Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.

Benefícios corporativos

Onde usar a categoria educação do cartão Caju

Dedicada a apoiar os estudos dos colaboradores, essa categoria pode ser usada para custear diversos tipos de cursos e especializações

Criado em

Atualizado em

por Eduarda Ferreira

Leia em 3 minutos

Na busca por atrair e reter os melhores profissionais do mercado, os multibenefícios têm um papel fundamental. Quanto mais atrativa é a oferta de trabalho, que deve mesclar um bom salário com benefícios variados, maior é a chance de ter sucesso nas estratégias para montar uma equipe de excelência.

Falando nos multibenefícios, um muito procurado é o auxílio-educação. Isso porque profissionais engajados e comprometidos com o próprio crescimento estão sempre em busca de novos aprendizados, seja fazendo uma pós-graduação ou investindo em aprender um novo idioma. Aliás, a procura de brasileiros interessados em aprender outra língua além do inglês cresceu 36% no primeiro semestre de 2023, segundo um levantamento realizado pelo Student Travel Bureau (STB). 

O auxílio-educação é um dos multibenefícios do cartão Caju, que conta com 7 categorias e pode ser utilizado em milhares de estabelecimentos. Se você recebe saldo na categoria educação do cajuzinho e ainda tem dúvidas de quais situações pode usar o benefícios, fizemos este conteúdo especial para te ajudar também! Boa leitura.

Como funciona o auxílio-educação nas empresas?

Quando está atrelado a um pacote de benefícios, o auxílio-educação é pago ao colaborador por meio de um cartão de benefícios, como a Caju. Isso garante uma maior flexibilidade aos colaboradores que podem decidir de que forma utilizar esse valor e, ainda, a empresa garante um incentivo efetivo para que todos os profissionais tenham acesso à educação. 

Mas atenção: os valores investidos no auxílio-educação não compõem o cálculo de contribuição previdenciária. Assim, não fazem parte do salário de contribuição patronal, contribuições a terceiros ou Riscos Ambientais do Trabalho (RAT), desde que as seguintes regras sejam respeitadas:

será usado o critério para desconto em folha do valor que seja maior quantitativamente para estabelecer o limite do auxílio-educação. Acima do limite, serão cobradas:

  • até 5% do salário do funcionário ou;
  • até uma vez e meia o valor do limite mínimo mensal do salário-de-contribuição.

O que diz a legislação a respeito do auxílio-educação?

Conforme o art. 458, § 2º, II da CLT, o auxílio-educação não pode ser considerado como salário, e compreende os valores relativos à matrícula, anuidade, mensalidade, livros e material didático.

Como dissemos também no tópico anterior, por lei, o auxílio-educação não compõe o salário dos colaboradores — logo, trata-se de um benefício extra, que deve ser registrado na folha de pagamento separadamente do salário. 

O auxílio-educação não é um direito trabalhista e nem um benefício obrigatório, por isso, a sua concessão fica a critério do empregador. No entanto, devido às vantagens que esse benefício traz para a organização, como aumento da produtividade e redução do turnover, as companhias tendem a oferecê-lo com o objetivo de se tornarem mais competitivas no mercado.

Onde usar o auxílio-educação do cartão Caju

O cartão Caju possui bandeira Visa e pode ser utilizado em mais de 4 milhões de estabelecimentos no Brasil e no exterior.

Tratando-se da categoria Educação, o seu cajuzinho pode ser usado para custear:

  • cursos técnicos;
  • educação superior ;
  • cursos de idiomas (como Duolingo, WiseUp, CNA, CCAA etc.);
  • cursos online de aprimoramento profissional (como Udemy, Coursera, Skillhub, Alura, Domestika, Escola Conquer e muito mais!).

Caso a sua compra não seja enquadrada na categoria de educação, você pode entrar em contato com o suporte da Caju e solicitar a reclassificação do estabelecimento. Para entrar em contato com o suporte, acesse o app da Caju ou escreva para oi@caju.com.br.

Gostou desse conteúdo? Então, continue de olho aqui no blog da Caju para não perder nenhuma novidade. 

Conheça a Caju

Preencha o formulário de interesse abaixo.

Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Eduarda Ferreira

Marketing

Jornalista em formação, atua na produção de conteúdo da Caju. Como redatora do blog, tem o propósito de unir seus interesses por comunicação e tecnologia e educar o mercado de gestão de pessoas.

Ver todos os posts dessa autoria

Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.