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Você conhece os sintomas da síndrome de Boreout? Aprenda isso e muito mais sobre o assunto!
Com o aumento da tecnologia e a automação de tarefas, muitas funções podem se tornar monótonas e entediantes, e isso pode criar um ambiente de trabalho que desencoraja a criatividade, a inovação e desmotiva os colaboradores. É com esse contexto que acabou surgindo uma síndrome chamada de Boreout. Já ouviu falar dela?
A síndrome de Boreout é um problema que pode afetar muitos trabalhadores em todo o mundo. Esse é um termo usado para descrever um conjunto de sintomas que podem ocorrer quando uma pessoa se sente entediada, desmotivada e subutilizada no trabalho por um longo período de tempo.
Você tem notado falta de interesse, pouca motivação e energia em alguns de seus colaboradores? Então, é preciso ter cuidado, pois eles podem ter sido acometidos pela síndrome. Isso prejudica não apenas a vida pessoal deles, mas também as finanças da empresa.
A partir de agora vamos explicar tudo sobre a síndrome de Bureout, quais as suas principais causas, sintomas e como tratar. Confira!
A síndrome de Boreout é um estado de esgotamento emocional e físico causado pela falta de desafios e tarefas interessantes no trabalho, levando a um sentimento de tédio e desmotivação crônica.
Ela se desenvolve quando o funcionário não conta com os estímulos corretos e sente como se suas habilidades e seu potencial não fossem aproveitados pela empresa. Isso pode acontecer quando um funcionário está subutilizado e não tem trabalho suficiente para preencher o tempo, ou quando suas habilidades não estão sendo aproveitadas.
Por esses motivos, Boreout é associada a um ambiente de trabalho que não oferece oportunidades de crescimento, desafios ou estímulos. Além disso, a pandemia de Covid-19 e as mudanças drásticas na forma de trabalho, mudando em grande parte para o home office, também podem ter agravado a situação.
Acontece que muitos trabalhadores enfrentam dificuldades para se manterem motivados e envolvidos em suas tarefas diárias nesse modelo de trabalho, gerando assim essa frequente e profunda ausência de motivação para realizar suas funções.
A princípio, a síndrome de Boreout é confundida com os sintomas do excesso de trabalho. Entretanto, não é ocasionado por esse motivo, mas sim devido à falta de estímulo intelectual. Inclusive, ela não é considerada um rótulo clínico oficialmente, sendo, na verdade, uma expressão utilizada no bem-estar ocupacional.
Os médicos geralmente definem a síndrome com base nos sintomas e no histórico do paciente. Esses sintomas podem incluir:
Esses sintomas podem se desenvolver ao longo do tempo, à medida que a pessoa se sente cada vez mais desmotivada e insatisfeita com o trabalho.
Para de fato diagnosticar a síndrome de Boreout, os médicos podem fazer uma avaliação do paciente, incluindo uma análise dos sintomas e um histórico de trabalho. Eles podem realizar exames físicos e psicológicos para descartar outras condições médicas que possam estar causando os sintomas.
Além disso, é importante que o paciente se abra com o médico e forneça detalhes sobre sua rotina de trabalho e suas tarefas diárias. Só assim um médico irá avaliar se há falta de desafios e estímulos no ambiente de trabalho que possam estar contribuindo para a síndrome de Boreout.
Vale ressaltar que apenas um médico pode então encaminhar o paciente a um psicólogo ou psiquiatra para tratamento adicional.
São muitas as causas da síndrome de Boreout, mas algumas das mais recorrentes são as seguintes:
A repetição de tarefas específicas em um trabalho pode rapidamente se tornar tediosa. Se isso não for compensado no aprendizado de coisas novas ou obter um estímulo melhor, pode causar o desgaste e o desengajamento dos colaboradores.
Alguns funcionários encontram cargos que não aproveitam ao máximo suas habilidades. Se a situação dificultar a progressão na carreira, correm o risco de se aborrecer facilmente, aumentando a probabilidade de rotatividade de capital humano na empresa.
Assim como a ausência de novas tarefas, a falta de desafios e de estímulo intelectual andam de mãos dadas com o tédio. Obviamente, as causas dessa condição são muitas vezes mais profundas e complexas do que as mencionadas acima, levando a efeitos nocivos a longo prazo.
Às vezes, os funcionários nem estão cientes de seu estado psicológico, pois se acostumaram demais com o dia a dia insatisfatório.
É comum ter dúvida se o certo é falar Burnout ou Boreout, mas sabia que esses nomes representam síndromes diferentes? Isso mesmo: Boreout e Burnout não são a mesma coisa.
Acontece que a Boreout é uma condição psicológica real que pode até levar a doenças físicas. Isso ajuda a gerar confusão pela semelhança com a síndrome de Burnout. O principal fator que diferencia ambas as síndromes é que Burnout ocorre pela tensão e excesso de estresse, ocasionados por condições de trabalho que causem desgastantes.
Algumas das outras diferenças entre a síndrome de Boreout e Burnout incluem:
Existem alguns sintomas claros que ajudam a reconhecer o problema da síndrome de Boreout. Veja os 3 principais:
Além disso, há alguns sinais psicológicos que podem nos alertar que um funcionário está sofrendo de síndrome de Boreout:
Inclusive, sintomas indicativos de depressão também podem ocorrer em casos de esgotamento extremo. Os sintomas físicos desse tipo de condição podem ser os seguintes:
A prevenção da síndrome de Boreout é importante porque, como vimos, ela pode levar a problemas de saúde mental graves, baixo desempenho no trabalho e insatisfação geral com a carreira.
Se um funcionário se sentir subutilizado e entediado no trabalho, ele pode se tornar desmotivado e desengajado, o que pode afetar negativamente a produtividade e a eficiência da empresa como um todo.
Sabendo disso, a prevenção da síndrome de Boreout pode ajudar a criar um clima organizacional mais positivo e saudável, que beneficia tanto os funcionários como a empresa em geral.
Aqui estão algumas ações que podem ser úteis na prevenção da síndrome de Boreout:
Se você está enfrentando falta de desafios no trabalho, é importante conversar com a sua liderança direta para discutir a possibilidade de assumir novas responsabilidades ou projetos mais desafiadores.
Procure cursos de capacitação ou workshops para desenvolver novas habilidades e se tornar mais valioso para a empresa. Isso pode ajudar a criar oportunidades para projetos mais interessantes. Os treinamentos corporativos também ajudam nessa evolução de aprendizado e conhecimento.
Faça pausas regulares durante o trabalho para manter sua mente fresca e aumentar a produtividade. Você pode usar esse tempo para se alongar, caminhar ou conversar com colegas.
Desenvolva um hobby que lhe permita expressar suas habilidades e criatividade fora do trabalho. Isso pode ajudar a preencher o vazio criado pela falta de desafios no trabalho, beneficiando a sua rotina para que sempre tenha o objetivo de investir tempo no seu hobby.
Ter um grupo de amigos e familiares que o apoiam e incentivam pode ajudá-lo a lidar com o estresse e a frustração no trabalho. É importante que as empresas estejam cientes da síndrome de Boreout e trabalhem para preveni-la criando esses grupos também.
Já que um ambiente de trabalho que oferece oportunidades de crescimento, desafios e estímulos pode aumentar a motivação, a produtividade e a satisfação dos funcionários, é claro que pode ajudar a criar também um ambiente de trabalho positivo, que beneficia tanto os funcionários como a empresa em geral.
Essa é só uma maneira de tratar a síndrome quando ela já existe dentro da sua organização, mas é preciso ir além disso.
Já que é muito importante saber como tratar a síndrome de Boreout, conheça algumas formas de realizar essa etapa.
Primeiramente, é necessário conhecer os colaboradores para garantir que se sintam motivados e satisfeitos. Algo que pode ajudar a tornar a gestão de pessoas mais eficiente é compreender o perfil de cada funcionário, além do que eles valorizam e como se sentem mais motivados.
Inclusive, ao conhecê-los, é possível ter a percepção de que cada pessoa é diferente e apresenta suas próprias características, habilidades e expectativas. Desse modo, fica mais fácil orientar melhor as tarefas para os que de fato se destacam mais na área, reconhecendo o potencial de cada um.
Grandes aliados para prevenir e combater a síndrome de Boreout são os objetivos e as metas. Isso se deve ao fato de dar um significado ao trabalho do funcionário e também mostrar que ele está se desenvolvendo em uma direção. Assim, o profissional começa a ter ações que o ajudem a alcançar os objetivos estabelecidos, em busca de um propósito.
A realidade é que se a empresa não possui metas e objetivos muito bem definidos, o funcionário fica sem um norte e sem perspectivas, achando que seu trabalho não é relevante e sem valor para a empresa.
É preciso ter a sensibilidade de perceber quando sua equipe está se sentindo cansada ou apresentando tédio. É importante trabalhar para que seja implementada uma solução flexível que dê resultado para ambas as partes. Uma ótima dica é oferecer um horário de trabalho mais dinâmico ou atividades home office.
Na verdade, será preciso fazer essa abordagem de forma individual, caso a caso. É importante ressaltar que um dia de trabalho mais simples pode auxiliar os colaboradores a ter mais tempo para se entregar a projetos pessoais, deixando-os mais motivados.
Um dos maiores diferenciais competitivos em uma empresa é oferecer um plano de benefícios para seus funcionários. Dessa forma, ela garante que os seus talentos se engajem mais, além de evitar a saída para outras organizações, maximizar a produtividade e também viabilizar resultados positivos para a empresa.
É essencial pensar em ações que tornem o ambiente de trabalho mais agradável, focando sempre no bem-estar dos profissionais. Além do tradicional plano de saúde ou plano odontológico, disponibilizar planos de academia e até mesmo vale-cultura e vale-presente digital são excelentes para motivar os funcionários com benefícios diferenciados.
Lembre-se que a síndrome do Boreout resulta da falta de cuidado e atenção com a experiência do funcionário, podendo afetar o crescimento da empresa. A fim de evitar isso, é fundamental que você ofereça benefícios flexíveis que o ajudem a garantir a satisfação dos colaboradores, como já vimos no último tópico.
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Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.
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