Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.

Cultura organizacional

Diversidade nas empresas: veja o que é, os principais tipos e 4 ações para fazer

Entenda como a diversidade nas empresas é fundamental para os profissionais e para a organização, além de saber como fazer na prática!

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 11 minutos

Conviver com pessoas de diferentes grupos é um assunto cada vez mais debatido no mundo atual. Por isso, a diversidade nas empresas se tornou uma pauta inevitável e necessária para que os inúmeros tipos de preconceitos sejam quebrados e que as diferenças sejam valorizadas e melhor aproveitadas no mercado de trabalho.

A diversidade vai além do gênero e da idade das pessoas. Ela engloba:

  • etnias;
  • necessidades especiais;
  • religiões;
  • crenças;
  • orientação sexual;
  • cultura;
  • estado civil;
  • classe social;
  • habilidades e experiência.

Ter essas características opostas na empresa permite alcançar bons resultados no negócio. Afinal as pessoas terão pensamentos e visões múltiplas sobre um mesmo tema. Mas como podemos praticar a diversidade? É isso que vamos mostrar a partir de agora.

Além de destacar qual é a importância de respeitar a diversidade, listamos algumas maneiras para que você possa fazer uma boa gestão de Recursos Humanos e ainda estimular a diversidade na empresa. Esperamos que assim, além de ter um maior fortalecimento do negócio, consiga diminuir conflitos e preconceitos. Boa leitura!

O que é diversidade nas empresas?

A diversidade nas empresas se refere a uma variedade de diferenças entre indivíduos, como gênero, raça, idade, orientação sexual, religião, habilidades e personalidades. A diversidade inclui tanto a presença de diferenças quanto a promoção de um ambiente inclusivo, que valoriza e integra essas diferenças no local de trabalho.

Além de ser um dos principais desafios do RH atualmente, a diversidade nas empresas também é vista como uma vantagem estratégica, pois permite que a empresa aproveite a diversidade de pensamento e de experiência de seus funcionários, aumentando sua capacidade de inovação e adaptação a mudanças no mercado.

O objetivo é promover uma cultura inclusiva e garantir que todos os profissionais tenham igualdade de oportunidades e possam contribuir para o sucesso da empresa. No entanto, ainda há muito a ser feito para alcançar uma verdadeira diversidade dentro das empresas, tanto no Brasil como no mundo.

A falta de políticas e ações concretas, assim como a resistência à mudança, ainda são desafios enfrentados – e que precisam ser superados – pelo setor empresarial.

Quais são as quatros camadas da diversidade?

A diversidade nas empresas pode ser abordada em vários níveis ou dimensões. As quatro camadas da diversidade mais utilizadas incluem:

  • Diversidade Demográfica: refere-se a características distintas de uma pessoa, como idade, gênero, raça, etnia, orientação sexual, entre outros;
  • Diversidade Cognitiva: refere-se às diferenças na percepção, pensamento, aprendizado e solução de problemas;
  • Diversidade de Experiência: refere-se às diferenças na vida, incluindo educação, treinamento, história de vida e contexto cultural;
  • Diversidade de Perspetiva: refere-se às diferenças nas opiniões, valores, crenças e perspectivas de uma pessoa.

Com essa visão de camadas, fica claro como as empresas podem conseguir diversificar os seus times com pessoas que possuem marcadores diferentes e, ao mesmo tempo, focar na valorização dessas diferenças para promover um ambiente inclusivo. O importante é que cada organização permita a todos o desenvolvimento do seu potencial.

Dados sobre a diversidade nas empresas

Por ser um tema tão importante no mercado, todos os anos são divulgados dados e realizadas pesquisas com o tema de Diversidade nas empresas.

No Brasil, aquele que é um dos mais conhecidos é o relatório de Tendências de Gestão de Pessoas 2022, feito pela Great Place to Work (GPTW). Na última pesquisa de 2022, realizada com 2.654 pessoas, vimos que a inclusão da diversidade como um aspecto prioritário a ser trabalhado caiu de forma considerável depois de 3 anos de crescimento:

  • 24% em 2019
  • 32% em 2020
  • 37% em 2021
  • 17,9% em 2022

Alguns desafios chamaram a atenção no relatório e ajudam a explicar essa queda do número de entrevistados que afirmaram que as empresas têm a linha diversidade e inclusão como um assunto prioritário.

Já a Pesquisa Global de Diversidade e Inclusão, desenvolvida pela PwC e lançada em 2020, mostrou que 33% dos entrevistados concordaram que a diversidade é uma barreira no avanço da organização que trabalha.

Os dados ajudam a comprovar que empresas diversas são sempre mais capazes de se adaptar a cenários de mudança, como foi o caso da pandemia de Covid-19.

Quais são os principais tipos de diversidade nas empresas?

Com a quantidade de camadas de diversidade existentes, é claro que existem aquelas em que as empresas costumam direcionar os esforços. Algumas são:

  • Diversidade religiosa;
  • Diversidade por idade;
  • Diversidade de orientação sexual.

Agora vamos detalhar 3 delas que se destacam e que sua empresa também precisa olhar.

1. Diversidade Cultural

Já ouviu falar sobre o que é Diversidade cultural nas empresas? Esse tipo de diversidade está relacionado à etnia de cada pessoa e geralmente é o conjunto de normas que recebemos da sociedade em que fomos criados ou dos valores de nossa família.

Ela é importante porque permite que diferentes perspectivas e formas de ver o mundo sejam valorizadas. Ter a chance de compartilhar costumes, artes, música e outras formas de expressão cultural enriquece muito o lado pessoal e profissional de cada colaborador.

2. Diversidade Racial

A raça é uma categoria social construída que se baseia em características físicas, como a cor da pele, o formato do rosto e outras características hereditárias. Nesse caso, a Diversidade Racial foca na variedade de raças e etnias presentes em uma sociedade ou grupo dentro da empresa.

Promover a diversidade racial nas empresas e na sociedade em geral requer conscientização sobre a história e a realidade da discriminação racial. Isso só mostra como ela é fundamental porque permite que diferentes culturas e perspectivas sejam valorizadas e contribuam para a inovação e crescimento das organizações.

3. Diversidade de gênero

Já a Diversidade de Gênero tem o foco nas diferentes formas de identificação das pessoas, seja como mulheres, homens, não-binários, transgêneros, entre outras identidades de gênero. É fundamental ter vagas inclusivas levando esse tipo em consideração.

Ainda é comum que as organizações tenham equipes predominantemente masculinas, principalmente em cargos de liderança. É por isso que a valorização da diversidade de gênero pode ajudar a construir um ambiente mais inclusivo e equitativo. Isso pode incluir medidas como políticas de igualdade de gênero, onde as pessoas possam ser respeitadas.

Qual a importância da diversidade nas empresas?

A diversidade nas empresas é crucial para o sucesso em vários aspectos:

  • Primeiramente, ela traz uma série de perspectivas e soluções para problemas, resultando em decisões mais eficazes;
  • Além disso, a diversidade cultural, racial e de gênero também ajuda a empresa a se conectar com uma ampla gama de clientes e mercados, o que pode aumentar significativamente sua base de clientes;
  • A diversidade também contribui para um ambiente de trabalho mais inclusivo e acolhedor. Isso incentiva os funcionários a se sentirem valorizados, o que pode aumentar sua satisfação no trabalho e, consequentemente, sua produtividade.

Lembre-se que a diversidade é importante porque reflete a realidade da sociedade. As empresas também precisam estar preparadas para atender a diferentes clientes e mercados, o que significa ter funcionários com diferentes backgrounds e perspectivas diversas.

O inverso disso, ou seja, a falta de diversidade nas empresas, pode levar internamente a uma representação inadequada da sociedade e a uma falta de compreensão de suas necessidades e desafios.

4 ações para promover diversidade nas empresas

Agora que entendemos como a diversidade dentro de qualquer organização é fundamental, a próxima dúvida que surge é: como inserir a diversidade no mundo do trabalho?

Para responder essa pergunta, preparamos uma lista com 4 ações práticas para você promover a partir de agora:

1. Mude o processo de recrutamento

Se você observar a estrutura do seu time de funcionários atualmente, vai perceber que há mais pessoas do mesmo perfil ou que há uma variedade? Se for a primeira opção, isso significa que há pouca diversidade na empresa, por isso, é interessante mudar tal característica.

É comum, em algumas organizações, recrutar mais pessoas brancas, jovens ou homens. Esse tipo de seleção, às vezes, acontece de forma automática e sem intenção, portanto mude para um recrutamento às cegas, no qual o gestor deve contratar com base nas características profissionais antes de saber a idade, raça ou gênero, por exemplo.

Isso fará com que a diversidade e a atração de talentos aumente na equipe e as preferências do selecionador não sejam prevalecidas.

2. Pense sobre as lideranças

Outro aspecto que pode acontecer é que algumas empresas até oferecem uma diversidade em seu quadro de funcionários. No entanto, quando surge uma oportunidade de promoção, as organizações acabam selecionando pessoas sempre com o mesmo perfil, como um grupo padrão — homens, brancos, em média 35 anos e heterossexuais.

Se isso acontece na sua empresa de forma proposital ou automática, reveja a forma que as promoções são feitas para haver uma igualdade entre todos os membros da equipe. Ter diversidade na gestão pode ser um dos elementos mais importantes para que de fato consiga promover a diversidade nas empresas. 

Dessa forma, todos podem crescer profissionalmente nessa organização, de acordo com as suas habilidades e competências para o mercado.

3. Prepare e treine a equipe

Para algumas pessoas é mais difícil se acostumar com a diversidade na empresa e, com o tempo, esse tipo de atitude pode gerar conflitos. Para evitar essa situação, promova treinamentos, ofereça leituras e materiais para que todos entendam como é a cultura da empresa, inclusive como devem tratar o colega de trabalho.

Algumas atitudes podem ser ofensivas, gerar constrangimento e ser desrespeitosas. Por isso, todos devem estar igualmente preparados e, se for o caso, o RH deve intervir para resolver qualquer divergência que possa aparecer.

4. Ofereça benefícios flexíveis

Os benefícios são uma ótima maneira de valorizar os colaboradores de uma empresa, pois eles se sentem satisfeitos e mais felizes para trabalhar. Nesse sentido, por que não investir nos benefícios flexíveis? Essa prática é um bom começo para inserir a cultura da diversidade nas empresas.

Cada funcionário tem as suas necessidades e preferências individuais, por isso não cabe à empresa determinar o que é bom ou ruim para cada um. Portanto, dar a oportunidade de escolher, respeitando a personalidade de cada profissional, faz parte do negócio.

Quais exemplos de diversidade podemos promover nas empresas?

Claro que falar de diversidade, além de ser um tema muito importante para todos, traz muita responsabilidade para as empresas. Nesse caso, nada melhor do que usar nosso próprio exemplo, aqui da Caju, para mostrar como podemos promover a diversidade.

Esse debate ganhou ainda mais força nos últimos anos e por isso fomos convidados para falar sobre o tema no evento digital Top RH Sync, realizado pelo prêmio Top of Mind RH de 2022, no qual a Caju foi reconhecida entre as cinco melhores empresas na categoria de Cartão de Benefícios/Refeição.

Você pode assistir aqui e agora o webinar que ficou gravado com o tema “Diversidade na prática: os desafios de implementação em uma startup escalada”. Foi nele que nosso CHRO, Lucas Fernandes, compartilhou a jornada do time de Cajuenses para ter altos níveis de representatividade dentro das equipes.

Como exemplo, tivemos a mudanças de indicadores de diversidade que traduzem o resultado de diferentes ações, programas e treinamentos:

  • Crescimento do percentual de mulheres na Caju de 31% em 2021 para 44% em 2022
  • Crescimento do percentual de mulheres em cargos de Liderança na Caju de 13% em 2021 para 27% em 2022
  • Crescimento do percentual de pessoas negras na Caju de 13% em 2021 para 20% em 2022
  • Crescimento do percentual de pessoas negras em cargos de Liderança na Caju de 0% em 2021 para 15% em 2022

Confira a palestra e veja também como montar uma jornada e cultura de Diversidade & Inclusão e quais são os próximos passos para continuar a construção de uma empresa diversa.

Expanda a diversidade dos times para os benefícios

Chegando até aqui, vimos que a diversidade nas empresas é um modo de as pessoas abraçarem as causas sociais que refletem em todos os meios que convivemos. Sendo assim, é essencial a organização aceitar as particularidades de cada pessoa e incentivar a harmonia entre todos da equipe.

Com esse passo tão importante, sua empresa também pode avançar com a entrega de um cartão multibenefícios. Não importa se sua empresa tem 5 ou 5 mil colaboradores: Caju é para toda empresa que quer dar um sabor a mais nos diferentes tipos de benefícios corporativos para seus colaboradores.

Agora que você já sabe como a diversidade nas empresas é importante, aproveite para escolher a Caju para levar mais diversidade na entrega de benefícios para o seu time e facilidades ao seu RH. Entre em contato aqui para falar com um de nossos especialistas!

Conheça a Caju

Preencha o formulário de interesse abaixo.

Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

Ver todos os posts dessa autoria

Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.