Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.
Conheça o Relatório de Despesas de Viagem e entenda como o documento facilita a gestão de viagens corporativas.
O RDV, ou Relatório de Despesas de Viagens, é um documento de registro de viagens corporativas. É um meio de prestação de contas para os funcionários e controle de gastos para a empresa.
Realizar viagens corporativas é a realidade de empresas de vários setores. Os gastos e investimentos nesse tipo de viagem são registrados no RDV: Relatório de Despesas de Viagem.
Para a equipe, o RDV permite prestar contas. Já para as lideranças, é uma excelente maneira de acompanhar os gastos e tomar decisões.
Existem técnicas para desenvolver um RDV, evitando que informações valiosas se percam no caminho. E é sobre isso que vamos falar hoje.
Continue a leitura para aprender a criar um Relatório de Despesas de Viagem que funcione para a sua empresa!
As viagens corporativas trazem desafios para as empresas, que precisam controlar custos com passagens, aplicativos de transporte, hospedagem e alimentação, e podem fazer parte da política de benefícios da empresa.
Registrar essas informações é fundamental para acompanhá-las, garantindo uma boa gestão financeira. É para isso que serve o relatório de despesas de viagem (RDV), um documento onde são relatadas e comprovadas as despesas geradas em uma viagem.
Com base nisso, a empresa pode fazer o reembolso aos colaboradores e também controlar os custos com esse tipo de ação.
O RDV traz uma série de vantagens para os negócios que o adotam:
O relatório permite que as empresas controlem e monitorem seus gastos com viagens de negócios, garantindo que as despesas estejam dentro do orçamento e que não haja excessos ou fraudes.
Por falar nisso, a redução de fraudes é uma das principais vantagens do RDV. Como cada despesa é detalhada no relatório, há uma maior transparência. As despesas ficam todas registradas, coibindo esse tipo de problema.
Os funcionários que pagam por suas próprias despesas durante a viagem podem enviar o relatório para a empresa e receber o reembolso mais rapidamente.
O relatório pode ajudar as empresas a planejar melhor as futuras viagens de negócios, usando informações sobre os custos médios das despesas em determinados locais e em diferentes épocas do ano.
Em alguns casos, a lei exige que as empresas mantenham registros precisos de suas despesas de viagem para fins fiscais e contábeis, e o relatório de despesas de viagem pode ajudar a garantir que a empresa esteja em conformidade com essas leis.
Com o RDV, ainda, a empresa pode prestar contas de forma mais ágil, pois evita que seja preciso reunir todos os gastos com viagens corporativas quando for preciso comprová-los.
A partir do RDV a empresa consegue, ainda, adequar sua política de viagens. Ao constatar que os gastos com alimentação são altos, por exemplo, o negócio pode delimitar um valor máximo para esse tipo de gasto.
Estas são as informações que devem constar no RDV:
Agora você já sabe o básico sobre o que é RDV. Vamos, então, falar sobre como montar esse documento na prática em alguns passos simples.
O primeiro passo é definir quais são as despesas referentes a viagens que são elegíveis para reembolso. As mais comuns são: deslocamento (avião, carro de aplicativo, ônibus), hospedagem e alimentação.
Defina, também, se há um valor máximo por dia para refeições, por exemplo. É importante alinhar essas informações com os funcionários para que eles saibam o que será e o que não será reembolsado.
É fundamental também que os funcionários conheçam as regras para o reembolso. As notas fiscais precisam ter descrição dos produtos ou serviços? É preciso ter os documentos impressos? Qual é o prazo para preenchimento depois da viagem? Deixe tudo isso claro para a equipe para evitar desentendimentos.
Se cada funcionário fizer seu próprio RDV, é provável que a área responsável tenha dificuldade para fazer a análise e o reembolso. O melhor, portanto, é disponibilizar um modelo para todos os colaboradores preencherem.
Se você achou essa solução um pouco ultrapassada, saiba que não está sozinho. A boa notícia é que já existem ferramentas que simplificam a gestão de viagens corporativas, evitando erros e esquecimentos.
Um exemplo é o Caju Despesas, uma solução que nasceu para acabar com a dor de cabeça e descomplicar a gestão de gastos. Uma plataforma, um cartão, fluxos otimizados, informações detalhadas e poucos cliques para ter a gestão de despesas em dia.
Com o Caju Despesas, você pode dar adeus à burocracia e papelada na gestão dos gastos corporativos. A partir de um fluxo de adiantamento, a empresa deposita um saldo na carteira digital do colaborador, que usa seu cartão Caju físico ou virtual para fazer os pagamentos.
Todo o extrato já pode ser visto pela empresa, que, por sua vez, gerencia os valores. Ao final do período do saldo, você pode escolher se o valor restante se mantém na conta do colaborador ou volta para a empresa.
Sabe aquele peso de ter que fazer todo o processo demorado de reembolso pro colaborador que tirou dinheiro do próprio bolso? Acabou! Pois é, dá para ter leveza e oferecer benefícios até mesmo na gestão de despesas. Leve Caju Despesas para sua empresa. Comece agora!
RDV significa Relatório de Despesas de Viagem. É um documento que regista os gastos de colaboradores em viagens corporativas e simplifica a gestão de despesas.
Para criar um RDV, a empresa deve gerar um documento padrão que contenha as informações da empresa e espaços para que o funcionário preencha a descrição de cada um dos gastos da viagem, com os devidos comprovantes físicos ou digitais, como notas fiscais. Com o uso do Caju Despesas, as empresas podem fornecer os valores exatos de diária e para a viagem.
O relatório de viagem, ou RDV, auxilia empresas e funcionários. Para as empresas, há um controle maior de investimentos para viagens corporativas. Para os funcionários, é uma maneira de justificar os valores gastos.
Preencha o formulário de interesse abaixo.
Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.
Conteúdo
Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.
Ver todos os posts dessa autoriaInscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.