam confiantes para desenvolver as ideias e atividades da melhor maneira possível, estando ou não dentro do espaço físico da empresa. 

Além das subjetividades individuais, existem aspectos da própria empresa que influenciam a percepção dos colaboradores, tais como:

  • Valores da instituição;
  • Organização dos processos;
  • Estrutura física do espaço de trabalho;
  • Políticas do RH;
  • Ações de fortalecimento da cultura;
  • Relacionamentos interpessoais.

Cada pessoa é única. Alinhar as expectativas de quem faz parte da operação aos objetivos do negócio demanda conhecimento, planejamento e engajamento, a fim de oferecer benefícios que produzam motivação, qualidade de vida e bem-estar, resultando em positividade no ambiente corporativo.

Qual é a diferença entre cultura e clima organizacional

Existe uma confusão comum entre o que significa clima e cultura organizacional. Vamos entender melhor quais pontos definem cada conceito. 

De maneira ampla, entende-se que cultura organizacional é o conjunto de crenças, suposições, ideias e abordagens desenvolvidas por um grupo de profissionais que informa como eles interagem uns com os outros e os métodos que eles aplicam para superar obstáculos. 

Mas precisamos entender que a cultura organizacional de uma empresa não se desenvolve sozinha. É fruto de anos de gestão, promoção de ideais, objetivos e influências dentro do ambiente de trabalho, alinhados à missão, visão e valores da organização.

Por outro lado, o clima organizacional envolve a percepção do ambiente de trabalho em que a pessoa está inserida. Além disso, tem o intuito de maximizar a produtividade da empresa, gerando um ambiente mais positivo e motivador para os funcionários.

Enquanto a cultura organizacional tem a abrangência de toda a organização, fazendo com que os vários departamentos e equipes estejam andando na mesma direção, o clima organizacional pode variar bastante em conformidade com cada equipe ou área da empresa. 

Por isso, é possível transformar o clima organizacional, mesmo que a cultura da empresa seja algo menos maleável.

Considere, também, desenvolver um plano de ação com atividades e treinamentos corporativos para melhorar o clima organizacional, que pode criar mudanças no clima organizacional à favor da empresa em um curto período de tempo. 

Para isso, o primeiro passo é criar e aplicar uma pesquisa de clima, como veremos a seguir.

Aplicando uma pesquisa de clima organizacional

Para alinhar perspectivas e tornar o clima organizacional agradável para todos, é importante que o RH trabalhe na aplicação de uma pesquisa de clima

A ferramenta estabelece um canal de comunicação estruturado e eficiente entre funcionários e gestores, em que todos podem expressar, anonimamente, o que sentem em relação à empresa, sem o medo de sofrer algum impedimento por conta disso. 

A partir da pesquisa de clima organizacional, é possível:

  • Reconhecer padrões de comportamento dos funcionários;
  • Analisar a empresa internamente;
  • Detectar possíveis conflitos;
  • Medir o estado de satisfação dos colaboradores de forma realista;
  • Identificar quais aspectos da cultura da organização devem ser melhorados.

Mas como desenvolver uma pesquisa de clima organizacional?

O formulário pode ser apresentado de maneiras diversas. A escolha do formato cabe à área de Recursos Humanos, que entende o ambiente de trabalho e pode testar o que se encaixa melhor. 

Confira alguns exemplos de perguntas para pesquisa de clima organizacional de acordo com o objetivo das respostas:

  • Para cada resposta desejada, há um tipo de pergunta específica. Por exemplo, para comentários mais espontâneos, uma questão dissertativa faz mais sentido, como por exemplo “O que você mudaria na empresa?”. 
  • Já as perguntas mais objetivas podem ser com respostas de múltipla escolha. Exemplo: “Você sente prazer em realizar seu trabalho?” – Respostas: “Sim”, “Não”, “Em partes”. Para receber resultados detalhados, inclua uma opção não obrigatória para justificativa de resposta. 
  • Questões para que o colaborador atribua uma nota devem ser utilizadas com moderação, pois tendem a engatilhar respostas com números medianos, que pouco dizem sobre a perspectiva do funcionário. 

Lembre-se de abordar diversas áreas da empresa, como: liderança, salários, equipamentos oferecidos, organização, trabalho em equipe, fluxo de informações, suporte, treinamento e oportunidades de crescimento. 

No desenvolvimento da pesquisa, é válido deixar claro que o objetivo da empresa é levantar pontos de atenção, elogios e sugestões, sem foco exclusivo em apenas reclamações sobre o ambiente de trabalho. Mas, caso você se depare com muitas respostas negativas, levante a bandeira.

O principal objetivo, aqui, é promover espaço para que o colaborador reflita sobre os pontos agradáveis do seu próprio trabalho e da empresa como um todo.

Após a aplicação da pesquisa, com as respostas em mãos, o ideal é que a equipe de RH se reúna para fazer uma leitura aprofundada e criar um diagnóstico do clima organizacional da empresa. 

Experimente fazer as seguintes perguntas para si mesmo, ao avaliar as respostas: 

  • A empresa é vista como um bom local para trabalhar?
  • Todos os colaboradores conhecem e compartilham os valores da organização?
  • O que pensam sobre as lideranças da empresa?
  • As pessoas estão confortáveis e gostam do trabalho que exercem?
  • Existe um sentimento de pertencimento da equipe?
  • Como os colaboradores enxergam a comunicação interna da empresa?
  • Os relacionamentos interpessoais são bem avaliados?
  • Os líderes e colaboradores são considerados capacitados por seus companheiros de trabalho?

É importante relevar todas as informações obtidas, mesmo que, em um primeiro momento, a pesquisa receba respostas pouco alinhadas com as perguntas feitas.

Entenda que, se algo foi reportado na pesquisa, é porque causa algum desconforto na equipe. Organize os resultados em relatórios, como um registro que poderá ser consultado no futuro. 

São essas informações que servirão como justificativa para mudanças nas políticas internas da empresa

Atitudes para melhorar o clima organizacional

Agora que entendemos a teoria por trás do clima organizacional das empresas, da cultura promovida a partir da missão, visão e valores, e de como podemos estudar a percepção interna dos colaboradores com a utilização de uma pesquisa de clima, vamos aos passos práticos. 

Como vimos, o clima organizacional é maleável e pode ser aprimorado com o passar do tempo, sempre buscando a mudança para melhor. 

Ao consultar a opinião das pessoas envolvidas na operação, tanto como nas áreas de gestão, será possível entender as principais dores vivenciadas no cotidiano da empresa. E criar mecanismos para combater o que pode estar causando ruídos no trabalho. 

A seguir, confira 9 dicas práticas que podem ser aplicadas na organização, com exemplos de aplicação:

1. Estabeleça metas realistas

Para estipular metas, é preciso conhecer a realidade e os objetivos da empresa. Se a organização tem uma meta de aumento de vendas em 50% daqui a um ano, é preciso elaborar estratégias para envolver os colaboradores e criar desafios que sejam possíveis de superar. 

2. Ofereça um programa de benefícios

Além do vale-refeição e do plano de saúde, que tal oferecer benefícios que auxiliem os funcionários a terem uma rotina mais produtiva e saudável? 

Com o uso de cartões com benefícios flexíveis, os empregadores conseguem alocar valores para cursos, pagamento de farmácias, custos de casa, entre outras possibilidades. 

Funcionários que se sentem valorizados são mais engajados e felizes no ambiente de trabalho — fatores que melhoram o clima e levam a ótimos resultados.

3. Aprimore a comunicação interna

A empresa deve prezar pela transparência e não ter medo de comunicar os resultados, tanto positivos quanto não tão favoráveis, se for o caso. 

Profissionais alinhados com a cultura organizacional vão festejar as vitórias e se empenhar ainda mais quando necessário, pois sabem que todos ganharão no final.

4. Cuide do ambiente físico

Estar atento à limpeza e à organização do ambiente é tão importante quanto a iluminação e a manutenção dos móveis, pois oferece bem-estar e qualidade de vida. Também é relevante avaliar se as áreas comuns comportam as pessoas de maneira confortável.

No caso das empresas com políticas de atuação full home office, ou em modelo híbrido, a não-obrigatoriedade do ambiente físico não descarta a necessidade de cuidar para que os funcionários tenham um espaço de trabalho adequado. 

Disponibilizar equipamentos, materiais necessários para a atuação diária, móveis e cadeiras ergonômicas também são sinais e ações de cuidado da empresa para com o colaborador. 

5. Estruture um plano de cargos e salários realistas

Profissionais treinados são mais engajados, mas profissionais que sabem exatamente onde estão na empresa e para onde podem ir, são mais felizes. 

Desde o onboarding do colaborador até todas as etapas que ele pode viver dentro da empresa, é de extrema importância a clareza e objetividade sobre o que se espera da atuação da pessoa – e quais são os degraus que ela deve percorrer até atingir os próprios objetivos profissionais. 

Com a estruturação de um plano de cargos e salários, e a correta informação aos funcionários, a empresa garante pessoas engajadas e comprometidas com entregas de excelência, ao mesmo tempo em que os colaboradores entendem o compromisso da empresa para com eles como um voto de confiança e investimento pessoal.

6. Conte com uma boa política de feedback

O feedback é uma resposta a um estímulo. Sendo assim, a empresa deve incentivar os funcionários a falar, individual ou coletivamente, sobre as experiências na empresa, em fóruns próprios para isso. 

O objetivo é reunir dados e informações que reflitam honestamente o clima organizacional, e que não necessariamente deve acontecer apenas no momento da aplicação de uma pesquisa de clima.

Coletar feedback negativo é uma das possibilidades. Afinal de contas, se as coisas não vão bem na sua empresa, é melhor levantar esses problemas para que seja possível encontrar soluções eficazes.

7. Incentive o cuidado com a saúde física e mental dos colaboradores

Na gestão dos Recursos Humanos em uma empresa, saúde e segurança do trabalho são essenciais, visto que as leis trabalhistas determinam que sejam cumpridos requisitos básicos nessa área. 

Para fazer com que os funcionários estejam saudáveis e realizar a prevenção de doenças laborais, é possível investir em programas de promoção à saúde.

Treinamentos sobre nutrição, academia na instituição, assistência psicológica, programas de prevenção a doenças crônicas, entre outros, são algumas iniciativas eficazes e que representam um ótimo investimento em saúde, assegurando equipes mais saudáveis, produtivas e satisfeitas.

8. Conscientize sobre a missão da empresa

Para fortalecer o clima organizacional no local de trabalho, é possível aumentar a conscientização sobre os valores, a missão e também a visão da organização. 

Compreender a missão da empresa pode fazer com que os colaboradores se sintam mais envolvidos em seu trabalho e, com isso, fiquem mais motivados.

É importante manter a equipe sempre atualizada sobre a direção e os valores da empresa, além de se certificar de que ela compreende de forma clara no que seus esforços próprios estão se enquadrando na missão geral da organização. 

Por exemplo, um novo colaborador realizando a entrada de informações ficará mais motivado quando compreender que a função desempenhada ajuda a empresa no envio de um novo produto ao destinatário de forma rápida, contribuindo com o objetivo maior da organização.

9. Invista na flexibilidade

Conseguir determinar um equilíbrio entre vida pessoal e trabalho é um dos maiores desejos de profissionais das gerações Y e Z. 

Atualmente, as pessoas querem cuidar das demandas pessoais quando houver necessidade, sem medo de sofrer alguma represália por eventualmente não estar disponível em horário comercial. 

Há algumas tarefas que fazem parte da rotina do funcionário, como ir a uma reunião com o gerente do banco, buscar os filhos na escola, ir ao supermercado etc. Havendo uma maior flexibilidade, o colaborador consegue ficar mais tranquilo para realizar suas funções de trabalho.

Existem determinadas áreas do mercado que possibilitam a atuação do funcionário em home office, por meio do auxílio de tecnologias disponíveis, auxiliando na redução do tempo em trânsito. O fato é que o que deve ser levado em consideração é manter o foco nos resultados que forem apresentados e não no tempo em que o funcionário fica na empresa.

Compreender como melhorar o clima organizacional é um grande avanço para os gestores que desejam equipes mais felizes, engajadas e produtivas — características que fazem a diferença em uma empresa de sucesso.

E aí? Gostou das dicas? Aproveite para conversar com nosso time e começar agora mesmo e mudar a vida dos seus colaboradores para melhor. 

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Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

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