Saúde mental do trabalhador: como o RH pode lidar com isso?

June 30, 2020
Motivação

A saúde mental do trabalhador nunca foi tão falada como ultimamente. Afinal, segundo dados divulgados pela ONU (Organizações das Nações Unidas), um terço dos funcionários incapacitados de exercerem suas funções estão afastados por algum tipo de transtorno mental.

De fato são dados preocupantes, uma vez que isso pode interferir na produtividade, no clima organizacional e no nível de engajamento do time, o que aumenta o absenteísmo e, por consequência, impacta o desempenho empresarial. Por isso, a gestão de RH tem um papel importante para zelar pela saúde mental.

Entretanto, como fazer isso? Confira, a seguir, práticas indispensáveis para preservar a saúde mental dos trabalhadores!

Adotar um programa de saúde mental

O programa de saúde diz respeito a um conjunto de ações pensadas para ajudar na orientação, na prevenção e na reabilitação dos indivíduos. Quando ele é feito dentro da empresa e com foco na saúde mental, permite implementar medidas que resolvam problemas no ambiente de trabalho, que podem desencadear transtornos mentais nos colaboradores.

Por isso, o primeiro passo para adotá-lo é fazer um diagnóstico para mapear os fatores psicossociais aos quais os colaboradores estão propícios. Dessa maneira, fica evidente quais são os problemas que devem ser corrigidos, como excesso de jornada de trabalho e liderança autocrática.

Incentivar a implantação da ergonomia

Quando falamos de ergonomia, estamos nos referindo à ciência que é capaz de estudar as condições do ambiente de trabalho para que este esteja compatível com as características do colaborador. Essa prática permite reduzir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais relacionadas aos riscos ergonômicos aos quais ele está exposto.

O que poucos sabem é que a ergonomia não diz respeito apenas às questões físicas do trabalho, mas também às emocionais. Por exemplo, ambientes com pouca iluminação, ruídos excessivos e móveis desconfortáveis podem impactar os fatores motivacionais que levam às doenças mentais.

Estimular hábitos saudáveis

Hábitos saudáveis, como ter momentos de lazer e praticar atividades físicas, são ações fundamentais para a saúde mental dos colaboradores. Porém, isso não deve ser uma preocupação apenas dos funcionários, mas também da gestão de pessoas. Afinal, a qualidade de vida libera hormônios que aumentam a disposição e a produtividade, como a serotonina e a endorfina.

Você pode estimular essa prática por meio de campanhas, eventos e até parcerias com profissionais da área, como nutricionistas e personal trainers. Contudo, também existem medidas simples que podem ser feitas dentro da empresa, como a ginástica laboral, a alimentação saudável no refeitório e o incentivo ao consumo de água.

Oferecer benefícios corporativos

Outra medida eficaz para ajudar na saúde mental é oferecer benefícios diversos aos funcionários. De acordo com uma pesquisa divulgada pela Harvard e feita com mais de 400 mil empregados nos EUA, reconhecimentos e recompensas motivam as pessoas duas vezes mais do que o salário. Aqui, destaca-se que, apesar de o plano de saúde ser um dos benefícios mais conhecidos, saiba que ele não é o único.

Você pode oferecer tanto benefícios tangíveis, como seguros de vida, bolsas de estudo e vales-cultura, quanto benefícios intangíveis, como o home office e os convênios com academias. Ter um cartão de benefícios permite ao colaborador adotar práticas de bem-estar e qualidade de vida, gerando um clima organizacional positivo. Essa harmonia reduz o risco de doenças mentais e aumenta os índices de felicidade no trabalho.

A promoção da saúde mental do trabalhador tornou-se uma prática indispensável dentro das empresas. Ao adotá-la, você reduz os riscos de o colaborador sofrer transtornos mentais comuns do ambiente corporativo, como depressão, ansiedade e Síndrome de Burnout. Além disso, incentiva a qualidade de vida, o que é fundamental para construir times engajados, criativos e apaixonados pela marca empregadora.

Quer se aprofundar no assunto? Então, entenda mais sobre o impacto da saúde dos funcionários para as empresas!

Caju Team

Caju é uma plataforma de benefícios para quem se importa com seus colaboradores!

Substitua todos seus cartões de benefícios pela Caju! Aqui você consegue comprar os benefícios do seu time de um jeito fácil e que seu time vai amar!

Artigos Relacionados

Assine nossa newsletter

Receba as novidades da Caju em primeira mão

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form