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A entrevista comportamental é uma técnica de recrutamento e seleção que analisa o comportamento dos candidatos
A entrevista comportamental é uma técnica de recrutamento e seleção que analisa o comportamento passado dos candidatos para identificar habilidades sociais e traços de personalidade importantes para o cargo em questão.
Ao invés de analisar habilidades técnicas do currículo, essa etapa busca identificar as soft skills dos candidatos. Ou seja, a maneira como o profissional lida consigo mesmo e com os colegas de trabalho em situações difíceis.
Esse é um grande diferencial para garantir um processo seletivo mais assertivo e a contratação do profissional ideal para a vaga, reduzindo o índice de turnover e garantindo a manutenção de equipes engajadas.
Se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura! Neste post, esclarecemos todas as dúvidas e trazemos um roteiro pronto de entrevista comportamental para aplicar na sua empresa. Confira!
A entrevista comportamental é um método utilizado durante o processo de recrutamento e seleção para conhecer as habilidades comportamentais dos candidatos e avaliar se eles possuem o perfil necessário para a vaga.
Nesse tipo de entrevista, o recrutador busca descobrir como um candidato agiu em situações de trabalho delicadas no passado, para prever como ele poderia se comportar em situações parecidas no futuro.
Para isso, o entrevistador faz perguntas relacionadas a situações que envolvam habilidades interpessoais, trabalho em equipe, capacidade de resolução de problemas, gerenciamento de tempo, entre outros.
A entrevista comportamental pode acontecer tanto no início do processo seletivo, para já eliminar profissionais que não sejam compatíveis com a empresa; quanto no final, para desempatar a decisão entre dois ou mais candidatos.
A diferença entre a entrevista comportamental e a entrevista de recrutamento tradicional é que a primeira avalia o candidato a partir de soft skills, enquanto na segunda são avaliadas as hard skills.
O modelo tradicional de entrevista de recrutamento que conhecemos é baseado na análise da capacidade técnica do candidato, comprovada através de suas experiências anteriores, cursos, capacitações e demais informações do currículo profissional.
Já a entrevista comportamental avalia como os candidatos lidam com diferentes situações no ambiente de trabalho, nem sempre relacionadas ao conhecimento técnico. Nesse caso, o objetivo é avaliar principalmente habilidades interpessoais e de autogestão.
O ideal é que o processo de recrutamento e seleção use os dois modelos de entrevista, avaliando hard e soft skills. Dessa forma, é possível traçar uma análise completa do perfil do candidato e selecionar os melhores talentos para a vaga.
O processo de recrutamento e seleção de profissionais é uma das etapas mais decisivas para garantir bons resultados para uma empresa. Por isso, a entrevista comportamental é fundamental para ajudar o recrutador a escolher o melhor candidato para cada vaga.
Isso porque, durante esse processo, é possível avaliar pontos que terão impactos diretos a curto e longo prazo para a organização, como fit cultural, valores, propósito, expectativa de metas e muito mais.
Alguns dos principais impactos de ter um processo de recrutamento bem estruturado e que inclui uma boa avaliação comportamental são:
A entrevista comportamental no início do processo seletivo é uma das ferramentas mais eficientes para fazer a triagem inicial dos candidatos e selecionar perfis comportamentais mais alinhados ao que é esperado pela empresa.
A partir de cada resposta, os recrutadores podem identificar rapidamente quais profissionais possuem as habilidades necessárias para a vaga. Isso ajuda a reduzir o tempo gasto em entrevistas com candidatos que não atendem aos critérios comportamentais desejados.
Além de economizar tempo e recursos durante o processo de recrutamento, a análise do perfil comportamental também ajuda o setor de RH a tornar a seleção mais precisa, reduzindo os erros de contratação.
É comum vermos profissionais que são contratados exclusivamente por suas habilidades técnicas e demitidos em pouco tempo por questões comportamentais. Mas, quando existe uma entrevista comportamental durante o processo, esse risco é mínimo.
Nesse caso, os candidatos escolhidos para cada vaga já passaram por uma triagem de compatibilidade com a cultura, valores e competências (não necessariamente técnicas) exigidas para o cargo.
Dessa forma, é possível aumentar a probabilidade de que o candidato se adapte à nova função e se sinta engajado no ambiente de trabalho. O resultado é uma queda nos índices de turnover, já que se reduz a possibilidade do profissional ser atraído por novas oportunidades e deixar a empresa de forma precoce.
A entrevista comportamental permite que os recrutadores selecionem candidatos com soft skills importantes, como trabalho em equipe, liderança, comunicação assertiva, resolução de problemas e outras habilidades essenciais para o desempenho de qualquer função.
Ao recrutar profissionais com essas competências, as equipes tendem a ter uma dinâmica mais eficiente e produtiva. Isso porque, nesse caso, a boa comunicação permite que todos compartilhem conhecimentos para solucionar problemas e alcançar metas.
Profissionais que se adaptam à cultura da empresa e se sentem parte de um time funcional, tendem a se sentir naturalmente mais satisfeitos e motivados. Com isso, o nível de comprometimento com o trabalho aumenta, garantindo também um aumento na produtividade e engajamento da equipe.
Muitas vezes, a avaliação de competências dos candidatos é realizada por meio de softwares de inteligência artificial. Entretanto, nada substitui o olhar de um recrutador qualificado para encontrar o profissional ideal para cada vaga.
Para isso, é preciso que o recrutador conduza a entrevista comportamental com perguntas bem estruturadas para obter exemplos de comportamentos específicos dos candidatos, além de manter a escuta ativa, prestando atenção às respostas e fazendo perguntas adicionais, quando necessário.
Se você nunca realizou esse tipo de entrevista, pode seguir esse roteiro básico de entrevista comportamental:
O primeiro passo para elaborar uma entrevista comportamental é identificar as competências mais relevantes para a posição. Isso pode ser feito por meio de uma análise das atividades da vaga, conversa com o gestor direto ou com funcionários que ocupam uma função parecida.
Ao mapear as competências-chave, o recrutador pode direcionar de forma mais precisa as perguntas da entrevista, garantindo que elas sejam relevantes e realmente alinhadas às necessidades da posição.
Além disso, listar de forma objetiva essas habilidades necessárias também facilita a comparação entre os profissionais. Dessa forma, o recrutador tem critérios claros e objetivos para avaliar as respostas e classificar os candidatos de forma justa.
Depois de identificar as principais competências para a vaga, é hora de formular perguntas que abordem as habilidades desejadas. Cada pergunta deve ser projetada para obter exemplos específicos de situações passadas em que o candidato tenha exercido essa competência.
Lembre-se de evitar perguntas que podem ser respondidas apenas com “sim” ou “não”, como “você sabe trabalhar em equipe?” ou “você é um bom líder?”.
Prefira sempre fazer perguntas abertas que incentivem o candidato a falar de forma detalhada sobre a situação. É possível perguntar algo como “Dê um exemplo de uma situação em que você teve que trabalhar em equipe para finalizar uma tarefa específica”.
Esteja preparado para utilizar técnicas de sondagem durante a entrevista comportamental. A partir da resposta do candidato no exemplo anterior, você pode fazer novas perguntas como “Quais foram os principais desafios de finalizar essa tarefa em equipe?” e “Como você lidou com esses desafios?”.
Outra estratégia que pode ajudar a complementar o processo de avaliação comportamental dos candidatos é utilizar testes técnicos durante as entrevistas. Estes testes geram um perfil comportamental que descreve os principais traços e características do indivíduo.
Trata-se de ferramentas usadas para avaliar as características e padrões de comportamento de uma pessoa através de uma série de perguntas ou afirmações que os candidatos devem responder de acordo com suas preferências ou nível de concordância de 1 a 5, por exemplo.
Alguns dos principais testes de perfil comportamental utilizados em processos seletivos são:
Depois da entrevista comportamental, avalie cada resposta individualmente em relação às competências desejadas para a vaga. Lembre-se de considerar não apenas o resultado final, mas todo o processo que levou até ele e as competências exercidas durante o caminho.
Nessa hora, é importante considerar pontos como a riqueza dos exemplos oferecidos, o contexto da situação e a relevância das habilidades que foram citadas para o exercício da função em aberto.
Esse também é o momento de verificar a consistência das respostas do candidato ao longo da entrevista. Certifique-se de identificar possíveis contradições entre as informações fornecidas, o currículo e as experiências anteriores.
Durante todo o processo, é importante analisar as respostas de maneira holística, considerando também o contexto geral da entrevista e os insights de outras etapas do processo seletivo que o candidato já tenha realizado.
Avaliar as respostas dos candidatos em uma entrevista comportamental não é uma tarefa fácil, já que envolve a análise de respostas complexas e como elas podem se adequar aos requisitos da vaga em aberto.
O ideal é sempre avaliar as respostas mais profundas. Ou seja, aquelas que fornecem informações mais detalhadas e específicas sobre as situações. Isso porque, quanto mais detalhes forem analisados, melhor será a compreensão do perfil comportamental do candidato.
Observe se as respostas refletem as habilidades desejadas para o cargo e analise também se as ações tomadas pelo candidato nas situações descritas foram apropriadas e se são compatíveis com os valores da empresa.
Com todas essas informações em mãos, é possível fazer uma análise SWOT de cada candidato, identificando pontos fortes e fracos considerando as expectativas da vaga e o fit cultural com a organização.
As perguntas que são realizadas em uma entrevista comportamental, geralmente, estão relacionadas a temas como trabalho em equipe, capacidade de liderança, boa comunicação, orientação para resultados e inteligência emocional no trabalho.
São perguntas que começam com frases como “Dê um exemplo de uma vez em que…” ou “Descreva uma situação em que você…”. O objetivo é que o candidato não possa responder apenas com “sim” ou “não”.
Algumas perguntas para fazer na entrevista comportamental que podem ajudar a entender o perfil do candidato são:
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Marketing
Jornalista em formação, atua na produção de conteúdo da Caju. Como redatora do blog, tem o propósito de unir seus interesses por comunicação e tecnologia e educar o mercado de gestão de pessoas.
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