Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.

Diário dos cajuenses

Cajueiro pelo Brasil: conheça as estratégias para manter a integração dos colaboradores da Caju em trabalho remoto

Iniciativa do time de Gente e Gestão, o projeto busca reunir os colaboradores que moram em cidades próximas a cada três meses

Criado em

Atualizado em

por Larissa Cavalcante

Leia em 3 minutos

Olá! Nesta edição do diário dos cajuenses convidamos Larissa Cavalcante, do time de Gente e Gestão da Caju, para contar o que é o projeto “Cajueiro pelo Brasil”, de onde surgiu a iniciativa e como tem sido a aceitação dos colaboradores. Acompanhe a seguir!

Contexto: de onde surgiu a ideia 

Na Caju, nosso modelo de trabalho é 100% remoto, mas possuímos um escritório físico em São Paulo e os cajuenses (como carinhosamente chamamos quem trabalha por aqui) podem trabalhar de lá sempre que quiserem. Porém, mais de 2/3  do time está fora da capital paulista e um dos muitos ganhos de ser uma empresa remota, é poder trazer a diversidade cultural do Brasil para o nosso dia a dia através dos nossos colaboradores. É entrar em uma reunião e escutar sotaques diferentes, trocar sobre cultura, culinária, festejos… abraçar a diversidade do nosso país e fortalecer a nossa brasilidade. 

Mas sabemos que, embora o trabalho remoto possa funcionar muito bem em muitos aspectos – e somos a prova disso -, os encontros presenciais podem ajudar a fortalecer os laços entre os colaboradores, permitindo que se conheçam melhor e criem uma conexão mais profunda.

Por isso, encorajar o engajamento dos funcionários e organizar encontros presenciais pode ajudar a alcançar essa sensação de comunidade e pertencimento.

Projeto Cajueiro pelo Brasil

Entendendo a importância do aprofundamento das conexões e de que o melhor da Caju é o Cajuense, junto com a Agatha Cristina e a Luisa Lima, também do time de Gente e Gestão da Caju, idealizei o projeto “Cajueiro pelo Brasil”, com a parceria da Woba – plataforma com mais de 1.600 espaços de trabalho espalhados pelo Brasil. 

Da esquerda para a direita: Agatha Cristina, Larissa Cavalcante e Luisa Lima, do time de Gente e Gestão da Caju

O projeto foi pensado para cajuenses que estão fora da Capital e Região Metropolitana de São Paulo, e para cidades que tenham mais de 3 cajuenses. Os encontros acontecem por todo o Brasil e os feedbacks dos Cajuenses têm sido positivos. Recebemos até fotos para memorizar e recordar esses encontros: 

Encontro em Salvador/BA
Encontro em São José dos campos/SP

Embora o projeto ainda seja bem recente, recebemos feedbacks muito positivos dos colaboradores, o que nos conforta em saber que acertamos em cheio nessa iniciativa e não pretendemos parar por aqui. Fique com um gostinho do que os cajuenses tem experienciado nos últimos meses.  

Com a palavra, os cajuenses: qual a percepção de quem já participou do projeto?

“Vejo o projeto como um diferencial muito grande para uma empresa como a Caju, que nasceu no meio digital e se propôs a contar com talentos além das barreiras geográficas do Brasil. Como um dos primeiros cajuenses fora de São Paulo a ser contratado e tendo acompanhado o crescimento rápido da Caju, fico muito feliz de saber que nos preocupamos em ter iniciativas desse tipo.

Poder trocar com as pessoas de forma presencial é algo bastante revigorante para quem está no modelo home-office. Além disso, temos a chance de conversar pessoalmente com pessoas de outras áreas e o projeto oferece a flexibilidade de escolhermos um lugar legal para nos encontrar a cada nova data. O time de GG da Caju mandou muito bem na criação dessa iniciativa!”

– Filipe Lautert, Coordenador de Experiência do Cliente.

“É maravilhoso poder encontrar alguns rostos que já via online, mas também conhecer outras pessoas que fazem parte desse time incrível da Caju. Encontrar outros cajuenses me fez perceber que temos mais em comum do que pensamos, e que o cajueiro é sim sinônimo de muito borogodó!”

– Beatriz Silva, Analista Customer Success.

“Foi gostoso demais encontrar e conhecer cajuenses nesse projeto!Considero muito importante essa troca e só reforça o quanto a gente trabalha com gente INCRÍVEL! Espero ir em todos.”

– Ana Nascimento,  Analista de Vendas e Growth.
Conheça a Caju

Preencha o formulário de interesse abaixo.

Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Larissa Cavalcante

Gente e Gestão

Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.