Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.

Cultura organizacional

Quais os benefícios de oferecer job rotation na sua empresa e como implementar

Implementar a prática de job rotation pode fazer com que os setores de uma empresa se integrem melhor. Entenda como fazer neste artigo!

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 8 minutos

Job rotation, ou rotação de trabalho em tradução livre, é a prática que algumas empresas têm de fazer rodízio das funções entre seus colaboradores. Por exemplo, um funcionário do setor administrativo passa também pelo financeiro e, futuramente, pela área de marketing. Isso motiva o colaborador e faz com que os setores fiquem mais integrados.

Você já reparou que, em algumas empresas, um setor simplesmente desconhece o que o outro setor faz? Nesses casos, é comum que exista desalinhamento entre metas de cada área, o que, no curto prazo, acaba impactando de maneira negativa o crescimento da organização.

Além disso, essa falta de troca entre as áreas faz com que os colaboradores não se sintam parte do todo, o que os impede de enxergar formas de inovar e fazer o negócio crescer. Nesse sentido, a empresa pode perder insights importantes para se diferenciar no mercado e também não permite a evolução dos funcionários.

Para combater esse cenário, muitos negócios têm investido no job rotation, que traz mais conhecimento prático da empresa como um todo aos colaboradores. Será que essa opção faz sentido para sua empresa? 

Neste artigo, falamos do que é a prática de job rotation e como implementá-la, além de vantagens e desvantagens. Acompanhe conosco!

O que é job rotation?

Job rotation é a prática de fazer o rodízio de funções ou rotação de trabalho entre os funcionários de uma empresa. Assim, de tempos em tempos, eles passam por diversos setores para compreender melhor como cada um funciona e como seus trabalhos podem se conectar melhor com os objetivos do negócio.

É uma abordagem pré-planejada com o objetivo de testar as habilidades e competências do funcionário para colocá-lo no lugar certo. Além disso, reduz a monotonia do trabalho e proporciona uma experiência mais ampla, que ajuda todos a obter mais insights sobre como aprimorar suas funções e áreas.

Como funciona o sistema de job rotation?

Para introduzir o job rotation em uma empresa, o primeiro passo é entender a motivação, se é para reduzir as taxas de turnover, trazer mais motivação ou integração ao negócio. Na sequência, é preciso estipular quais setores e cargos entrarão nesse rodízio e quanto tempo ele deverá durar (6 meses, 1 ano etc).

Outro ponto essencial do job rotation é que a troca de cargos não quer dizer que os funcionários serão promovidos e, sim, que eles irão trocar experiências para compreender em que cargo podem render mais e como podem contribuir para que a organização, como um todo, fique mais coesa e fale a mesma língua.

Todo o processo de rotação precisa estar documentado, da performance dos colaboradores às ideias e práticas para cada setor, além das expectativas e afazeres de cada cargo. 

É essencial que existam reuniões de feedback entre líderes e liderados também, o que permite à prática de job rotation ser mais bem-sucedida. Em geral, cargos de trainee e de estagiários são boas opções para incluir na prática.

Quais são os benefícios de fazer job rotation?

Conheça a seguir os motivos que fazem as empresas investirem na prática de job rotation!

Mais engajamento no trabalho

Uma das principais vantagens do job rotation é reduzir a monotonia e a repetitividade envolvidas em uma determinada função, engajando mais cada colaborador. O rodízio de funções permite que os funcionários experimentem diferentes tipos de trabalho e os motiva a ter um bom desempenho em cada estágio de substituição de emprego. 

Na prática, isso é empolgante no dia a dia e permite que o currículo fique mais completo, garantindo colaboradores engajados e menos turnover.

Planejamento sucessório

A ideia aqui é compreender “Quem substituirá quem”. Ao praticar o job rotation, compreende-se quais funcionários podem ser colocados em um nível sênior quando alguém deixar a organização — isso, é claro, quando o job rotation é pensado para cargos mais altos. 

A ideia é criar um substituto imediato de um funcionário de alto valor dentro da organização, sem ter que contratar fora dela. Mesmo porque, compreende-se que alguém de dentro tem mais afinidade com a empresa.

Funcionários ocupando cargos adequados

O sucesso de uma organização depende da produtividade no trabalho de seus funcionários. Se forem alocados corretamente, poderão dar o máximo do potencial que têm. Diferente do que acontece quando se tem um bom colaborador numa vaga que não tem fit com seu perfil. Portanto, encaixar a pessoa certa na vaga certa é um dos principais benefícios do job rotation.

Conscientização sobre objetivos da empresa

Durante o job rotation, é possível expor os trabalhadores a todas as verticais ou operações da organização para conscientizá-los sobre como a empresa opera e como as tarefas são executadas. Isso lhes dá a chance de entender o funcionamento da organização, seus objetivos e as diferentes questões que surgem durante o trabalho.

Melhor aproveitamento da experiência no trabalho

É comum que os colaboradores estejam em sua zona de conforto uma vez que eles realizam sempre uma tarefa específica. Porém, por meio do rodízio de funções, é possível prepará-los para que tenham uma ampla gama de experiências de trabalho, com diferentes habilidades, sejam técnicas ou de soft skills. Junto a isso, eles entendem os problemas de vários departamentos e tentam se ajustar ou se adaptar de acordo.

Possibilidade de inovação

Enquanto os colaboradores ficam cumprindo as mesmas funções sempre, é raro que eles pensem fora da caixa e surjam com novidades para seus afazeres. Em compensação, com o job rotation, um colaborador do marketing pode ajudar em algum processo de comunicação interna que não era visto pelos atuais funcionários do setor. Isso traz melhorias e a possibilidade de inovar.

E quanto às desvantagens?

No geral, a principal desvantagem é descobrir falta de fit de um colaborador com a vaga atual ou lentidão para se adaptar. Mas isso pode ser contornado quando se registra a prática de job rotation e o que é esperado de cada funcionário em determinada vaga.

O job rotation, para ser bem-sucedido, precisa de mentores e acompanhamento constante.

Como implementar o sistema de job rotation?

Se você chegou até aqui acreditando que job rotation pode ser uma iniciativa interessante em seu negócio, veja os cuidados para implementar o rodízio com eficiência!

Analise o cenário

Vários pontos devem ser considerados, como o motivo de fazer job rotation — se por engajamento dos colaboradores ou para melhorar os processos da empresa. Além disso, é necessário entender quais níveis de colaboradores devem entrar no rodízio.

Muitas companhias optam por job rotation para papéis de trainees e estagiários, mas isso ainda pode ser interessante em algum nível de hierarquia mais alta, como coordenação ou gerência. 

Faça o planejamento

O planejamento do job rotation consiste em determinar quantos colaboradores vão entrar no rodízio de cargo e quais áreas serão inseridas na iniciativa. É importante desenhar isso de acordo com o propósito e análise do cenário feita anteriormente. 

Por exemplo, o setor de vendas está com baixo engajamento dos colaboradores e sem bater metas há algum tempo: isso é um indicativo de que mudanças são bem-vindas para aprimorar os resultados.

Um cuidado é não fazer a rotação de todos os colaboradores de uma área ou corre-se o risco de perder conhecimento técnico.

Determine objetivos e tempo

Alinhar o tempo de duração do job rotation e os objetivos a serem alcançados também ajuda no sucesso da iniciativa. Por exemplo, a rotação de alguém no time de vendas pode durar 6 meses e deve ter como objetivo melhorar em 10% a atração de novos clientes em um dado período.

Lembre-se: sem esse tipo de métrica, fica complicado garantir que a operação foi bem-sucedida, não acha?

Tenha mentores

As pessoas novas que estão chegando em áreas diferentes das que estavam não vão aprender sozinhas como agir e o que fazer. Por isso, todo job rotation precisa de mentores para fazer essa orientação. Os mentores podem ser as pessoas com mais proatividade, didática e conhecimento do time, sejam líderes ou não.

Analise os resultados

Sejam eles positivos ou negativos, analisar a experiência de cada job rotation é fundamental para aprimorar o processo. Fora que as ideias geradas devem ser colocadas em prática pelos setores específicos, garantindo que a empresa siga se aprimorando.

Documente o processo

Seja com planilhas ou softwares específicos, registre quem são os envolvidos no job rotation, tempo no rodízio, feedbacks e ideias criadas para não perder informações.

Exemplos de job rotation

Um exemplo de job rotation que pode ser colocado em prática é fazer a rotação de um funcionário que trabalha no setor de atendimento. Com o conhecimento que vem da opinião das pessoas sobre o produto ou serviço, esse colaborador pode ser bem estratégico no time de vendas, marketing ou até mesmo de desenvolvimento e aprimoramento de produtos.

É interessante também fazer a rotação de um estagiário em diversos setores para entender em qual deles essa pessoa pode ser mais produtiva e fazer a diferença. 

O job rotation ainda é uma possibilidade entre lideranças, mesmo que em um período mais curto, para que exista mais empatia e colaboração entre as áreas.

Você ainda pode entender mais a fundo como motivar os colaboradores lendo nosso guia sobre o assunto aqui mesmo no blog da Caju Benefícios. Boa leitura!

Conheça mais sobre a Caju Benefícios e todo universo de multibenefícios, despesas corporativas e benefícios flexíveis, acesse nosso site e saiba mais!

Conheça a Caju

Preencha o formulário de interesse abaixo.

Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

Ver todos os posts dessa autoria

Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.