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Nesta edição do diário dos cajuenses convidamos o Matheus Lagoa, Gerente de Produto da Caju, para contar o processo de criação da Newsletter interna de Produto.
Olá! Me chamo Matheus, tenho 27 anos e, ao final deste mês, completo 5 meses atuando na área de Produto da Caju. Para contextualizar a história por trás deste “Diário de Cajuense”, preciso voltar um pouco além desses 5 meses.
Em março de 2022 entrei para atuar na área de suporte da Caju, atrelado a isso, nos últimos anos, tenho enfrentado um desafio interno que a grande maioria das pessoas enfrenta em algum momento de sua jornada: “descobrir com o que se quer trabalhar”. Essa é uma pergunta difícil de responder, não é mesmo? Afinal de contas, temos que lidar com nosso ego, com escolhas que fizemos ao longo da vida e até mesmo com idealizações que outras pessoas têm de nós. E essa é apenas a ponta do iceberg, não vou nem entrar em assuntos como salário, qualidade de vida, propósito e etc.
Lembro-me de, num primeiro momento, desejar migrar para a área de Análise de Dados (BI). Também considerei mudar para a carreira de desenvolvimento/programação. Então, após conversar com muitos profissionais dessas áreas e começar a estudar os assuntos mais gerais que permeiam cada uma dessas “trilhas”, acabei encontrando a área de Produto. Vi nesta área, num primeiro momento, diversos tópicos alinhadas aos meus interesses. Entre eles tecnologia, negócios e a possibilidade de ter contato com diversas áreas da empresa.
Eu sou formado em Ciências Econômicas e sempre fiquei um pouco frustrado por não encontrar uma área de atuação que pudesse se relacionar minimamente com a parte teórica do curso que escolhi. Sempre me interessei pela área de tecnologia e pela parte de negócios das empresas, e acabei encontrando uma conexão com a área de Produto.
Inicialmente, essa mudança de carreira era apenas um sonho distante, que foi sendo alimentado por vídeos e livros que fui consumindo ao longo do tempo para entender melhor a área e como poderia começar a caminhar nessa nova direção.
Na época em que estava passando por essas mudanças, o time de Gente e Gestão da Caju havia iniciado recentemente um programa de vagas internas. Então, no dia 13 de dezembro, foi anunciada uma oportunidade para quem desejasse se candidatar para uma nova vaga na área de produto. Me inscrevi, alinhei com minha liderança e fui aprovado nesta seleção interna.
Basicamente, o escopo dessa nova vaga era focado em melhorar a relação existente entre os times de suporte e produto. No começo, tive bastante dificuldade para entender o que deveria ser feito para atingir esse objetivo. Mas um ponto era claro: a Caju estava passando pelas dores do crescimento.
Com o aumento do número de colaboradores, tornava-se cada vez mais difícil para a área de produto reportar a todos os interessados e afetados o que estava sendo feito. Da mesma forma que tornava-se mais difícil aos outros times acompanharem as atualizações que aconteciam no produto e também entender o motivo por trás das mudanças.
A primeira coisa que desenvolvemos foi o que chamamos de “Fluxo de Release”. Trata-se de uma estrutura flexível que busca garantir que todas as novas atualizações recebam maior atenção em relação aos seguintes pontos:
Com ele, havia uma visão clara do que estava sendo feito em cada uma das frentes do produto e em qual estágio de desenvolvimento determinado projeto se encontrava. Além disso, havia um direcionamento sobre certos cuidados a serem tomados pelo Product Manager responsável.
Mas isso resolvia apenas parcialmente os problemas. Agora as pessoas sabiam quais eram os grandes projetos em andamento, mas não entendiam o porquê deles. Além disso, pequenas mudanças na plataforma e melhorias não eram contempladas por esse fluxo. Diante desse cenário, nasceu a Newsletter Interna de Produto da Caju.
Agora que já havia um local centralizado com as informações do que estava sendo feito em cada um dos times, era questão de reunir essas informações, utilizar um linguajar mais informal e direto para conseguir traduzir como cada novidade ou mudança se conectava com o objetivo de negócio da Caju.
É importante destacar que a leitura de algumas newsletters, juntamente com notas de atualizações de aplicativos e jogos, me ajudou bastante a entender como começar a escrever e qual tom de voz seria adequado. Se você precisa se inspirar e dar o primeiro passo na escrita de newsletter, recomendo verificar como o Slack, uma ferramenta de comunicação, conduz esse processo.
Para a News, decidimos criar uma página no Notion, ferramenta de organização interna que utilizamos na Caju, que é atualizada pelo time de produto a cada 15 dias. Ao final deste período, enviamos a nova edição por e-mail e também pelo canal de comunicação interno para todos os colaboradores.
A área de produto de uma empresa de tecnologia, principalmente de empresas que operam no modelo Saas, tem um papel muito importante na missão de unificar os objetivos e garantir para os colaboradores que exista um entendimento mútuo entre os indicadores econômicos e contábeis e a forma como o seu produto está sendo desenvolvido.
É essencial que desde o time de marketing, responsável por promover a marca e atrair novos clientes, até o time de sucesso do cliente, responsável por assegurar a boa utilização do produto, saibam exatamente em qual direção a empresa está caminhando.
Um pilar da Caju que ajudou muito para que esse projeto pudesse nascer, é o pilar da transparência. Aqui na Caju, jogamos limpo. É difícil saber se tomamos a decisão certa antes de avaliar os resultados, mas é importante que todas as pessoas envolvidas tenham conhecimento das decisões tomadas e dos motivos pelos quais foram tomadas. Por exemplo, por que estamos priorizando uma melhoria no fluxo de redefinição de senha em vez de uma melhoria no fluxo de cadastro.
Quando todas as áreas entendem o objetivo a ser perseguido, cada uma delas passa a ter a autonomia de mudar seu curso e tomar decisões mais rápidas e alinhadas com os planos atuais da empresa.
A área de suporte, pode trazer dados embasados para o time de produto mostrando como determinado problema está afetando os indicadores, por exemplo. No final do dia, haverá um maior entendimento e mais opções disponíveis – visto que cada área conhece melhor do que qualquer outra seus próprios problemas – a respeito do que pode ser feito para atingirmos as metas estabelecidas.
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Gerente de Produto Associado
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