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Institucional

Quais são as percepções dos profissionais brasileiros sobre os benefícios corporativos?

Pesquisa da Caju e Provokers aponta que para 85% dos colaboradores os benefícios corporativos influenciam diretamente sua satisfação no trabalho

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Atualizado em

por Eduarda Ferreira

Leia em 4 minutos

Quem é RH, sabe que a atração e retenção de talentos é um dos principais desafios para o setor, responsável por contratar e manter os colaboradores de uma empresa satisfeitos no ambiente de trabalho. Pensando nisso, e considerando que benefícios são uma das chaves para essa estratégia de atrair e reter talentos, a Caju, em parceria com a consultoria Provokers , realizou um levantamento com mais de 500 funcionários CLT de diversas regiões do Brasil para entender o que eles mais prezam quando o assunto é os benefícios oferecidos pelas empresas. 

O levantamento revelou que as mulheres valorizam 30% mais o vale-alimentação do que os homens  e elas também dão 2,4 vezes mais importância ao horário flexível. Por outro lado, os homens demonstram maior preferência pelo plano de saúde (32,4% contra 29,1%) e pela participação nos lucros da empresa (16,1% contra 11,1%). Além disso, a maioria dos homens (51%) declararam que estariam dispostos a aceitar um salário menor se os benefícios oferecidos pela companhia fossem melhores. 

Outro dado interessante da pesquisa é que benefícios como vale-transporte ou auxílio-combustível (3,5% entre homens e 3,6% entre mulheres), convênio ou auxílio farmácia (2,6% entre homens e 2,5% entre mulheres) e plano odontológico (2,3% entre homens e 2,4% entre mulheres) apresentam uma valorização muito próxima entre os gêneros, mostrando que esses benefícios são considerados importantes de forma equilibrada por ambos os públicos.

Além das diferenças de gênero, a pesquisa revela que 85% dos colaboradores, independentemente do sexo, concordam que os benefícios oferecidos pela empresa influenciam diretamente sua satisfação no trabalho. E, ainda, 86% dos entrevistados consideram que empresas que oferecem benefícios inovadores são mais atualizadas e dinâmicas. 

Esses números indicam que os benefícios corporativos não são apenas uma ferramenta de atração, mas também um fator determinante na motivação e produtividade dos colaboradores. Outro dado que chama atenção, é o de que 76% das mulheres consideram os benefícios oferecidos pela empresa para aceitar uma oferta de emprego e 70% dos homens também concordam com essa afirmação. 

“O estudo mostra como os benefícios corporativos são fundamentais para a satisfação e retenção dos colaboradores. Empresas que oferecem pacotes de benefícios bem estruturados e adaptados às necessidades dos funcionários, conseguem criar um ambiente de trabalho mais engajado e produtivo,” afirma Lucas Fernandes, CHRO da Caju.

Desafios e oportunidades para os empregadores

Apesar do impacto positivo dos benefícios corporativos, a pesquisa revela que ainda há desafios a serem superados. A flexibilidade no trabalho, por exemplo, é um dos benefícios mais desejados, mas ainda é oferecida por uma minoria das empresas no Brasil. Somente 20% dos entrevistados da região Sudeste, por exemplo, possuem o benefício de horário flexível ou home office.

“A pesquisa mostra que há uma demanda crescente por benefícios que não apenas ofereçam suporte financeiro, mas também promovam o bem-estar e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. As empresas que conseguirem adaptar seus pacotes de benefícios a essas novas exigências estarão melhor posicionadas para atrair e reter talentos de alta performance,” afirma Fernandes.

Com base nos insights da pesquisa, é essencial que as empresas adotem uma abordagem mais personalizada e flexível em relação aos benefícios oferecidos. Isso inclui a criação de pacotes que atendam às necessidades específicas de diferentes grupos de colaboradores e a implementação de políticas que promovam um ambiente de trabalho mais equilibrado e saudável.

“Os benefícios corporativos têm um papel crucial na satisfação e retenção de talentos. As empresas que entenderem isso e se adaptarem às novas demandas do mercado serão as que terão maior sucesso em atrair e manter colaboradores engajados e produtivos,” conclui Fernandes.

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Além disso, quem decide quais categorias serão oferecidas aos colaboradores, bem como quais delas serão flexíveis – exceto as categorias de alimentação, que são sempre fixas, é o RH.

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Eduarda Ferreira

Marketing

Jornalista em formação, atua na produção de conteúdo da Caju. Como redatora do blog, tem o propósito de unir seus interesses por comunicação e tecnologia e educar o mercado de gestão de pessoas.

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