Como a Bionexo encontra na Caju forma de reforçar a autonomia e o engajamento de seus colaboradores

March 29, 2022
Histórias de Clientes

A Caju sabe que uma boa política de benefícios é importante para atrair talentos e diminuir o turnover das empresas. Por outro lado, muitas companhias ficam presas a soluções pouco eficientes e tradicionais já conhecidas no mercado.

Com 22 anos de atuação, a Bionexo se encontrava nessa situação. “Cada benefício era pago em um determinado cartão, sem que o colaborador pudesse escolher onde ele iria gastar o seu benefício”, contou Patricia Piñeiro, Diretora de Gente e Gestão da empresa.

E, assim, neste material, vamos descobrir a solução dessa história!

Conheça a Bionexo

A Bionexo é uma empresa de tecnologia que oferece soluções digitais para gestão de processos na área da saúde. Fundada no ano de 2000, eles atuam em mais de 5,4 mil clientes e cerca de R$17 milhões foram transacionados pela plataforma em 2021, promovendo a automação de processos, aumentando a visibilidade e transparência da informação para uma tomada de decisão mais assertiva.

O que motivou a Bionexo a optar pela Caju?

A Bionexo possuía uma política de benefícios bem completa. Segundo Patrícia, eles ofereciam Vale-Refeição e Alimentação em uma empresa de benefícios tradicionais, assim como auxílio educação e vale transporte. Já o auxílio home office era debitado no contracheque. “Então, a gente não dava nenhuma flexibilidade. Fornecíamos todos os benefícios, mas não dava a liberdade para o colaborador escolher.”

A partir daí, o time começou a fazer pesquisas sobre benefícios flexíveis. Depois de rodadas de conversas com empresas do segmento, a Bionexo escolheu a Caju. “Pela facilidade da administração, pela qualidade dos relatórios, pelo processo operacional ser mais fácil no dia a dia — na administração dos benefícios”, comentou Patrícia.

Patrícia Piñeiro - Diretora de Gente e Gestão da Bionexo

Confira os resultados da Bionexo

Por conta de uma renovação com outras empresas do segmento — amarras contratuais que não existem na relação com a Caju — , a Bionexo tomou sua decisão em optar pela Caju em novembro de 2021. No dia 1º de dezembro do mesmo ano, eles fizeram a troca e concentraram todos os benefícios ofertados aos colaboradores no cartão de benefícios flexíveis da Caju. Apenas com exceção do plano de saúde e odontológico, que seguem tratados à parte.

Assim, se antes os colaboradores ficavam presos a valores em diferentes cartões de benefícios, agora eles tinham a liberdade para escolher como desfrutar os seus benefícios por inteiro

Com poucos cliques no aplicativo da Caju, o próprio colaborador consegue fazer transferência de saldos. E, assim, transferir o dinheiro da Mobilidade para Educação, ou da Cultura para Alimentação, de acordo com as suas necessidades individuais.

“Acredito que o modelo de benefício flexível casava muito bem com esse nosso discurso de protagonismo e autonomia. Colocar o crédito em um único cartão, que te permite usar em 7 categorias diferentes, é dar ao colaborador esse protagonismo e autonomia que a gente tanto fala dentro da organização”, enfatizou Patrícia.

Com a mudança recente, a empresa ainda não conseguiu medir, em números, o impacto do engajamento ou a redução do turnover. Mas Patrícia espera que a implementação do Caju ajude a Bionexo a alcançar maior motivação interna, fortalecimento da marca e reforçar a autonomia tanto dos colaboradores quanto da equipe de Recursos Humanos.

E, assim, três meses depois, a diretora ainda fica muito feliz com as mensagens surpresa que recebe em sua caixa de entrada. “Que legal! Usei para pagar uma conta de celular” e “Fui para Argentina e consegui usar o meu benefício” foram alguns dos contatos que a fizeram ter certeza de ter feito a escolha certa.

Gabriel Brolli

Jornalista, Gabriel é o responsável pelas redes sociais da Caju. Entre memes no Twitter e colaborações para o Blog, a sua missão é cultivar a comunidade cajuzete na internet.

Artigos Relacionados

Assine nossa newsletter

Receba as novidades da Caju em primeira mão

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form