Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.

Cultura organizacional

Cultura organizacional: como construir de forma efetiva?

Acesse um guia completo sobre cultura organizacional: veja a definição, como implementar, os motivos para investir e quais os benefícios.

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 19 minutos

Grandes culturas dentro das empresas não surgem do nada. Elas são construídas, peça por peça, por organizações que sabem exatamente quais elementos tornam o ambiente de trabalho excepcional. O detalhe é que já não dá mais para estruturar um negócio de sucesso sem olhar para a sua cultura organizacional.

Essa é uma expressão que você provavelmente já ouviu recentemente, não é mesmo? É um termo importante que tem uma influência definitiva em qualquer negócio.

Toda empresa bem-sucedida tem sua missão, visão e valores, e estes são componentes de sua identidade organizacional, os pilares que a tornam única e sobre os quais se constrói a sua cultura. É sobre esses pontos que vamos falar a partir de agora.

Aqui você vai entender o que é de fato uma cultura organizacional, quais são os vários benefícios de uma implementação bem-sucedida da cultura e como envolver toda sua equipe. Continue lendo para saber mais detalhes e como fazer isso!

Mas o que é cultura organizacional?

Ouvimos falar muito em cultura organizacional, mas grande parte das pessoas não sabe de fato o que é e qual a sua importância. Inclusive, confundem cultura com clima organizacional.

A cultura organizacional é baseada em como as pessoas que trabalham para a empresa se comportam. Ela evolui à medida que os líderes e colaboradores da empresa são chamados a enfrentar situações desafiadoras.

Vale destacar que essa cultura não é baseada em um único evento ou uma interação mal gerenciada com um cliente ou fornecedor. Esse desenvolvimento acontece ao longo do tempo e impacta todos os aspectos do negócio.

Na prática, ela é composta por valores, visão e missão. Estes são os pilares que se somam aos ideais e atitudes que definem a sua identidade e o seu propósito, diferenciando uma empresa da outra.

  • Missão: é o que define a empresa, qual é o seu propósito fundamental, o porquê de sua existência;
  • Visão: especifica qual o maior objetivo da empresa, aquilo que deve ser alcançado em longo prazo. Por mais que não se possa prever o amanhã, a visão pode ser criada a partir do hoje, mesmo que seja modificada em decorrência das mudanças, dos avanços, das inovações do mercado ou por conta do crescimento da empresa;
  • Valores: são os princípios da empresa, a serem acatados, seguidos em todas as suas ações. Essa é a chave que diferencia as empresas umas das outras. O comportamento dos colaboradores de todos os níveis deve-se pautar nos valores da empresa, e para isso, as pessoas devem acreditar neles para alcançarem os objetivos do negócio no dia a dia.

Da mesma forma que sua personalidade define quem você é como pessoa, a cultura da empresa define o que uma empresa representa. Desde seus valores, missão e visão até o ambiente que você cria para seus funcionários, a cultura da empresa é o que humaniza uma marca.

Lembrando que os líderes constroem uma cultura da empresa com base nos comportamentos desejados. Cabe a todos os colaboradores respeitar e seguir a cultura da empresa, as metas que são pautadas por ela, fazendo valer seus valores.

Quais são os componentes da cultura organizacional?

Existem pilares da cultura organizacional como vimos ao falar da Missão, Visão e Valores. Além desses, é importante destacar que há componentes que precisam ser atendidos ao trabalhar com foco na cultura. Veja os principais!

1. Reconhecimento dos profissionais

O reconhecimento é o principal componente para ter uma cultura de empresa vencedora – e o maior impulsionador para o envolvimento dos funcionários.

Mesmo nos momentos mais difíceis, como as organizações em todo o mundo enfrentam ao se adaptar a esse período após o ápice da pandemia de Covid-19, o reconhecimento faz com que os membros da equipe se sintam apoiados e parte de um ambiente maior. Todo funcionário quer saber se seus esforços são apreciados.

Quando isso acontece, os principais indicadores de desempenho, como engajamento, produtividade e retenção de funcionários, aumentam.

A ideia é criar um espírito de competição saudável onde todos os colaboradores possam ser tratados com respeito. Qualquer pessoa que precise de orientação ou suporte extra para alcançar seus objetivos pode obter a ajuda necessária para ter sucesso no trabalho e alcançar o tão esperado reconhecimento.

2. Dar voz aos funcionários

Em organizações com ótimas culturas, os funcionários se sentem à vontade para expressar seus verdadeiros pensamentos. Dessa forma, fica mais fácil analisar esse feedback e aplicar os insights percebidos para melhorar continuamente os resultados de negócios e a experiência de cada funcionário.

Garanta que os gerentes saibam como incentivar e aceitar feedback dos funcionários, além de fornecer canais confidenciais para feedback anônimo, como pesquisas internas e até mesmo usando ferramentas, como é o caso dos chatbots que podem ficar sempre ativos.

Em seguida, use suas plataformas de engajamento de funcionários para reunir os dados, ver onde estão as oportunidades de melhoria e orientar os gerentes a agir de acordo com os resultados de forma colaborativa com suas equipes.

3. Criar uma certeza de pertencimento

Um sentimento de pertencimento é a base de qualquer grande cultura, mas desenvolvê-la requer uma abordagem completa. As organizações devem priorizar os pilares do pertencimento, fazendo com que os funcionários se sintam acolhidos, incluídos, apoiados e conectados.

Como vimos, os membros da equipe se sentem reconhecidos quando uma empresa dedica um tempo para solicitar feedback honesto e depois incorporá-lo à cultura organizacional. Esse é o primeiro passo para dar esse senso de pertencimento, incluindo também o foco em diversidade, equidade e inclusão, que deve ser uma prioridade em qualquer organização.

Quando os funcionários são capacitados para fazer seu melhor trabalho, reconhecidos por isso e treinados em vez de micro gerenciados, eles não podem deixar de se sentir apoiados.

Passos para construir uma cultura organizacional

Construir uma cultura é um processo que requer muita atenção e direcionamento, porque vai refletir a imagem da empresa, interna e externamente, além de compor o seu diferencial competitivo.

Nesse processo, você deve definir as diretrizes estratégicas da empresa que serão a sua maior ferramenta de gestão, ou seja, a sua missão, visão e valores, o seu tripé estratégico fundamental para o planejamento da organização.

Esse tripé estratégico não é uma mera formalidade, mas sim o propósito e cultura que consolida a identidade da empresa, aquilo que ela é, acredita e busca realizar, independentemente do seu porte. 

Para construir na prática, divida o processo em quatro partes:

Fase de Descoberta

Invista o tempo necessário para aprender mais sobre sua cultura atual. Vá além do que você acha que sabe para realizar essa descoberta. Para isso, utilize perguntas chave como:

  • o que está funcionando bem?
  • o que não está funcionando bem?
  • o que atrai pessoas qualificadas para trabalhar na empresa?
  • o que afasta os talentos que resolvem sair da empresa para outra?

Aproveite o tempo para descobrir como os funcionários entendem a cultura da empresa. Peça para cada um preencher uma pesquisa de experiência do funcionário, não só no momento de desligamento mas também em períodos recorrentes. Inclua perguntas específicas sobre os valores da sua marca para avaliar o nível de percepção de cada um.

Fase de Definição

Juntamente com seus líderes e funcionários mais experientes, determine sua cultura de trabalho, formalizando seu propósito, definindo seus valores centrais em termos comportamentais e declarando claramente suas estratégias e objetivos.

Fase de Alinhamento

Alinhe quais são os hábitos de trabalho diários de sua empresa – desde práticas de contratação até a escolha de novos líderes – à cultura definida. Deixe claro para todos de que forma serão treinados e quais as medidas de desempenho, mensurando os resultados e as práticas alinhadas com a cultura da empresa.

Fase de Refinamento

Refine consistentemente sua cultura de trabalho, orientando todos os profissionais em direção ao que foi definido.

Quando necessário, convide as pessoas que não conseguem ou não querem se alinhar com as expectativas de valor e desempenho para ter sucesso em outro lugar. Adote essa abordagem, celebre cada pequena vitória ao longo do caminho e, em breve, você terá uma cultura organizacional que deixará todos orgulhosos.

Quais os benefícios de focar na construção da cultura organizacional?

Os benefícios de seguir esses passos de construção são vários, uma vez que envolve a integração das equipes, dos setores, das pessoas e ainda pautam processos operacionais, administrativos, além das estratégias da organização. Tudo isso são elementos motivadores das pessoas, dos times e de todos que fazem pulsar o dia a dia da empresa. 

É de conhecimento dos grandes líderes que devem investir em seu pessoal para receber em troca uma série de vantagens. As empresas que estão comprometidas com uma forte cultura no local de trabalho tendem a ter um bom desempenho.

Isso fica comprovado no livro The Culture Cycle escrito pelo o Professor James L. Heskett. Nele, o autor fala que “a cultura eficaz dentro de qualquer organização pode ser responsável por 20% a 30% do ganho de desempenho quando comparado com seus concorrentes”.

Em resumo, o desenvolvimento da cultura organizacional de forma correta ajuda as empresas a serem mais lucrativas e proporciona diversas vantagens competitivas. Vamos conhecer agora os 6 principais benefícios!

1. A cultura organizacional reforça a identidade da sua marca

Você ter uma cultura organizacional forte vai diferenciar sua empresa da concorrência. A marca corporativa descreve a empresa, sua oposição e produto. Por exemplo: se você pensar na Apple ou Nike, o logotipo da empresa vem à mente antes de qualquer um de seus produtos. Este exemplo fala da importância de uma boa identidade de marca.

Dentro desse quesito, vale destacar que a cultura de um supermercado pode ser muito diferente da cultura de uma fábrica de calçados, por exemplo. O importante é que cada marca mostre internamente e externamente qual a identidade.

2. Uma cultura forte ajuda a atrair e reter talentos

Todas as empresas querem atrair os candidatos mais qualificados para os cargos disponíveis. Da mesma forma, um dos propósitos da cultura organizacional é criar um sentimento de pertencimento entre os funcionários para manter todos eles dentro da estrutura da empresa.

As pessoas que sentem que se encaixam no trabalho são muito mais propensas a permanecer em uma empresa. As taxas de rotatividade caem e a equipe de liderança pode usar mais tempo desenvolvendo o talento existente.

As empresas com culturas frágeis terão mais dificuldade em atrair bons profissionais. Esse problema se mostrará nos resultados de vendas e também no atendimento ao cliente.

3. Um cultura implementada ajuda a atender as expectativas dos colaboradores

A força de trabalho de hoje quer mais do que um salário:

  • eles precisam contar com um plano de benefícios que encante e permita aproveitar da maneira que achar melhor dentro do seu perfil;
  • eles querem se sentir felizes, satisfeitos e desafiados pelo que fazem todos os dias;
  • eles querem se sentir alinhados com a missão maior da empresa e aproveitar o ambiente em que trabalham;
  • eles querem se sentir parte de uma verdadeira equipe, cercados por pessoas que pensam da mesma forma que se preocupam com seu trabalho e com o impacto que têm.

Sabemos que as empresas têm certas expectativas quando contratam funcionários para uma função, mas os funcionários também têm expectativas que falamos quando aceitam um cargo em uma empresa. Quando há uma lacuna entre as expectativas do empregador e do empregado, o conflito geralmente ocorre.

Ninguém quer que o local de trabalho se transforme em um lugar onde gerentes e funcionários não possam se dar bem. Nesse ponto, a cultura da empresa ajuda a atender essas expectativas.

Essa situação destaca a importância da cultura organizacional no desempenho dos funcionários. Lembre-se que os funcionários precisam se sentir seguros, apoiados e valorizados para fazer seu melhor trabalho. Se a empresa não puder (ou não quiser) fornecer esse tipo de cultura, terá dificuldade em atrair os melhores candidatos.

4. Transforma os colaboradores em defensores da marca

Uma empresa com uma cultura organizacional positiva tem a vantagem de poder incentivar os funcionários a se tornarem defensores da marca. Os funcionários estão interessados ​​em ser bem pagos pelo seu trabalho e receber bons benefícios. Eles também querem sentir que fazem a diferença e podem sentir que são importantes promovendo a cultura da empresa.

O primeiro passo para criar defensores é reconhecer os funcionários que fazem bem o seu trabalho. Elogie-os publicamente e com frequência. sempre dê crédito onde é devido. 

Vale a pena destacar seus funcionários no blog da empresa ou em materiais promocionais. Use depoimentos deles para valorizar ainda mais a presença nesse tipo de divulgação.

5. Influencia positivamente na saúde física e mental dos funcionários

A cultura organizacional tem uma relação direta com a saúde dos funcionários. A saúde geral inclui os aspectos físicos e mentais de bem-estar. Os funcionários que são incentivados a ter um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal têm maior probabilidade de ter um bom desempenho.

Se a maioria das pessoas concorda que funcionários cansados, sobrecarregados pela carga de trabalho ou estressados ​​não terão um bom desempenho, aqueles que enfrentam isso no dia a dia estão mais propensos a ficarem fisicamente doentes. Esses funcionários estão em maior risco de ansiedade, depressão ou outras formas de doença mental.

Já dentro de uma cultura de apoio da empresa, os funcionários se sentem à vontade para buscar cuidados adequados para seus problemas não só profissionais mas também pessoais. Eles sabem que seu líder e consequentemente a empresa querem que todos fiquem bem, fator fundamental que proporciona uma ótima relação dentro do trabalho.

6. A cultura da empresa cria mensagens claras para clientes e parceiros

Além de sua própria força de trabalho, a cultura da empresa pode aproximá-lo de seus clientes e parceiros, porque construir sua cultura o força a pensar sobre o que você representa:

  • sua visão para o futuro;
  • sua declaração de missão;
  • seus valores fundamentais;
  • como você pode atendê-los melhor.

Dessa forma, fica claro quem você é e o que você faz, o que permite que seu time crie mensagens claras para o seu público externo. Isso ajuda a facilitar o processo de encontrar seu cliente ideal, só que o mais importante é que você torna mais fácil para eles encontrarem você.

Como envolver sua equipe na cultura da organização?

A cultura organizacional é construída de dentro para fora. Os colaboradores, de todos os níveis, devem assimilar, entender o propósito, acreditar nele. Por isso, esse tripé que vimos deve ser compartilhado com todos de maneira clara e simples, gradativamente a mudança deve acontecer. Os colaboradores devem ter ciência do que a empresa espera deles

Mesmo a cultura organizacional mais forte pode se perder se os gerentes e funcionários não demonstrarem valores positivos de forma consistente. O que você pode fazer para lembrar a todos em sua equipe sobre a importância de uma cultura organizacional forte quando eles se esquecem de modelar esses valores diariamente?

O RH (que não é o mesmo Departamento de Pessoal de antigamente, engessado, burocrático e mecânico) deve assumir as rédeas desse processo de envolvimento, cuidar da comunicação, da integração e do engajamento das pessoas, por meio de ações que ressaltem a importância desse propósito. 

Utilize de todas as ferramentas disponíveis e apropriadas para medir a cultura. Conte também com indicadores que apontem resultados e oportunidades de melhoria, tais como: 

  • índice de turnover (rotatividade, retenção de talentos);
  • índice de reclamações (problemas percebidos que oportunizam soluções criativas);
  • índice de produtividade (evolução ou não da produtividade antes e depois da implantação da cultura).

Tudo isso, em função de cuidar da saúde da empresa, de sua cultura, do seu crescimento, da sua evolução contínua, da sua manutenção no mercado em que atua, potencializando seu diferencial competitivo, a começar pelas pessoas que a compõem. E, assim, os resultados mútuos (pessoas e empresa) são maximizados.

Vale destacar que líderes focados em resultados não podem tolerar comportamentos desrespeitosos no local de trabalho. Caso isso aconteça, eles comprometem a cultura de trabalho de sua empresa.

Cultura organizacional saudável ou tóxica?

Zelar pela saúde da cultura organizacional cabe a todos os colaboradores, isso é o que mantém a consistência e a saúde de uma cultura, evitando-se que ela se torne tóxica, ou seja, que a crença se deteriore e passe a contaminar o ambiente com baixa produtividade.

Ter esse zelo evita que enfrente diversas dificuldades como:

  • desânimo;
  • tensão;
  • estresse;
  • conflitos de interesses pessoais e profissionais;
  • falta de unidade entre as pessoas;
  • falta do pertencimento e do comprometimento;
  • elevado nível de turnover;
  • entre outros fatores. 

Ao menor sinal desses sintomas tóxicos, deve-se investigar o que está errado, negativo, prejudicando o clima organizacional e tomar medidas ágeis para resolver o problema, enxergar aí uma oportunidade de melhoria, o que pode implicar em revisar a cultura da organização e adaptá-la. Por isso é tão importante o feedback dos colaboradores. 

Como se pode notar, as diretrizes da empresa são passíveis de mudanças, visando à melhoria contínua dos processos e manter uma cultura saudável. 

Importância das lideranças para manter uma cultura organizacional saudável

Talvez o indicador mais importante para acompanhar nas empresas que prezam pela cultura positiva é a presença de líderes que trabalham duro para melhorar a vida dos outros enquanto buscam seu próprio propósito dentro da organização.

Quando o problema pessoal de algum colaborador chega até uma das lideranças, ou seja, quando os problemas da sociedade batem na porta da empresa, muitos líderes escondem suas cabeças com receio do que pode fazer e como isso vai impactar as pessoas. 

Essa dúvida não é aceitável hoje se a cultura organizacional estiver bem definida e explícita para todos. Funcionários e clientes querem saber o que uma empresa representa — e o que ela não representa. E eles querem seguir líderes que usam sua influência para melhorar o local de trabalho e, ao mesmo tempo, tornar o mundo um lugar melhor

Assim, para construir uma cultura empresarial que atraia e retenha os melhores talentos, os líderes devem contribuir para o bem-estar dos funcionários, clientes, candidatos e das comunidades que atendem.

Cultura organizacional e clima organizacional: qual a diferença?

Agora sim é o momento de mostrar a diferença entre clima e cultura, já que acabou de ser mencionado: cultura e clima organizacional andam de mãos dadas. E um passo em falso, pronto! Uma coisa afeta a outra. 

Embora haja uma relação muito íntima entre cultura e clima, são elementos diferentes, com características e objetivos diferentes, mas que se complementam.

  • a cultura, como explicado, é o conjunto de diretrizes estratégicas da empresa – hábitos, valores, ideais, pontos de vista, comportamentos comuns, objetivos; 
  • o clima, por sua vez, faz parte da cultura e tem relação com a percepção e satisfação dos colaboradores a respeito do ambiente de trabalho, como agem e reagem no dia a dia, o que pode impactar positiva ou negativamente na produtividade, na satisfação, engajamento e desempenho dos colaboradores. 

Como se pode notar, um bom clima organizacional vem do respeito à cultura organizacional, o que eleva a produtividade, a imagem da empresa interna e externamente, reduz custos, mantém pessoas satisfeitas engajadas e fortalece a empresa e a todos, num sistema mútuo de comprometimento e pertencimento.

Por isso, o dia a dia da empresa deve ser cuidado por meio de ações cotidianas para que haja uma retroalimentação, ou seja, para que o clima se mantenha positivo, as pessoas engajadas e satisfeitas, para que se alcancem os objetivos mútuos e estratégicos do negócio, contemplando a cultura organizacional.

Já investiu na cultura da sua empresa hoje?

Ter uma cultura corporativa forte e clara não garante o sucesso, mas fornece um significado maior para todos os seus colaboradores. Isso força você a se concentrar em sua visão, missão e valores, itens fundamentais para entendê-la.

Isso leva você a pensar sobre quem você contrata e se eles são adequados para o seu negócio. Você não pensa mais apenas no papel que precisa preencher, mas sim em quem precisa preenchê-lo.

Não importa em que setor de mercado você esteja, as pessoas estão sempre no centro disso. São eles que administram o negócio e são os clientes e fornecedores que o mantém funcionando. As pessoas fazem parte de todo o processo e, ao criar uma cultura organizacional que signifique algo para elas, você se destaca instantaneamente de seus concorrentes que não têm tempo ou cuidado para isso.

Por isso, investir na cultura da sua empresa pode ser um dos melhores investimentos que você já fez. Isso pode ajudar a ganhar mais dinheiro atraindo mais clientes e economizar dinheiro mantendo sua equipe.

Nesse caminho, não esqueça que entregar um pacote de benefícios completo é essencial para estabelecer uma cultura positiva. Então quer saber como melhorar sua cultura organizacional utilizando um cartão multibenefícios? Entre em contato com a Caju e saiba o que podemos fazer pela sua empresa!

Conheça a Caju

Preencha o formulário de interesse abaixo.

Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

Ver todos os posts dessa autoria

Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.