Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.
No mês de novembro, há muitas campanhas de alerta para a necessidade dos homens cuidarem mais da saúde. Veja ações que o RH pode fazer no Novembro Azul
Novembro Azul é uma campanha de conscientização da população para a necessidade do homem cuidar da saúde e também dos perigos do câncer de próstata. As empresas podem e devem se engajar na causa, unindo Novembro Azul e RH, para que os colaboradores possam se sentir mais amparados.
O mês de novembro é mais um que envolve campanhas de conscientização a favor da saúde — da saúde dos homens desta vez. Afinal, este mês é todo dedicado a alertas sobre cuidar da saúde de forma integral e também o perigo do câncer de próstata, uma doença silenciosa que tem boas chances de cura quando detectada precocemente, da mesma forma que aconteceu no Outubro Rosa.
É muito importante que empresas se engajem na causa, trazendo alertas e mais conhecimentos aos colaboradores e suas famílias, além de mais possibilidades para cuidar da saúde. Por isso, a combinação Novembro Azul e RH tem muito a oferecer.
Neste artigo, trazemos várias ideias simples e possíveis de serem aplicadas em um negócio. Boa leitura!
As campanhas de Novembro Azul começaram em 2003 na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.
No Brasil, primeiramente, o foco foram alertas sobre câncer de próstata. Mas logo depois o Ministério da Saúde colocou-se favorável à abordagem integral da saúde dos homens. Nesse período, diversos informativos são lançados, com o engajamento da mídia, ONGs e empresas da iniciativa privada.
Nos primeiros anos da campanha do Novembro Azul, o foco sempre foi a questão do câncer de próstata. Porém, a partir de 2016, o Novembro Azul teve seus objetivos ampliados — ainda olhando para os homens, mas dessa vez se tornando um movimento permanente pela saúde integral do homem, ou seja, física e mental.
A proposta agora é ir além da prevenção do câncer de próstata para abranger todo o espectro de doenças ligadas ao sexo masculino, alertando para as necessidades de exames de rotina de acordo com a faixa etária da população masculina.
Isso tem muito a ver com o fato de os homens cuidarem menos da saúde do que as mulheres. De acordo com o IBGE, a expectativa de vida dos homens em 2012 era de 73 anos, enquanto a das mulheres era de 80 anos. Mesmo que a violência seja um dos fatores que justifique essa diferença, a falta de cuidado com a saúde também tem um peso grande.
As campanhas de conscientização podem ser bem variadas e ainda há a possibilidade de trazer um aumento no benefício de saúde deste mês para que eles se engajem mais com a saúde. Veja as ideias!
Distribua aos colaboradores uma cartilha ou faça uma newsletter com informações básicas sobre o câncer de próstata, necessidade de exames para a saúde integral e dicas saudáveis.
Lembre-se de garantir qualidade de informações, por isso, nossa dica é acessar sites confiáveis ou entrevistar médicos.
Que tal um café da manhã super saudável na empresa mostrando a importância de comer bem? Afinal, manter o peso em dia é fundamental para evitar câncer de próstata, diabetes e problemas cardíacos.
Sua empresa ainda pode distribuir uma garrafa de água personalizada para estimular os colaboradores a tomarem mais água.
Convide um profissional da área da saúde para falar sobre os cuidados que os homens devem ter com a saúde, quais exames precisam ser feitos e mais detalhes sobre câncer de próstata.
A palestra pode ficar gravada para ser assistida sempre, ou para os colaboradores dividirem com mais pessoas.
Estimule o esporte entre os funcionários da companhia. Pode ser uma corrida em prol do Novembro Azul, caminhadas ou mesmo um campeonato na empresa. Um evento apenas pode ser pouco, por isso, lembre-se de comunicar que a frequência é que faz toda a diferença.
Não precisa ser necessariamente uma pessoa que venceu o câncer de próstata, mas um colaborador que adotou um estilo de vida mais saudável — sem cigarro, com alimentação equilibrada e com a prática de esportes. Depoimentos de pessoas mais próximas a nós acabam sendo muito engajadores, porque é mais simples nos vermos nesse indivíduo.
Pode ser no mês de novembro ou para o ano todo, mas é interessante empoderar seus colaboradores a poderem se cuidar mais.
Sua empresa ainda pode oferecer benefícios flexíveis para a saúde, fazer parceria com academias da cidade ou com algum serviço online de exercícios físicos e também com terapeutas, já que a saúde mental segue sendo tão importante quanto a física.
Listamos algumas ideias para você trabalhar:
Outra ideia é abrir uma caixa de perguntas online, ou fazer um formulário enviado via email, e deixar que os homens preencham as principais dúvidas.
Um ponto importante é que o acesso às informações e palestras não fique restrito aos homens, mas também às mulheres — que são as grandes incentivadoras de pais, maridos, amigos e filhos.
Além disso, estimule os colaboradores a reservar um horário na agenda para participar das ações propostas pela sua empresa.
O fato é que Novembro Azul e o RH da empresa podem alcançar muitos homens e famílias nessa questão de se cuidar. Garanta que sua empresa faça parte nisso!
Caso queira aprimorar os benefícios de saúde oferecidos, você pode contar com a Caju nessa missão, converse com a gente para começar a usar a Caju Benefícios sem custo.
Preencha o formulário de interesse abaixo.
Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.
Conteúdo
Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.
Ver todos os posts dessa autoriaInscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.