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O recrutamento misto combina as vantagens de diferentes tipos de recrutamento para ajudar empresas a encontrarem os talentos certos
Recrutamento misto, também chamado de recrutamento híbrido, é uma abordagem que consiste em combinar técnicas de recrutamento externo e interno com o objetivo de obter bons candidatos para as vagas abertas pelas empresas.
Encontrar os colaboradores ideais para uma empresa não é tarefa fácil. Para achar os talentos certos, os negócios precisam lançar mão de técnicas inovadoras. Uma delas é o recrutamento misto, que aproveita benefícios de diferentes tipos de recrutamento e seleção.
No artigo de hoje, preparamos um guia completo sobre recrutamento misto para você aprender tudo sobre o assunto! Vamos lá?
O recrutamento misto é uma abordagem que combina elementos de recrutamento externo e interno. Nessa estratégia, as empresas consideram tanto os funcionários que já têm em seu quadro, quanto os candidatos externos para as vagas.
A ideia por trás do recrutamento misto é adaptar a estratégia às necessidades específicas da empresa e aproveitar as vantagens dos dois métodos. Isso pode ajudar os negócios a atraírem um grupo diversificado de candidatos e a encontrar os talentos certos para suas vagas.
Como dissemos, o recrutamento misto visa aproveitar o melhor de diferentes estratégias de recrutamento para encontrar os candidatos mais qualificados e adequados para uma posição específica. Para isso, combina-se ações de outros modelos de recrutamento.
A gente explica melhor cada um deles:
Esse tipo de recrutamento envolve a busca por candidatos dentro da própria organização para preencher uma vaga. Os candidatos internos geralmente já trabalham na empresa e podem ser promovidos ou transferidos para funções (ou mesmo áreas) diferentes.
O recrutamento interno é uma estratégia que pode aumentar a motivação dos funcionários e economizar tempo e recursos, pois os candidatos são colaboradores que já estão familiarizados com a cultura da empresa, os objetivos do negócio e seus processos.
O recrutamento externo ocorre quando uma organização busca candidatos fora da empresa para preencher uma vaga. Isso pode envolver a publicação de anúncios em sites de emprego, redes sociais, agências, feiras, entre outros métodos.
O recrutamento externo é útil quando a organização busca habilidades, experiências ou perspectivas que não estão disponíveis internamente.
O recrutamento misto é uma combinação de recrutamento interno e externo. Nesse caso, a organização pode considerar candidatos internos (colaboradores) e externos para uma vaga.
O recrutamento misto é uma estratégia que pode ser usada em diversas situações, especialmente quando uma abordagem única não está produzindo os resultados desejados. Isso inclui:
Se uma empresa está tendo dificuldades para encontrar candidatos com as habilidades e qualificações necessárias por meio de um único canal de recrutamento, pode ser útil adotar uma abordagem mista.
Se um negócio está comprometido com a promoção da diversidade e inclusão em sua equipe, o recrutamento misto pode ser uma maneira eficaz de dar oportunidades e contribuir com o desenvolvimento profissional daqueles colaboradores de diferentes origens, gêneros, etnias e experiências.
Algumas vagas, como cargos de alta gerência ou especializados tecnicamente, podem ser particularmente desafiadoras de preencher. O recrutamento misto permite que a empresa explore várias fontes, como headhunters, redes profissionais e anúncios de emprego, além de buscar dentro de casa para encontrar os candidatos certos.
Quando uma empresa está expandindo para novas regiões ou países, pode ser benéfico utilizar um recrutamento misto para adaptar a estratégia de recrutamento às necessidades e ao mercado de trabalho local.
Em um mercado de trabalho dinâmico, as necessidades de recrutamento podem mudar rapidamente. O recrutamento misto permite que as empresas sejam mais ágeis no fechamento de uma posição e se adaptem melhor às mudanças do mercado.
Aqui estão algumas vantagens e desvantagens do recrutamento misto:
A seguir, trazemos algumas dicas e boas práticas para a área de recursos humanos realizar um recrutamento misto eficaz:
Antes de iniciar o processo de recrutamento, é fundamental que o RH e a equipe de contratação tenham uma compreensão clara dos requisitos da vaga, incluindo habilidades, experiência e qualificações necessárias.
Utilize redes sociais, como LinkedIn, e outras plataformas online para divulgar a vaga. Isso permite que você alcance um público mais amplo e diversificado.
Não descarte métodos tradicionais, como anúncios em jornais locais ou revistas setoriais, se eles ainda forem relevantes para o seu público-alvo.
Estabeleça parcerias com universidades e instituições de ensino para recrutar estudantes e recém-formados. Estágios, programas de trainee e parcerias acadêmicas podem ser valiosos.
Combine entrevistas presenciais e virtuais, dependendo das circunstâncias e da localização dos candidatos. Entrevistas virtuais podem economizar tempo e recursos.
Além de avaliar as habilidades técnicas dos candidatos, leve em consideração as habilidades comportamentais, como trabalho em equipe, comunicação e resolução de problemas.
Incentive ativamente a diversidade e inclusão em seu processo de recrutamento. Busque candidatos de diferentes origens e experiências e torne o processo acessível. Uma boa ideia é divulgar as vagas internamente nos grupos de diversidade da empresa.
Mantenha os candidatos informados sobre o progresso do processo seletivo e dê feedbacks construtivos independentemente da conclusão da jornada de cada pessoa (lembre-se: quem não vai avançar no processo precisa receber uma devolutiva também).
Meça o desempenho do processo usando indicadores de recrutamento e seleção, como tempo médio de contratação, taxa de conversão de candidatos, entre outras.
Faça análises regulares do processo para identificar áreas de melhoria e ajustar sua estratégia conforme necessário.
As empresas podem, ainda, combinar o recrutamento misto com outras estratégias, como:
Além do recrutamento externo, outra estratégia que pode tornar seus processos seletivos mais eficientes é o recrutamento preditivo, que consiste na coleta e tratamento de dados com o objetivo de analisar os perfis dos candidatos. Saiba mais no nosso post sobre o tema!
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Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.
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