Saiba como estimular o feedback nas empresas de forma eficiente

October 29, 2020
Recursos Humanos

A comunicação entre os profissionais é muito importante para que o fluxo de trabalho em uma organização seja eficiente e produtivo. Uma das maneiras de estimular a troca de informações é por meio do feedback nas empresas, uma estratégia que pode trazer diversas vantagens para o negócio.

Quando os profissionais trocam informações sobre o desempenho nas atividades, é possível detectar pontos que podem ser melhorados, trazendo vantagens para a organização. Desse modo, a empresa aumenta a possibilidade de corrigir seus erros e entregar um serviço de mais qualidade, melhorando também seus resultados.

Neste artigo, vamos entender o que é o feedback nas empresas e por que é importante implementá-lo. Além disso, mostraremos o que deve ser feito para estimular essa prática. Confira!

O que é o feedback nas empresas e qual a sua importância?

O feedback nas empresas é a prática de dar retorno aos colaboradores e abrir espaço para que eles também coloquem suas opiniões. É nesse momento que os gestores apontam pontos fortes e fracos do trabalho e os profissionais indicam o que pode ser aperfeiçoado.

Desse modo, cria-se um espaço aberto ao diálogo saudável. A fim de que isso seja positivo para a organização, o retorno não deve ser feito de forma protocolar, mas precisa buscar uma linguagem e informações que tragam melhorias para os processos e possibilitar o crescimento de todos.

O feedback é muito importante para orientar e esclarecer a posição de um profissional em suas atividades. Com esse retorno, o colaborador entenderá como está o seu desempenho em relação à expectativa da organização. Além disso, ele também compreenderá como a sua função afeta os outros setores da empresa, o que ajuda a melhorar o clima organizacional.

Isso é essencial para que a estrutura da equipe seja eficiente e produtiva. Além disso, é interessante que os profissionais também sejam estimulados a dar retorno. Eles oferecerão informações relevantes sobre as dificuldades do cotidiano, permitindo que adaptações e otimizações sejam feitas.

Como estimular essa prática de forma eficiente?

Algumas atitudes devem ser tomadas para que o feedback nas empresas seja aplicado de maneira eficiente. Confira o que pode ser feito!

Desenvolva a cultura de feedback

O primeiro passo é desenvolver uma cultura de feedback. Isso significa que a prática não será algo esporádico ou feito de acordo com a vontade dos líderes, mas uma estratégia planejada e contínua. Para que isso aconteça, é preciso estabelecer esse hábito com líderes e profissionais.

O feedback não precisa de um grande evento anual, em que todos os aspectos serão analisados e repassados. O ideal é que essa prática aconteça sempre que for necessária, trazendo melhorias e correções importantes para o dia a dia da empresa. Desse modo, os colaboradores se sentirão confortáveis para receber retorno sobre o desempenho constantemente.

Crie um ambiente propício

Criar um ambiente propício para essa prática também é muito importante. O profissional precisa entender onde, quando e em quais situações essa troca de informações pode ser utilizada, pois isso traz mais segurança para que ele receba o retorno ou procure a liderança para relatar alguma situação.

Sendo assim, é importante mostrar que os feedbacks positivos, quando desejado, podem ser compartilhados em grupo, trazendo reconhecimento e valorização. Por outro lado, um retorno negativo deve ser repassado de forma particular, evitando a exposição do erro para outros profissionais e a desmotivação do colaborador.

Oriente os colaboradores

Outro aspecto fundamental para que essa prática se torne natural e produtiva é orientar os colaboradores sobre como o processo acontece. Eles precisam entender que essa prática é positiva e que trará benefícios para o desenvolvimento pessoal e profissional deles, além de colaborar com a organização. Essa orientação pode ser feita já no processo de onboarding, evitando problemas no futuro.

Quando essa orientação não é passada, os profissionais podem ver o feedback como uma crítica depreciativa ou como uma afronta. Portanto, é fundamental demonstrar a importância dessa prática e a real intenção que ela tem, que é produzir resultados para os dois lados.

Alinhe as expectativas

A fim de que os feedbacks façam sentido para os colaboradores, é fundamental alinhar as expectativas. Uma avaliação de desempenho eficiente acontece quando os dois lados, líderes e profissionais, sabem o que é esperado deles. Portanto, esse alinhamento permite que as cobranças e avaliações sejam embasadas nos aspetos que foram previamente combinados.

Para apontar que algo precisa ser melhorado, é importante saber o que deve ser feito e, principalmente, qual é o objetivo da organização. Esses dois aspectos trazem mais eficiência para essa troca de informações, contribuindo para que ela gere os resultados esperados.

Utilize elogios

Algumas pessoas acreditam que o feedback envolve apenas críticas construtivas, entretanto, ele também engloba elogios e reconhecimento. Esse é um momento que a empresa tem para valorizar boas atitudes e resultados, melhorando a satisfação da equipe.

Portanto, sempre que possível e verdadeiro, utilize os elogios e saiba reconhecer o trabalho executado de maneira eficiente. Esse hábito será de extrema importância para que os profissionais percebam que a empresa enxerga seus esforços e que sabe valorizar cada conquista.

Disponibilize diferentes canais

Concentrar os feedbacks em apenas um canal talvez não seja a melhor alternativa para a organização. Uma equipe de profissionais conta com pessoas de diferentes perfis, sendo que a mesma solução para todos pode não abranger as necessidades de cada um.

Quando o colaborador precisa dar um retorno para um de seus líderes, é possível que a prática presencial seja inibida pelo contato direto. Nesse exemplo, sugestões anônimas via e-mail ou caixas de recados podem ser alternativas interessantes. O importante é oferecer mais de uma opção para os colaboradores, sem inibir a opinião de ninguém.

Neste artigo, mostramos como o feedback nas empresas é importante e de que maneira ele pode ser estimulado. Quando a organização não tem esse hábito, ela perde a oportunidade de aumentar a motivação dos colaboradores e melhorar seus resultados. Portanto, vale a pena investir na aplicação dessa cultura e buscar uma comunicação saudável entre os profissionais.

Gostou de conhecer mais sobre esse tema? Então, aproveite para ler outro artigo de nosso blog que mostra como o RH pode lidar com a saúde mental do trabalhador!

Caju Team

Caju é uma plataforma de benefícios para quem se importa com seus colaboradores!

Substitua todos seus cartões de benefícios pela Caju! Aqui você consegue comprar os benefícios do seu time de um jeito fácil e que seu time vai amar!

Artigos Relacionados

Assine nossa newsletter

Receba as novidades da Caju em primeira mão

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form