Atividade física nas empresas: como estimular a prática de exercícios?

December 18, 2020
Benefícios

É muito importante que as empresas estimulem a prática de exercícios físicos por parte dos funcionários, mesmo de longe. As atividades ajudam a diminuir acidentes de trabalho e absenteísmo, além de aumentar o engajamento, uma vez que os colaboradores entendem que a empresa se preocupa com o seu bem-estar.

Funcionários engajados tendem a produzir mais e melhor, e isso reflete diretamente nos resultados do seu negócio. Sendo assim, não pense que ao estimular as atividades físicas na empresa você estará perdendo tempo, muito pelo contrário!

Veja o que é preciso fazer para colocar essa ação em prática de maneira eficiente!

Crie uma cultura de saúde

Criar uma cultura de saúde na empresa é essencial para motivar seus funcionários a realizarem exercícios físicos. Para alcançar esse objetivo, você precisa criar programas de incentivo, como implementar um bicicletário para motivar a ida de bicicleta ao trabalho.

Além disso, é interessante fornecer dicas para que o seu time possa ter uma rotina saudável e, se possível, realizar rodas de discussões para que todos possam analisar possíveis melhorias na sua qualidade de vida.

Ofereça ginástica laboral

A ginástica laboral tem como objetivo reduzir ao máximo os desconfortos e dores causadas pelos movimentos repetitivos e, de quebra, ajuda a minimizar os efeitos do sedentarismo. Por meio da prática desse exercício, os colaboradores têm a chance de corrigir sua postura, ao mesmo tempo em que dão uma pausa para a mente durante a jornada de trabalho.

O ideal é que a ginástica laboral seja realizada de duas a cinco vezes por semana, com uma duração de 15 minutos, aproximadamente.

Faça convênios e parcerias

Ao realizar convênios e parcerias para estimular a prática de atividades físicas na empresa, você ajudará os seus colaboradores a ter uma melhor qualidade de vida, uma vez que os exercícios reduzem as chances de a pessoa desenvolver diversas doenças, como estresse, ansiedade, obesidade, entre outras. Com isso, consequentemente há uma grande redução do absenteísmo dentro da organização.

Você pode realizar convênios e parcerias com clubes, academias, ginásios esportivos, escolas de dança etc.

Implemente sessões de alongamento

Passar longos períodos sentado faz parte da rotina dos colaboradores. Nesse sentido, as sessões de alongamento aparecem como excelentes aliadas para ajudá-los a se manter saudáveis, reduzindo problemas na coluna e articulações decorrentes da má postura.

Além disso, incentive a realização de pequenos intervalos para que o colaborador possa fazer uma pequena caminhada. Assim, é possível criar um ambiente mais saudável e produtivo dentro da organização.

Monte grupos

Monte grupos entre os seus colaboradores para que cada um deles possa definir qual tipo de exercício é mais interessante. Uns podem gostar de fazer yoga, outros de fazer caminhada ou até mesmo academia.

A partir disso, você pode incentivá-los a se reunir periodicamente para praticar a atividade física escolhida. Dessa forma, eles se sentirão mais motivados a realizar algo que gostam com pessoas que têm os mesmos interesses.

Agora você já sabe como implementar atividade física nas empresas! Fazer uso de um cartão flexível pode ser muito útil nesse momento, tendo em vista que ele permite que cada um escolha o que mais gosta de fazer.

Está sem ideia do que oferecer para os seus colaboradores? Então, confira essas dicas de como oferecer benefícios criativos em sua empresa. Boa leitura!

Caju Team

Caju é uma plataforma de benefícios para quem se importa com seus colaboradores!

Substitua todos seus cartões de benefícios pela Caju! Aqui você consegue comprar os benefícios do seu time de um jeito fácil e que seu time vai amar!

Artigos Relacionados

Assine nossa newsletter

Receba as novidades da Caju em primeira mão

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form