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Histórias de clientes

Como a Bionexo encontra na Caju forma de reforçar a autonomia e o engajamento de seus colaboradores

Em poucos meses, empresa com mais de 450 colaboradores no Brasil inovou a sua política de benefícios centralizando operações em um único cartão.

Criado em

Atualizado em

por Gabriel Brolli

Leia em 3 minutos

A Caju sabe que uma boa política de benefícios é importante para atrair talentos e diminuir o turnover das empresas. Por outro lado, muitas companhias ficam presas a soluções pouco eficientes e tradicionais já conhecidas no mercado.

Com 22 anos de atuação, a Bionexo se encontrava nessa situação. “Cada benefício era pago em um determinado cartão, sem que o colaborador pudesse escolher onde ele iria gastar o seu benefício”, contou Patricia Piñeiro, Diretora de Gente e Gestão da empresa.

E, assim, neste conteúdo, vamos descobrir a solução dessa história!

Conheça a Bionexo

A Bionexo é uma empresa de tecnologia que oferece soluções digitais para gestão de processos na área da saúde. Fundada no ano de 2000, eles atuam em mais de 5,4 mil clientes e cerca de R$17 milhões foram transacionados pela plataforma em 2021, promovendo a automação de processos, aumentando a visibilidade e transparência da informação para uma tomada de decisão mais assertiva.

O que motivou a Bionexo a optar pela Caju?

A Bionexo possuía uma política de benefícios bem completa. Segundo Patrícia, eles ofereciam Vale-Refeição e Alimentação em uma empresa de benefícios tradicionais, assim como auxílio educação e vale transporte. Já o auxílio home office era debitado no contracheque. “Então, a gente não dava nenhuma flexibilidade. Fornecíamos todos os benefícios, mas não dava a liberdade para o colaborador escolher.”

A partir daí, o time começou a fazer pesquisas sobre benefícios flexíveis. Depois de rodadas de conversas com empresas do segmento, a Bionexo escolheu a Caju. “Pela facilidade da administração, pela qualidade dos relatórios, pelo processo operacional ser mais fácil no dia a dia — na administração dos benefícios”, comentou Patrícia.

Patrícia Piñeiro – Diretora de Gente e Gestão da Bionexo

Confira os resultados da Bionexo

Por conta de uma renovação com outras empresas do segmento — amarras contratuais que não existem na relação com a Caju — , a Bionexo tomou sua decisão em optar pela Caju em novembro de 2021. No dia 1º de dezembro do mesmo ano, eles fizeram a troca e concentraram todos os benefícios ofertados aos colaboradores no cartão de benefícios flexíveis da Caju. Apenas com exceção do plano de saúde e odontológico, que seguem tratados à parte.

Assim, se antes os colaboradores ficavam presos a valores em diferentes cartões de benefícios, agora eles tinham a liberdade para escolher como desfrutar os seus benefícios por inteiro.

Com poucos cliques no aplicativo da Caju, o próprio colaborador consegue fazer transferência de saldos. E, assim, transferir o dinheiro da Mobilidade para Educação, ou da Cultura para Saúde, de acordo com as suas necessidades individuais.

“Acredito que o modelo de benefício flexível casava muito bem com esse nosso discurso de protagonismo e autonomia. Colocar o crédito em um único cartão, que te permite usar em categorias diferentes, é dar ao colaborador esse protagonismo e autonomia que a gente tanto fala dentro da organização”, enfatizou Patrícia.

Com a mudança recente, a empresa ainda não conseguiu medir, em números, o impacto do engajamento ou a redução do turnover. Mas Patrícia espera que a implementação do Caju ajude a Bionexo a alcançar maior motivação interna, fortalecimento da marca e reforçar a autonomia tanto dos colaboradores quanto da equipe de Recursos Humanos.

E, assim, três meses depois, a diretora ainda fica muito feliz com as mensagens surpresa que recebe em sua caixa de entrada. “Que legal! Usei para pagar uma conta de celular” e “Fui para Argentina e consegui usar o meu benefício” foram alguns dos contatos que a fizeram ter certeza de ter feito a escolha certa.

Quer levar essa experiência para a sua empresa também? É simples! Basta conversar com um de nossos especialistas. 

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Gabriel Brolli

Marketing

Jornalista, Gabriel é o responsável pelas redes sociais da Caju. Entre memes no Twitter e colaborações para o blog, a sua missão é cultivar a comunidade cajuzete na internet.

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