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Cultura organizacional

Saiba como estimular o feedback nas empresas de forma eficiente

Você sabe como estimular o feedback nas empresas? Veja como aplicar essa estratégia de forma eficiente!

Criado em

Atualizado em

por Caju

Leia em 6 minutos

A comunicação entre os profissionais é muito importante para que o fluxo de trabalho em uma organização seja eficiente e produtivo. Uma das maneiras de estimular a troca de informações é por meio do feedback nas empresas, uma estratégia que pode trazer diversas vantagens para o negócio.

Quando os profissionais trocam informações sobre o desempenho nas atividades, é possível detectar pontos que podem ser melhorados, trazendo vantagens para a organização. Desse modo, a empresa aumenta a possibilidade de corrigir seus erros e entregar um serviço de mais qualidade, melhorando também seus resultados.

Neste artigo, vamos entender o que é o feedback nas empresas e por que é importante implementá-lo. Além disso, mostraremos o que deve ser feito para estimular essa prática. Confira!

O que é o feedback nas empresas e qual a sua importância?

O feedback nas empresas é a prática de dar retorno aos colaboradores e abrir espaço para que eles também coloquem suas opiniões. É nesse momento que os gestores apontam pontos fortes e fracos do trabalho e os profissionais indicam o que pode ser aperfeiçoado.

Desse modo, cria-se um espaço aberto ao diálogo saudável. A fim de que isso seja positivo para a organização, o retorno não deve ser feito de forma protocolar, mas precisa buscar uma linguagem e informações que tragam melhorias para os processos e possibilitar o crescimento de todos.

O feedback é muito importante para orientar e esclarecer a posição de um profissional em suas atividades. Com esse retorno, o colaborador entenderá como está o seu desempenho em relação à expectativa da organização. Além disso, ele também compreenderá como a sua função afeta os outros setores da empresa, o que ajuda a melhorar o clima organizacional.

Isso é essencial para que a estrutura da equipe seja eficiente e produtiva. Além disso, é interessante que os profissionais também sejam estimulados a dar retorno. Eles oferecerão informações relevantes sobre as dificuldades do cotidiano, permitindo que adaptações e otimizações sejam feitas.

Como estimular essa prática de forma eficiente?

Algumas atitudes devem ser tomadas para que o feedback nas empresas seja aplicado de maneira eficiente. Confira o que pode ser feito!

Desenvolva a cultura de feedback

O primeiro passo é desenvolver uma cultura de feedback. Isso significa que a prática não será algo esporádico ou feito de acordo com a vontade dos líderes, mas uma estratégia planejada e contínua. Para que isso aconteça, é preciso estabelecer esse hábito com líderes e profissionais.

O feedback não precisa de um grande evento anual, em que todos os aspectos serão analisados e repassados. O ideal é que essa prática aconteça sempre que for necessária, trazendo melhorias e correções importantes para o dia a dia da empresa. Desse modo, os colaboradores se sentirão confortáveis para receber retorno sobre o desempenho constantemente.

Crie um ambiente propício

Criar um ambiente propício para essa prática também é muito importante. O profissional precisa entender onde, quando e em quais situações essa troca de informações pode ser utilizada, pois isso traz mais segurança para que ele receba o retorno ou procure a liderança para relatar alguma situação.

Sendo assim, é importante mostrar que os feedbacks positivos, quando desejado, podem ser compartilhados em grupo, trazendo reconhecimento e valorização. Por outro lado, um retorno negativo deve ser repassado de forma particular, evitando a exposição do erro para outros profissionais e a desmotivação do colaborador.

Oriente os colaboradores

Outro aspecto fundamental para que essa prática se torne natural e produtiva é orientar os colaboradores sobre como o processo acontece. Eles precisam entender que essa prática é positiva e que trará benefícios para o desenvolvimento pessoal e profissional deles, além de colaborar com a organização. Essa orientação pode ser feita já no processo de onboarding, evitando problemas no futuro.

Quando essa orientação não é passada, os profissionais podem ver o feedback como uma crítica depreciativa ou como uma afronta. Portanto, é fundamental demonstrar a importância dessa prática e a real intenção que ela tem, que é produzir resultados para os dois lados.

Alinhe as expectativas

A fim de que os feedbacks façam sentido para os colaboradores, é fundamental alinhar as expectativas. Uma avaliação de desempenho eficiente acontece quando os dois lados, líderes e profissionais, sabem o que é esperado deles. Portanto, esse alinhamento permite que as cobranças e avaliações sejam embasadas nos aspetos que foram previamente combinados.

Para apontar que algo precisa ser melhorado, é importante saber o que deve ser feito e, principalmente, qual é o objetivo da organização. Esses dois aspectos trazem mais eficiência para essa troca de informações, contribuindo para que ela gere os resultados esperados.

Utilize elogios

Algumas pessoas acreditam que o feedback envolve apenas críticas construtivas, entretanto, ele também engloba elogios e reconhecimento. Esse é um momento que a empresa tem para valorizar boas atitudes e resultados, melhorando a satisfação da equipe.

Portanto, sempre que possível e verdadeiro, utilize os elogios e saiba reconhecer o trabalho executado de maneira eficiente. Esse hábito será de extrema importância para que os profissionais percebam que a empresa enxerga seus esforços e que sabe valorizar cada conquista.

Disponibilize diferentes canais

Concentrar os feedbacks em apenas um canal talvez não seja a melhor alternativa para a organização. Uma equipe de profissionais conta com pessoas de diferentes perfis, sendo que a mesma solução para todos pode não abranger as necessidades de cada um.

Quando o colaborador precisa dar um retorno para um de seus líderes, é possível que a prática presencial seja inibida pelo contato direto. Nesse exemplo, sugestões anônimas via e-mail ou caixas de recados podem ser alternativas interessantes. O importante é oferecer mais de uma opção para os colaboradores, sem inibir a opinião de ninguém.

Neste artigo, mostramos como o feedback nas empresas é importante e de que maneira ele pode ser estimulado. Quando a organização não tem esse hábito, ela perde a oportunidade de aumentar a motivação dos colaboradores e melhorar seus resultados. Portanto, vale a pena investir na aplicação dessa cultura e buscar uma comunicação saudável entre os profissionais.

Gostou de conhecer mais sobre esse tema? Então, aproveite para ler outro artigo de nosso blog que mostra como o RH pode lidar com a saúde mental do trabalhador!

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A Caju é uma empresa de tecnologia fruto do empreendedorismo brasileiro para aqueles que enxergam pessoas por trás dos seus colaboradores. Oferecemos produtos mais flexíveis e inovadores que transformam as interações e relações entre pessoas e empresas em uma nova experiência.

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