Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.

Gestão de pessoas

Os 10 melhores caminhos para reduzir o turnover nas empresas

Sua empresa está com o índice de turnover alto? Saiba agora como reduzi-lo com os 10 melhores caminhos que listamos para você!

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 14 minutos

Quatro mulheres conversando ao redor de uma mesa de trabalho.

Turnover é o nome dado para a taxa de rotatividade de uma empresa. É uma métrica que mede a quantidade de funcionários que entram e saem da organização em um determinado período.

Quando frequente, o turnover entre os funcionários não é apenas um fator estressante para as equipes. Ela é também uma das causas da perda de produtividade, que também gera prejuízos financeiros para a empresa. Afinal, a entrada e a saída constante de colaboradores interfere nas rotinas organizacionais devido à adaptação dos novos trabalhadores.

Se a sua organização tem apresentado taxas altas de turnover, é hora de agir para diminuí-las. Neste conteúdo, você vai encontrar 10 dicas essenciais para reduzir o turnover na sua empresa e quais são os maiores impactos da alta rotatividade na organização. Boa leitura!

O que é turnover?

O turnover é a taxa que mede a quantidade de profissionais que entram e saem de uma empresa em determinado período. Ou seja, é conhecido como taxa de rotatividade, calculando a diferença entre entradas e saídas de profissionais nas organizações. 

A rotatividade de funcionários é uma métrica baseada em dados para avaliar não só a quantidade de pessoas que estão deixando a empresa, mas também em quais circunstâncias. E quando essa taxa é identificada como alta, torna- se um KPI desfavorável, já que pode significar a perda de bons funcionários, inclusive para as concorrentes.

Essa saída da empresa pode acontecer a partir de uma decisão voluntária ou involuntária dos funcionários. 

A rotatividade voluntária inclui a saída do emprego para se aposentar, por motivo de doença ou por mudança de carreira. Mas, se a empresa está perdendo funcionários valiosos para um concorrente ou porque eles estão insatisfeitos no trabalho, é necessário agir para dar à equipe um motivo para ficar, antes que mais pessoas saiam. 

Já a rotatividade involuntária inclui demissões e rescisões por mau desempenho ou problemas disciplinares. 

Qual a diferença entre turnover e absenteísmo?

Além de falar sobre turnover, é comum que as empresas também lidem com um outro termo no dia a dia: o absenteísmo.

Apesar de parecer um termo pouco conhecido, ele é bem simples de explicar. Na prática o absenteísmo é um padrão ou hábito de um ou mais funcionários faltarem ao trabalho muitas vezes e sem uma boa razão para isso. São faltas e atrasos frequentes que podem tornar as equipes sobrecarregadas e prejudicar a produtividade de outros colaboradores. 

Nesse caso, esse pode ser um dos motivos de desligamento de funcionário, mas só após essa decisão é que esses profissionais passam a entrar nas estatísticas de turnover.

Quais as principais causas de turnover?

A seguir, vamos listar as 3 razões mais comuns pelas quais os funcionários decidem sair de uma empresa e, consequentemente, aumentam a taxa de turnover. 

1. Sobrecarga de trabalho

Se um funcionário tem muito trabalho para fazer e se sente sobrecarregado com esse volume, é provável que comece a procurar outra oportunidade de emprego em outro lugar. Sua intenção é fazer um ótimo trabalho, entregando o que sabe, mas mantendo uma boa qualidade de vida, algo que fica difícil com qualquer nível de sobrecarga.

Caso isso se torne parte de sua vida diária de trabalho, pode ser um motivo para tomar uma decisão de sair da empresa rapidamente. Eles podem ter que passar mais horas no trabalho para manter o controle da carga de trabalho e, como resultado, o equilíbrio entre carreira e vida pessoal pode se tornar muito difícil de ser alcançado.

2. Falta de reconhecimento

É sempre importante reiterar a importância dos colaboradores através do reconhecimento para fortalecer a motivação e retenção de funcionários.

Seus funcionários querem sentir que estão fazendo um trabalho que vale a pena e, quando necessário, é importante reconhecer isso. Desde um simples “obrigado” até a entrega de premiação e benefícios corporativos, por exemplo, pode fazer toda a diferença. Mas, caso isso não seja uma prática na organização, pode ser mais um motivo para a perda de grandes talentos.

3. Falta de flexibilidade

No mundo corporativo atual, cada vez mais se fala em qualidade de vida e equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. E a flexibilidade deve estar ligada à cultura da empresa.  

Muitas empresas hoje em dia oferecem opções de trabalho flexíveis, como horários flexíveis e trabalho remoto. Mas, quem não tem esse tipo de oferta muito provavelmente ficará para trás na concorrência para atrair os melhores profissionais.

Olhando para quem está dentro da sua organização, o cenário pode ser ainda pior: se você não estiver aberto a oferecer opções flexíveis, seus funcionários podem começar a procurar por novas oportunidades e descobrir que outras empresas estão apostando no trabalho flexível. E é claro que eles irão achar essa opção muito mais atraente.

Por que é importante estar atento ao turnover na empresa?

A rotatividade de funcionários é uma parte natural dos negócios em qualquer setor do mercado. Porém, a rotatividade excessiva diminui a eficiência geral da empresa e acarreta grandes prejuízos.

Ao ficar atento ao turnover, é possível compreender os efeitos da perda de um grande número de colaboradores. Isso serve como um motivador para trabalhar no sentido de reduzir a taxa de rotatividade, a fim de conquistar maiores lucros e um ambiente de trabalho mais saudável. 

De modo geral, as altas taxas de rotatividade podem sinalizar problemas com:

  • recrutamento da empresa;
  • cultura;
  • estrutura de salário e remuneração;
  • benefícios;
  • gerência;
  • treinamentos;
  • planos de carreira;
  • entre outros.

O grande risco para as organizações é quando seus principais talentos começam a sair para empresas concorrentes. A perda desses funcionários não apenas prejudica a produtividade, mas enfraquece a empresa estrategicamente. 

Mesmo que a empresa possa encontrar a mesma qualidade de trabalhadores, a busca, o treinamento e o tempo envolvidos custam muito dinheiro. É nesse momento que precisa buscar maneiras de reduzir o turnover. 

Lembre sempre: o custo de substituição de um funcionário pode ser convertido em valor de investimento para manutenção dos talentos presentes na empresa.

10 melhores caminhos para reduzir o turnover 

São muitos os caminhos para reduzir o turnover na sua empresa. Em todos os casos, exige atenção e empenho da organização Confira agora 10 dicas para reduzir essa taxa e manter seu time sempre com os melhores talentos.

1. Fortaleça a cultura empresarial

Se você tem um RH estratégico, já sabe da importância de ter clareza sobre a missão, a visão e os valores da empresa. Afinal, não adianta exigir algumas competências, como colaboratividade e espírito de equipe, na hora da contratação, se a atuação da empresa no mercado é extremamente competitiva e agressiva.

Segundo um estudo da Robert Half, no Brasil, 80% dos diretores já fizeram uma contratação da qual se arrependeram depois. Isso pode gerar vários transtornos, como:

  • acúmulo de serviço para os outros colaboradores;
  • queda na produtividade;
  • aumento do estresse.

Por isso, é importante ter clareza sobre as qualidades da organização e fazer com que essa cultura seja transmitida.

2. Analise o fit cultural para reduzir o turnover

Se você realmente entende a cultura da empresa, sabe que não adianta ter um grande talento no seu quadro de pessoal, se ele simplesmente não se encaixa no contexto. O fit cultural é o alinhamento entre os objetivos individuais do contratado com os da empresa.

Conseguir esse alinhamento no processo seletivo é uma questão de observação sobre:

  • tipo de liderança, tomada de decisão e tom da comunicação;
  • características que a empresa quer alcançar;
  • valores pelos quais a empresa se orienta.

Assim, desde a descrição da vaga, passando pelas dinâmicas para seleção, até a entrevista, use formas de destacar e identificar esses atributos.

3. Tenha um plano de carreira atrativo para todas as equipes

Apesar de o salário ser um diferencial para o colaborador, um plano de carreira que ajuda na retenção de talentos conta com ações que promovem o crescimento e a realização profissional do funcionário, além de reconhecer e valorizar o seu papel na empresa.

Para isso, você pode se perguntar qual seria a empresa ideal para os seus colaboradores. Faça pesquisas internas e descubra os pontos em comum. Às vezes, um detalhe que passa despercebido faz total diferença dentro da sua estrutura de equipes.

4. Ofereça atrativos e benefícios para diminuir o turnover

Em uma pesquisa realizada pela Zenefits, os empregadores entrevistados declararam que a falta de benefícios (ou a busca por benefícios melhores) é uma das 5 principais razões pelas quais os colaboradores saem das empresas.

Ainda nesse estudo, foi comprovado que 41,3% das empresas oferecem benefícios como uma estratégia para a retenção dos funcionários.

Neste caso, fica claro que oferecer benefícios corporativos é um elemento fundamental no trabalho de redução do turnover em qualquer empresa. Disponibilizar um cartão multibenefícios como o Caju, por exemplo, que dá total liberdade e controle para os profissionais, é um diferencial que pode funcionar como peça chave na contratação e manutenção de talentos.

5. Aprimore o seu processo seletivo

Outra dica muito relevante para reduzir o turnover é aprimorar o processo seletivo na empresa. É importante selecionar os profissionais certos, algo que pode ser feito por meio de testes baseados em comportamento e triagem mais eficiente.

Obviamente, uma boa entrevista com os candidatos ao trabalho na sua empresa já consegue dizer quais se encaixam em sua cultura organizacional, mas a chave para selecionar os melhores funcionários é realizar um bom processo seletivo, para determinar o quão bem eles podem executar a função.

Forme uma equipe de fato eficiente para desempenhar esse papel de encontrar os melhores talentos, pois dessa forma se torna possível reduzir de forma significativa o turnover da sua empresa.

6. Ofereça treinamentos

Funcionários valorizam empresas que oferecem treinamentos, que podem fortalecer as suas habilidades existentes ou desenvolver novas. Normalmente, pessoas à procura de emprego levam mais em consideração participar de processos seletivos em empresas que oferecem mais oportunidades de treinamento e flexibilidade.

É preciso pensar de forma mais amplamente quando o assunto é treinamento. Cursos muito extensos e cansativos podem não surtir o efeito esperado e podem não ser o tipo de engajamento que ele busca. Empresas que oferecem um ótimo treinamento abrem espaço para isso na rotina diária de um colaborador e o incentivam ativamente na empresa.

Geralmente, organizações que mapeiam claramente a qualificação para funções de trabalho definidas dentro da organização, ajudam os funcionários a encontrem funções internas, que possam ser adequadas para pessoas com habilidades específicas necessárias.

Uma sugestão é fornecer os meios para que os próprios colaboradores escolham quais cursos e certificações desejam realizar. No cartão Caju, na carteira Educação, é possível disponibilizar valores voltados para isso, que são aceitos em instituições de ensino diversas.

7. Dê feedbacks construtivos

Ofereça feedbacks construtivos de desempenho e reconheça os bons esforços e resultados, para reduzir a rotatividade de seus colaboradores.

O reconhecimento das contribuições dos funcionários para o seu negócio é a forma mais poderosa de reforço e retenção de funcionários. Os colaboradores se sentem motivados e valorizados quando sabem que seu trabalho é importante e faz a diferença na empresa.

8. Ofereça premiações e bonificações por desempenho

Investir em premiação e bonificação por desempenho pode ainda maximizar a produtividade e otimizar os resultados do negócio.

Essa é uma ótima forma de aumentar a satisfação dos funcionários, uma vez que apenas um bom salário não é mais suficiente para manter os melhores talentos na empresa. Através de premiações, gratificações e bonificações, os colaboradores tendem a se sentir mais valorizados pela empresa

Essa estratégia deve ser utilizada, principalmente, em momentos especiais e datas comemorativas. Algumas ideias de bonificação para os funcionários são: folgas, viagens de incentivo, ingressos para eventos, participação de lucros, mimos e vale-presentes.

9. Defina e desenvolva a cultura corporativa

A cultura corporativa pode significar muitas coisas, mas geralmente se refere às atitudes, ideias e crenças compartilhadas, que definem um local de trabalho e afetam a experiência dos funcionários.

Essa cultura desempenha um papel central na satisfação dos funcionários com relação a empresa. Por essa razão, é muito importante determinar e desenvolver a cultura corporativa da sua organização.

10. Desenvolva planos de carreira e oportunidades de crescimento

Uma das principais razões pelas quais as pessoas deixam as empresas é a falta de oportunidades para desenvolvimento de carreira. O fato é que os funcionários permanecem mais tempo em empresas com foco na contratação interna, em comparação com aquelas que não fazem disso uma prioridade.

O recrutamento interno deve ser padronizado e sem medo dos funcionários serem penalizados por buscar cargos em outras equipes. Uma das principais barreiras ao recrutamento interno é que os gerentes de setores da empresa não querem abrir mão de bons talentos, mas esse é um grande engano.

As organizações que incentivam projetos multifuncionais, identificam as habilidades dos funcionários existentes e conectam a qualificação às oportunidades internas, descobrindo que essas estratégias ajudam no recrutamento interno e podem convencer os funcionários a permanecerem no time. 

Quais são os impactos da alta rotatividade de funcionários?

O alto índice de turnover pode causar muitos prejuízos e e impactos negativos para os negócios. Confira os principais deles.

Aumento nos custos de contratação

Os novos custos de contratação podem ser considerados custos do turnover. Se uma organização perde um colaborador, ela acaba tendo despesas para conseguir achar um substituto para o cargo. Nos custos estão inseridos custos administrativos de contratação, treinamento e desenvolvimento, publicidade, recrutamento, entrevista de candidatos e testes psicológicos.

Esses custos ainda incluem a perda de produtividade da área afetada e da empresa como um todo, durante o período em que um novo funcionário está se familiarizando com o cargo.

Custos com horas extras

Outro impacto do alto índice de turnover é que os funcionários que permaneceram na empresa podem ser obrigados a trabalhar horas extras para finalizar as tarefas do funcionário que se foi.

Antes de um substituto ser contratado para uma posição vaga, a empresa paga uma taxa mais alta por hora para realizar a mesma quantidade de trabalho, que era realizada antes de o colaborador deixar a empresa.

Queda na motivação

Uma alta taxa de rotatividade pode afetar a motivação e qualidade de vida dos que permanecem na empresa. Os profissionais podem se sentir sobrecarregados com o trabalho extra, resultando em estresse para o restante da equipe.

O estresse pode resultar no absenteísmo e na redução da produtividade. O fato é que uma organização com alto índice de rotatividade de funcionários pode sofrer com uma imagem pública negativa, o que também pode afetar futuras contratações.

Comece a reduzir o turnover agora!

Ficar de olho no mercado e manter-se atualizado sobre as tendências é o primeiro passo para trabalhar na redução de turnover. Tão importante quanto isso é saber adequar o caminho de acordo com o perfil da organização e dos funcionários.

Em uma empresa que se preocupa com a cultura e com a manutenção dos talentos, a oferta de melhores condições de trabalho se torna um atrativo.

Nesse sentido também entram os benefícios corporativos e a flexibilidade. Enquanto uma empresa precisa de vale-refeição como diferencial, para outra o vale-cultura talvez seja mais interessante.

Com isso, podemos te ajudar! Entre em contato com os nossos especialistas e conheça os multibenefícios da Caju! 

Dúvidas frequentes

O que é turnover de uma empresa?

Turnover significa a taxa de rotatividade de funcionários em uma empresa. Pode ser voluntário, com a desistência dos funcionários, ou involuntário, de acordo com os desejos das empresas.

O que causa o turnover nas empresas?

Desmotivação geral, condições de trabalho desfavoráveis, falta de benefícios corporativos, falta de flexibilidade e sobrecarga de trabalho.

Como evitar o turnover nas empresas?

Fornecendo melhores condições de trabalho, benefícios corporativos e um espaço de trabalho saudável.

Conheça a Caju

Preencha o formulário de interesse abaixo.

Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

Ver todos os posts dessa autoria

Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.