Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.
As atividades de voluntariado empresarial podem variar amplamente e incluir ações como mutirões de limpeza, apoio a programas educacionais, participação em projetos ambientais, arrecadação de fundos para organizações de caridade, entre outros.
O voluntariado empresarial é o envolvimento de uma organização em atividades de voluntariado com o objetivo de contribuir para o bem-estar da comunidade ou causas sociais.
Fazer uma atividade voluntária é muito importante para que a gente se sinta bem e nos tornemos ainda mais parte da comunidade. Com empresas, não é diferente. Mais do que lucrar, é interessante que as organizações se envolvam em causas sociais que sejam ricas a elas e ainda estimulam os colaboradores a participar.
Claro que o voluntariado empresarial traz mais engajamento e motivação ao time e ajuda no employer branding da empresa, mas vai muito além. Afinal, com o voluntariado, nós nos tornamos parte da mudança que queremos ao mundo. Ainda permite que novas amizades aconteçam, vínculos fortes sejam criados etc.
Segundo um estudo da Universidade de Michigan, um dos caminhos para o equilíbrio da saúde mental é o voluntariado, porque, ao participar de algo que envolve amor, dedicação e tempo, nosso organismo produz mais serotonina e dopamina, que ajudam no bem-estar.
Interessante, não é? Então, continue lendo para entender mais sobre o voluntariado empresarial e como seu negócio pode se envolver em causas que transformem o mundo ou mesmo um pedaço da nossa sociedade!
O voluntariado empresarial é o envolvimento de uma empresa em atividades sem fins lucrativos com o objetivo de contribuir para o bem-estar da comunidade ou causas sociais que sejam importantes e alinhadas aos valores do negócio.
Nesse contexto, os colaboradores e stakeholders da empresa são convidados a dedicar parte do seu tempo, habilidades e recursos para realizar atividades voluntárias que beneficiam ONGs, comunidades locais ou causas sociais específicas.
As atividades de voluntariado empresarial podem variar amplamente e incluir ações como mutirões de limpeza, apoio a programas educacionais, participação em projetos ambientais, arrecadação de fundos para organizações de caridade, entre outros.
O objetivo é não apenas impactar positivamente a comunidade, mas também promover um senso de responsabilidade social corporativa e fortalecer a cultura organizacional.
Muitas empresas enxergam o voluntariado empresarial como uma maneira de reforçar sua imagem pública, construir relacionamentos com a comunidade, motivar os funcionários e, ao mesmo tempo, contribuir para causas significativas.
As ações voluntárias podem acontecer de várias formas. Por exemplo, quando uma empresa se junta a uma ONG local para ajudar, com programas próprios de voluntariado ou mutirões de tempos em tempos.
O voluntariado empresarial pode acontecer de inúmeras formas, de doações a mutirões, além de projetos próprios da organização. A seguir, reunimos os tipos mais comuns.
É possível escolher um dia por ano para uma ação de voluntariado, como forma de promover o envolvimento dos trabalhadores em causas sociais.
Projetos assim têm se tornando tendência nas grandes empresas, quando as organizações param suas atividades cotidianas em prol do voluntariado. Além de beneficiar a comunidade local, pode funcionar como motivação dos funcionários e também plantar a semente da importância que o voluntariado traz.
É uma opção interessante, mas nem sempre tem o impacto desejável, já que ações contínuas ajudam mais as comunidades. Por isso, vale a pena pensar em projetos mais longevos.
A empresa pode fazer ações mais frequentes de atividades voluntárias. Por exemplo, campanhas de arrecadação de alimentos ou vestuário para distribuir numa associação local. Além dos colaboradores, podem participar amigos e familiares.
Outra ideia é tornar essas práticas frequentes, tendo um calendário para o voluntariado empresarial
Essa ideia de voluntariado empresarial está associada a algum programa de voluntariado maior da empresa.
Na opção, o funcionário pode escolher o melhor momento do dia para colocar em prática essas tarefas voluntárias, sendo remunerado como se de trabalho efetivo se tratasse. Por exemplo, ao dar aulas de reforço para alunos em época de vestibular.
É comum que na empresa alguns colaboradores participem de atividades voluntárias, seja ajudando ONGs que cuidam de animais, asilos etc.Então, por que não enquadrá-las num projeto de solidariedade maior da empresa?
Uma vez que já existe a iniciativa do colaborador, pode ser mais simples engajar outros funcionários e tornar a ajuda de todos ainda mais impactante!
A empresa pode desenvolver projetos específicos de apoio à comunidade, convidando para essa missão pessoas de diferentes departamentos e cargos.
Se sua firma está localizada num bairro próximo a alguma comunidade carente, pode entender como apoiar as pessoas. Se está perto de alguma escola pública, pode dar aulas específicas para os alunos.
O fato é que, fora do ambiente de trabalho, os funcionários conseguem estabelecer interações que criam vínculos mais fortes, tornando o dia a dia no trabalho mais gostoso e próximo.
Algumas empresas oferecem oportunidades para os funcionários participarem de projetos voluntários em nível internacional, contribuindo para comunidades em todo o mundo.
É interessante porque ainda permite conhecer novas culturas. Mas, se sua empresa não pode arcar com viagens, tudo bem. Aí mesmo na cidade onde é sediada sua empresa tem muitas opções de voluntariado, viu?
Nesta modalidade de voluntariado empresarial, as empresas cedem temporariamente trabalhadores a determinada organização — por exemplo, 1 dia por mês ou uma quantia específica de horas/mês.
Dessa maneira, os colaboradores ajudam a implementar iniciativas de caráter social durante determinado período, isso, claro, sem descontar do banco de horas ou salário.
Também conhecido como pró-bono, nesse formato a empresa presta os seus serviços habituais a associações, sem qualquer custo adicional.
É frequente em consultorias, escritórios de advocacia ou setores tecnológicos, mas também pode ser utilizado para resolver problemas logísticos, de comunicação ou de formação específica.
Como quando advogados prestam apoio a pessoas que não tem condição de contratá-los ou quando uma empresa de estética tira um dia para trabalhar para quem não tem condições de pagar cortes de cabelo, massagens etc.
Que tal organizar iniciativas de intervenção ou apoio à comunidade? Vale desde ações de limpeza de matas ou praias, pintura de paredes ou visitas a hospitais e asilos.
Uma dica para realmente trazer um impacto positivo é consultar-se com ONGs, prefeituras e outras instituições para apoiar um projeto que já existe. Pode ser mais eficiente e organizado.
Uma forma mais simples de fazer voluntariado empresarial é contribuir para determinada causa ou associação. Este apoio pode ser feito de várias formas, desde a contribuição financeira à doação de equipamentos ou instalações.
Nessa modalidade, é comum doar equipamentos informáticos a organizações nas quais os empregados realizam voluntariado ou a oferta de descontos na compra de material, de serviços ou de produtos comercializados pela empresa.
As doações de sangue, roupas, livros ou brinquedos também são comuns, tal como as ações para juntar fundos a uma causa. Lembrando que, quanto mais frequente, mais interessante é a todos os envolvidos.
Lembre-se: você pode escolher até mais de uma opção de voluntariado na empresa. O importante é começar de alguma forma, combinado?
Num primeiro momento, a gente pode até pensar na questão de employer branding como vantagem. Mas elas são bem mais amplas, viu?
Veja como o voluntariado empresarial faz a diferença de inúmeras formas!
O voluntariado empresarial contribui para uma imagem positiva da empresa na comunidade. Isso pode começar de forma local e ir ganhando mais repercussão, conforme as atividades de voluntariado atingem mais pessoas.
Participar de atividades voluntárias mostra um comprometimento com questões sociais e ambientais, o que pode atrair clientes, parceiros e até mesmo novos investimentos.
O voluntariado proporciona aos colaboradores a oportunidade de se envolverem em atividades significativas que vão além do ambiente de trabalho. Isso pode aumentar a sensação de pertencimento, a satisfação no trabalho e fortalecer os laços entre colegas.
A longo prazo, o voluntariado permite ter um ambiente de trabalho mais saudável e estabelecer novas amizades de trabalho.
As atividades voluntárias muitas vezes nos dão chance de desenvolver novas habilidades, como liderança, trabalho em equipe, empatia e resolução de problemas — só para citar algumas.
Por exemplo, quando aprendemos que as pessoas têm o tempo próprio de aprender e que o fato de demorarem mais para entregar uma demanda é porque têm um processo próprio.
São soft skills que podem ser transferíveis para o ambiente de trabalho, nos tornando melhores profissionais e melhores pessoas também.
O voluntariado empresarial acaba sendo um fator de retenção de talentos. Funcionários que se sentem orgulhosos do envolvimento social de sua empresa se sentem mais motivados e acabam permanecendo por mais tempo.
Isso está muito conectado à sensação de pertencimento e de propósito. Além disso, os colaboradores podem comentar com mais pessoas, facilitando o processo de atração de talentos.
As ações voluntárias têm um impacto direto e positivo na comunidade na qual a empresa está inserida, podendo ser algo macro ou micro, mas que faz a diferença.
É algo especialmente importante para empresas que desejam contribuir para a solução de problemas locais e demonstrar responsabilidade social corporativa.
Vale a pena termos em mente que todos fazemos parte de uma comunidade, portanto, trabalhar para melhorá-la é também trabalhar para nossa própria qualidade de vida.
O envolvimento em atividades voluntárias cria oportunidades para estabelecer parcerias com organizações sem fins lucrativos e outros setores da sociedade, fortalecendo a rede de contatos da empresa.
São parcerias que podem render mais negócios, melhores conexões e atingir um público que não seria tão simples de alcançar sem o voluntariado.
O voluntariado empresarial pode estimular a inovação social, encorajando as empresas a encontrar novas maneiras de abordar desafios sociais e ambientais.
Mas também pode estimular a inovação dentro do próprio negócio, uma vez que estamos lidando com pessoas distintas e, muitas vezes, de fora da nossa “bolha”, o que nos faz ter mais empatia.
As empresas podem receber benefícios fiscais ao apoiar organizações sem fins lucrativos ou realizar atividades voluntárias. Naturalmente, isso acaba sendo um incentivo adicional para o envolvimento voluntário.
Só não pode ser o benefício principal do objetivo do voluntariado, caso contrário, a proposta pode se perder.
O voluntariado muitas vezes oferece oportunidades para os funcionários assumirem papéis de liderança em projetos e iniciativas, contribuindo para o desenvolvimento de suas habilidades.
Como vimos no começo deste artigo, o trabalho voluntário pode estimular nossa sensação de bem-estar ao fazer o bem. Outros estudos mostram que o voluntariado está associado a um menor nível de estresse e redução do risco de depressão.
Além disso, nos traz consciência de viver em sociedade, novas amizades e uma sensação de pertencimento que torna a vida mais interessante. Afinal, somos seres sociais.
Implementar o voluntariado empresarial envolve uma abordagem estruturada e cuidadosa para garantir o engajamento efetivo dos funcionários e o impacto positivo na comunidade. As nossas dicas são:
Você pode tanto realizar uma pesquisa interna para entender os interesses e preocupações dos funcionários ou buscar na comunidade ONGs e projetos que tenham a ver com os valores da sua empresa.
Também é bacana avaliar o impacto que a empresa pode ter em diferentes causas, escolhendo aquelas que estejam relacionadas ao setor de atuação da empresa. Por exemplo, uma empresa de tecnologia que ajuda pessoas dando aulas de programação.
Sua empresa não precisa começar um projeto do zero, viu? Às vezes é mais simples apoiar aqueles projetos já estruturados.
Também considere firmar parcerias de longo prazo com organizações que compartilhem valores semelhantes.
Estabeleça políticas claras sobre o tempo dedicado ao voluntariado durante o expediente. Além disso, o voluntariado não pode ser algo obrigatório a todos os colaboradores.
Lembre-se de esclarecer como a participação no voluntariado se alinha com o desenvolvimento profissional dos funcionários.
Dica extra: considere oferecer incentivos, como horas de trabalho flexíveis ou reconhecimento formal, para motivar a participação.
Realize pesquisas regulares para avaliar o nível de satisfação e engajamento dos funcionários no programa de voluntariado. É preciso que sua organização esteja aberta a ajustar as iniciativas com base no feedback recebido.
Destaque histórias de sucesso que demonstrem o impacto positivo das atividades de voluntariado, usando canais internos de comunicação para disseminar essas histórias.
Vale ainda fazer eventos para celebrar as realizações do programa de voluntariado e reconhecer publicamente os esforços individuais e coletivos.
O RH pode ser o setor que apoia e atua na comissão de frente dos projetos voluntários, mas de forma alguma deve ser a única área envolvida.
É importante que pessoas da alta hierarquia da firma também se envolvam, para que o exemplo seja ainda mais potente. De toda forma, o RH pode trabalhar ativamente a:
Abaixo, trazemos algumas empresas e suas ações.
A C&A tem o Instituto C&A que promove ações para comunidades no Brasil todo. Em geral, são bazares para arrecadar fundos a projetos específicos de outras ONGs.
A Salesforce é uma empresa que integra fortemente a filantropia em sua cultura. Eles possuem a Salesforce Foundation, que doa recursos, tempo e produtos para diversas causas.
O Google é conhecido por seu programa de voluntariado chamado GoogleServe, que incentiva os funcionários a dedicarem tempo a causas sociais. Eles também oferecem subsídios para organizações sem fins lucrativos nas quais os funcionários estão envolvidos como voluntários.
A Microsoft tem um programa chamado Give, no qual os colaboradores são incentivados a doar tempo e habilidades para organizações sem fins lucrativos e comunidades locais.
Uma das maiores lições do voluntariado empresarial que queremos deixar é associá-lo aos valores de sua organização. Assim, faz mais sentido a todos os envolvidos e tem chances de envolver mais pessoas e durar mais.
Também vale a pena começar pequeno, se for o caso, se unindo a pequenas comunidades e ONGs locais, sempre com o foco de apoiar a comunidade — não apenas trazer benefícios para sua empresa.
Que tal saber mais sobre a importância de construir uma imagem positiva da empresa tanto para os colaboradores quanto para o mercado? Assista ao nosso webinar gratuito e entenda como criar uma marca empregadora forte.
Preencha o formulário de interesse abaixo.
Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.
Conteúdo
Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.
Ver todos os posts dessa autoriaInscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.