Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.

Gestão de pessoas

O que é teste palográfico e como funciona?

Também chamado de teste dos risquinhos, serve para conhecer as características de candidatos em processos seletivos a partir da análise de pequenos traços

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 5 minutos

Teste palográfico é um teste de personalidade que serve para conhecer as características de candidatos em processos seletivos a partir da análise de palos, pequenos traços que as pessoas devem desenhar no papel. Com isso é possível saber se os profissionais são ou não adequados para determinada vaga.

Quem já tirou a CNH ou participa de processos de recrutamento e seleção para vagas de emprego, certamente já teve que fazer um teste palográfico. Talvez você não conheça o nome técnico, mas se lembra do tipo de prova em que é preciso desenhar vários risquinhos lado a lado.

Você sabe, no entanto, o que esse tipo de teste avalia? E será que essa forma de avaliação é realmente eficiente? No artigo de hoje, você vai conhecer tudo sobre o tema. Continue a leitura!

O que é o teste palográfico?

O teste palográfico é um teste de personalidade que serve para conhecer características comportamentais das pessoas a partir da maneira como elas desenham pequenos traços (ou palos, daí a origem do nome) no papel.

O teste dos pauzinhos, ou teste dos risquinhos, como também é conhecido, é usado com frequência em processos seletivos, para entender se os candidatos têm o perfil desejado pelas empresas.

O teste foi criado em Barcelona, na Espanha, pelo psicólogo Salvador Escala Milá, ganhando notoriedade ao redor do mundo pela sua praticidade, uma vez que a aplicação é simples.

No entanto, vale lembrar que só papel e caneta não bastam. É importante ressaltar a importância de que o teste seja realizado por profissionais qualificados, que seguem as diretrizes do Conselho Regional de Psicologia para a sua aplicação.

O que o teste palográfico avalia?

No teste palográfico, avalia-se a maneira como cada pessoa desenha os palos no papel. A partir disso, é possível detectar suas características. 

A avaliação pode ser feita a partir da observação de diversos aspectos dos traços: inclinação, distância, direção, tamanho, pressão, velocidade. É possível relacionar esses aspectos a diversas características comportamentais, como:

  • organização;
  • adaptabilidade;
  • autoconfiança;
  • produtividade;
  • capacidade de definir e cumprir metas;
  • relacionamento interpessoal;
  • ritmo de trabalho;
  • concentração;
  • impulsividade;
  • inteligência emocional.

Qual é a importância do teste palográfico para o RH?

O teste palográfico pode ser bastante benéfico para a área de recursos humanos, auxiliando no recrutamento e seleção e permitindo fazer contratações mais certeiras, de candidatos que tenham fit cultural com a empresa.

Por consequência, a aplicação do teste pode contribuir para reduzir erros de contratação, diminuindo o turnover e os custos com demissão, contratação e treinamentos.

Quais são as vantagens do teste palográfico para as empresas?

Além das vantagens para o RH, o teste palográfico é benéfico para a empresa de maneira geral. Os gestores, por exemplo, conseguem identificar mais facilmente quais candidatos se adaptam à cultura organizacional do negócio.

Essa forma de avaliação é um bom complemento a outros testes — como as provas técnicas e testes situacionais — aplicados pela empresa, pois possibilita avaliar as soft skills (as habilidades comportamentais), que também são essenciais para o sucesso ou não do colaborador na empresa, tudo isso com custos relativamente baixos de aplicação. 

Como aplicar o teste palográfico no processo de recrutamento e seleção?

A aplicação do teste palográfico é simples. Basta entregar papel e caneta para os candidatos e dar orientações sobre o preenchimento e a duração da prova.

Mas atenção: para garantir bons resultados, é fundamental contar com psicólogos habilitados na aplicação do teste e na avaliação dos resultados. 

Tenha cuidado com testes prontos encontrados na internet. Além disso, o ideal é combinar os resultados do teste palográfico com outras avaliações.

É possível ser reprovado no teste palográfico?

Não. Como dissemos, o teste palográfico é um teste de personalidade. Dessa maneira, não existe a intenção de aprovar ou reprovar um candidato. 

Os traços vão influenciar na análise feita pelos psicólogos, que vão tentar relacionar as características que se identificam com aquelas buscadas pelas empresas. Mas isso pode variar de empresa para empresa, de vaga para vaga. Portanto, não há resposta certa ou errada.

A quantidade de palos desenhados é somente um componente que será avaliado. Os especialistas observam também a qualidade dos desenhos. Em seguida, tentam relacionar as características observadas com aquelas desejadas pela empresa para as vagas em aberto. 

De modo geral o teste palográfico é rápido e dinâmico, podendo ser usado tanto em processos individuais quanto coletivos e também combinado a outras técnicas. Essa é uma boa ferramenta de avaliação comportamental, desde que seja aplicada e analisada por especialistas no assunto. 

Vá além do teste palográfico

Existem outras formas de avaliação de candidatos que podem ser usadas em conjunto com o teste dos risquinhos para encontrar os profissionais mais adequados para a vaga em aberto na empresa.

Uma delas é o teste situacional, que tem como objetivo a simulação de situações que o candidato enfrentará em seu dia a dia de trabalho.

Assim, é possível ver quais saídas ele encontra na prática e observar suas habilidades técnicas, mas também soft skills, como a capacidade de lidar com imprevistos, trabalho em equipe, nível de proatividade, entre outros.

Quer saber mais sobre o tema? Leia o artigo completo que fizemos e saiba o que é e quando aplicar o teste situacional no recrutamento!

Conheça a Caju

Preencha o formulário de interesse abaixo.

Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

Ver todos os posts dessa autoria

Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.