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Saiba como a sua empresa pode tornar-se cada vez mais competitiva na atração e retenção de talentos
O final do ano está chegando e não há momento melhor do que este para pensar em como será o próximo ciclo. É nesse momento que os planejamentos estão sendo feitos e, dentre outras decisões importantes, é chegada a hora de pensar nos benefícios dos seus colaboradores para o ano que se aproxima.
Depois das grandes ondas recentes que mexeram com o mercado, como a pandemia da Covid-19, muita coisa mudou, inclusive, as necessidades dos colaboradores relacionadas aos benefícios corporativos. Vimos crescer movimentos em busca de uma maior flexibilidade e autonomia e, além disso, uma questão que se tornou consenso: o salário é, agora, apenas uma parte da oferta na atração de talentos.
Segundo o Guia Salarial 2023 da Robert Half, para 77% dos trabalhadores entrevistados, o modelo de trabalho ideal é o híbrido, independentemente da quantidade de dias no escritório. O bem-estar e a qualidade de vida também são cada vez mais uma procura pelos colaboradores, que desejam realizar-se profissionalmente sem abrir mão da sua saúde física e mental.
Esses são assuntos que já estão em alta e vão continuar no próximo ano. Para as empresas, o ideal é se adaptar e oferecer os melhores pacotes de benefícios corporativos que contemplem essas necessidades dos colaboradores.
A seguir, você confere um apanhado de tendências que preparamos para ajudar os RHs a se planejar.
Nosso panorama foi feito com dados da base de clientes da Caju a partir de uma amostra com mais de 22 mil empresas e 600 mil colaboradores, no período entre setembro de 2022 e setembro de 2023.
No período analisado, a região com maior número de empresas que oferecem benefícios aos seus colaboradores foi a Sudeste, com 60,4%. Seguida do Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Norte.
Em compensação, observamos que as empresas da região Sul foram as que melhor pagaram os benefícios aos seus funcionários. Alimentação, mobilidade e home-office foram as categorias de benefícios mais oferecidas pelas empresas.
Já as categorias mais utilizadas pelos funcionários foram alimentação, mobilidade e saúde. Aqui, vale destacar um aumento de 113% no número de empresas que passaram a oferecer benefícios na categoria saúde para os seus colaboradores no último ano.
Os multibenefícios da Caju foram pensados para trazer mais liberdade e autenticidade aos usuários. São 7 categorias que podem ser oferecidas para os colaboradores: alimentação, refeição, saúde, mobilidade, cultura, educação e home office.
Agora você confere os destaques de uso de cada uma delas no período analisado:
O total geral de empresas pagantes de benefícios Vale-alimentação e Vale-refeição na base da Caju cresceu 119% de setembro de 2022 para setembro de 2023. Na análise, foi constatado que mais de 92% dos clientes da Caju que usam nosso produto de multibenefícios pagam a categoria alimentação para os seus colaboradores.
Essa também é a categoria mais utilizada, mesmo por quem recebe outros benefícios. Os supermercados são os estabelecimentos onde os colaboradores mais gastam o seu cajuzinho, com 37% do total de uso.
Leia também: No mercado ou no restaurante? Veja onde os colaboradores mais usam o cajuzinho
No último ano, o benefício de alimentação cresceu mais de 100% em todas as regiões do Brasil.
O auxílio home office é normalmente usado para subsidiar gastos com energia elétrica,
internet, ou mesmo para compra de equipamentos necessários para quem trabalha em casa. O destaque nessa categoria foi o uso em Papelarias (21,6%) e lojas de móveis (17,8%).
Na categoria saúde, dedicada à compra de medicamentos, pagamento de consultas e exames, em sua maioria, foi nas farmácias (79,7%) que os colaboradores mais usaram. Esse foi o terceiro benefício mais utilizado no último ano.
O crescimento mais expressivo na oferta desse benefício foi na região Sul, que registrou
aumento de 101,96% no número de empresas investindo em Educação. O Nordeste
também ganha destaque, com aumento de 93,10%.
Nesta categoria, os colaboradores podem investir em cursos de idiomas ou profissionalizantes, bem como no pagamento de mensalidades de escolas e universidades. Esse último foi o maior caso de uso, com 42%.
Com o movimento de volta ao trabalho presencial para muitas empresas, a categoria de mobilidade passou a ser a segunda mais utilizada, registrando aumentos expressivos. Os postos de gasolina foram os locais onde os usuários mais gastaram, com 60,6%.
Quando o assunto é cultura e entretenimento, observamos a única queda no uso dos benefícios da Caju. A região Centro-Oeste registrou uma queda na oferta desse benefício (-6,45%), entretanto, todas as outras regiões apresentaram crescimento, especialmente o Sudeste, com 101,20% a mais de empresas oferecendo a categoria Cultura aos seus colaboradores.
Foi nas lojas de departamento, como a Amazon, que os colaboradores mais utilizaram esse benefício (39%)
A partir da observação dos dados desse report, podemos extrair alguns insights importantes para compreender melhor a demanda das pessoas colaboradoras por benefícios e, claro,
fortalecer a oferta de valor das empresas aos talentos.
Um primeiro ponto é a segurança jurídica: estar em dia com as obrigações jurídicas é uma preocupação constante das empresas e dos RHs. Em relação aos benefícios, isso não é diferente. Para estar de acordo com a legislação, o ideal é contar com parceiros e fornecedores de benefícios que operem em conformidade com a legislação trabalhista, tributária e previdenciária — como a Caju!
No próximo período, essa necessidade não vai mudar. A flexibilidade na oferta de multibenefícios não precisa ser um problema. Além dos clássicos VA e VR, é possível oferecer outros benefícios como vale-cultura, educação, saúde e auxílio home office sem dor de cabeça, desde que sejam respeitadas as normas trabalhistas e sindicais referente a cada categoria.
A única exceção é em relação às categorias de alimentação e refeição, que desde setembro de 2022 passaram a ser fixas, a partir da Lei nº 14.442/22. Essa lei proíbe o desvio de finalidade do auxílio-alimentação pago pelas empresas aos colaboradores e tem por finalidade evitar o uso do benefício destinado à alimentação e/ou refeição para outras finalidades que não a compra de alimentos preparados ou in natura. Ou seja, os valores depositados nessa categorias ficaram travados e não podem ser flexibilizados
Falando nos benefícios de alimentação, eles são — e vão continuar sendo — a prioridade para empresa e colaboradores. Em relação às outras categorias, observamos um gap entre o que oferecido e o que os colaboradores mais desejam. Nesse caso, vale dar mais atenção ao que os colaboradores de fato desejam. Ouvir os seus funcionários por meio de pesquisas de satisfação de benefícios pode garantir uma escolha mais acertada para o próximo ano.
Saúde e bem-estar vão continuar em alta! Essa é uma das prioridades, principalmente para os colaboradores mais jovens. Um estudo divulgado pela consultoria Mercer, feito com profissionais da Geração Z, apontou que 58% dos entrevistados afirmaram estar interessados em falar sobre saúde mental no ambiente corporativo.
Outro destaque vai para a categoria mobilidade. Como observamos no panorama, esse é o segundo benefício mais oferecido pelas empresas e o terceiro mais utilizado pelos colaboradores. Com a volta do trabalho nos escritórios para o modelo 100% presencial ou o híbrido, o investimento no transporte dos colaboradores já mostra um crescimento e tende a continuar assim no próximo ano.
Agora que você já teve um gostinho de quais são as tendências em benefícios para o próximo ano, que tal dar uma olhada no conteúdo completo que preparamos?
No Panorama de Benefícios Corporativos da Caju, você encontrará mais dados sobre o uso de benefícios pelos colaboradores, por regiões e estados do Brasil, além de outras dicas do que levar em consideração na hora de pensar no planejamento para o próximo ano.
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Marketing
Jornalista em formação, atua na produção de conteúdo da Caju. Como redatora do blog, tem o propósito de unir seus interesses por comunicação e tecnologia e educar o mercado de gestão de pessoas.
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