Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.

Benefícios corporativos

Aprenda a utilizar a premiação de funcionários como incentivo

Entenda o que é a premiação de funcionários, como fazer um plano de premiação, quais são os tipos e como colocar em prática.

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 17 minutos

Quatro pessoas sentadas em volta de uma mesa, com um computador no centro.

A premiação de funcionários faz parte dos benefícios que podem ser oferecidos pelas empresas aos colaboradores, como maneira de incentivar os profissionais a atingirem uma meta pessoal ou coletiva dentro da organização.

Ficou para trás o tempo onde o combo salário + benefícios obrigatórios eram suficientes para manter seus colaboradores satisfeitos. Especialmente em mercados mais aquecidos, como o de tecnologia, o modelo de premiação de funcionários oferecido pela empresa ocupa um papel crucial na decisão dos funcionários de permanecer ou não no emprego.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva revelou que 45% dos profissionais que recebem alguma premiação por performance na empresa em que trabalham se mostram mais satisfeitos comparado com aqueles que não participam dessas campanhas de incentivos.

É por essa razão que muitas empresas apostam em incentivos corporativos, como as premiações e bonificação por resultados para engajar a equipe e fortalecer o senso de pertencimento. Afinal, um funcionário reconhecido é um funcionário feliz, que performa melhor e contribui para o crescimento da empresa por mais tempo.

Para te ajudar a estruturar esse modelo de benefício na sua empresa, nesse conteúdo vamos explicar tudo que você precisa saber sobre premiação: conheça os critérios, a importância de premiar colaboradores, as formas de premiar e valorizar os profissionais da sua empresa. Confira também como a Caju pode contribuir nesse sentido!

O que é premiação de funcionários?

Premiação de funcionários é um benefício oferecido pela empresa como forma de reconhecer a boa performance dos seus profissionais. Além do salário mensal e benefícios como vale-alimentação e vale-refeição, a empresa oferece um valor extra para que os colaboradores se sintam apreciados.

Normalmente, uma premiação é usada pelas organizações para valorizar o atingimento de metas, expressar apreço, motivar os funcionários e reforçar um comportamento desejado. Não deve fazer parte do salário.

As premiações para funcionários podem ser fornecidas de diferentes maneiras, desde um bônus em dinheiro no salário até cursos, jantares e viagens. A ideia não é focar em benefícios financeiros, em que a empresa precisa ter gastos exorbitantes, mas sim proporcionar experiências que impactem de forma positiva a mente e autoestima da equipe.

O simples ato de reconhecer uma conquista é um grande impulso para a moral e o desempenho dos funcionários. E é por isso que usar as premiações é tão importante.

Na prática, programas de recompensa e reconhecimento de funcionários são um ótimo meio de obter o máximo resultado da sua força de trabalho. Eles são baratos de implementar e podem gerar uma série de benefícios para as empresas e seus funcionários, melhorando a produtividade e a lucratividade, reduzindo a rotatividade de profissionais.

O seu custo de implementação, personalização e treinamento não é nada comparado ao custo de substituir funcionários que saíram porque não se sentem engajados ou reconhecidos e que buscarão ambientes de trabalho que forneçam um sistema de premiação.

O que diz a legislação sobre a entrega de premiação para funcionários?

Todos os modelos de premiação citados acima são completamente legais, e não oferecem risco jurídico para sua empresa. No entanto, é preciso tomar cuidado com as regras de tributação que incidem sobre alguns modelos.

A PLR, por exemplo, tem uma legislação própria e sofre descontos de impostos que devem ser retidos na fonte pagadora. Já o modelo de bônus não é uma forma de premiação prevista na CLT. O mais comum é que o bônus seja considerado uma gratificação e também sofra descontos.

Lei sobre premiação de funcionários

Ainda sobre legislação, vamos falar mais sobre a lei que abrange a premiação de funcionários. 

Dentro do artigo 457 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), a premiação dos funcionários faz parte do conjunto de benefícios, bens ou dinheiro que a empresa fornece ao colaborador.

A premiação de funcionários deve seguir três pontos importantes: 1) estar atrelada ao bom desempenho do empregado; 2) à boa vontade do empregador (liberalidade); e, 3) não substituir o salário estipulado em contrato de trabalho.

Ou seja: a premiação é prevista em Lei e, por isso, regularizada, desde que siga os pontos mencionados anteriormente.

Por que premiar colaboradores é importante?

Ter implantada na empresa uma cultura de benefícios e premiação de colaboradores é fundamental. Afinal, não há quem não aprecie ou espere ser reconhecido pelo seu empenho, pela diferença que faz, pela sua criatividade, proatividade, inovação, produtividade, seja individualmente ou até mesmo em equipe.

Sabemos que premiar gera engajamento entre os colaboradores e, por consequência disso, o engajamento gera valorização, motivação, cumprimento e resultados, com os objetivos alcançados. E tudo isso junto gera satisfação dos profissionais e credibilidade por parte da empresa.

Os principais pilares da premiação para funcionários são valorização e incentivo, através de programas que reconhecem um bom desempenho e oferecem uma gratificação salarial ao profissional por sua competência, agilidade, criatividade e organização, é muito mais fácil manter um funcionário feliz e motivado. 

A premiação por desempenho se torna um espelho para o restante da equipe, que se dedica para conquistar também seu prêmio. Por isso, oferecer premiação é uma maneira de diminuir o índice de turnover na sua empresa, reduzindo pedidos de demissão por pessoas que não se sentem valorizadas. 

Quando a cultura de benefícios e premiações faz parte do planejamento estratégico da empresa, os colaboradores se tornam responsivos. E essa cultura pode favorecer a ambos – colaboradores e empresa. Agora vamos conhecer quais são os 4 principais benefícios que a organização pode ter de retorno ao trabalhar com as premiações!

1. Ajuda a implementar uma cultura de reconhecimento positiva na empresa

A cultura da sua empresa é uma grande parte da identidade da sua marca. Ele também tem um efeito indireto em todos os aspectos de suas operações e por isso toda organização quer ter uma cultura na qual possa se orgulhar. A cultura da sua empresa é o mecanismo usado para cumprir a promessa que está na sua declaração de missão, feita aos seus clientes.

Essa cultura do seu local de trabalho não é apenas valorizada pelos clientes, é valorizada também pelos funcionários. Cada vez mais funcionários consideram a cultura de seu local de trabalho ainda mais importante do que a compensação financeira. Afinal, o que deixa um profissional infeliz são dias difíceis no ambiente, seja presencial ou remoto.

Os programas de premiação podem garantir que os funcionários se sintam valorizados tanto pela gerência quanto por seus colegas e mostrar a eles que suas realizações são reconhecidas e valorizadas. Isso transforma a cultura da empresa em um elemento positivo e chave para o sucesso de todos.

2. Aumenta o engajamento e empoderamento dos profissionais

Os programas de premiação de funcionários usam o reconhecimento para melhorar o engajamento de todos os profissionais com as metas estabelecidas, que também ajuda a transmitir uma sensação de empoderamento para toda a empresa. Nesse momento, todos passam a entender como podem alcançar objetivos que podem render premiações.

Fazer os funcionários vivenciarem no dia a dia esse sentimento de empoderamento pode ajudá-los diretamente a se sentirem mais engajados no trabalho. E quando seus funcionários estão engajados, é provável que seu negócio seja mais lucrativo.

Pesquisas mostram que níveis mais altos de engajamento dos funcionários podem aumentar a lucratividade de qualquer organização, independente do seu setor de atuação.

Aqui a conta é simples para os profissionais: quanto mais engajados eles são, mais reconhecimento eles recebem. O fato é que o reconhecimento dá sentido às tarefas e pensamentos que os funcionários colocam no trabalho.  

3. Atrai talentos e profissionais qualificados para as vagas de trabalho

Um programa de premiação de funcionários pode ser um benefício extremamente atraente para o tipo de candidato qualificado que pode ajudar a levar sua empresa a novos patamares de sucesso.

Lembre-se sempre que funcionários de alto desempenho querem algo que vá além do salário. Eles procuram um pacote completo que inclua itens como:

  • Premiações;
  • Recompensas;
  • Reconhecimento;
  • Remuneração;
  • Benefícios;
  • Ambiente de trabalho saudável.

Quando uma empresa divulga em suas vagas que há esse tipo de benefício implementado na sua operação, é algo que salta os olhos de qualquer profissional, principalmente quando existe um detalhamento de como a premiação funciona.

Assim é praticamente certo que conseguirá atrair ótimos talentos garantindo mais uma vantagem de contar com a premiação. E os candidatos que você está tentando atingir certamente não vão querer se juntar aos que já estão garantindo esse tipo de benefício.

4. Incentiva uma competição amigável entre todos

Os programas de premiação apoiam o sentimento de rivalidade amigável entre os trabalhadores. Os funcionários passam a comparar seu desempenho entre si e se esforçam para fazer melhor da próxima vez.

Quando eles finalmente estiverem no topo da lista daqueles com melhor performance, eles se sentirão realizados e todos na equipe vão querer chegar lá, incentivando sempre a melhor performance de todos.

A comunicação com toda a empresa sobre o sucesso de uma pessoa ou equipe também ajuda a aumentar a conscientização e incentiva os funcionários a dar tudo de si em todos os momentos.

Preciso definir critérios para premiação de funcionários?

A resposta é sim! Esses critérios precisam existir não só para sua organização saber em quais momentos algum profissional irá receber, mas também para deixar todos na mesma página com relação aos principais objetivos da empresa.

Como vimos, as recompensas e o reconhecimento dos funcionários são importantes para melhorar os valores organizacionais, a felicidade dos funcionários, aumentar a satisfação dos times e motivar os funcionários a ir além.

O fato é que tudo isso pode se perder se não houver critérios claros para que todos saibam se estão indo na direção certa, com chances de garantir as premiações.

Podemos dizer que o desejo de se sentir valorizado é tão pertinente e forte no ser humano que pode entrar na lista dos sentimentos mais antigos conhecidos pela humanidade. Como isso não acontece do nada, cada organização precisa deixar claro os motivos que serão observados para fornecer algum tipo de premiação.

Como definir critérios para premiação?

É indispensável que a empresa tenha em seu planejamento mensal estratégias de motivação e benefícios relacionados à gestão de pessoas, a fim de fomentar a produtividade e, deste modo, potencializar resultados. E essa estratégia não deve representar um custo, mas sim um investimento.

Essa premiação pode ocorrer por diferente critérios:

  • Inovação;
  • Nível de produção;
  • Performance em equipe ou individual;
  • Por trazer melhores sugestões e ou soluções a problemas específicos;
  • entre outros.

Cabe a sua empresa definir a melhor forma de avaliar a atuação dos funcionários de acordo com o seu modelo de negócio.

Quando premiar seu time?

Na prática, as empresas podem premiar quando quiserem. Afinal, a premiação é uma maneira de valorizar a equipe, aumentar o engajamento e a disposição dos colaboradores — além de proporcionar qualidade de vida para aqueles que trabalham com você.

O ponto inicial é que a premiação precisa funcionar como um incentivo, uma maneira de reconhecimento ao bom trabalho. Por isso, as ocasiões mais comuns para premiar são:

  • Quando uma meta é atingida em determinado período;
  • Para eleger um funcionário do mês;
  • Quando o funcionário dá uma excelente ideia;
  • Para atrair e reter os melhores talentos!

Tipos de incentivo para funcionários

Dependendo de quando isso será feito, a organização pode usar dois tipos de sistemas de premiação:

Premiação monetária para funcionários

O tipo mais comum de sistema de recompensa monetária é um bônus em dinheiro ou através de um saldo no cartão de premiações. Esses incentivos no meio e no final do ano são ótimos para incentivar uma competição saudável entre os funcionários em relação ao desempenho e à produtividade.

Outros exemplos de recompensas monetárias incluem planos de participação nos lucros e opções de ações. Em muitas indústrias, os incentivos monetários são suficientes para obter o máximo de produtividade de seus funcionários.

Esse tipo de sistema de recompensa funciona melhor com funcionários motivados por receber um valor maior. 

Premiação não-monetária para funcionários

Um sistema de recompensa não monetário pode ser algo tão simples quanto um certificado de “melhor desempenho” ou “funcionário do mês”. Esse tipo de recompensa satisfaz o desejo psicológico de um funcionário de ser reconhecido por seus esforços.

Outros tipos de recompensas não monetárias a serem consideradas são folgas extras, horário de trabalho flexível, descontos corporativos (como associação à academia) e estacionamento gratuito, só para citar alguns exemplos.

Premiação de funcionários: principais prêmios motivacionais

Assim como a razão para premiar fica à critério da própria empresa, a categoria de prêmio escolhido também. 

Algumas empresas oferecem uma remuneração fixa e outra variável, sendo que esta segunda modalidade se dá em forma de bônus. Ela é geralmente uma premiação extra agregada ao salário, decorrente de resultados.

Há outras formas de premiar, entre as quais:

  • Aniversário de empresa
  • Folga extra remunerada;
  • Viagem de incentivo;
  • Cestas gourmets;
  • Cursos;
  • Jantares;
  • Passeios locais;
  • Ingressos gratuitos para participação de eventos;
  • Final de semana em um SPA;
  • Mimos variados.

Enfim, todos são incentivos que possam recompensar os colaboradores e motivá-los. Estes prêmios são objetos do cumprimento de metas em curto, médio e longo prazo. Eles devem fazer parte do planejamento estratégico da empresa. Além desses, temos os benefícios tradicionais, como refeição, transporte, alimentação, entre outros.

Algumas escolhem formas bem diferentes de premiar — como folgas, cursos e até viagens. Porém, as mais comuns são:

Prêmio por desempenho

Essa premiação é um tipo de reconhecimento oferecido aos colaboradores que têm um desempenho acima do esperado pela empresa. Por exemplo: entregaram um projeto melhor do que era esperado, contribuíram com uma ideia incrível, entre outras ações.

Como o nome sugere, as recompensas baseadas em desempenho estão vinculadas à capacidade de um indivíduo, equipe, grupo ou departamento de atender ao padrão de desempenho estipulado como meta. 

Diferente das comissões, que funcionam como remuneração variável em cima das vendas realizadas, a premiação não é nada esperada pelo colaborador. Essa não é uma premiação prevista, mas uma liberdade que a empresa toma de recompensar alguém que está mandando muito bem.

Premiação por equipe

Assim como a premiação por desempenho, esse tipo de incentivo é direcionado para a equipe que ganha destaque dentro da empresa. 

A premiação por equipe pode ser organizada por períodos, com avaliações dos profissionais, ou ao fim de ciclos importantes, como trimestre ou semestre. 

Premiação de funcionário do mês

A premiação para o funcionário do mês é um outro tipo de reconhecimento individual, que ajuda a promover o bom desempenho dos funcionários.

Como a avaliação acontece em períodos de 30 dias, a premiação por funcionário do mês precisa ser pensada de uma maneira que não gere um problema financeiro para a empresa, como vale-cultura, valores extras no cartão multibenefícios ou um sistema de pontos, como o próximo exemplo.

Premiação por sistemas de pontos

Outro tipo de programa de recompensas que você pode experimentar é um sistema de pontos. Como um concurso, você dá aos funcionários um certo número de pontos quando eles atingem uma meta, atingem um número chave ou continuam a fazer algo de destaque.

Quando os funcionários atingem os níveis de pontos estabelecidos antes, eles recebem recompensas. Esse método pode ser eficaz para incentivar vitórias e comportamentos de curto prazo que levam ao alcance de metas e sucesso de longo prazo.

Cesta de Natal

Uma forma de premiação super tradicional, a Cesta de Natal nada mais é que um kit com presentes que a empresa envia para seus colaboradores para celebrar o final de ano. Em alguns casos, uma cesta básica mais incrementada.

Porém, com os desafios de logística atuais, cada vez mais empresas têm preferido entregar esse presente como um valor em dinheiro. Isso porque os funcionários estão espalhados por vários cantos do Brasil e do mundo, e a entrega envolveria um processo muito complicado.

Assim, a Cesta de Natal tem se tornado um valor extra que a empresa paga para o colaborador aproveitar como quiser. Melhor assim, né?

Cuidados especiais na hora de bonificar funcionários

Os programas de recompensa dos funcionários podem ser uma ótima maneira de parabenizar aqueles que atingem suas metas. Mas lembre-se que isso pode prejudicar o senso de unidade da sua equipe.

A combinação de entrega de premiações sem deixar claro os motivos por trás desse reconhecimento pode ser um duro golpe quando pensamos em impulsionar a colaboração entre os membros da equipe. Por isso, planeje também premiações para equipes e não apenas as individuais!

Elas podem alavancar o reconhecimento conjunto entre os próprios colaboradores e garantir aos times que suas contribuições para as realizações em equipe também são valorizadas e celebradas por todos.

Como premiar os colaboradores?

Chegando até aqui, já entendemos vários detalhes sobre o funcionamento da premiação, conhecendo também os principais tipos existentes hoje. Mas afinal, como pagar prêmio para funcionários? 

Uma das melhores maneiras de fazer isso é através de um cartão premiação para funcionários. Com a Caju Benefícios, fazer premiação é super fácil! Basta trocar a carteira e usar a funcionalidade “Premiações”.

Utilize para criar momentos especiais para seu colaborador, como cestas de Natal, happy hours, vale presentes, viagens, entre outros.

Tudo isso, é claro, só é possível com o Cartão Caju — o cartão corporativo mais amado pelos colaboradores. Agende uma conversa com nossos consultores para conhecer as possibilidades de benefícios que só a Caju oferece.

Dúvidas frequentes:

Quais são os tipos de premiação de funcionários?

O prêmio para funcionários que cumprem os requisitos estipulados pela empresa normalmente é fornecido em valores, que podem ser monetários ou em sistema de pontos que resultam em outros benefícios internos. O valor da premiação para funcionários não deve ser fixo e nem constar na folha de pagamento, de acordo com o artigo 457 da CLT. 

O que dar como prêmio para funcionários?

A premiação de funcionários pode ter como recompensa dinheiro extra, mas também pode contemplar folgas remuneradas, home office, valores de vale-alimentação e refeição extras, entre outras possibilidades. 

Como elaborar um plano de premiação? 

Para criar um plano para premiação de funcionários, a empresa deve organizar primeiro quais serão os critérios de premiação, seguido dos tipos de prêmios disponibilizados e os meios para que os funcionários tenham acesso aos prêmios.

Conheça a Caju

Preencha o formulário de interesse abaixo.

Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

Ver todos os posts dessa autoria

Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.