Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.
A leitura é uma ótima aliada dos profissionais de RH que desejam estar cada vez mais atualizados.
Acompanhar a evolução dos processos organizacionais e as mudanças em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo não é tarefa simples. Por isso, estar a par de novas tendências e consumir todos os tipos de informações é essencial para qualquer profissional, principalmente para quem é da área de RH.
Ler bons livros é uma ótima maneira de aprender coisas novas e estimular a criatividade. E, para quem trabalha com gestão de pessoas, assuntos como liderança, feedback e comunicação não violenta devem estar sempre no radar.
A seguir, você confere uma lista com 6 livros essenciais sobre esses assuntos, que podem ajudar no dia a dia dos profissionais de recursos humanos. Acompanhe!
O primeiro da lista é uma dos livros básicos para quem deseja adentrar o mundo do RH. A obra, de Idalberto Chiavenato, trata dos desafios enfrentados pelos profissionais da área na gestão de pessoas.
Ao longo do texto, o autor elenca seis métodos para a gestão de colaboradores nas organizações: agregar, recompensar, desenvolver, monitorar, manter e aplicar pessoas.
Apesar de ter sido publicado há mais de 25 anos, Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes permanece atual e é conhecido como um dos guias para os profissionais de Gestão de Pessoas.
Entre diversas passagens, uma das principais lições da obra está nas fábulas de Esopo: a eficácia é oriunda da harmonia. Para o autor, essa harmonia é o que os gestores devem almejar para o dia a dia dos seus colaboradores.
Frente a um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico, é preciso se adaptar para não ficar para trás. Por isso, o processo de mudança e atualização deve fazer parte do dia a dia das organizações, e esse é um bom livro para encorajar gestores e colaboradores a se reinventar para atingir os objetivos de crescimento da organização.
De maneira prática, a obra apresenta um conjunto de ferramentas que podem auxiliar a abordar a difícil, porém crucial, tarefa de liderar as transformações no ambiente de trabalho.
Feedbacks são ótimas ferramentas para orientar e encorajar as equipes em busca do seu desenvolvimento. Isso é o que defende Eliana Pita nesta obra, considerada uma das mais fundamentais para quem atua na gestão de pessoas.
No livro, a autora busca desmistificar a ideia de que feedback é algo negativo com dicas de como realizar essa avaliação de forma construtiva, incentivando os colaboradores a evoluírem dentro de uma empresa.
Este é um clássico e todo mundo deveria ler, principalmente quem atua diretamente na liderança e gestão de pessoas.
Comunicação não violenta é uma obra de Marshall Rosenberg voltada para a construção de relações interpessoais e resolução de conflitos. No livro, o autor apresenta um modelo que ajuda a identificar padrões de comunicação destrutiva e a substituí-los por diálogos mais saudáveis e construtivos.
Por fim, esse é outro título muito aclamado entre os gestores de RH. Afinal, uma das habilidades mais importantes para os profissionais de RH é saber lidar com diferentes tipos de pessoas e comunicar com clareza suas demandas e feedbacks.
Para isso, a obra traz técnicas simples que podem e devem ser aplicadas no âmbito corporativo, como métodos de persuasão e empatia, que possuem extrema eficácia nos relacionamentos interpessoais.
Gostou desse conteúdo? Então, aproveite para ver também outros 9 livros para RH que todo profissional deve ler!
Preencha o formulário de interesse abaixo.
Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.
Marketing
Jornalista em formação, atua na produção de conteúdo da Caju. Como redatora do blog, tem o propósito de unir seus interesses por comunicação e tecnologia e educar o mercado de gestão de pessoas.
Ver todos os posts dessa autoriaInscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.