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Quer alertar os colaboradores sobre o câncer de mama? Veja neste texto como RH e o Outubro Rosa podem se conectar!
Outubro Rosa é uma campanha mundial de prevenção ao câncer de mama. O Instituto Nacional de Combate ao Câncer (Inca) promove diversas discussões e materiais sobre a doença, assim como imprensa, celebridades e empresas privadas também têm se mobilizado, mostrando o quanto detectar a doença precocemente faz a diferença na cura.
Pode reparar: todo mês de outubro muitas empresas colocam junto de seu logotipo o símbolo do Outubro Rosa, um laço cor de rosa. Além disso, certamente você já se deparou com palestras e notícias sobre o tema.
Não é à toa que RH e Outubro Rosa são uma boa combinação. No Brasil, só em 2021, foram estimados mais de 66 mil casos novos de câncer de mama a cada 100 mil mulheres (dados do Inca — Instituto Nacional de Combate ao Câncer).
A necessidade de falar da doença tem a ver com o fato de que o tratamento precoce é muito eficiente no combate à doença que afeta mais mulheres, mas também pode afetar homens em menor grau. Quando alertamos as pessoas sobre o tema, mais pessoas fazem exames preventivos e podem reparar nos sinais que a doença deixa. Esse cuidado numa empresa pode fazer com que os colaboradores se sintam mais amparados.
Por isso, se na sua organização ainda não existe nenhuma iniciativa de Outubro Rosa, este artigo traz muitos insights. Agora, se já existe, que tal ver como avançar nas discussões sobre câncer de mama com nossas ideias? Boa leitura!
O Outubro Rosa é uma campanha feita anualmente e tem como objetivo compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama.
Afinal de contas, quando a gente proporciona maior acesso aos serviços de diagnóstico, tratamento e incentiva as pessoas a fazerem exames preventivos, é mais simples contribuir para a redução da mortalidade que a doença causa.
Vale dizer que a taxa de mortalidade por câncer de mama em 2020 foi 11,84 óbitos para cada 100.000 mulheres. No Brasil, as maiores taxas estão nas regiões Sudeste e Sul, com 12,64 e 12,79 óbitos/100.000 mulheres, respectivamente, segundo o Inca. O fato é que, quanto antes detectado esse tipo de câncer, maiores são as chances de cura.
Essa iniciativa do Outubro Rosa surgiu inicialmente nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, o incentivo vem do Inca, que participa do movimento desde 2010 com eventos técnicos, debates e apresentações. Porém, cada vez mais empresas da iniciativa privada têm aderido à campanha, assim como a imprensa e diversas celebridades, dando mais voz e engajamento à causa.
Por isso, fazer da sua empresa porta-voz do Outubro Rosa é uma forma de mostrar que os colaboradores e suas famílias são importantes — até porque, quando uma pessoa tem câncer de mama, toda a família acaba sendo impactada e fica sensibilizada.
Não se esqueça de que o bem maior de uma empresa são as pessoas, assim, ter iniciativas para a saúde delas faz sempre todo o sentido.
Para que o RH esteja mais conectado ao Outubro Rosa, existem inúmeras iniciativas que fazem a diferença de verdade. Veja algumas ideias a seguir.
Chamar médicos ginecologistas ou oncologistas para falar sobre o câncer de mama é uma forma de trazer informação de qualidade para os colaboradores. É interessante gravar as palestras inclusive e permitir e incentivar os funcionários a compartilhar a palestra com as pessoas mais próximas e que não fazem parte da empresa.
Se sua empresa tem jornais ou newsletters internas, fazer algo temático sobre o Outubro Rosa é mais uma forma de espalhar a informação. Você pode usar as palestras com médicos como fonte de informação, além dos canais oficiais do Inca. Lembre-se de garantir informação de qualidade para as pessoas!
Antes mesmo da palestra e de criar os comunicados oficiais, monte uma caixa de dúvidas, virtual ou presencial, para que as pessoas possam mandar seus questionamentos sobre o câncer de mama. Muita gente fica com vergonha de perguntar na hora da palestra. Entendendo quais são as dúvidas, sua empresa também pode guiar os especialistas sobre o que falar.
Ter funcionários que já passaram por episódios de câncer de mama pode render rodas de conversa sobre como foi o tratamento e alertar para que as pessoas façam exames preventivos. Conhecer alguém próximo que sobreviveu à doença tem bastante impacto. Se não for um funcionário, a mãe, mulher ou filha de alguém também é válido.
Mas essa é uma ideia que precisa ser acordada com a pessoa que teve a doença, para que ela se sinta confortável em dividir sua experiência.
Corridas para mobilizar as pessoas sobre o Outubro Rosa é uma iniciativa que engaja bastante e uma forma de incentivar as pessoas a praticarem atividade física, que ajuda na prevenção da doença.
Outra ideia são os cortes de cabelo para doação para as pessoas que estão se tratando do câncer de mama.
A ideia aqui não é fazer propaganda da empresa se aproveitando do Outubro Rosa, mas sim mostrar dicas de cuidados, a importância de estar em dia com exames preventivos e ações da empresa neste mês.
Fazer com que sua empresa apoie ONGs que atuam no combate ao câncer de mama também é uma forma de engajar-se na campanha. Essa acaba sendo uma forma interessante também de incentivar funcionários no voluntariado do Outubro Rosa.
Hoje, muitas iniciativas têm surgido para mobilizar as pessoas sobre o câncer de mama. Abaixo, listamos algumas ideias da iniciativa privada.
O grupo Estée Lauder é um dos mais tradicionais no combate ao câncer de mama. Em 1993, fundou a Breast Cancer Awareness Campaign, que já arrecadou mais de U$ 99 milhões ao redor do mundo, para pesquisas, educação e serviços médicos.
Aqui no Brasil, o conglomerado apoia a ONG Américas Amigas, da cidade de São Paulo, que desde 2009, doa equipamentos e insumos, além de treinar timer para atuar na prevenção e tratamento da doença.
As marcas Tufi Duek e Scarf.Me, em 2020, se uniram na campanha Feeling Pink, produzindo uma tiragem limitada de lenços. A cada uma das peças vendidas, uma mamografia foi doada à ONG UNACCAM (União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama).
A Avon, nos meses de setembro e outubro, promove diversos seminários e palestras que podem ser vistos online para educar as pessoas sobre o Outubro Rosa.
A Granado Pink, linha da marca Granado, apoia diversas instituições de combate ao câncer de mama. Em 2021, também lançou uma campanha de prevenção à doença, com iniciativas de amor-próprio, prática esportiva, idas ao médico, entre outros.
Entenda que, mesmo que sua empresa seja pequena, é possível fazer ações de alerta no mês de Outubro. Pense que, se todos fizerem sua parte, o impacto na conscientização será ainda maior.
Se você gostou da ideia de ter palestras sobre o tema, uma dica é ir além e não usar apenas o mês de outubro para elas. Dessa forma, a discussão se torna recorrente e a conscientização aumenta. Veja algumas sugestões.
Por mais que o câncer de mama também tenha um pouco de característica genética, algumas práticas saudáveis ajudam a prevenir, como fazer esportes com frequência, não fumar (seja de forma passiva ou ativa), manter o peso corporal adequado, amamentar e comer com equilíbrio e saúde.
Sabia que a mamografia é o único exame que tem eficácia comprovada na redução da mortalidade por câncer de mama? Por isso, é importante manter as idas ao médico regulares, seja para fazer a mamografia (recomendada a partir dos 50 anos para mulheres saudáveis) e demais exames com o médico.
O autoexame também é importante, mas não pode ser o único a ser feito. Pois há os casos em que os nódulos são imperceptíveis, mas já estão lá: e a detecção precoce é essencial para salvar vidas.
É raro, porém o câncer de mama atinge também homens (1% deles). De qualquer forma, todo homem tem alguma mulher na família e a conscientização que o Outubro Rosa propaga é para todos nós, independentemente do gênero.
Cuidar dos colaboradores é essencial para mantê-los engajados e motivados numa empresa, olhar para a saúde deles é o que torna uma companhia mais humana. Dessa maneira, RH e Outubro Rosa são uma ótima combinação — não importa qual seja a iniciativa escolhida, o básico mesmo é que ela exista!
Além disso, sua empresa pode sempre aprimorar os benefícios de saúde oferecidos. Converse com a gente para começar a usar a Caju sem custo.
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Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.
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