Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.
Saiba mais sobre o projeto de reestruturação, as principais mudanças e os desafios de quem fez ele acontecer.
Você deve ter percebido que está tudo diferente por aqui, né? Nos últimos meses, olhamos para o nosso blog da Caju com um cuidado especial, trabalhando em melhorias não só em design e experiência dos usuários, mas também em performance e desempenho nas ferramentas de busca.
Nesta edição do Diário dos cajuenses, vamos contar sobre os bastidores dessa transformação. Acompanhe!
O blog é importante porque faz a Caju chegar em pessoas que não sabem quem somos ou o que fazemos, mas se interessam por temas em que oferecemos soluções. Por exemplo, alguém que não conhece a Caju, nem cartões multibenefícios pesquisa sobre vale-alimentação e através do nosso artigo conhece um produto com vantagens que ela nem imaginava.
2022 foi um ano de crescimento para a Caju. Com o amadurecimento do nosso time e dos nossos produtos, olhamos para os números e para as telas do blog e entendemos que precisávamos melhorar indicadores de performance, de experiência e de visual para atrair mais pessoas. Foi a partir disso que nasceu a reestruturação do blog da Caju.
Com os desafios em mente, começamos a etapa de descobertas. Nossas pesquisas passaram por três assuntos:
Que nos levaram a três definições:
A lista de componentes criada na etapa de definição elenca todas as páginas que o blog precisa ter e quais itens cada uma delas demanda. Com esse documento em mãos, desenhamos o primeiro protótipo, preto e branco mesmo, com o objetivo de apenas validar esses componentes, a ordem e a hierarquia entre eles. Em termos mais técnicos, um wireframe de baixa fidelidade.
Com o primeiro protótipo aprovado, é hora de dar cor e forma às páginas. E aqui tivemos a oportunidade de agregar duas iniciativas do time de design da Caju: nosso novo estilo ilustrativo criado pelo Baião Studio, inspirado na técnica de xilogravura, combinado com a adesão ao design system — conjunto de componentes padronizados — da Caju.
Até então, o blog tinha estilos de cor, fonte, botão e outros elementos gráficos diferentes do que encontramos no nosso aplicativo ou plataforma RH hoje. Aproveitamos o movimento de redesenho das telas para trazer unidade visual e coerência com os outros produtos.
Com as telas desenhadas e validadas, partimos para as últimas duas etapas antes do lançamento: o desenvolvimento em WordPress e a migração de todos os artigos para a nova plataforma com as categorias, assuntos e autores cadastrados na nova estrutura.
Aqui vale destacar a integração do time de produto e do time de tecnologia da Caju, que nos ajudou a dividir esses dois passos complexos em grupos de tarefas menores que garantiram um fluxo organizado para desenvolver, validar e publicar as mudanças.
O novo blog foi publicado na última quinta-feira (19/01/2023) e com o lançamento começamos a mapear os impactos — erros e acertos descobertos com o tempo — que guiarão a melhoria contínua do projeto.
De toda forma, com a virada conseguimos cumprir os dois desafios que identificamos lá no início: as métricas de Core Web Vitals que apontavam números ruins para mobile e regulares para desktop avançaram para números excelentes nos dois dispositivos.
Já as melhorias de experiência tornaram a navegação mais agradável, facilitando a visualização dos artigos por categoria, a busca por palavras-chave, a leitura e o compartilhamento.
E aí? Gostou da mudança? Estamos animados para ouvir o feedback dos nossos leitores! Escreva para a gente em sites@caju.com.br.
O projeto de reestruturação do Blog da Caju contou com a participação fundamental dos cajuenses:
Bruno Bernal – Associated Product Manager
João Pedro Sanchez – Desenvolvedor
Natália Soueid – Product Designer
Michele Fernandes – Coordenadora de Edição de Conteúdo
Rafaella Tedesco – Especialista em SEO
Conheça mais sobre a Caju Benefícios e todo universo de multibenefícios, despesas corporativas e benefícios flexíveis, acesse nosso site e saiba mais!
Preencha o formulário de interesse abaixo.
Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.
Product Designer
Atua no time de produto com foco em estratégias de Growth. Junto com o squad de aquisição e engajamento, é responsável pela experiência do RH nos seus primeiros passos com a Caju.
Ver todos os posts dessa autoriaInscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.