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Despesas corporativas

Gestão de facilities: entenda tudo sobre essa nova tendência nas empresas

Conheça mais sobre a gestão de facilities, função nova que vem ganhando espaço nas empresas nos últimos anos.

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 9 minutos

Cada dia ganhando mais espaço dentro do mundo corporativo, a gestão de facilities contribui para os bons resultados e produtividade dentro das empresas.

Esse mercado segue em crescimento, com uma perspectiva de crescimento de 12,41% até o final de 2023, de acordo com a Industry Research. E justamente por conta desse crescimento, o profissional de facilities é tão desejado.

Neste artigo, vamos abordar tudo o que há nessa área, então, siga na leitura!

O que é facilities?

Antes de entender o que de fato é gestão de facilities, é importante conhecer a origem dessa palavra que dá origem à expressão.

Facilities tem origem na expressão inglesa facility, que pode significar instalação, facilidade e habilidade.

E é a partir desse termo que se chegou ao termo “Facilities Management”, que nada mais é do que Gestão de facilities, no português. Quando tais palavras são utilizadas para falar sobre gestão, remetem diretamente à prestação de serviços.

O que é gestão de facilities?

Após entender o que é são facilities fica mais fácil entender o que é gestão de facilities. Basicamente, a gestão de facilities é um conjunto de estratégias que tornam a gestão de serviços de muita importância para manter a qualidade da infraestrutura da empresa.

O profissional responsável por esse papel assegura que todas as atividades contratadas para atender aos requisitos internos da empresa operam com a qualidade mínima necessária. Ou seja, é uma gestão interdisciplinar, que coordena as diversas atividades da empresa relacionadas à operação da infraestrutura local.

A gestão operacional de facilities conecta diferentes áreas de uma mesma empresa. Estas áreas não fazem parte das atividades que constituem o core business, mas são importantes para a visão que os colaboradores e clientes terão da empresa.

Tendo tudo isto em conta, a gestão de facilities visa proporcionar a gestão das diferentes áreas do negócio, que em conjunto permitem a funcionalidade da organização.

O que faz um profissional de facilities?

O responsável pelo gerenciamento das facilities da empresa, é o Gestor de Facilities. É a pessoa que observa e analisa cenários corporativos do ponto de vista macroeconômico e é responsável por garantir o bom funcionamento da infraestrutura empresarial.

Esse especialista tem a tarefa de gerenciar todos os serviços empregados pela empresa, como a segurança, limpeza e tecnologia.

Os trabalhos do Gestor de Facilities não precisam de nenhum treinamento especial porque o mais importante nesta profissão é que os profissionais sejam bons em negociação e na gestão de pessoas.

É imprescindível que o gestor seja bem organizado, consiga avaliar custos e entender a importância de um fluxo de trabalho organizado, desta forma a gestão dos processos de segurança, infraestrutura, limpeza, tecnologia, imagem e dados se tornará mais eficiente. 

Embora os gerentes de facilities não precisem de nenhum treinamento especial, é importante que eles tenham algumas habilidades necessárias. Listamos alguns aqui:

  • Tenha uma boa comunicação: um profissional de facilities deve ser um bom ouvinte e um bom orador. Esse profissional precisa se expressar bem nas aglomerações, adequando o tom de voz a cada situação da empresa
  • Seja um bom líder: cabe ao Facility Manager alinhar com as empresas terceirizadas, os valores que esta espera dos serviços prestados. E é esse profissional que também orienta a equipe sobre facilities, principalmente quando se trata de serviços de informação e tecnologia.
  • Saiba planejar: esse profissional deve saber mensurar a qualidade das facilities, mas também avaliar novas estratégias, a fim de melhorar os resultados da empresa e reduzir custos, para o que o planejamento é essencial.

Tipos de serviços de facilities

Veja abaixo a lista de serviços fundamentais para uma Gestão de Facilities eficiente:

1. Limpeza

Os serviços de limpeza são essenciais para a qualidade das infraestruturas corporativas.

Além de garantir uma boa imagem junto aos stakeholders, contribui para a saúde dos colaboradores e para o bom uso das facilities, evitando a deterioração de equipamentos, materiais de escritório, móveis e demais pertences da empresa.

Sem falar que trabalhar com o ambiente limpo aumenta a produtividade e a motivação dos funcionários e dos próprios gerentes.

A terceirização da equipe de limpeza é comum e também garante a qualidade do serviço no que diz respeito a maior tranquilidade no setor.

Se você contrata e administra esses tipos de facilities, fique atento à definição dos dias de limpeza, quais ambientes são tratados, o tipo de limpeza a ser realizada. É importante definir isso no contrato e acompanhar sua execução.

2. Portaria

Assim como a indústria de limpeza, a portaria é um serviço extremamente importante para muitas empresas, mas pagar por treinamento, gerenciamento de equipe, mudanças de turno e treinamento pode gerar muitos custos e preocupações, evitados pela terceirização.

Garantir o cumprimento do contrato de trabalho entre a empresa e os terceirizados garante que o gerenciamento de facilities monitore a adesão a cronogramas, tecnologias implantadas, habilidades de profissionais contratados (comportamentais e técnicas) e muito mais.

O apoio de uma portaria especializada contribui para a boa imagem que os colaboradores e clientes têm da empresa e também contribui para a segurança da empresa.

3. Segurança

Falando em segurança, algumas empresas precisam de uma atenção especial nessa área e a terceirização também é muito bem-vinda, tanto pelo custo quanto pela capacitação dos profissionais envolvidos.

Sem mencionar as comodidades de última geração que tira a preocupação em trocar toda vez que o ficar obsoleto.

Geralmente são contratados por fintechs, grandes corporações, fábricas, instituições financeiras em geral e empresas de segurança de acordo com o contrato assinado.

Em alguns casos, profissionais como gerentes e diretores estão sujeitos a trabalhos de segurança, em outros, o objetivo é proteger os ativos da empresa, que podem ser físicos ou digitais, como dados e informações que precisam ser protegidos.

A gestão de facilities deve principalmente fornecer treinamento, habilidades e autorizações específicas para monitorar o trabalho dos profissionais envolvidos, principalmente no manuseio de arma de fogo em trabalhos de segurança.

Ainda existem outros serviços, como os que vamos listar abaixo:

  • recepção; 
  • manutenção;
  • paisagismo;
  • alimentação;
  • serviços de entrega;
  • assistência médica;
  • recrutamento e seleção;
  • treinamentos;
  • tecnologia da informação;
  • produção de eventos;
  • zeladoria.

Como é feita a operacionalização dos facilities?

As facilities são atividades que contribuem para a progressão dos processos das empresas, mesmo que ainda não sejam as atividades de core business do negócio.

A terceirização do cargo prestado é a alternativa mais escolhida para esse tipo de atividade, pois controla os custos, a terceirização garante que o serviço será prestado por profissionais qualificados, sem que a empresa precise investir em treinamentos dos profissionais.

Porém, é importante ressaltar que mesmo as terceirizadas, é importante que haja a união entre as atividades, para garantir a melhor integração das áreas da empresa e garantir o cumprimento do serviço demandado. Por isso é tão importante uma gestão de facilities multidisciplinar dentro da organização.

O mais importante para o cumprimento desse modelo de gestão é o estabelecimento de um contrato de prestação de serviço que atenda às demandas da empresa.

Como usar a gestão de facilities na empresa?

Além de a implementação de qualquer outra estratégia, a utilização da gestão de facilities em uma empresa deve ser bem pensada e planejada para não afetar a produtividade ou os recursos humanos da empresa.

Confira três fatores principais para empresas que desejam começar a usar o gerenciamento de facilities.

Compliance

O trabalho de gerenciamento de facilities requer um administrador, pois cada área possui seu próprio conjunto de regras e leis. É muito importante que a empresa cuide de todos os aspectos legais de um contrato para que os regulamentos de segurança e conformidade não sejam violados.

Indicadores de qualidade

Uma empresa que delega determinada função para outra empresa quer receber parte dela. É importante que a empresa estabeleça indicadores de qualidade que devem ser atendidos, assim fica mais fácil atingir a eficiência e custo desta estratégia.

Empresa especializada

Gestão de facilities é uma forma inteligente de organizar as diversas áreas de uma empresa e gerenciá-las de forma econômica ao mesmo tempo.

Essa estratégia ajuda as empresas a focar seus funcionários na prestação de serviços de qualidade e não em resolver questões menores como limpeza, segurança e tecnologia, que também estão no dia a dia do ambiente de trabalho.

Portanto, a contratação de serviços de facilities pode ser vista como uma estratégia organizacional para atingir essa garantia, a continuidade da produção e manutenção sem afetar o core business da empresa.

Qual é a relação da gestão de facilities com o anywhere office?

Como o próprio nome já diz, a cultura anywhere diz respeito ao trabalho que pode acontecer em qualquer lugar. É uma cultura que vem se expandindo pelo mundo, principalmente após a pandemia do COVID-19.

Existem estudos que revelam que durante o período da pandemia, cerca de 7 milhões de pessoas trabalharam remotamente aqui no Brasil. 

São dados de muita relevância, pois está diretamente alinhada ao crescimento da cultura anywhere e à necessidade de uma gestão de facilities de sucesso.

Durante esse período, muitas pessoas precisaram de auxílio, e por conta do trabalho remoto, a forma mais ágil, inteligente e com baixo custo foi contratando empresas terceirizadas.

De fato, a gestão de facilities está diretamente ligada à cultura anywhere, pois facilita toda essa cultura. Podemos até dizer que por conta dessa flexibilidade de serviços, as empresas estão se saindo muito bem.

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Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

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