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Cultura organizacional

9 livros para RH que todo profissional deve ler

Confira 9 dicas de livros para RH que todo profissional deve ler, seja para melhorar gestão, liderança ou para ter insights no dia a dia.

Criado em

Atualizado em

por Eduarda Ferreira

Leia em 6 minutos

Inteligência emocional, Design Thinking e Antifrágil: Coisas que se beneficiam com o caos, são algumas das dicas de livros para RH que todo profissional deve ler, seja para ajudar nos relacionamentos ou mesmo para tornar os processos mais eficientes e atualizados.

É claro que o dia a dia de trabalho traz muito conhecimento prático, assim como cursos livres e treinamentos também podem ser uma forma de adquirir novos aprendizados. Porém, sabemos que conhecimento nunca é demais, certo?

Uma forma interessante de se atualizar é com livros de temas variados. Por isso, separamos 9 dicas de livros para RH que todo profissional deve ler

Alguns são focados em gestão de pessoas, outros são sobre processos, mas todos eles têm potencial de trazer aquele algo mais para completar seu trabalho. Veja quais são a seguir!

1. Inteligência emocional, de Daniel Goleman

livro inteligência emocional

Já falamos aqui no blog do Caju o quanto a inteligência emocional é uma das soft skills mais necessárias a todos os profissionais. Sem ela ou sem a intenção de desenvolvê-la, muitos times técnicos são seguem em frente.

Assim, o livro de Daniel Goleman é um ponto de partida essencial para dominar mais esse conceito. Publicado pela primeira vez em 1995, nos Estados Unidos, esta obra transformou a maneira de pensar a inteligência, que passou a ser encarada como duas mentes (racional e emocional). 

O bacana desse livro é que o autor traz exemplos cotidianos e mostra como a incapacidade de lidar com as próprias emoções pode minar carreiras promissoras. 

2. Design Thinking, de Tim Brown

livro Design Thinking

Design Thinking é uma forma de criar soluções e produtos a partir da sensibilidade das equipes e colocar no mercado produtos que sejam, de fato, viáveis. Engana-se quem pensa que estudar Design Thinking é algo exclusivo aos designers, pelo contrário.

O livro de Tim Brown é uma ótima pedida para quem deseja ser inovador e criativo na solução de problemas. É escrito em uma linguagem leve e acaba sendo uma leitura essencial para todo profissional de RH que busca alternativas viáveis para incentivar os colaboradores e os gestores de sua empresa.

3. Criatividade S/A, de Ed Catmull

livro Criatividade S/A

Você acha que a criatividade simplesmente surge na cabeça de pessoas que têm o dom? Se pensa assim, Criatividade S/A é uma dica de livro para colocar na sua lista o quanto antes. 

Nesta obra, é possível conhecer todo o processo criativo da Pixar. Em suas páginas, o autor relata encontros da equipe, sessões de brainstorm e mostra como se constrói uma cultura da criatividade. 

Segundo o autor, a tecnologia jamais deve estar acima de uma boa história e cercar-se de gente mais inteligente do que você torna o ambiente mais propenso à inovação. Ou seja, além de lições de criatividade, é uma lição e tanto sobre liderança.

4. A Quinta Disciplina, de Peter Senge

Livro A Quinta Disciplina

Mais um título essencial aos profissionais de RH. Publicado pela primeira vez em 1990, uma época na qual as decisões eram centralizadas nos gerentes e o planejamento era feito a curto prazo, A Quinta Disciplina trouxe novas possibilidades ao meio corporativo.

O livro traz programas de aprendizagem focados em cinco disciplinas: 

  • domínio pessoal;
  • modelos mentais; 
  • visão compartilhada; 
  • aprendizagem em equipe; 
  • pensamento sistêmico.

Para Senge, todas as disciplinas devem se desenvolver em conjunto. É o que torna o pensamento sistêmico a quinta disciplina, aquela que integra as outras, fundindo-as em um corpo coerente de teoria e prática. 

5. A Marca da Vitória, de Phil Knight

Livro A Marca da Vitória

A Marca da Vitória é um livro que traz a autobiografia do criador da Nike, Phil Knight. 

Depois de se formar e viajar como mochileiro pelo mundo, Knight decidiu que não gostaria de trabalhar para uma grande corporação e buscaria criar algo próprio, que fosse diferente.

Com pouco dinheiro emprestado pelo pai, ele abriu em 1963 uma empresa que importava do Japão tênis de alta qualidade a baixo custo. Conseguiu vender rapidamente todos os calçados, mas o caminho até tornar a Nike uma das marcas mais emblemáticas e rentáveis do mundo não foi fácil e o autor conta toda essa trajetória.

Como profissional de RH, essa leitura pode trazer bons insights para sua empresa, apoiar o desenvolvimento de líderes e servir de ideia para seu próprio caminho.

➜ Veja mais: Como promover o desenvolvimento profissional nas empresas

6. Scrum: A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo, de Jeff Sutherland

Livro Scrum

O preciosismo pode impedir uma empresa de colocar no mercado novos produtos em tempo hábil. Assim, conhecer a metodologia Scrum pode ajudar o dia a dia das organizações e esta obra é mais uma dica de livro para RH que todo profissional deve ler.

O interessante desse livro é que ele traz exemplos práticos e fáceis de entender, para colocar em prática o quanto antes.

7. Mindset: A nova psicologia do sucesso, de Carol S. Dweck

Livro Mindset

Para a especialista em psicologia Carol S. Dweck, a atitude mental com que encaramos a vida, ou mindset, como ela chama, é vital para o sucesso. 

Dweck mostra como o sucesso pode ser alcançado pela maneira como lidamos com nossos objetivos. 

No livro, você percebe que o mindset não é um mero traço de personalidade e sim uma explicação de por que somos otimistas ou pessimistas e bem-sucedidos ou não. 

Ele define nossa relação com o trabalho e com as pessoas e a maneira como educamos nossos filhos. Vale a pena ler para guiar seu time rumo ao sucesso!

8. Antifrágil: Coisas que se beneficiam com o caos, de Nassim Nicholas Taleb

Livro Antifrágil

Neste livro, você percebe que a incerteza é necessária para que a gente possa construir algo mais resistente ao que é imponderável. 

O autor responde perguntas que muita gente talvez nunca tenha feito, como “Por que as respostas e políticas sociais do governo protegem os fortes e ferem os fracos?”, “Por que você deve escrever sua carta de demissão antes mesmo de começar no emprego?, “Como o desastre do Titanic salvou vidas?” e nos ajuda a moldar uma forma de pensar e agir antifrágil, que, assim como a inteligência emocional, é uma habilidade importante.

9. Comece pelo porquê: Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir, de Simon Sinek

Livro Comece pelo porquê

Por último, mas não menos importante, a dica é este livro que ajuda as lideranças!

Trabalhar e tomar decisões com propósito é o que faz com que certas organizações tenham mais sucesso que outras.

O livro de Simon Sinek tem ajudado pessoas a encontrar um sentido maior no próprio trabalho e, assim, inspirar colegas e clientes.

Essas foram algumas dicas de livros para RH que todo profissional deve ler. Mas você também pode contar com o blog da Caju para encontrar dicas valiosas. Para isso, você pode seguir lendo sobre hard skills!

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Eduarda Ferreira

Marketing

Jornalista em formação, atua na produção de conteúdo da Caju. Como redatora do blog, tem o propósito de unir seus interesses por comunicação e tecnologia e educar o mercado de gestão de pessoas.

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