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Cultura organizacional

Como avaliar o clima organizacional?

O ambiente de trabalho da sua empresa é agradável? Os colaboradores se sentem satisfeitos? Veja como realizar uma pesquisa de clima organizacional.

Criado em

Atualizado em

por Caju

Leia em 5 minutos

O que você sente ao pensar sobre o ambiente e cotidiano na sua empresa? É essa percepção do colaborador, quando unida a de todos os seus colegas de trabalho, que indicam como está o clima organizacional. O conceito abrange o conjunto de sentimentos da equipe e as consequências dessas sensações para a rotina da empresa. Isso está diretamente relacionado à qualidade do ambiente de trabalho, à satisfação e ao rendimento dos colaboradores.

O ambiente é leve? As relações de trabalho são naturais? As lideranças são receptivas? Há diálogo? Otime está satisfeito? É a partir de respostas positivas a essas perguntas que uma organização trilha seu caminho rumo ao crescimento saudável.

O que influencia o clima organizacional?

Uma equipe de trabalho envolve personalidades diferentes, posturas profissionais distintas, interesses diversos e modos de vida particulares. Como uma empresa é formada pelas pessoas que nela atuam, os colaboradores estão sujeitos às mais diversas maneiras de reagir a certas situações.

Para além das subjetividades dos funcionários, há aspectos da própria empresa que influenciam a percepção de seus colaboradores.

✔ Valores da instituição;

✔ Organização dos processos;

✔ Estrutura física do espaço de trabalho;

✔ Políticas do RH;

✔ Ações de fortalecimento da cultura;

✔ Relacionamentos interpessoais.

A pesquisa de clima organizacional

O departamento de recursos humanos é essencial para uma empresa, pois funciona como um mediador e também como um termômetro do trabalho dos contratados. No entanto, muitos colaboradores não se sentem confortáveis de falar abertamente sobre seus problemas a respeito da equipe ou dos processos da empresa. Pensando nisso, a melhor forma é perguntar.

Para alinhar perspectivas e tornar o clima organizacional agradável para todos, é importante que o RH trabalhe na aplicação de uma pesquisa. É através dessa ferramenta que se consegue estabelecer um canal de comunicação estruturado e eficiente entre funcionários e gestores, envolvendo toda a equipe e colocando os colaboradores como iguais.

A partir dela, é possível:

  • Reconhecer padrões de comportamento dos funcionários;
  • Analisar a empresa internamente;
  • Detectar possíveis conflitos;
  • Medir o estado de satisfação dos colaboradores de forma realista e
  • Identificar quais aspectos da cultura da organização devem ser melhorados.

Dicas para uma pesquisa de clima organizacional

Selecionamos algumas sugestões para você se atentar quando começar a planejar a pesquisa para sua empresa.

Formatos de questionário

A pesquisa pode ser apresentada de maneiras diversas. Há quem eleja algumas afirmações e peça para que os colaboradores dêem notas para a situação apresentada. Há empresas que fazem uma lista de perguntas abertas para o trabalhador responder. Há também aquelas organizações que criam termômetros de identificação, para que a equipe assinale com qual frase se identifica mais ou menos.

A escolha do formato cabe à área de Recursos Humanos, que conhece o ambiente de trabalho e pode testar o que se encaixa melhor. Para auxiliar nesse processo, o SEBRAE disponibilizou um modelo que pode ser utilizado como base, chamado de Instrumento de Apoio Gerencial. É possível acessá-lo por aqui. Além de uma ideia de formato, o documento também oferece sugestões de perguntas e áreas que podem ser abordadas na pesquisa.

Perguntas adequadas

Para cada resposta desejada, há um tipo de pergunta que se encaixa melhor. Para comentários mais espontâneos, uma questão dissertativa faz mais sentido, como por exemplo “O que você mudaria na empresa?”. Já as perguntas mais objetivas podem ser de múltipla escolha, como “Você sente prazer em realizar seu trabalho?”. Questões para que o colaborador atribua uma nota devem ser utilizadas com moderação, pois tendem a engatilhar respostas com números medianos, que pouco dizem sobre a perspectiva do funcionário.

Lembre-se de abordar diversas áreas da empresa, como: liderança, salários, equipamentos oferecidos, organização, trabalho em equipe, fluxo de informações, suporte, treinamento e oportunidades de crescimento. E não se esqueça de que a pesquisa não busca apenas pontos de reclamação, mas também aqueles que devem ser exaltados como aspectos positivos. Dê espaço para que o colaborador reflita sobre os pontos agradáveis do seu próprio trabalho e da empresa como um todo.

Participação da equipe

O padrão das pesquisas de clima organizacional é de identificação opcional do funcionário. Permitir as respostas anônimas faz parte desse tipo de comunicação. Dessa maneira, os trabalhadores não se sentem intimidados ao responder os questionamentos e tendem a ser mais sinceros. Isso não impede que o RH peça algumas especificações, como o time/ área que o colaborador atua.

Análise da pesquisa de clima organizacional

Após a aplicação da pesquisa, com as respostas em mãos, o ideal é que a equipe de RH se reúna para fazer uma leitura aprofundada e criar um diagnóstico do clima organizacional da empresa. Para isso, pergunte-se:

  • A empresa é vista como um bom local para trabalhar?
  • Todos os colaboradores conhecem e compartilham os valores da organização?
  • O que pensam sobre as lideranças da empresa?
  • As pessoas estão confortáveis e gostam do trabalho que exercem?
  • Existe um sentimento de pertencimento da equipe?
  • Como os colaboradores enxergam a comunicação interna da empresa?
  • Os relacionamentos interpessoais são bem avaliados?
  • Os líderes e colaboradores são considerados capacitados por seus companheiros de trabalho?

É importante não deixar nada de lado: se algo foi reportado na pesquisa é porque causa algum desconforto na equipe. Organize os resultados em relatórios, como um registro que poderá ser consultado no futuro. São essas informações que servirão como justificativa para mudanças nas políticas internas da empresa.

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A Caju é uma empresa de tecnologia fruto do empreendedorismo brasileiro para aqueles que enxergam pessoas por trás dos seus colaboradores. Oferecemos produtos mais flexíveis e inovadores que transformam as interações e relações entre pessoas e empresas em uma nova experiência.

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