Entenda o que é job rotation e como aplicar na sua empresa

July 19, 2021
Recursos Humanos

Em um mercado de trabalho volátil, composto em sua maioria por millennials, que estão sempre em busca de oportunidades melhores, o conceito de job rotation surgiu como uma resposta à demanda por um desenvolvimento mais completo no trabalho. Essa é uma prática muito vantajosa e estratégica, pois coloca os funcionários para experimentarem diferentes funções dentro da empresa.

Dessa maneira, o profissional conhece diversas áreas e compreende de perto o funcionamento e as etapas dos processos. Nada melhor que mostrar na prática como o negócio funciona para potencializar o aprendizado dos colaboradores, certo?

Ter uma visão mais ampla do funcionamento da empresa auxiliará na performance geral, uma vez que o colaborador tem a oportunidade de observar todos os processos de forma integrada. Além disso, essa é uma medida que tem se mostrado bastante eficaz no onboarding de funcionários.

Para aprender como colocar o job rotation em prática e como isso ajuda na qualificação e motivação dos trabalhadores, continue a leitura!

Avalie os colaboradores previamente

O desenvolvimento das capacidades é um aspecto indispensável na produtividade das empresas. Nesse sentido, trabalhar as competências e habilidades dos colaboradores pode capacitar profissionais com grande potencial em áreas inimagináveis.

Conhecer e avaliar previamente os colaboradores é o primeiro passo para identificar quais talentos têm mais chances de se adaptar. Então, a partir disso, é preciso escolher aqueles que se interessam em ter esse conhecimento mais aprofundado sobre o negócio.

Defina as etapas do processo

O programa de job rotation precisa ser criado para ter início, meio e fim. Além disso, é necessário criar uma sequência lógica, com etapas e duração bem definidas. A criação desse “roteiro” não é nada complicado, uma vez que segue os processos já comuns dentro do negócio.

Portanto, as etapas seguem os procedimentos e funções que se complementam. Como resultado, o profissional enxerga não só o que ele faz, mas também o trabalho de seus colegas, aumentando as chances de uma colaboração mais próxima no futuro.

Prepare os mentores

É claro que os colaboradores não devem acompanhar os procedimentos de outras áreas por conta própria, afinal, o objetivo do job rotation é o aprendizado. Assim, as etapas devem ser guiadas por profissionais responsáveis que possam passar todo o conhecimento que têm sobre cada processo.

Desse modo, a seleção de mentores é de suma importância para que o objetivo do job rotation seja alcançado. Esse alinhamento faz toda diferença no rendimento dos colaboradores que participarem desse processo.

Faça testes com as áreas envolvidas

Por mais que seja uma excelente estratégia, nem sempre o job rotation é tão bem recebido pelos funcionários. Por isso, a dica é implementá-lo aos poucos, fazendo testes e obtendo feedbacks. Nesse sentido, comece selecionando apenas alguns profissionais e áreas.

Depois, monitore os resultados e as performances para descobrir pontos que precisam de ajustes. A partir disso, é possível elaborar um programa mais completo e que engaje os colaboradores.

Analise os resultados

Além das experimentações, entender o que os profissionais acham dessa ideia é essencial, já que o job rotation é criado para eles. Portanto, analisar os resultados e pedir feedbacks dos envolvidos é primordial para o processo de melhoria do programa.

Destacar pontos fortes, os aprendizados e as dificuldades ajudará na construção e implementação do job rotation. Com isso, a empresa colherá bons frutos, como a diminuição de erros e a redução de turnover.

Por fim, vale ressaltar que contar com boas ferramentas é fundamental para auxiliar na implementação do job rotation. Essa tática é otimizada quando feita com organização e planejamento, e o uso de recursos tecnológicos é um aliado poderoso nesse processo.

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