Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.

Gestão de pessoas

Segurança psicológica no trabalho: o que é e como aplicar?

A segurança psicológica no trabalho refere-se à proteção e promoção da saúde mental dos trabalhadores. É importante para garantir um ambiente de trabalho saudável e produtivo, onde os colaboradores possam desempenhar suas funções com satisfação e sem sofrer estresse ou outros problemas psicológicos.

Criado em

Atualizado em

por Michele Fernandes

Leia em 5 minutos

Duas pessoas conversando em um ambiente seguro psicológico

Com tantos desafios na gestão de pessoas, manter um ambiente de trabalho saudável tem sido uma das principais preocupações de muitas empresas. 

E quando falamos em “local de trabalho saudável”, não podemos deixar de pensar na segurança psicológica no trabalho, que tem sido um tema cada vez mais frequente nos últimos tempos nas organizações que compreendem sua importância para gerar um clima organizacional cada vez mais amigável e atrativo.

Sua empresa promove um ambiente seguro psicologicamente? Tire suas dúvidas em nosso artigo!

O que é segurança psicológica no trabalho?

O termo foi criado pela pesquisadora da Harvard Amy Edmondson. Para ela, a definição de segurança psicológica é “a crença de que um membro de uma equipe não será punido e humilhado por expor ideias, dúvidas, preocupações ou erros, e que a equipe está segura para assumir riscos interpessoais, em um ambiente que permite que as pessoas sejam francas”

Na prática, a segurança psicológica no trabalho é uma área que se concentra na promoção e proteção da saúde mental dos trabalhadores. Ela abrange uma série de fatores, como o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, o apoio emocional, o reconhecimento do valor do trabalhador e a prevenção de bullying e assédio moral. 

O objetivo é criar um ambiente de trabalho saudável e seguro, onde os colaboradores possam desempenhar suas funções com satisfação e sem sofrer estresse ou outros problemas psicológicos. 

Por que é importante investir em segurança psicológica nas empresas?

Empresas sem um clima organizacional baseado na segurança psicológica possuem uma equipe frágil sem uma comunicação aberta, autêntica e criativa. Isso porque criatividade é sugerir ajustes diante de situações inesperadas ou complexas no seu dia a dia de trabalho. Essa situação pode levar ao adoecimento e fragilizar a saúde mental da equipe. Consequentemente, isso afeta o desempenho da empresa. 

Agora dá para observar que a segurança psicológica no trabalho é importante para valorizar o profissional, suas ideias, comunicação e confiança. Desta forma, temos uma equipe forte que trará bons resultados para a organização. No entanto, sua importância vai além dos fatores que mencionamos. Existem vários outros pontos fortes que tornam essa característica fundamental para o sucesso de uma equipe corporativa.

Esses benefícios são um trabalho de via de mão dupla. Os funcionários se sentem capacitados para compartilhar opiniões, e o RH alcança resultados positivos que podem até impactar a receita do negócio. Podemos acrescentar que a segurança psicológica no ambiente corporativo é importante para: 

  • assumir riscos interpessoais; 
  • expressar pensamentos negativos; 
  • criar uma cultura de inovação (abertura a ideias, sem medo de represálias); 
  • abrir espaço para aprender com os erros; 
  • desafiar a autoridade quando necessário; 
  • dar e receber feedback; 
  • desenvolver confiança e boa vontade.

A função dos líderes na manutenção da segurança psicológica

Os perfis de liderança existentes na organização ainda podem ter um efeito importante quando o objetivo é criar um ambiente seguro psicologicamente. Além disso, para entender melhor as necessidades dos colaboradores, é importante que a equipe de RH seja ágil.

Líderes e profissionais de RH precisam preferir uma atitude colaboradora e facilitadora no desenvolvimento de uma cultura de segurança psicológica. É importante que gestores, RH e todo o time, pratiquem o que é divulgado. Caso contrário, não há sentido.

Além disso, é função dos recursos humanos promover o aumento dessa cultura e dar ferramentas para sua viabilidade. É importante incluir as equipes nas tomadas de decisão, dinâmicas, brainstorms e soluções de aprendizagem individuais e conjuntas.

Dicas para promover a segurança psicológica nas empresas

Algumas dicas para promover a segurança psicológica nas empresas incluem:

  • Liderança envolvida: é importante que a liderança da empresa esteja envolvida na promoção da segurança psicológica, estabelecendo uma cultura de saúde mental e apoio aos funcionários.
  • Comunicação aberta: promover a comunicação aberta e transparente entre os funcionários e a liderança, para que os problemas psicológicos possam ser discutidos e resolvidos de forma eficaz.
  • Equilíbrio entre vida pessoal e profissional: ajudar os funcionários a estabelecer um equilíbrio saudável entre sua vida no trabalho e fora dele, oferecendo oportunidades de flexibilidade e trabalho remoto, por exemplo.
  • Apoio emocional: fornecer recursos de apoio emocional, como terapia ou orientação, para ajudar os funcionários a lidar com problemas psicológicos.
  • Prevenção de bullying e assédio moral: estabelecer políticas e procedimentos claros para prevenir e lidar com o bullying e o assédio moral, garantindo um ambiente de trabalho seguro e saudável.
  • Reconhecimento do valor do funcionário: reconhecer o valor e a contribuição dos funcionários, oferecendo oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional e valorizando o trabalho realizado.
  • Treinamento sobre saúde mental: oferecer treinamentos para ajudar os funcionários a compreender melhor a saúde mental e como protegê-la, incluindo como lidar com o estresse e problemas psicológicos.

A segurança psicológica não só nos ajuda a ter equipes de alta performance, como também é uma engrenagem que facilita no desenvolvimento de um ambiente inovador. Você já pratica esses passos na sua organização?

E por falar em inovação, você já conhece o Caju? Somos o cartão multibenefícios que toda empresa precisa provar. É a praticidade e segurança que toda gestão de RH procura, aliando a todos os benefícios que um colaborador quer.

O custo é zero para a empresa, você só paga o saldo dos colaboradores. Quer conhecer? Converse com nosso time e receba mais informações.

Conheça a Caju

Preencha o formulário de interesse abaixo.

Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Michele Fernandes

Marketing

Profissional da área de comunicação há mais de 10 anos, com especialidade em criação e estratégia de conteúdo B2B em empresas de tecnologia.

Ver todos os posts dessa autoria

Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.