Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.

Diário dos cajuenses

Blog da Caju está de cara nova

Saiba mais sobre o projeto de reestruturação, as principais mudanças e os desafios de quem fez ele acontecer.

Criado em

Atualizado em

por Natália Soueid

Leia em 5 minutos

Você deve ter percebido que está tudo diferente por aqui, né? Nos últimos meses, olhamos para o nosso blog da Caju com um cuidado especial, trabalhando em melhorias não só em design e experiência dos usuários, mas também em performance e desempenho nas ferramentas de busca.

Nesta edição do Diário dos cajuenses, vamos contar sobre os bastidores dessa transformação. Acompanhe!

A missão do blog

O blog é importante porque faz a Caju chegar em pessoas que não sabem quem somos ou o que fazemos, mas se interessam por temas em que oferecemos soluções. Por exemplo, alguém que não conhece a Caju, nem cartões multibenefícios pesquisa sobre vale-alimentação e através do nosso artigo conhece um produto com vantagens que ela nem imaginava.

Por que mudar?

2022 foi um ano de crescimento para a Caju. Com o amadurecimento do nosso time e dos nossos produtos, olhamos para os números e para as telas do blog e entendemos que precisávamos melhorar indicadores de performance, de experiência e de visual para atrair mais pessoas. Foi a partir disso que nasceu a reestruturação do blog da Caju. 

números antigos de core web vitals
Nossa performance em Core Web Vitals em mobile e desktop respectivamente (métricas que apontam velocidade, interatividade e estabilidade visual do site).

Hora de pesquisar e definir

Com os desafios em mente, começamos a etapa de descobertas. Nossas pesquisas passaram por três assuntos:

  • Requisitos de Core Web Vitals: quais ações temos que tomar para melhorar as métricas?
  • Avaliação da plataforma: conseguimos aplicar esses requisitos na plataforma em que o site está desenvolvido hoje?
  • Inspiração: o que outras empresas estão fazendo e quem está executando muito bem?

Que nos levaram a três definições:

  • Uma lista de configurações de tecnologia para melhoria de Core Web Vitals;
  • O entendimento de que no Webflow — plataforma de construção de sites com baixa necessidade de programação — não conseguiríamos realizar todas as tarefas e consequentemente não chegaríamos em números altos. Assim, optamos por começar a desenvolver o novo blog em uma plataforma que permite estratégias mais avançadas de performance e SEO, o escolhido foi o WordPress;
  • Uma lista de componentes essenciais que guiaria a etapa de prototipação.

Desenhando o novo blog

A lista de componentes criada na etapa de definição elenca todas as páginas que o blog precisa ter e quais itens cada uma delas demanda. Com esse documento em mãos, desenhamos o primeiro protótipo, preto e branco mesmo, com o objetivo de apenas validar esses componentes, a ordem e a hierarquia entre eles. Em termos mais técnicos, um wireframe de baixa fidelidade.

wireframes
O novo blog tomando forma: imagens do wireframe em baixa fidelidade.

Com o primeiro protótipo aprovado, é hora de dar cor e forma às páginas. E aqui tivemos a oportunidade de agregar duas iniciativas do time de design da Caju: nosso novo estilo ilustrativo criado pelo Baião Studio, inspirado na técnica de xilogravura, combinado com a adesão ao design system — conjunto de componentes padronizados — da Caju.

Até então, o blog tinha estilos de cor, fonte, botão e outros elementos gráficos diferentes do que encontramos no nosso aplicativo ou plataforma RH hoje. Aproveitamos o movimento de redesenho das telas para trazer unidade visual e coerência com os outros produtos.

desenhos de tela
Algumas partes do blog em que é possível ver a padronização dos elementos e a aplicação das ilustrações.

Desenvolvimento e migração

Com as telas desenhadas e validadas, partimos para as últimas duas etapas antes do lançamento: o desenvolvimento em WordPress e a migração de todos os artigos para a nova plataforma com as categorias, assuntos e autores cadastrados na nova estrutura.

Aqui vale destacar a integração do time de produto e do time de tecnologia da Caju, que nos ajudou a dividir esses dois passos complexos em grupos de tarefas menores que garantiram um fluxo organizado para desenvolver, validar e publicar as mudanças.

Lançamento e resultados

O novo blog foi publicado na última quinta-feira (19/01/2023) e com o lançamento começamos a mapear os impactos — erros e acertos descobertos com o tempo — que guiarão a melhoria contínua do projeto. 

De toda forma, com a virada conseguimos cumprir os dois desafios que identificamos lá no início: as métricas de Core Web Vitals que apontavam números ruins para mobile e regulares para desktop avançaram para números excelentes nos dois dispositivos.

Já as melhorias de experiência tornaram a navegação mais agradável, facilitando a visualização dos artigos por categoria, a busca por palavras-chave, a leitura e o compartilhamento.

Métricas de Core Web Vitals após o lançamento

novos números de core web vitals

Antes e depois da página inicial

comparativo do blog antes e depois

E aí? Gostou da mudança? Estamos animados para ouvir o feedback dos nossos leitores! Escreva para a gente em sites@caju.com.br

O projeto de reestruturação do Blog da Caju contou com a participação fundamental dos cajuenses: 

Bruno Bernal – Associated Product Manager

João Pedro Sanchez – Desenvolvedor

Natália Soueid – Product Designer

Michele Fernandes – Coordenadora de Edição de Conteúdo

Rafaella Tedesco – Especialista em SEO

Conheça mais sobre a Caju Benefícios e todo universo de multibenefícios, despesas corporativas e benefícios flexíveis, acesse nosso site e saiba mais!

Conheça a Caju

Preencha o formulário de interesse abaixo.

Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Natália Soueid

Product Designer

Atua no time de produto com foco em estratégias de Growth. Junto com o squad de aquisição e engajamento, é responsável pela experiência do RH nos seus primeiros passos com a Caju.

Ver todos os posts dessa autoria

Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.