Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.
Vai usar o cajuzinho nos dias do carnaval? Veja algumas dicas de como não cair em golpes.
Chegou uma das épocas mais esperadas do ano: o carnaval! E, para cair na folia com tranquilidade, é preciso estar atento/a para se proteger dos possíveis golpes durante os dias de festa.
Se você pretende usar o seu cartão Caju durante o carnaval deve prestar atenção para não cair em golpes bem comuns que envolvem a troca de cartão, visor da maquininha quebrado, alteração de valores no momento da cobrança, entre outros.
Para te ajudar a evitar os perrengues e aproveitar os momentos felizes que essa data pode proporcionar, preparamos algumas dicas essenciais para você aplicar durante e depois do carnaval. Acompanhe a leitura.
O cuidado com a segurança começa antes de sair de casa. Em primeiro lugar, certifique-se de que você está preparado/a para manter o seu cartão Caju em um local seguro, em que possa guardar de volta sempre que usar. Dê preferência para compartimentos com zíper e que possam ficar sempre próximos ao corpo — uma pochete ou doleira seriam uma boa pedida.
Outra dica do que fazer antes de sair de casa é desabilitar temporariamente os pagamentos por aproximação do seu cajuzinho. Assim, você evita problemas e sempre poderá verificar se o valor que está sendo cobrado é o mesmo que aparece na maquininha do cartão na hora do pagamento antes de digitar a senha.
Só não se esqueça de habilitar novamente no app depois de passar a folia, hein?
A dica essencial é muito simples, mas muita gente esquece de fazer: sempre peça a sua via do comprovante de pagamento. Nela vão aparecer informações como o valor da transação e os dados de quem a recebeu. Então, se você pagou um valor a mais, vai perceber na hora.
Se você estiver usando o seu cartão na rua, nunca entregue-o na mão de vendedores ou qualquer pessoa que não seja da sua confiança. Na hora de realizar o pagamento, opte por você mesmo inserir ou aproximar o cartão, nunca entregando o seu cartão na mão do vendedor. Assim você garante que manterá o seu cajuzinho sempre à vista, evitando trocas de cartão — um golpe muito comum em locais cheios, em que o nível de distração é alto.
Aqui também vale o cuidado na hora de digitar a senha: certifique-se de que não tem ninguém de olho na maquininha para copiá-la.
Atualmente existem vários tipos de golpes que envolvem a maquininha de cartão, porém, fique atento a um dos mais comuns: a maquininha com o visor danificado.
Como o visor dificulta a conferência do valor que está sendo cobrado, pode ser que no final sua conta fique cara se digitar a sua senha. Neste caso, peça para utilizar outra maquininha. Caso ele se recuse, procure outro ponto de venda.
Por fim, caso perceba que o seu cartão não está mais com você, acesse imediatamente o APP da Caju e faça o bloqueio do cartão físico. Para isso, é só seguir o caminho:
Cartões > Cartão físico > Bloquear.
Esse bloqueio não é definitivo e pode ser desfeito a qualquer momento!
Agora, se o seu celular foi perdido ou roubado, entre em contato com a Caju pelo WhatsApp (11) 4118-3826 ou pelo e-mail oi@caju.com.br e peça o bloqueio imediato do cartão, avisando da situação para que possamos encerrar todas as suas sessões logadas e manter sua conta segura.
Essa ação também pode ser tomada pelo RH da sua empresa, na aba de “Segurança” do seu cadastro de colaborador na plataforma da Caju.
Gostou dessas dicas? Então, avise os amigos das melhores práticas de segurança com o seu cajuzinho e curta o carnaval – afinal, dica boa é dica compartilhada!
Preencha o formulário de interesse abaixo.
Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.
Marketing
Jornalista em formação, atua na produção de conteúdo da Caju. Como redatora do blog, tem o propósito de unir seus interesses por comunicação e tecnologia e educar o mercado de gestão de pessoas.
Ver todos os posts dessa autoriaInscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.