Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.
Precisa estimular as atividades físicas na empresa, mas não sabe por onde começar? Confira este artigo!
É muito importante que as empresas estimulem a prática de atividades físicas por parte dos funcionários, inclusive no caso das equipes remotas.
A prática regular de exercícios ajuda a diminuir acidentes de trabalho e absenteísmo, além de aumentar o engajamento, uma vez que os colaboradores entendem que a empresa se preocupa com o seu bem-estar.
Funcionários engajados tendem a produzir mais e melhor, e isso reflete diretamente nos resultados do seu negócio. Sendo assim, não pense que ao estimular as atividades físicas na empresa você estará perdendo tempo, muito pelo contrário!
Veja o que é preciso fazer para colocar essa ação em prática de maneira eficiente!
Já é senso comum que as atividades físicas ajudam a melhorar a saúde mental e física de quem pratica, melhorando a qualidade de vida e o bem-estar.
Mas como isso influencia na sua empresa? Veja, a seguir, os principais benefícios de promover a prática de exercícios no ambiente laboral.
O benefício fundamental do incentivo às atividades físicas é a melhora da saúde dos funcionários, tanto mental, quanto física.
Isso porque a prática de exercícios físicos melhora a resistência muscular e fortalece as articulações, além de diminuir a chance de doenças cardíacas, diabetes e lesões de esforço repetitivo, dentre outras inúmeras enfermidades.
As atividades físicas regulares também diminuem a ansiedade, auxiliam no tratamento da depressão e ajudam a melhorar outras questões de saúde mental.
Isso é refletido em uma equipe mais saudável e motivada, com um potencial de ser mais produtiva e focada nos objetivos que precisam ser alcançados. Além de diminuírem os gastos da empresa com saúde.
Além dos benefícios na saúde dos funcionários, o estímulo à prática de exercícios regulares tem o potencial de melhorar os resultados da empresa por meio de uma equipe mais produtiva e motivada.
Caso você seja praticante de atividades físicas, já deve ter percebido diretamente a melhoria que o exercício traz para o seu humor e disposição, não é mesmo?
E essa percepção é validada por dados: um estudo feito pela Universidade de Bristol, do Reino Unido, mostrou que a atividade física tem um impacto direto sobre a produtividade. A pesquisa avaliou um grupo de pessoas em dias diferentes, um dia com atividade física e outro sem.
No dia em que se exercitaram, os participantes conseguiram se concentrar 21% mais nas tarefas do que no dia sedentário, 41% mostraram maior motivação para trabalhar e 25% conseguiram finalizar seu trabalho antes do tempo.
Ou seja, ao incentivar a atividade física na sua empresa, você melhora os resultados e as entregas diretamente, conquistando uma equipe mais saudável, focada e motivada.
O dia a dia do trabalho pode ser muito estressante. Entre prazos apertados e metas a serem atingidas, os colaboradores podem sentir uma pressão que aumenta seus níveis de stress e pode levar a doenças laborais ligadas à saúde mental, como a síndrome de burnout.
Isso pode ser evitado com um ambiente de trabalho mais saudável e a manutenção de um clima organizacional agradável, mas, além disso, o estímulo à prática de atividades físicas é fundamental para evitar que os trabalhadores sucumbam ao stress.
Isso porque o exercício físico regular aumenta os níveis dos hormônios que causam bem-estar e felicidade, além de reduzirem a ansiedade e melhorarem a autoestima de quem pratica.
Dessa forma, você tem uma equipe mais saudável mentalmente e mais apta a enfrentar seus desafios diários de maneira focada e tranquila.
O absenteísmo é a recorrência de faltas ao trabalho, seja por motivos de saúde, seja por falta de engajamento e motivação.
Manter o número de faltas baixo é um desafio para todos os setores de gestão de pessoas, pois um alto índice de absenteísmo sobrecarrega a equipe e gera custos para a organização.
Dessa forma, a promoção da prática de atividades físicas na empresa pode ajudar a reduzir esse índice, pois promove uma melhora da saúde do quadro de funcionários e tem o potencial de aumentar a motivação e o engajamento da equipe.
Com funcionários mais saudáveis e focados, as faltas e licenças para tratar de enfermidades tendem a diminuir. Dessa forma, você pode reduzir o absenteísmo da sua empresa de maneira inteligente e sustentável.
Por fim, o incentivo à prática de atividades físicas pela empresa tem o poder de fortalecer a cultura organizacional, além de aumentar a coesão e o engajamento da equipe, especialmente se forem formados grupos para a prática coletiva.
Isso porque o time estará junto para cumprir um objetivo comum, incentivando o trabalho em grupo e o senso de pertencimento dos colaboradores.
Mas mesmo se não houver grupos de prática coletiva, a cultura organizacional se fortalecerá, uma vez que os colaboradores podem se sentir valorizados ao perceberem a intenção da empresa em dar as melhores condições para a melhora da saúde mental e física dos funcionários.
Isso ajuda a melhorar a retenção de talentos e diminui o turnover, uma vez que os funcionários vão se sentir valorizados e pertencentes à empresa, gerando uma forte identificação com a cultura.
Com todas essas vantagens em mente, você deve estar se perguntando como incentivar a atividade física na sua empresa, não é mesmo?
Veja, agora, algumas dicas para estimular a prática de exercícios no ambiente organizacional e melhorar a saúde dos seus colaboradores.
Criar uma cultura de saúde na empresa é essencial para motivar seus funcionários a realizarem exercícios físicos. Para alcançar esse objetivo, você precisa criar programas de incentivo, como implementar um bicicletário para motivar a ida de bicicleta ao trabalho.
Além disso, é interessante fornecer dicas para que o seu time possa ter uma rotina saudável e, se possível, realizar rodas de discussões para que todos possam analisar possíveis melhorias na sua qualidade de vida.
A ginástica laboral tem como objetivo reduzir ao máximo os desconfortos e dores causadas pelos movimentos repetitivos e, de quebra, ajuda a minimizar os efeitos do sedentarismo. Por meio da prática desse exercício, os colaboradores têm a chance de corrigir sua postura, ao mesmo tempo em que dão uma pausa para a mente durante a jornada de trabalho.
O ideal é que a ginástica laboral seja realizada de duas a cinco vezes por semana, com uma duração de 15 minutos, aproximadamente.
Ao realizar convênios e parcerias para estimular a prática de atividades físicas na empresa, você ajudará os seus colaboradores a ter uma melhor qualidade de vida.
Você pode realizar convênios e parcerias com clubes, academias, ginásios esportivos ou escolas de dança.
Outra boa prática é oferecer benefícios flexíveis, que podem ser usados pelo colaborador para cuidar da saúde, seja adquirindo uma alimentação mais saudável, seja no pagamento de academias e outros recursos necessários para prática de atividade física.
Falando em alimentação, o incentivo à prática de atividades físicas não pode estar dissociado de uma conscientização sobre a alimentação saudável e melhores práticas para melhorar a saúde nutricional dos funcionários.
Isso também tem o potencial de ajudar não só na saúde física e mental da equipe, quanto no seu melhor desempenho profissional e na redução de doenças que podem ser evitadas com uma alimentação adequada.
Mas isso não deve ficar só no discurso: a empresa pode oferecer um vale-alimentação ou refeição para ajudar o funcionário a ter mais acesso a alimentos de qualidade.
Caso a empresa tenha refeitório, as opções disponíveis devem passar pela aprovação de um profissional de nutrição para que as ações sejam coerentes com o que é propagado.
Passar longos períodos sentado faz parte da rotina dos colaboradores. Nesse sentido, as sessões de alongamento aparecem como excelentes aliadas para ajudá-los a se manter saudáveis, reduzindo problemas na coluna e articulações decorrentes da má postura.
Além disso, incentive a realização de pequenos intervalos para que o colaborador possa fazer uma pequena caminhada. Assim, é possível criar um ambiente mais saudável e produtivo dentro da organização.
Monte grupos entre os seus colaboradores para que cada um deles possa definir qual tipo de exercício é mais interessante. Uns podem gostar de fazer yoga, outros de fazer caminhada ou até mesmo academia.
A partir disso, você pode incentivá-los a se reunir periodicamente para praticar a atividade física escolhida. Dessa forma, eles se sentirão mais motivados a realizar algo que gostam com pessoas que têm os mesmos interesses.
Agora você já sabe como implementar atividade física nas empresas! Fazer uso de um cartão flexível pode ser muito útil nesse momento, tendo em vista que ele permite que cada um escolha o que mais gosta de fazer.
E aí? Gostou das dicas? Aproveite para conversar com nosso time e começar agora mesmo e mudar a vida dos seus colaboradores para melhor.
Preencha o formulário de interesse abaixo.
Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.
Conteúdo
Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.
Ver todos os posts dessa autoriaInscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.