Veja agora 5 maneiras de gerenciar equipes remotas

June 30, 2020
Recursos Humanos

Gerenciar equipes remotas não é uma tarefa simples, pois requer habilidade de liderança e um time comprometido. Para conseguir sucesso nesse modo de trabalho é fundamental que a gestão seja eficiente e ofereça os meios ideais a fim de garantir os resultados desejados.

As dificuldades são variadas, como falta de comunicação, desencontros, tarefas realizadas sem padrão e produtividade baixa. Contudo, existem recursos e atitudes que ajudam a minimizar esses desafios e trazem mais qualidade para o trabalho em home office.

Pensando em facilitar esse processo, trouxemos 5 maneiras de gerenciar equipes remotas. Confira nossas sugestões!

1. Planeje as reuniões

As reuniões são muito importantes e necessárias para gerenciar equipes remotas. Por isso, é essencial que sejam planejadas, bem estruturadas e de rápida execução. Quando são intermináveis e sem foco, elas perdem a relevância e não trazem os resultados esperados.

Se possível, defina tópicos e busque não sair deles, mantendo o foco. Chame apenas os colaboradores relevantes para cada reunião e, em caso de necessidade, atue como mediador nos conflitos.

2. Desenvolva um plano de trabalho

O plano de trabalho visa definir as ações que serão realizadas em um projeto, possibilitando o cumprimento de determinados objetivos e metas. Esse planejamento deve estabelecer claramente o que precisa ser realizado, quem será o responsável, de que maneira e quando será feito.

Sempre que possível, é interessante dividir as tarefas maiores em partes menores, contribuindo para melhorar a produtividade dos colaboradores e facilitando o acompanhamento dessas atividades.

3. Defina objetivos claros

Além disso, é imprescindível definir objetivos claros. Isso faz toda a diferença para que os resultados sejam mais positivos. Quando os colaboradores não compreendem o objetivo, seus papéis e o que se espera deles, torna-se muito mais difícil alcançar as metas de forma eficiente.

4. Mantenha uma comunicação constante

A comunicação é relevante mesmo entre colegas que estão presencialmente juntos, sendo ainda mais necessária no gerenciamento de equipes remotas. O gestor precisa deixar todos os colaboradores na mesma página, ou seja, por dentro do que está sendo feito, aumentando o engajamento e a motivação.

5. Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia oferece recursos e ferramentas que tornam o trabalho remoto mais efetivo. É possível utilizar e-mails, sistemas em nuvem, plataformas de comunicação, softwares para gestão de projeto, entre outras soluções. O objetivo é otimizar o processo de comunicação e gestão, melhorando os resultados.

O Google Drive é uma dessas opções, já que a ferramenta permite criar e compartilhar documentos de texto, planilhas, relatórios, vídeos e outros conteúdos, facilitando a gestão das atividades.

O Zoom também é uma ferramenta importante, que permite reuniões em vídeo com até 100 pessoas e 40 minutos no modo gratuito — sendo que o pago não tem essas limitações. Além dele, o Slack é outra solução interessante, feita especialmente para a comunicação entre equipes remotas, oferecendo chamadas em vídeo, chats e facilidade para o compartilhamento de arquivos.

Neste artigo, trouxemos algumas dicas de como gerenciar equipes remotas de forma eficiente. Esse é um desafio para muitas empresas, porém o uso de ferramentas adequadas e um bom planejamento apresentam-se como cruciais para melhorar a produtividade dos colaboradores, trazendo bons resultados para o negócio.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais e ajude mais colegas a otimizar esse processo!

Caju Team

Caju é uma plataforma de benefícios para quem se importa com seus colaboradores!

Substitua todos seus cartões de benefícios pela Caju! Aqui você consegue comprar os benefícios do seu time de um jeito fácil e que seu time vai amar!

Artigos Relacionados

Assine nossa newsletter

Receba as novidades da Caju em primeira mão

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form