Como melhorar o controle de vale-transporte dos funcionários? Descubra!

June 30, 2020
Benefícios

O controle de vale-transporte dos funcionários é fundamental para otimizar o repasse de recursos da empresa. Afinal, ao contrário dos benefícios, este é um direito garantido por lei, permitindo que os colaboradores façam o trajeto entre o trabalho e suas casas com o uso de transportes públicos. Essa verba não pode ser concedida por meio de pagamento em dinheiro, por isso, a gestão do vale-transporte é essencial.

Os colaboradores que escolhem receber o vale-transporte para ir trabalhar têm descontado de sua folha de pagamento o valor referente a 6% do salário-base e passam a ter algumas responsabilidades em relação ao seu direito. A principal delas é que eles não podem vender ou trocar por outro item. Além disso, o vale não pode ser entregue a terceiros, nem servir para outra finalidade que não seja o transporte serviço-casa.

Confira algumas dicas para você melhorar a gestão de vale-transporte dos funcionários. Boa leitura!

Faça o controle individual do uso de vale-transporte

Como o vale-transporte não está incluso na remuneração dos funcionários, ele deve ser acompanhado caso a caso. Primeiro porque a quantidade de tickets e o valor de cada um deles está ligado ao trajeto que o colaborador precisa fazer de casa até o trabalho.

Então, enquanto uma pessoa pode precisar de uma passagem de ônibus e uma de metrô por percurso, outra pode precisar apenas de um ticket para ônibus suplementar.

Além disso, como o vale só é disponibilizado para que o funcionário se locomova de casa ao trabalho e vice-versa, pode acontecer que um deles use todos os créditos do mês, enquanto outro, por vários motivos, como faltas e caronas, acabe gastando só a metade dos créditos.

Sendo assim, o funcionário que está sem crédito precisará da reposição integral do vale e o outro apenas do valor complementar.

Automatize cálculos para o controle de vale-transporte dos funcionários

Por ser um benefício garantido por lei, é importante evitar erros na gestão do vale-transporte. Você pode reduzir possíveis falhas de cálculo e ainda otimizar o investimento apostando na automação desse acompanhamento.

Afinal, o tempo que um funcionário dedica para definir o crédito que deve ser adicionado para cada colaborador todo mês é otimizado quando se conta com programas voltados para essa necessidade.

Oriente os colaboradores sobre o uso do vale-transporte

Enquanto o vale-transporte era de papel, o monitoramento do uso era praticamente impossível. Por isso, alguns hábitos ilegais foram se tornando comuns, como a venda dos tickets por um valor mais baixo que o do mercado. Dessa forma, alguns trabalhadores passaram a entender esse valor como uma verba que a empresa repassa aos funcionários.

Por isso, você pode criar comunicados e até mesmo eventos, como palestras, para conscientizar os funcionários sobre o uso correto do vale-transporte como um direito trabalhista. Garanta que todos entendam quem tem direito ao vale, qual é a lei que assegura esse recebimento e como é o uso adequado.

Conte com um software especializado para melhor controle

Você tem funcionários que trabalham alguns dias na empresa e outros em home office? Tem um número grande de colaboradores e deseja ter eficiência e precisão na gestão do vale-transporte? Então o ideal é contar com um software especializado para otimizar esse controle.

Soluções como a Caju Benefícios, por exemplo, são inovadoras e, além de contribuírem no controle de vale-transporte dos funcionários, podem facilitar para que seu colaborador use formas de transporte alternativas como Uber e 99 Táxi. O importante é garantir o cumprimento do direito do trabalhador enquanto se otimizam os investimentos da empresa com ele.

Gostou dessa solução e quer conhecer seus principais diferenciais? Entre em contato com a gente. Teremos o maior prazer em mostrar como as tecnologias estão contribuindo para uma nova era na gestão de benefícios corporativos!

Caju Team

Caju é uma plataforma de benefícios para quem se importa com seus colaboradores!

Substitua todos seus cartões de benefícios pela Caju! Aqui você consegue comprar os benefícios do seu time de um jeito fácil e que seu time vai amar!

Artigos Relacionados

Assine nossa newsletter

Receba as novidades da Caju em primeira mão

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form