Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.

Gestão de pessoas

Hard skills: o que são e qual a sua importância?

Hard skills são competências que dizem respeito ao caráter técnico de um trabalho e são adquiridas em cursos. Veja como identificá-las

Criado em

Atualizado em

por Eduarda Ferreira

Leia em 6 minutos

Hard skills são competências que dizem respeito ao caráter técnico de um trabalho. Pode-se defini-las também como as habilidades que uma pessoa adquire na faculdade, cursos profissionalizantes ou mesmo a partir de vivências em outros trabalhos.

Quando comparamos hard skills com soft skills na preferência dos recrutadores,  de acordo com um estudo internacional do LinkedIn, 43% deles preferem optar por candidatos que tenham hard skills mais aprimoradas. Já os 57% de recrutadores, olham mais para as habilidades relacionadas à personalidade (soft skills).

A questão é que, mesmo com certa diferença, as hard skills seguem sendo fundamentais na hora de avaliar um perfil. 

Por exemplo, um cargo sênior para engenheiro de software exige que o candidato domine técnicas de programação, da mesma forma que um especialista de Marketing com foco em tráfego precisa ter conhecimento de mídia paga e SEO.

Então, para que você tire de letra a questão das hard skills, leia este artigo até o final! De quebra, confira dicas para processos seletivos mais eficientes no que diz respeito às habilidades técnicas.

O que são hard skills?

Hard skills são competências referentes ao âmbito técnico. Ou seja, são as habilidades que uma pessoa adquire na faculdade, cursos profissionalizantes ou mesmo a partir de vivências em trabalhos passados.

A partir de hard skills específicas, uma pessoa dá conta de enfrentar deveres e responsabilidades específicas de um cargo. 

Em geral, essas competências são focadas em tarefas e processos específicos, como o uso de ferramentas, equipamentos ou softwares, sem falar na capacidade analítica e resolução de questões específicas — por exemplo, um cálculo necessário na Engenharia Civil ou uma questão de programação de um software.

Em caso de comparação ou dúvida, as soft skills se diferem das hard skills porque são habilidades que temos independentemente do trabalho. Podem ser melhoradas sempre ou desenvolvidas do zero, mas não são exclusivas de um trabalho específico. 

Pense em colaboração, gerenciamento de tempo, empatia ou liderança — qualquer setor depende dessas soft skills.

Exemplos de hard skills

Agora que passamos pela definição das habilidades técnicas, veja os principais exemplos de hard skills de acordo com os diferentes tipos de trabalho.

Habilidades de informática

São hard skills que permitem usar software e hardware: do básico e geral, ao altamente especializado.

No mercado de trabalho atual, as habilidades em informática são uma necessidade em qualquer setor. Em processos de recrutamento, é vital prestar atenção ao currículo dos candidatos. Quanto mais específico o programa de software, mais detalhado deve ser o desafio técnico antes da contratação. 

Habilidades analíticas

Dizem respeito à coleta, análise e interpretação de dados. 

Para recrutar pessoas de UX research, publicitários e cargos de Marketing e Data Science, por exemplo, essas hard skills analíticas se tornam ainda mais emblemáticas.

Habilidades de marketing

Hard skills de Marketing pedem conhecimento sobre todo o funil de marketing e vendas, além do conhecimento de canais específicos, como SEO, mídia paga, email, conteúdo, entre outros. 

Nesse caso, o candidato não precisa necessariamente ser especialista em todos os canais, mas um conhecimento geral sobre os assuntos é necessário para amarrar bem as estratégias.

Habilidades de design

Tem a ver tanto com facilidade para desenho (seja em programas ou à mão), além de  conhecimento de softwares e ferramentas como Illustrator e Photoshop, bem como noções de tipografia.

Habilidades em gestão de pessoas

Por mais que lidar com pesssoas tenha uma boa base em soft skills, outras têm caráter mais técnico, como conhecimento de processos seletivos, budget para treinamentos, conhecimento de mercado e benefícios, entre outros.

Habilidades em língua estrangeira

Falar um segundo idioma é fundamental para muitos negócios. Atualmente, existem diversas multinacionais e empresas globais no mercado, e portanto, domínio de inglês e outras línguas é essencial para ter ascensão profissional.

Esses são apenas alguns exemplos de hard skills, mas é importante ter em mente que, quanto mais alto ou específico o cargo, maior é a necessidade de garantir que os colaboradores contem com a hard skill certa.

A importância de contratar colaboradores com as hard skills certas

Profissionais com hard skills específicas e avançadas são essenciais para cargos de nível pleno, sênior ou especialistas. Eles trazem mais eficiência aos processos e ainda podem ensinar profissionais de nível júnior.

É claro que um profissional sem tanta habilidade técnica pode se desenvolver, mas isso leva tempo e exige um período de experiência maior. 

Por exemplo, um colaborador que ainda está avançando na habilidade de falar inglês. Ele pode ter várias outras competências, mas não poderia ter reuniões em inglês. Nesse caso, a empresa precisaria de outro profissional mais capacitado para determinada função. 

Por esse motivo, é importante contratar as pessoas com nível técnico adequado aos cargos, sem deixar de olhar para colaboradores com menos experiência, que podem e devem ser desenvolvidos com o tempo. 

Como garantir que os funcionários possuem as hard skills necessárias?

Um processo seletivo bem estruturado é crucial para garantir a contratação de um candidato que tenha as hard skills necessárias para determinado cargo. Assim, algumas dicas podem tornar seus recrutamentos mais certeiros:

  • converse com os supervisores e gerentes da área para entender exatamente as hard skills que a vaga exige;
  • deixe claro quais são essas hard skills na descrição da vaga;
  • faça uma leitura minuciosa do currículo dos candidatos para garantir que aqueles que participarem do processo seletivo tenham condições mínimas de seguirem em frente. Caso contrário, o time de RH perde tempo, assim como o candidato;
  • prepare desafios técnicos, junto dos gestores da área, que cubram as principais hard skills desejadas;
  • durante a entrevista, questões técnicas também podem ser abordadas.

Pensando no time que já existe na sua empresa, programas de incentivo à educação sempre podem trazer um melhor desenvolvimento das soft skills. Dessa forma, você ainda estimula o engajamento dos colaboradores.

Conte com a Caju para desenvolver seus colaboradores!

Para contar com aprimoramento de hard skills, tenha um programa de benefícios que estimule a educação. Entre suas diversas carteiras, a Caju possui o auxílio educação, que pode ser o empurrão que faltava para isso. Converse com um de nossos especialistas e conheça as possibilidades. 

Conheça a Caju

Preencha o formulário de interesse abaixo.

Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Eduarda Ferreira

Marketing

Jornalista em formação, atua na produção de conteúdo da Caju. Como redatora do blog, tem o propósito de unir seus interesses por comunicação e tecnologia e educar o mercado de gestão de pessoas.

Ver todos os posts dessa autoria

Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.