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Cultura organizacional

Como aplicar o feedback no processo seletivo

Fornecer um bom feedback no processo seletivo é sem dúvida uma das coisas mais importantes e mais difíceis de fazer durante o recrutamento. Veja algumas dicas.

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 11 minutos

O feedback no processo seletivo é um processo que visa fornecer ao candidato uma avaliação clara e precisa sobre o desempenho durante o processo seletivo, com o objetivo de orientar o talento sobre os pontos fortes e fracos avaliados pela empresa. 

Sem contar que o feedback é uma oportunidade para a empresa mostrar transparência e comprometimento com os candidatos, e faz parte de uma série de ações tomadas pelos recrutadores que desejam criar uma boa experiência para os candidatos e garantir uma contratação bem-sucedida. 

Neste artigo, vamos explorar as melhores práticas para fornecer feedback no processo seletivo, discutir os diferentes tipos de feedback e explicar como escolher o momento ideal para fornecer o retorno ao candidato. Continue a leitura para aprender com a gente!

O que é o feedback no processo seletivo?

Precisamos entender que o feedback no processo seletivo é um processo que tem como objetivo fornecer ao candidato uma avaliação clara e precisa sobre o desempenho durante o processo seletivo. 

A importância do feedback no processo seletivo aparece em diversas pesquisas, com destaque para a realizada pela Talent Board, que constatou que 41% dos candidatos que não recebem feedback após a entrevista perdem o interesse na empresa.

O processo de feedback também é uma oportunidade para a empresa mostrar transparência e comprometimento com os candidatos, o que pode ajudar a fortalecer a sua marca empregadora. 

No mercado de trabalho, há diversos profissionais de referência no campo do feedback no processo seletivo, com ampla experiência nos desafios do RH, com destaque tanto em áreas teóricas quanto práticas.

Um deles é John Mattone, autor do livro “Talent Leadership“, em que explora a importância do feedback no processo seletivo para identificar e desenvolver talentos. Ele destaca que o feedback deve ser uma via de mão dupla, ou seja, tanto o recrutador quanto o candidato devem fornecer feedback para garantir uma comunicação clara e eficaz para o sucesso das relações.

Tipos de feedback no processo seletivo

Existem diferentes tipos de feedback no processo seletivo que podem ser fornecidos aos candidatos para ajudá-los a entender melhor o processo de seleção e melhorar suas habilidades para futuras oportunidades. Detalhamos cada tipo de feedback a seguir.

Feedback pós-entrevista 

Nesse caso, o recrutador pode fornecer ao candidato informações detalhadas sobre o que foi bem durante a entrevista e o que precisa ser melhorado. Isso pode incluir habilidades específicas, como comunicação, trabalho em equipe ou gerenciamento de tempo.

Feedback de avaliação de desempenho

Se trata de um tipo de feedback mais detalhado e pode ser fornecido após várias etapas do processo seletivo. Nesse caso, o recrutador pode fornecer informações mais específicas sobre as habilidades e competências do candidato, identificando pontos fortes e áreas que precisam ser desenvolvidas.

Feedback 360 graus

Neste processo, os feedbacks são fornecidos por múltiplos avaliadores, incluindo colegas de trabalho, supervisores e subordinados. Esse feedback pode fornecer uma visão mais abrangente do desempenho do candidato, identificando pontos fortes e áreas que precisam ser trabalhadas.

Feedback de seleção

Fornecido aos candidatos que não foram selecionados para a vaga. Nesse caso, o recrutador pode fornecer informações sobre as razões pelas quais o candidato não foi selecionado, incluindo habilidades específicas ou falta de experiência. 

Tenha em mente que feedbacks claros e objetivos podem ajudar o candidato a entender melhor as habilidades e competências necessárias para aprimorar a própria atuação profissional e a participação em outros processos.

Quando é necessário dar feedback no processo seletivo?

O ideal é que o retorno ao candidato seja parte de todos os recrutamentos. Fornecer feedback é um cuidado com o participante; demonstra que você valoriza a pessoa e aprecia o tempo que ela dedicou a participar de seu processo seletivo. 

No entanto, é compreensível que algumas etapas do recrutamento não oferecem material o suficiente para um retorno honesto e pessoal. A primeira fase, geralmente composta pelo envio de currículo e portfólio e caracterizada por um alto volume de candidaturas, inviabiliza a resposta dedicada e individual. Dessa forma, o feedback se torna imprescindível apenas para retorno aos candidatos que não tiveram sucesso nas fases mais avançadas do processo, como dinâmicas e entrevistas.

Como realizar o feedback no processo seletivo? 

O processo de recrutamento depende de decisões humanas e as evidências da ciência comportamental sugerem que a maneira como tomamos decisões pode ser tendenciosa – por isso, é importante que o setor de recursos humanos tenha bem estabelecido quais critérios serão avaliados em cada etapa do processo. 

O recrutamento consiste em atrair e selecionar a pessoa certa para a função, com base nas capacidades necessárias para desempenhar tal cargo de maneira eficaz. Dessa forma, antes mesmo de divulgar a vaga, é preciso criar um documento guia. 

Essas habilidades devem ser identificadas na descrição da função, bem como as responsabilidades e requisitos técnicos ou de qualificação. O documento deve informar também todas as etapas do recrutamento, incluindo divulgação, seleção, avaliação e feedback no processo seletivo.

Com isso preparado, leva-se menos tempo para elaborar o feedback do candidato e há base argumentativa para que o recrutador não fique com receio sobre o que pode ou não falar. 

Passo a passo para um bom feedback no processo seletivo

Ter em mãos um modelo de feedback no processo seletivo é o melhor caminho para deixar sua contratação de talentos ágil, eficiente e coerente. Confira mais sugestões que preparamos para auxiliar neste momento: 

Crie um documento de percepções e notas na entrevista

Baseado nos requisitos da vaga estabelecidos previamente, você pode utilizar uma planilha, um caderno ou uma ferramenta de mapa mental – o que for melhor para você. Durante a atividade, anote pontos fortes e fracos, trechos da fala do candidato, informações sobre a postura e personalidade do indivíduo e dê notas dentro dos requisitos da função a qual ele está se aplicando. 

Revise as notas de entrevista

Funciona muito para identificar os principais pontos fortes e fracos que o candidato demonstrou em termos de capacidades técnicas e áreas para desenvolvimento. A organização simplifica o registro do material que vai auxiliar na decisão de contratação e na formulação do feedback no processo seletivo.

Elogie de maneira sincera

Comece o feedback elogiando os aspectos positivos do desempenho. Dê exemplos específicos e incentive-os a continuar a desenvolver os pontos fortes.

Ofereça conselhos realistas e objetivos 

Por exemplo, identifique capacidades que precisam de melhorias e áreas para desenvolvimento. Certifique-se de que os motivos sejam objetivos, não subjetivos, com pontos reais sobre a percepção profissional do talento. Busque sempre ser prático, inspirando o candidato a melhorar. 

Agradeça 

Sempre agradeça aos candidatos pelo tempo e esforço dedicados ao recrutamento. Lembre-se de que eles provavelmente ajustaram horários e fizeram concessões de tempo de acordo com disponibilidade da empresa.

Outros pontos de atenção:

  • Seja honesto em seu feedback;
  • Trate o candidato com respeito;
  • Foque nos aspectos relacionados à vaga em questão;
  • Seja claro, dando exemplos (“Ao sugerir tal solução, você nos mostrou que esqueceu de considerar tais necessidades”);
  • Faça com que seu feedback seja construtivo, não depreciativo.

Como fornecer um feedback negativo?

Existem diversas técnicas para fornecer um feedback negativo construtivo durante o processo seletivo, que podem ajudar o candidato a entender melhor suas oportunidades de desenvolvimento. Algumas delas incluem:

  • Utilize a técnica do sanduíche: comece com um feedback positivo, depois apresente o feedback negativo e, por fim, termine com outro feedback positivo. Essa proposta ajuda a equilibrar a mensagem e a tornar o feedback no processo seletivo menos intimidador;
  • Seja específico: ao dar um feedback negativo, é importante ser claro e específico em relação às áreas que precisam ser melhoradas. Evite críticas genéricas ou vagas que podem deixar o candidato confuso;
  • Seja empático: colocar-se no lugar do candidato pode ajudar a tornar o feedback mais construtivo e menos crítico. Tente entender a perspectiva do candidato e aborde o feedback de maneira empática e colaborativa;
  • Ofereça sugestões de melhoria: é importante fornecer orientação ao candidato sobre como ele pode melhorar as habilidades e competências. Ofereça sugestões específicas e realistas que possam ajudá-lo a se desenvolver;
  • Dê espaço para o candidato: permita que o candidato tenha espaço para compartilhar seus pensamentos e perspectivas. Isso pode ajudá-lo a entender melhor o feedback no processo seletivo e a se sentir ouvido e respeitado.

E para os candidatos, como dar um feedback à empresa?

Assim como as empresas fornecem feedback aos candidatos durante o processo seletivo, também é importante que os candidatos possam dar feedback às empresas sobre o processo.

Essa atitude pode ajudar as empresas no aprimoramento das práticas de recrutamento e seleção, e garantir que o processo seletivo seja justo e eficaz. 

Veja algumas dicas para o feedback no processo seletivo da empresa: 

Seja específico

Quando fornecer um feedback, seja específico sobre a situação ou problema que deseja abordar. Isso ajudará a empresa a entender exatamente o que precisa ser melhorado e a tomar medidas para corrigir o problema.

Seja objetivo

É importante ser objetivo e não deixar que emoções negativas afetem o feedback. Mantenha o feedback factual e profissional, destacando o que precisa ser melhorado sem fazer julgamentos ou críticas desnecessárias;

Seja construtivo

Forneça sugestões construtivas sobre como a empresa pode melhorar o processo seletivo. Por exemplo, se a empresa não forneceu feedback suficiente durante o processo, sugira maneiras de melhorar a comunicação com os candidatos;

Seja respeitoso

Lembre-se de que a empresa, assim como o candidato, investiu tempo e recursos para avaliar os talentos, e fornecer feedback respeitoso pode ajudar a manter um relacionamento positivo e deixar portas abertas para o futuro;

Use o meio de comunicação apropriada

Verifique se há um canal de comunicação apropriado para fornecer feedback. Pode ser por e-mail, telefone ou formulário online, por exemplo. Verifique qual é a forma mais apropriada e se o feedback é bem-vindo antes de fornecê-lo;

Fornecer feedback durante o processo seletivo pode ajudar a melhorar a experiência dos próximos candidatos e a qualidade do processo como um todo. 

Exemplos de feedback no processo seletivo

Como falamos, o feedback precisa ser o mais claro, objetivo e construtivo possível. O feedback deve ser específico, apontando áreas que precisam de melhoria e sugerindo soluções para que o candidato possa melhorar, como nos exemplos abaixo: 

  • Após a entrevista, a empresa pode fornecer feedback aos candidatos sobre como eles se saíram e quais áreas eles podem melhorar. Por exemplo, a empresa pode elogiar a comunicação clara do candidato, mas sugerir que a pessoa trabalhe na própria capacidade de liderança;
  • Após várias etapas do processo seletivo, a empresa pode fornecer um feedback detalhado ao candidato sobre suas habilidades e competências. Por exemplo, a empresa pode destacar os pontos fortes do candidato em gerenciamento de projetos, mas sugerir que precisa melhorar as habilidades em lidar com clientes;
  • A empresa ainda pode solicitar feedbacks de múltiplos avaliadores, incluindo colegas de trabalho, supervisores e subordinados. Esses feedbacks podem fornecer uma visão mais ampla do desempenho do candidato, identificando pontos fortes e áreas a serem trabalhadas;
  • No caso dos candidatos que não foram selecionados, a empresa pode fornecer informações sobre as razões pelas quais o candidato não seguiu no processo, incluindo habilidades específicas ou falta de experiência.

O feedback deve ser sempre fornecido de maneira respeitosa e empática, para que o candidato não se sinta desencorajado ou desvalorizado.

A maioria dos feedbacks no processo seletivo será recebida positivamente, mas pode haver momentos em que os candidatos discordem dos comentários ou até mesmo fiquem chateados, ainda que você seja delicado ao falar. 

Nesses casos, é importante que o candidato sinta que foi ouvido. Ouça as preocupações dele e reconheça-as. Mantenha a calma e seja objetivo. Feche a conversa mantendo o respeito ao ponto de vista dele, e peça dicas de como melhorar o processo seletivo no futuro.

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Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

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