Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.

Cultura organizacional

Maternidade e trabalho: como conciliar e quais os desafios?

Conciliar maternidade e trabalho definitivamente não é uma tarefa simples. Por isso, é importante que as empresas deem cada vez mais apoio às suas colaboradoras mamães. Saiba mais!

Criado em

Atualizado em

por Eduarda Ferreira

Leia em 8 minutos

Quando o assunto é maternidade e trabalho, o que não faltam são desafios. Como dar conta de tudo? É possível ter uma carreira de sucesso mesmo depois de ter sido mãe, principalmente no Brasil? Medos, inseguranças e milhares de dúvidas passam pelas cabeças das mamães que desejam viver a maternidade, sem ter que abrir mão do seu trabalho. 

Nesse contexto, o RH tem um papel fundamental para garantir o bem-estar e passar mais tranquilidade às colaboradoras que estão vivendo a gravidez. Quer saber como fazer isso? Continue a leitura e confira esse conteúdo que preparamos para você! 

Desafios da maternidade

Encarar a maternidade não é nada fácil, principalmente para as mamães, que sentem na pele o desafio de cuidar de uma nova vida. 

Seja por meios biológicos ou pela adoção, o ato de tornar-se mãe traz inúmeras incertezas e anseios. 

Insegurança em estar ou não fazendo a coisa certa, sentimentos de culpa, solidão, cansaço físico e mental, são alguns dos desafios que as mães passam, principalmente nos primeiros meses com o seu filho. 

Por mais lindo que seja, esse processo também tende a ser doloroso. Portanto, quanto maior e melhor estruturada for a base de apoio dessa nova mamãe, mais fácil será para ela enfrentar todos esses desafios.

→ Leia também: O que é e como aplicar a diversidade cultural nas empresas?

Maternidade e mercado de trabalho 

Conforme o estudo de Estatísticas de Gênero, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em março de 2021, apenas 54,6% das mulheres entre os 25 e 49 anos que têm filhos até os três anos de idade estão empregadas em nosso país.

A situação é ainda pior para as mulheres negras. Menos da metade delas, cerca de 49,7%, estão no mercado de trabalho. 

Outro estudo, realizado pela Fundação Getúlio Vargas, constatou que após 24 meses, quase metade das mulheres que tiraram licença-maternidade não estão mais no mercado de trabalho. Esse padrão se repete até mesmo 47 meses depois. 

Entre os principais motivos, estão a demissão após o período de licença maternidade e a dificuldade de se recolocar no mercado após ter filhos. 

Como conciliar maternidade e carreira?

Apesar do cenário nada favorável, é possível sim ser mãe e ter uma carreira de sucesso. Tudo fica mais fácil com apoio e motivação das empresas, que devem garantir um ambiente favorável para mulheres que têm filhos, como acontece com os homens que também são papais. 

Ter um acompanhamento médico também é importante para entender que mães não precisam ser super-heroínas e nem dar conta de tudo o tempo todo. 

O mais importante nesse caso é buscar um equilíbrio entre o trabalho e a maternidade, mesmo que essa tarefa não seja muito fácil. Tente ser gentil consigo mesma e não se cobre tanto, afinal de contas, mães também erram. 

Outros sugestões para amenizar esse processo são: 

  • defina limites, você não precisa estar disponível o tempo todo no seu trabalho; 
  • tente priorizar cada tarefa no tempo certo e aprenda a dizer “não”;
  • tenha momentos só seus: pratique atividades físicas e tenha alguns hobbies;
  • procure dividir as tarefas com seu companheiro/sua companheira;
  • preste atenção nos seus instintos;
  • lembre-se da importância da escolinha.

→ Leia mais: Licença paternidade: saiba como funciona esse benefício

Qual é o papel do RH quando o assunto é maternidade e trabalho?

Em uma empresa preocupada com o bem-estar dos seus colaboradores, uma das funções do setor de Recursos Humanos é assegurar os benefícios e direitos de cada um. Quando o assunto é a maternidade, isso não é diferente. 

Ainda na gestação, o mais importante é tranquilizar as futuras mamães de que elas continuarão exercendo suas funções profissionais após a licença maternidade, se assim desejarem. Confira abaixo outras dicas importantes. 

Promova ambientes acolhedores

Em primeiro lugar, é extremamente importante criar um vínculo de confiança e proporcionar o ambiente ideal para que a colaboradora passe pelo período da gravidez com tranquilidade.

Além disso, cabe ao RH estimular o debate com todos os colaboradores sobre o tema da maternidade. Isso tende a ajudar todos a acolher e valorizar as mamães, bem como promover mudanças na cultura organizacional

Ofereça benefícios flexíveis para as gestantes e mães recentes 

Uma jornada de trabalho com benefícios flexíveis, como a possibilidade do home office, pode fazer toda a diferença para os colaboradores que são mães e pais. 

Além de mais conforto no dia a dia, essas flexibilizações podem tornar seus colaboradores mais produtivos e eficientes, na medida que sentem-se valorizados e felizes com o seu trabalho. 

Tenha processos de recrutamento e seleção humanizados

Contar com processos de recrutamento e seleção humanizados, que valorizam as pessoas, é um passo importante para empresas que desejam ter mais diversidade e inclusão.  

Portanto, nada de questionamentos sobre quantidade de filhos ou se planeja ser mãe na hora das entrevistas. Além de invasivas, essas perguntas fazem com que as mulheres fiquem ainda mais inseguras quanto às suas carreiras profissionais.

Como é ser mãe e trabalhar na Caju? 

Aqui na Caju, todo mundo pode ser o que quiser, inclusive mãe! 

(Arquivo pessoal)

A Bruna é nossa Customer Success e mamãe da Ana Clara, que acabou de completar o seu primeiro aninho. Em 2020, poucos meses depois de ter entrado na Caju, a Bru (como é carinhosamente conhecida por aqui) descobriu sua gravidez, se tornando a primeira cajuense a ser mãe. 

“Foi um baque para mim, eu não estava esperando engravidar. Na época, fazia pouco tempo que eu tinha terminado a faculdade e estava focada na minha carreira profissional”, conta ela. 

Através da gravidez da Bruna é que foram estabelecidos todos os processos de licença maternidade e apoio para as mamães aqui na Caju. Com a possibilidade do home office, ela pode trabalhar durante toda a gravidez, conforme sua vontade. 

Principais desafios após a gravidez

“Depois de virar mãe, é normal que tenhamos a necessidade de vestir uma capa de super-heroína e não mostrar fraqueza. Mas isso é errado, nós podemos sim demonstrar as nossas fraquezas”. Para a Bruna, querer dar conta de tudo é um dos principais desafios da maternidade. 

Além disso, diversos questionamentos e preconceitos sobrecarregam as mulheres que são mães e decidem também investir em suas carreiras. 

Mas mesmo com os comentários de quem estava de fora, a Bru só voltou a se sentir inteira depois que optou por colocar a clarinha na escolinha. “Cada dia que passava eu ficava cada vez mais ansiosa para voltar ao trabalho, porque além de mãe, eu precisava ser a Bruna que trabalha, que se cuida e investe em si mesma. Durante seis meses eu fui só mãe, e isso foi maravilhoso. Mas depois, tive que voltar a ser eu mesma de novo, e foi maravilhoso também”, conta. 

“Hoje ainda vejo como um dos meus principais desafios me colocar como prioridade. Só que se eu não estiver bem, também não poderei ser a melhor mãe para a Ana Clara”.  

Para a Bruna, é possível sim ser mãe e investir na carreira profissional!

Depois da gravidez, não há mal nenhum em optar apenas por ser mãe e abrir mão, pelo menos por um tempo, da carreira profissional. Mas definitivamente, essa não é a única opção. 

Inseguranças e milhares de questionamentos existem para todas as mães. Será que ainda vou ser tão produtiva como antes? Vou dar conta de todas as minhas tarefas? Será que poderei ser promovida depois de ser mãe? 

Entretanto, com o apoio de empresas que investem na felicidade dos seus colaboradores, essa é só mais uma fase da vida. 

“Depois que me tornei mãe, passei a ser muito mais objetiva nas minhas tarefas. Percebi que sim, dá pra ser promovida, almejar cargos maiores e buscar o que você quiser depois de virar mãe. O que eu fico mais feliz é que aqui na Caju temos um ambiente muito bom para aprender. Estamos aprendendo todos juntos”, conta Bruna. 

Para ela, todas as conquistas têm um gostinho a mais agora, junto com a Clarinha. “Me sinto muito mais completa e tenho por quem lutar. Em todas as minhas conquistas, vão sempre me ouvir falar na Ana Clara. É por ela que acordo cedo todos os dias e almejo cada passo da minha carreira”, finaliza ela. 

Curtiu esse conteúdo especial? Então, continue acompanhando o blog da caju para encontrar as melhores dicas e benefícios para a sua empresa. 

Conheça mais sobre a Caju Benefícios e todo universo de multibenefícios, despesas corporativas e benefícios flexíveis, acesse nosso site e saiba mais!

Conheça a Caju

Preencha o formulário de interesse abaixo.

Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Eduarda Ferreira

Marketing

Jornalista em formação, atua na produção de conteúdo da Caju. Como redatora do blog, tem o propósito de unir seus interesses por comunicação e tecnologia e educar o mercado de gestão de pessoas.

Ver todos os posts dessa autoria

Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.