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Diário dos cajuenses

Regador de Cultura: entenda como foi a reestruturação da ferramenta de feedback da Caju

Saiba os detalhes desse projeto executado pelos cajuenses Kevin Salvo, Fabiana Andrade e João Franco

Criado em

Atualizado em

por Kevin Salvo

Leia em 7 minutos

Nesse diário dos Cajuenses, Kevin Salvo, Líder da área de Desenvolvimento Organizacional do time de Gente e Gestão da Caju, conta sobre o processo de atualização da nossa ferramenta de feedback, os desafios e primeiros resultados da nova implementação. 

O primeiro passo: Ferramenta de Feedback

A maior fortaleza da Caju, sem dúvida alguma, é a nossa Cultura Organizacional. É possível entender razoavelmente sobre essa cultura por meio dos nossos cinco pilares de cultura, que embora sejam muito representativos, sempre serão parciais, pois para entender a sua potência na integridade é necessário viver o dia a dia no cajueiro.

E quando vivenciamos de forma genuína o dia a dia na Caju, podemos evidenciar que, de fato, por aqui Jogamos Limpo, Abrimos a Roda, Sonhamos Gigante, Testamos e Amadurecemos e Crescemos em conjunto e sobretudo O Melhor da Caju é o Cajuense.

Essa é minha percepção até agora enquanto um cajuense de apenas 4 meses de cajueiro, mas foi uma percepção que demorou pouco tempo para ser construída, eu diria que em apenas algumas semanas qualquer cajuense já consegue perceber o brilho e a força do nosso coletivo.

Entrei no time de Gente e Gestão da Caju com o desafio de liderar as iniciativas de Desenvolvimento Organizacional, e o meu primeiro projeto foi atualizar uma ferramenta que havia sido implementada no ano passado.

A ferramenta em questão era a Ferramenta de Feedback, já implementada pelo time (mais especificamente, pela nossa BP Luisa Lima), que tinha o objetivo de fomentar e potencializar a nossa cultura de desenvolvimento contínuo na empresa, disponibilizando um canal livre e de fácil acesso para envio de feedbacks de qualquer natureza a qualquer cajuense, e que ao longo de todo o ano de 2002 vinha sendo testada por todos os times.

A voz do cajuense importa: Amadurecendo a Jornada

Ao longo desse último ano de testes, o nosso time de GG identificou, ouvindo os cajuenses, por meio de pesquisas e conversas, que por mais que eles enxergassem muito valor no propósito da ferramenta de feedback e gostassem de usá-la, de alguma forma aquele canal não era suficiente, ou melhor, não substituia um acompanhamento mais próximo e mais pessoal, sobretudo entre líderes e liderados, principalmente sobre assuntos de performance e desenvolvimento individual.

Os cajuenses nos diziam, portanto, que a ferramenta de Feedback funcionava muito bem para enviar e receber feedbacks positivos (reconhecimentos) de forma livre, porém não conseguia atender de forma satisfatória quando o assunto era o envio e recebimento de feedbacks construtivos.

Ao mesmo tempo, um dos projetos prioritários de GG para o primeiro semestre de 2023 é a estruturação e consolidação de um ciclo de Gestão de Desempenho na Caju. Dado o contexto de negócio e o crescimento da empresa no últimos ano, é chegado o momento de criar mais musculatura e aumentar a nossa densidade de talentos no cajueiro. Para isso, nada mais adequado do que um ciclo de gestão de desempenho estruturado, que possa garantir sustentabilidade e escalabilidade quando o assunto é desenvolvimento contínuo em performance e carreira nos times.

Foi a partir desse contexto que eu e a Fabiana Andrade, que também faz parte do time de GG, chegamos à conclusão que o upgrade da ferramenta passaria por investirmos em potencializar as suas fortalezas (ou seja, o envio de reconhecimentos de forma livre e facilitada) e endereçarmos a suas fraquezas por meio de outros canais/rituais dentro do ciclo de gestão de desempenho.

O “Regador de Cultura”

Tomada a decisão de transformar a antiga ferramenta de feedbacks em um canal exclusivo de reconhecimentos, era necessário não só reformular o funcionamento e experiência da ferramenta, incluindo algumas novas funcionalidades, mas também fazer um rebranding e um posterior relançamento para que os Cajuenses entendessem de forma clara não só o que implementamos de novo e alteramos, mas também os motivos das mudanças.

Para esse projeto fechamos um squad em um trio, composto por mim, Fabiana Andrade e o João Franco da área de Produto da Caju – que já havia nos ajudado com a antiga ferramenta de feedback e que mais uma vez teve um papel importantíssimo na viabilização desse relançamento. 

A primeira mudança foi conectar a ferramenta mais diretamente com os elementos da nossa Cultura, dessa forma todo o reconhecimento enviado deveria estar conectado com um dos cinco pilares de cultura da Caju. Assim, poderíamos, posteriormente, ter uma visão de qual aspecto da cultura os cajuenses estão sendo mais reconhecidos, dar essa visualização aos Heads e ao time de GG, para no futuro conectar com o nosso ciclo de gestão de desempenho e tornar ainda mais coerente o nosso ecossistema de iniciativas.

A segunda mudança foi referente à gestão e acompanhamento dos dados, onde criamos painéis com dashboards automatizados, que colhem todas as informações dos reconhecimentos enviados e disponibiliza, de forma muito visual por meio de diversos filtros, essas informações para o time de GG e, de forma segmentada, para os Heads das áreas também. Dessa forma podemos acompanhar em tempo real o engajamento na ferramenta, os índices por time e por pilares de cultura.

A terceira mudança foi a ampliação dos canais de comunicação conectados à ferramenta. Todo reconhecimento enviado pelo Regador chega para o cajuense não só em seu painel próprio na ferramenta, mas também por uma mensagem automática pelo Slack e por um e-mail automático customizado com a nossa identidade visual.

Por fim, a última, e não menos importante mudança foi o rebranding. Criamos uma nova identidade focada nessa conexão entre reconhecimentos (ação ativa) + cultura + ação contínua de desenvolvimento. E com ajuda de várias pessoas, incluindo do time de marketing, criamos o nome “Regador de Cultura” e o logotipo da ferramenta (nosso juca segurando um regador).

Outras melhorias relacionadas à usabilidade (UX) em comparação com a antiga ferramenta também foram feitas, a busca pelos Cajuenses na ferramenta e os envios dos reconhecimentos tornaram-se ainda mais facilitados.

Participar da construção do regador me permitiu aprender bastante sobre o poder de uma boa cultura, e usar a ferramenta após o lançamento me aproximou mais das pessoas com quem trabalho”, conta João Franco.

Painel de acompanhamento da ferramenta disponível para o time de GG e para os Heads da Caju

Regamos a nossa cultura de diversas maneiras e a partir de várias outras ações, mas ter uma ferramenta própria para os cajuenses reforçarem a cultura no dia a dia é  muito assertivo, principalmente sobre a ótica de tirar os pilares de cultura do papel e realmente vivenciá-los na prática. 

Esse espaço de trocas, de Cajuense para Cajuense, é também um fortalecimento da cultura colaborativa e do reconhecimento das potências de cada”, comenta Fabiana Andrade.

O relançamento foi feito em um Papo de Quinta, reunião quinzenal com todo o time da Caju, onde contamos todas as mudanças e seus motivos, ao mesmo tempo que lançamos uma campanha de engajamento chamada “10 em Cultura” que duraria dez dias e que premiaria os dez Cajuenses que recebessem mais reconhecimentos naquele período.

Nas primeiras duas semanas após o lançamento, tivemos uma participação incrível dos Cajuenses, foram enviados 880 reconhecimentos a quase 200 Cajuenses, o que foi ainda mais incrível quando o mês de Março finalizou onde chegamos a quase mil reconhecimentos enviados a Cajuenses de todos os times.

Ao fim dessas primeiras semanas, divulgamos os vencedores da nossa campanha de engajamento, que foram premiados com um saldo em seus cajuzinhos.

Os dez cajuenses que mais receberam reconhecimentos nos primeiros dez dias da ferramenta e, portanto, vencedores da campanha “10 em Cultura”

Engajamento até o momento

Atualmente estamos muito felizes com o engajamento que o Regador de Cultura vem tendo, desde o seu lançamento tivemos mais de 1000 reconhecimentos enviados para mais de 250 cajuenses de todos os times!

No último mês, foram por volta de 4 reconhecimentos enviados por dia na plataforma de forma orgânica, ou seja, sem nenhuma ação ou campanha de fomento para apoiar.

Sabemos que ainda temos muitas funcionalidades para implementar para melhorarmos cada vez mais a experiência dos cajuenses, e, sem dúvida, aos poucos vamos testar, crescer e amadurecer o canal. #A gente testa cresce e amadurece

Mas o que mais nos alegra e nos deixa satisfeitos (falo por mim e pelo time de GG) é perceber a cada dia que passa, e isso podemos evidenciar no engajamento dessa e de outras iniciativas, que o melhor da Caju são – e sempre serão – os Cajuenses.

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Kevin Salvo

Gente e Gestão

Líder da área de Desenvolvimento Organizacional na Caju. Há 10 anos atua com gestão de pessoas, com vivências em consultorias, multinacionais e startups. É especialista em temas de aprendizagem corporativa e gestão de performance.

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