Qual é o impacto da saúde dos funcionários para as empresas?

June 30, 2020
Motivação

Quando a empresa investe na saúde dos funcionários, ela tem uma série de vantagens, como redução do turnover, do absenteísmo e diminuição dos riscos de acidentes. No entanto, para usufruir dessas e outras vantagens, é preciso estar atento e gerenciar de perto os benefícios concedidos aos colaboradores.

Ao longo desta leitura, você vai saber mais sobre o impacto da saúde dos funcionários para as empresas. Acompanhe!

Quais as vantagens para as empresas de se pensar na saúde dos colaboradores?

As empresas mais inteligentes já sabem que seus negócios são movidos pelas pessoas e que quanto mais comprometidos elas estiverem com os objetivos do negócio, maiores serão a produtividade, a qualidade dos produtos e serviços e, consequentemente, os lucros.

Assim, pensar na saúde dos funcionários é fundamental para que as organizações possam realizar as suas melhores entregas. Veja, a seguir, os principais benefícios!

Diminuição do absenteísmo

Quando os funcionários estão saudáveis, eles ficam mais motivados para o trabalho e faltam menos para ir a consultas médicas ou fazer exames.

Além disso, quando estão saudáveis no ambiente laboral, ficam mais focados nos objetivos dos negócios, se comprometem mais com a equipe de trabalho e todos esses fatores ajudam a elevar a qualidade dos serviços entregues, conferindo importantes diferenciais competitivos para a companhia.

Retenção de talentos

Ninguém quer trabalhar em um lugar onde as pessoas não sentem saudáveis, não é mesmo? Investir na saúde do colaborador ajuda a elevar positivamente a qualidade do clima organizacional, contribuindo para que as pessoas se sintam felizes na empresa, o que ajuda a reter esses talentos.

A redução do turnover é um dos grandes desafios da gestão de pessoas, pois é fundamental para a lucratividade e para a competitividade das empresas no mercado.

Diminuição dos riscos de acidentes

Quando os funcionários estão com a saúde em dia, fica mais fácil de manterem os níveis de atenção, o que colabora para a diminuição de acidentes e outros sinistros que possam comprometer o bem-estar do colaborador e a produtividade da empresa.

Quais benefícios podem garantir a boa saúde do colaborador?

Manter uma política de benefícios é fundamental para garantir a saúde do colaborador. Conheça os principais benefícios!

Plano de saúde

O plano de saúde é um dos benefícios mais almejados pelos colaboradores das empresas. Ele pode ser usado para fazer acompanhamentos e evitar o surgimento de doenças, o que é fundamental para garantir a saúde dos funcionários na empresa. Além disso, também é uma segurança para a própria empresa, pois pode resguardar seus colaboradores em caso de acidentes.

Incentivo a uma alimentação saudável

O incentivo a uma alimentação saudável é fundamental para evitar que os funcionários adquiram patologias envolvendo o sobrepeso, aumento da pressão arterial, entre outros males.

Uma forma simples de conquistar isso é oferecer alimentos nutritivos e baixo em açúcares, sal e gordura no restaurante e na cantina da empresa. Além disso, a alta liderança da empresa pode dar o exemplo de como a companhia gostaria que seus funcionários conduzissem a sua alimentação no dia a dia.

Para as empresas que oferecem vale-refeição, fazer campanhas de endomarketing envolvendo o tema pode trazer resultados efetivos.

Convênios com clubes e academias

A prática de atividades físicas, além de ajudar a manter o peso corporal ideal, também ajuda na regulação de hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar, o que afasta males como depressão e ansiedade, doenças que são portas de entrada para problemas mais graves, como a Síndrome de Burnout.

Atenção à ergonomia

A postura correta no ambiente de trabalho ajuda a evitar vários problemas de saúde, como lesão por esforço repetitivo (LER), problemas de coluna e outras deformidades. Da mesma forma, o incentivo à ginástica laboral é fundamental para elevar a qualidade de vida e o bem-estar dos funcionários no trabalho, o que ajuda a afastar doenças ocupacionais.

Incentive a meditação no trabalho

Dentro do ambiente laboral é comum as pessoas se sentirem pressionadas pelos prazos e metas cada vez mais apertados. Por isso, é importante apostar em métodos para trazer o equilíbrio emocional para a equipe, como as meditações guiadas.

Especialistas defendem que alguns minutos por dia de meditação no trabalho são suficientes para ajudar a evitar transtornos causados pelo estresse.

Como benefícios on-line podem ajudar a melhorar a saúde dos colaboradores?

Serviços on-line como o Headspace o Calm.com são uma ótima opção. O usuário paga uma mensalidade fixa e tem acesso a uma rede de serviços ligados à saúde mental e física.

Nesses apps, por exemplo, o usuário tem acesso a serviços de meditação para tratar desde insônia até ansiedade, contribuindo para a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida. E o melhor: com preços acessíveis.

Portanto, é preciso ficar atento ao uso da tecnologia para contribuir com a saúde dos funcionários, já que existem várias soluções on-line que podem ser usadas para agregar valor à marca empregadora da empresa e também elevar a saúde física e emocional dos colaboradores.

Por que contar com uma empresa especializada em saúde dos funcionários?

Contar com uma empresa especializada na saúde dos funcionários ajuda o setor de RH a otimizar os benefícios oferecidos, o que colabora para a manutenção desses incentivos e também gera mais valor para o público interno.

A Caju, por exemplo, oferece um cartão de benefícios para empresas e colaboradores que expande as possibilidades de uso entre categorias como vale-refeição, vale-cultura, transporte, serviços de entretenimento, entre outras.

Com o cartão Caju, seus colaboradores podem potencializar ainda mais os benefícios que você já oferece.

Confira possibilidades de uso que o cartão Caju oferece:

Online: Netflix, Spotify, Uber, Ifood, Gympass, Headspace, Calm.com etc.

Offline: restaurantes, cinemas, supermercados, etc.

Como vimos ao longo desta leitura, é possível promover a saúde dos colaboradores com medidas simples e também inovadoras, como a adesão de um cartão de benefícios que traz várias possibilidades de uso para os funcionários, o que ajuda também a elevar a qualidade de vida desses profissionais, contribuindo para a redução do turnover, aumento da produtividade, entre outros benefícios para a empresa.

Se você gostou deste post sobre o impacto da saúde dos funcionários para as empresas, entre em contato para saber mais sobre como a Caju pode ajudar melhorar a saúde de seus colaboradores!

Caju Team

Caju é uma plataforma de benefícios para quem se importa com seus colaboradores!

Substitua todos seus cartões de benefícios pela Caju! Aqui você consegue comprar os benefícios do seu time de um jeito fácil e que seu time vai amar!

Artigos Relacionados

Assine nossa newsletter

Receba as novidades da Caju em primeira mão

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form