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Cultura organizacional

Employer Branding: o que é e como implementar esse conceito + cases de sucesso

Confira os principais passos de como criar sua estratégia de Employer Branding e se inspire em marcas que fazem isso com sucesso!

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 26 minutos

O Employer Branding, que em tradução literal significa “marca empregadora”, é uma estratégia que tem o objetivo de promover a imagem da empresa, tendo como público-alvo os colaboradores atuais e futuros. 

A satisfação dos colaboradores é fundamental para que uma empresa tenha sucesso em suas ações. Para isso, é preciso agir de forma estratégica e garantir a motivação diária dos profissionais. 

As ações que partem da estratégia de Employer Branding ajudam a melhorar a atração e a retenção de talentos, fortalecendo a sua cultura organizacional de uma empresa. Mas para garantir esse retorno, é preciso ter um bom planejamento e organização interna. 

Mas afinal, você sabe qual a importância do Employer Branding para o RH? Neste artigo, vamos entender o que esse termo significa e como ele funciona. Além disso, apresentaremos 10 práticas que auxiliam na sua implementação. Confira!

O que é Employer Branding?

Você sabia que 95% dos candidatos analisam a reputação de uma marca antes de fazer sua candidatura para uma vaga? Foi isso que uma pesquisa da Glassdoor apontou há alguns anos, comprovando que a reputação de uma empresa influencia não apenas a opinião do público e dos seus clientes, mas também dos seus potenciais funcionários.

O Employer Branding trata justamente disso: é uma estratégia que tem o objetivo de promover a imagem da empresa, tendo como público-alvo das ações os colaboradores atuais e futuros. Nesta estratégia, são adotadas práticas e técnicas para mudar a visão dos profissionais sobre a organização e atrair os melhores talentos do mercado. 

Além disso, com uma marca forte,torna-se mais fácil diminuir a rotatividade, preencher cargos mais rapidamente e criar uma vantagem em relação a outras empresas quando o assunto é contratação.

Para aplicar esse conceito, as empresas investem em ações que contribuem para aumentar a satisfação dos colaboradores. É necessário entender a percepção que eles têm sobre a marca, promover ações de desenvolvimento, fortalecer a cultura organizacional, cuidar da remuneração, investir nos melhores benefícios corporativos, entre outras coisas. 

Por que se fala tanto em Employer Branding hoje em dia?

Na era das redes sociais, dos anúncios e do acesso praticamente universal à informação, as empresas lutam para atrair novos talentos. Nesse caso, o Employer Branding é parte da solução para esse desafio – a dificuldade nas contratações e no retenção de talentos. 

Atualmente, os profissionais têm acesso a uma grande quantidade de informações sobre quais empregos estão disponíveis e quais empresas estão contratando. E um bom candidato gastará o tempo que for preciso pesquisando detalhes sobre as vagas e empresas disponíveis no mercado para identificar quais opções são mais atraentes. 

As ações de Employer Branding unem o útil ao agradável: elas destacam as vantagens de ser contratado por uma determinada organização. Isso dá aos funcionários em potencial uma ideia de como é trabalhar para a empresa, ao mesmo tempo em que incentiva uma cultura de trabalho positiva para os funcionários que já fazem parte do time.

Tudo isso significa que sua estratégia de marca empregadora determina 3 coisas básicas:

  • Como os candidatos percebem sua empresa;
  • O que vivenciam durante o processo de contratação;
  • Se contratados, o que acontece para garantir que permaneçam na empresa.

Quais os elementos que formam o Employer Branding?

Quando o plano de Employer Branding é executado de maneira eficiente, os colaboradores veem a empresa como uma ótima opção para sua carreira, pois ela oferece oportunidades de desenvolvimento e valorização profissional. Mas podemos dizer que alguns fatores contribuem para o sucesso dessa estratégia?

Claro que sim! Na verdade, para a sua empresa ser um case de sucesso nesse assunto, ela precisa desenvolver 5 principais elementos::

1. Personalidade da marca

A personalidade da sua marca empregadora é encontrada ao personificar seu ambiente de trabalho. Pense: se sua empresa fosse uma pessoa, como ela seria?

É comum encontrar empresas que dizem ter uma personalidade divertida, sempre pra cima. Outras destacam sua sofisticação e competência. Então mergulhe fundo para descobrir a pessoa por trás do logotipo da sua marca, porque isso será levado em conta pelos profissionais que se depararem com suas vagas no futuro.

2. Tom e Voz

A voz e o tom da sua empresa têm tudo a ver com a maneira como usamos a linguagem e a comunicação. Pense assim: sua marca empregadora usa emojis? Ela usa gírias? O tom é formal ou informal?

Todos esses atributos irão alimentar a personalidade da sua estratégia de Employer Branding, então não tenha medo de ter um caminho bem definido. É muito pior ter definições abrangentes nessa etapa e deixar dúvidas na cabeça dos profissionais.

3. Missão

Aqui é importante dizer que a declaração de missão da sua marca empregadora será diferente da missão da empresa. Lembre-se: esta missão precisa ser criada com os seus funcionários como público-alvo em mente.

Uma missão precisa ser clara para atrair candidatos com ideias semelhantes. Os funcionários trabalham muito mais se sentem que estão trabalhando para algo com o qual se importam.

4. Valores

Os valores da sua marca empregadora devem ser documentados porque atrairão candidatos com os mesmos valores. Digamos, por exemplo, que um dos valores da sua marca seja a criatividade. Nesse caso, espera-se que você cultive um espaço criativo onde as ideias sejam valorizadas.

É importante pensar bem nessa etapa de definições porque todos vão ficar atentos na sua comunicação, esperando que compartilhe momentos que demonstram esses valores.

5. Experiência

Que experiência sua marca teve em termos de recrutamento e satisfação no trabalho? Como sua empresa se ajustou às necessidades de seus funcionários? E qual foi o resultado de fazer isso?

Essas perguntas precisam ser respondidas para compor sua estratégia de Employer Branding porque são dúvidas que seus próximos funcionários contratados terão no momento de buscar informações sobre as vagas.

Employer Branding interno vs. Employer Branding externo

Ser vista como uma boa marca empregadora é um processo construído e conquistado com base nos tipos de estratégias, mensagens e processos internos que você possui. Como você fala com os candidatos, como você trata os funcionários e como eles falam sobre você, tudo isso contribui para passar uma mensagem positiva.

Então podemos dizer que sim, apesar de se tratar de uma estratégia única e completa, podemos trabalhar com o Employer Branding de maneira interna ou externa, seja para os funcionários que já atuam com você ou com aqueles que buscarão uma oportunidade de trabalhar na sua empresa.

Employer Branding interno

O Employer Branding interno trata das estratégias que uma empresa conduz para motivar seus funcionários. O objetivo é deixá-los confortáveis ​​no ambiente de trabalho, oferecendo incentivos.

Esses incentivos podem ser na forma de:

  • Bônus financeiros;
  • Premiações e presentes;
  • Folgas remuneradas;
  • Recompensas por desempenho.

O trabalho interno visa aumentar a motivação e o engajamento dos funcionários, melhorando a qualidade de vida e a produtividade geral.

Employer Branding Externo

Já o Employer Branding externo é o inverso do interno. Tem como objetivo criar e manter uma reputação de marca para o público em geral. O trabalho externo direciona suas estratégias para a criação de uma imagem positiva como empregador para as pessoas que estão de olho em vagas abertas ou que podem surgir. 

Idealmente, sua marca deve usar para o ambiente externo uma história compartilhada com o público. Ela deve conter insights sobre como é trabalhar na sua empresa, quais são seus valores e como você trata as pessoas.

Quais as vantagens de investir em Employer Branding?

Na prática, empresas com uma forte estratégia de Employer Branding encontram 50% mais candidatos qualificados que o restante. E isso acontece porque 9 entre 10 candidatos relatam que se aplicam para uma vaga quando a empresa tem uma comunicação ativa.

Além disso, uma comunicação focada na qualidade do relacionamento com talentos também traz as seguintes vantagens:

Diminui taxas de turnover

Investir no Employer Branding garante colaboradores que se encaixam na essência da empresa. Isso pode reduzir até 28% o índice de turnover.

O fato é que, ao manter uma marca de empregador forte, os candidatos não apenas abordarão sua organização de forma proativa, mas também permanecerão por muito tempo.

Diminui as despesas de contratação

Uma pesquisa, divulgada pela Harvard Business Review, revelou que a má reputação de uma empresa pode custar 10% a mais para ela durante uma contratação.

Lembre-se que os profissionais se verão crescendo em sua empresa em vez de desistir por uma oportunidade que poderia parecer melhor. Isso, consequentemente, reduzirá os custos de recrutamento no futuro.

Fideliza clientes

Empresas com boa reputação entre os colaboradores também fortalecem sua reputação entre o público alvo. 64% dos clientes param de comprar de uma marca ao saber que ela não trata seus funcionários adequadamente. 

Potencializa o crescimento da empresa

Os empregadores com forte reputação têm maior probabilidade de contratar os melhores talentos do mercado, o que pode gerar um crescimento mais rápido do negócio.

De acordo com o LinkedIn, as empresas presentes na rede social e que têm um forte Talent Brand Index (TBI) cresceram 20% mais rápido do que suas concorrentes. Esse é um dos indicadores mais importantes porque é uma proporção do número de pessoas interessadas na empresa dividido pelo número de pessoas que conhecem essa empresa.

Aumenta a diversidade da equipe

As organizações que têm uma estratégia clara de Employer Branding são muito melhores em atrair pessoas diversas para suas organizações e fortalecer suas iniciativas de diversidade e inclusão.

Como colocar as estratégias de Employer Branding em prática?

Se você deseja se destacar para os funcionários em potencial, precisa mostrar a eles quem você é e por que eles devem querer trabalhar para você. A maneira mais fácil de fazer isso? Conte a história da sua marca!

Existem muitas maneiras de contar a sua história como marca empregadora, mas a maneira mais inteligente de contá-la é com uma estratégia de conteúdo bem elaborada. Isso requer pesquisa, planejamento e insights sobre como as pessoas percebem sua marca – e como você pode usar o storytelling para se conectar com elas.

Para isso, é importante focar em 3 etapas práticas:

  1. Analise sua marca atual para entender seus pontos fortes e fracos;
  2. Conduza uma análise competitiva para descobrir como outras marcas estão se posicionando e como você pode se diferenciar; 
  3. Mapeie a experiência do seu funcionário para identificar quais mensagens as pessoas precisam ouvir em diferentes estágios da jornada. 

Vale lembrar que especialistas usam as mídias sociais como canal de comunicação. Isso mostra que investir na comunicação através dessas redes é uma parte importante de muitas estratégias de recrutamento.

Mas na prática, quais ações o mercado pode observar como iniciativas de Employer Branding? E como fazer cada uma delas? É isso que listamos logo a seguir:

Certifique-se de que sua estratégia de conteúdo reforça a cultura e os valores da sua empresa

Esse é o melhor caminho para mostrar seus pontos fortes e as vantagens de trabalhar para você. Por isso, crie vídeos de apresentação da sua empresa. Isso adiciona um toque pessoal e aumenta a credibilidade da sua marca.

Existem alguns outros fatores a serem considerados ao criar uma estratégia de conteúdo:

  • Frequência: com que frequência você deseja publicar e em quais dias? Use um calendário de conteúdo para planejamento e agendamento focado nas ações de Employer Branding;
  • Materiais e recursos: além das redes sociais, quais são os outros recursos que você planeja usar? É importante criar páginas e materiais de fácil acesso que contenham todas as informações necessárias que o público irá buscar.

Apresentar fotos e vídeos do escritório ou do lugar de trabalho

Esses dois são as vitrines da empresa. Certifique-se de fazer esse tipo de conteúdo e garanta que eles refletem o espírito da empresa.

Lembrando que, na era do trabalho remoto e home office, se tornou ainda mais importante fazer parcerias com empresas de coworking em outras cidades e regiões. Caso sua empresa já tenha tomado essa iniciativa, vale destacar também quais são esses lugares preparados para receber seus colaboradores com fotos e vídeos.

Destaque todos os seus benefícios

Quando falamos de benefícios, isso vai desde a lista de benefícios corporativos que a empresa é obrigada a fornecer, como o caso do vale-transporte e do vale-alimentação, mas também – e principalmente – daqueles que são opcionais para as empresas

Se sua empresa oferece plano de saúde, desconto em lojas e academias, café da manhã dentro da própria empresa e outros benefícios, use isso como diferencial. Esses podem não ser os benefícios mais importantes, mas podem fazer a diferença para um candidato que precisa escolher entre duas ofertas semelhantes.

Divulgue a cultura da empresa

A cultura da empresa é resultado das ações de toda a equipe, e é a gestão que dá o tom de como ela é tratada internamente. Os candidatos devem estar familiarizados com a cultura da sua empresa desde o momento em que visitam seu site de carreira. É assim que você consegue seu funcionário ideal.

Além disso, um processo de integração adequado complementa sua estratégia de marca: é sua chance de definir o tom entre os funcionários existentes desde o primeiro dia de trabalho. 

Deixe claro se há premiações internas para os profissionais

Prêmios sempre são um atrativo valioso para qualquer profissional. Afinal, os prêmios dão motivação às pessoas para o seu desenvolvimento.

Como organização, você pode usá-los com sabedoria e colher os benefícios dez vezes mais.

10 estratégias de Employer Branding para implementar

Implementar o Employer Branding exige planejamento e esforço da organização, pois as estratégias envolvem pessoas e a percepção delas sobre o negócio.

Uma coisa é certa: algumas práticas são essenciais para implementar esse conceito de maneira eficiente. Confira agora as 10 principais delas!

  1. Defina objetivos claros

O primeiro passo para implementar essa estratégia é definir os objetivos da organização. É nessa etapa que a empresa direciona as ações para a área que mais desejar, planejando o que será realizado.

Nesta primeira etapa, é essencial entender como os funcionários enxergam a empresa e qual é o nível de satisfação com a companhia.

Para tal, é fundamental conversar diretamente com os profissionais, o que pode ser feito por meio de pesquisas de clima organizacional e entrevistas. Só após isso é possível traçar um objetivo geral e buscar maneiras de alcançá-lo.

Aqui estão algumas perguntas para fazer à sua equipe sobre a cultura da sua empresa:

  • Seus funcionários acham que seu programa de benefícios é satisfatório? 
  • Eles querem uma comunicação mais aberta com a liderança? 
  • Eles têm uma visão clara do potencial de crescimento profissional? 

Ouvir seus funcionários não apenas ajudará você a identificar pontos fracos que sua empresa pode melhorar, mas também identificar pontos fortes que você deve destacar como parte da sua estratégia.

  1. Faça o diagnóstico do ambiente corporativo

É preciso definir o que será feito para melhorar a atração de talentos, entender como aumentar a satisfação dos colaboradores e verificar de que maneira é possível fortalecer a cultura organizacional. Desse modo, o diagnóstico do mercado é primordial para alcançar os resultados desejados.

É preciso ver como estão outras empresas no que diz respeito a aspectos financeiros, como a remuneração e os benefícios oferecidos, pois esses são pontos fundamentais para a satisfação dos colaboradores.

Além disso, também é necessário analisar sobre aspectos relacionados à cultura organizacional. Nesse ponto, são avaliados:

  • O relacionamento com as lideranças;
  • As possibilidades de crescimento;
  • Os treinamentos oferecidos;
  • entre outros elementos.

Assim você também cria uma persona do candidato ideal, aquela que identifica características essenciais, como:

  • Qualidades mais fortes;
  • Responsabilidades;
  • Habilidades;
  • Prioridades de carreira.

Você também pode perguntar aos funcionários e outras partes interessadas quais características eles acham que se encaixam na empresa. Não esqueça que as pessoas internas são a sua melhor fonte de informação.

  1. Fortaleça a cultura organizacional

Estabelecer uma cultura organizacional é fundamental e traz diversos benefícios para a organização. Essa é a identidade da empresa, pois reúne os valores e os princípios do negócio. Assim, permite que eles se tornem uma marca registrada e exclusiva.

Desse modo, ao aplicar o conceito de Employer Branding, é essencial fortalecer a cultura organizacional. Quando ela é fraca ou não existe, é preciso criar uma identidade e investir nesse aspecto. No caso de ela já estar presente, basta reforçar o conteúdo e torná-la parte do cotidiano.

  1. Aprimore a comunicação interna

Se a empresa pensa em melhorar a satisfação dos colaboradores, a comunicação interna é um elemento relevante e que pode ajudar nisso. Os funcionários precisam ter um canal direto para passar suas demandas à organização, assim como os gestores necessitam passar informações e mensagens de maneira clara e objetiva.

Dessa maneira, os profissionais se sentem à vontade para propor ideias, fazer sugestões e críticas construtivas. Essa troca de informações fortalece o relacionamento dos funcionários com a organização, transformando a visão que eles têm sobre o negócio de maneira positiva.

  1. Planeje a entrega de novos benefícios

Depois de compreender quais são os desejos e as reivindicações dos funcionários, é o momento de planejar novos benefícios como atrativos, que serão úteis tanto para a atração de novos talentos quanto para a retenção. A organização precisa oferecer o que eles desejam de maneira ordenada, sem comprometer os resultados.

Os desejos passam pela remuneração adequada, entretanto, também podem ser mais complexos do que isso. Muitos profissionais, principalmente das novas gerações, buscam empresas que compartilham dos mesmos valores, trazendo sentido para o esforço deles.

Outro aspecto que contribui diretamente é investir em um pacote de multibenefícios que seja vantajoso e flexível. Essa é uma forma de aumentar a satisfação dos profissionais, gerando mais engajamento e produtividade.

No fim, o pacote de incentivos corporativos que uma empresa oferece a seus trabalhadores em troca de um bom desempenho deve ter os seguintes elementos:

  • Remuneração: bônus e salários;
  • Benefícios: folga remunerada, vale-cultura, auxílio home office, entre outros;
  • Crescimento e avanço na carreira: oportunidades de aprendizado e desenvolvimento como cursos on-line e workshops;
  • Equilíbrio entre vida profissional e pessoal: possibilidade de remoto/híbrido, plano de saúde.
  1. Defina a estratégia de divulgação da sua marca

Pesquisas indicam que cerca de 80% dos candidatos usam as mídias sociais para procurar vagas de emprego. Aproveite o boom atual das redes e faça parceria com criadores e influenciadores. Esse pode ser um investimento certeiro, com retorno vindo através da contratação de novos talentos.

Mas ainda quer saber outras plataformas que você pode usar? Algumas alternativas são os sites de portais de empregos, mas principalmente aqueles de avaliação e comparação de salários, como o Glassdoor.

As classificações da sua empresa em sites de avaliação são extremamente importantes, pois são o primeiro lugar que muitos candidatos vão para aprender sobre a qualidade da sua marca de empregador.

Distribua seu conteúdo por essas mídias e acompanhe seu desempenho. Os resultados determinarão qual formato é mais adequado para sua marca.

  1. Compartilhe os depoimentos de funcionários nos canais de divulgação

Este é e sempre será o formato de conteúdo número 1 para atrair novos colaboradores. De acordo com diversas pesquisas, os candidatos confiam nos funcionários da empresa cerca de três vezes mais do que na própria empresa para fornecer informações confiáveis ​​sobre como é trabalhar lá.

Nesse caso, ter uma página de vagas e destacar esses depoimentos é uma das formas de impactar imediatamente os profissionais que passam por ali pensando se fazem ou não o preenchimento do formulário para concorrer no processo seletivo.

Uma ótima dica é pedir depoimentos direcionados para tópicos específicos. Você pode contar com depoimentos que falam diretamente sobre os benefícios corporativos que oferece, por exemplo.

  1. Crie um Programas de Embaixadores para seus funcionários

Você consegue pensar em alguém que seria mais adequado para promover sua estratégia de marca do que seus funcionários? Claro que não!

Nem todos os seus funcionários são recrutadores, mas são parte integrante do processo de construção da marca. Então considere oferecer incentivos aos funcionários que indicarem novas contratações, compartilharem conteúdo e promoverem informações sobre vagas.

Converse com seus funcionários e incentive-os a compartilhar suas avaliações nas redes sociais. Por exemplo: eles podem compartilhar vídeos ou depoimentos escritos falando do principal motivo de trabalhar lá.

Lembre-se: funcionários que se sentem valorizados e apreciados estarão mais dispostos a defender sua empresa. Reconheça e recompense os esforços de seus funcionários e eles se tornarão valiosos embaixadores da marca.

  1. Valorize a equipe

Os profissionais precisam se sentir valorizados e reconhecidos para manter o engajamento, produtividade e a motivação. As tarefas realizadas por um colaborador contribuem muito para o crescimento do negócio, portanto, vale a pena valorizar os esforços e as conquistas, por menores que sejam.

Quando um trabalho é realizado de forma inteligente e eficiente, é fundamental que o colaborador receba um elogio. Isso é importante para que ele entenda o seu valor e perceba que a empresa reconhece o seu esforço. Dessa maneira, a tendência é que ele trabalhe cada vez mais motivado, buscando o crescimento individual e da organização.

Se a organização não se preocupa com esse elemento tão importante da estratégia de Employer Branding, corre o risco de perder tanto os profissionais que estão na empresa quanto aqueles que buscam novas oportunidades.

Contar com uma equipe desmotivada prejudica os resultados do negócio. Portanto, vale a pena cuidar desse aspecto e garantir a satisfação dos colaboradores com as estratégias de valorização.

  1. Avalie os resultados

Analise os dados para ver quais ações geraram melhorias e aquelas que não trouxeram nenhum retorno. Você pode fazer isso de diferentes formas:

  • Usando KPIs: revise seus KPIs regularmente para medir o sucesso do Employer Branding. Eles fornecerão uma imagem clara de quão bem suas estratégias estão indo no momento;
  • Por meio de pesquisas e questionários: as pesquisas anônimas são perfeitas para obter insights sobre o sucesso de sua estratégia. Crie uma rotina de coleta de feedback dos funcionários regularmente;
  • Medindo o tráfego em páginas de vagas ou na página de carreiras: encontre uma maneira de medir o tráfego de entrada para seus sites de carreira e verifique as análises em outros quadros de empregos que você está usando. O número de visitantes está aumentando? Excelente! Suas ações estão trazendo retorno.

Falando dos KPIs para uma estratégia de Employer Branding, eles incluem:

  • Engajamento nas redes sociais com a divulgação de vagas ou conteúdos de Employer Branding (número de cliques, compartilhamentos, curtidas);
  • Taxa de conversão de visitantes nas páginas de vagas para cadastros nos formulários;
  • Taxa de rejeição, que mostra o percentual de pessoas que saíram das páginas de vagas sem demonstrar interesse nelas;
  • Classificações da plataforma de busca de emprego, como por exemplo as classificações do Glassdoor.

Mas não desanime quando você não vê resultados imediatos! Leva tempo até você colher os benefícios de sua estratégia de marca empregadora depois de colocar todas as etapas em prática.

Qual deve ser o orçamento pra fazer Employer Branding?

Sua estratégia de Employer Branding precisa sim de um orçamento cuidadosamente planejado. Isso porque ele determina quantos recursos serão direcionados para determinados aspectos do projeto.

O detalhe é que seu orçamento não deve incluir apenas dinheiro, mas também o tempo que você ou seu time gastará com isso. Por isso, marque uma reunião com os executivos da empresa e acorde uma alocação adequada, tanto do ponto de vista financeiro como de tempo.

Em seguida, crie uma lista para delegar funções. Atribua responsabilidades com base nas qualidades mais vitais do indivíduo para obter os melhores resultados.

É importante saber também que existem duas maneiras de criar e implementar uma estratégia de marca empregadora.

  • Faça você mesmo como um projeto interno ou;
  • Contrate uma agência externa para liderá-lo.

Essa definição depende de vários fatores, como tamanho da empresa, alocação orçamentária e tempo. Empresas de pequeno e médio porte preferem criar sua própria estratégia. Por outro lado, as empresas maiores se inclinam mais para especialistas externos porque têm um orçamento maior.

4 cases e exemplos de Employer branding para você se inspirar

Na prática, pode levar meses ou até anos para desenvolver uma marca empregadora de sucesso, mas você pode começar a dar os primeiros passos para melhorar sua imagem a qualquer momento. Mas sabe o que ainda está faltando? Conhecer empresas que fizeram dar certo!

Bons exemplos de marca empregadora vêm em muitas formas e tamanhos diferentes e de diferentes indústrias. Aqui nós separamos 4 cases que foram e ainda são destaque no mercado para você conhecer.

Não significa que precisa copiar as mesmas estratégias para conseguir dar certo na sua organização. Use esses exemplos como referência e faça adaptações dentro da sua realidade, combinado? Então vamos conhecer quais as empresas que se destacaram!

  1. Netflix

A Netflix é um dos serviços de streaming mais conhecidos do mundo, oferecendo uma ampla variedade de programas premiados, filmes, documentários e muito mais.

Ao entrar na página global de carreiras da Netflix, vemos que ela começa com uma seção sobre sua cultura.

O primeiro destaque da página da Netflix leva para a leitura sobre a cultura da empresa.

Ao contrário do que você pode esperar, você chegará a uma página cheia de muito texto, sem vídeos, imagens ou qualquer outra coisa que possa distraí-lo, apenas palavras em um plano de fundo simples.

A cultura da empresa é descrita de forma bastante extensa e não faz as coisas parecerem mais bonitas do que são. Por exemplo, ele fala sobre o que a Netflix quer dizer com ter um time dos sonhos, como eles acreditam que um time deve funcionar e os comportamentos esperados dos colaboradores.

Esse é considerado um caso porque deixa claro com muita seriedade o que um profissional vai encontrar ao trabalhar na empresa.

  1. Google

Quando falamos do Google, imediatamente pensamos em uma empresa que é conhecida por sua excelente abordagem aos funcionários. A empresa tem uma forte habilidade em construir uma forte proposta de valor para o empregador. Mas sabia que todo esse reconhecimento cresceu por conta de um filme que mostrava o dia a dia dos funcionários?

Isso mesmo, a marca tem sua própria produção de Hollywood: em 2013 foi lançado o filme The Internship, mais conhecido no Brasil como Os Estagiários, com os atores Vince Vaughn e Owen Wilson interpretando dois profissionais que assumiram um cargo de estágio no Google.

A sinopse do filme é simples: Quando são demitidos, dois homens na casa dos 40 começam a procurar por um novo trabalho. Apesar de não saberem nada de tecnologia, eles são contratados como estagiários no Google, local em que convivem com chefes vinte anos mais novos do que eles.

Embora o filme não tenha recebido as melhores críticas (apenas 35% de aprovação no Rotten Tomatoes), ainda é uma das campanhas de marca empregadora mais ousadas e conhecidas do mercado. Acontece que as cenas do filme retratam sim parte da dinâmica de trabalho dos profissionais da empresa.

Trabalhar no Google foi o tema central do filme “Os Estagiários”

Até hoje nos deparamos com publicações dos profissionais que são contratados pela empresa e recebem o boné de Noogler dentro do seu Kit de boas-vindas. É uma forma brilhante de conectar um elemento do filme conhecido globalmente com os profissionais. No fim, várias pessoas possuem o sonho de trabalhar na empresa para ter essa experiência.

Post de profissional contratado pelo Google que recebeu o boné de Noogler no Kit de boas-vindas.

  1. PayPal

Proporcionar um ambiente seguro, solidário e igualitário para as mulheres é uma questão fundamental para todas as empresas. No entanto, é particularmente relevante para empresas de tecnologia, que estão tentando escapar de sua imagem tradicional dominada por homens.

O PayPal fez uma ação no Equal Pay Day (Dia da Igualdade Salarial) para compartilhar seus esforços para oferecer uma compensação justa às funcionárias.

Essa atitude mostra que o PayPal está tentando construir um ambiente inclusivo. Isso poderia ajudá-los a romper com a imagem típica de marca de tecnologia e atrair mais candidatas do sexo feminino que estão apreensivas em se candidatar a esse tipo de empresa.

  1. American Express

A possibilidade de trabalho flexível sempre foi importante para alguns funcionários, mas se tornaram muito mais relevantes durante a pandemia do Covid-19. Agora, é mais provável que os candidatos se interessem por uma posição se ela der a oportunidade de trabalhar de uma maneira que corresponda à sua agenda, obrigações pessoais e preferências.

São esses os passos que a American Express está tomando para acomodar a nova realidade de trabalho: dar a opção de escolha.

Com a maioria dos funcionários escolhendo um acordo de trabalho híbrido ou totalmente virtual, a American Express deixa claro que os novos funcionários terão a chance de contribuir da maneira que funcionar para eles.

Agora é a hora de implementar sua estratégia de Employer Branding!

Com esses grandes exemplos de marcas que priorizam o trabalho de Employer Branding, cada um único à sua maneira, você já teve algumas ideias para começar a fortalecer sua marca de empregador e adaptar sua presença digital ao cenário moderno de contratação?

Se você deseja aumentar suas contratações, esperamos que você se inspire nas empresas listadas aqui e nas estratégias que compartilhamos ao longo do conteúdo. Agora é com você! 

Gostou de aprender mais sobre esse tema? Então, aproveite para dar um próximo passo e trabalhar para dar liberdade de escolha nos benefícios que o seu colaborador quer, tudo isso com custo zero para a sua empresa. É só falar agora com o nosso time e conhecer os multibenefícios da Caju!

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Izabela Linke

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Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

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