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Conheça as principais ferramentas e tecnologias para otimizar seu processo de recrutamento e aumentar a visibilidade em todas as etapas: desde a atração até a contratação dos melhores profissionais.
Nos últimos anos, contratar profissionais qualificados têm sido uma dificuldade encontrada por boa parte das empresas do país. A afirmação pode parecer estranha diante de índices de desemprego acima da média, mas um levantamento feito pelo InfoJobs com 815 empresas nacionais de diferentes segmentos revelou que 84% das entrevistadas estavam com desafios em seus processos de recrutamento.
De acordo com a pesquisa, essa crise pode ser explicada por 4 dificuldades principais:
Enquanto o primeiro desafio demanda uma explicação um pouco mais complexa e estrutural, podemos concordar que as outras três grandes dificuldades estão ligadas a questões operacionais que quem trabalha com Recursos Humanos conhece muito bem. Falta equipe (e tempo) para dar conta de tudo isso — e olha que o recrutamento é apenas uma das frentes de atuação de RHs e DPs.
Mas esse post não tem como objetivo chover no molhado e apresentar problemas que você certamente já conhece. O que nós queremos é te contar que trazer mais visibilidade para suas contratações pode resolver não só as três dificuldades que destacamos no parágrafo anterior, mas também te ajudar a encontrar profissionais mais qualificados e adequados ao perfil da sua empresa.
Duvida? Então puxe sua cadeira e siga com a gente!
Podemos concordar que o sucesso de um recrutamento está intrinsecamente ligado à capacidade das empresas de atrair, engajar e converter candidatos qualificados em novos colaboradores, certo? Mas você já parou para pensar que todas essas ações passam por ver e ser visto?
Veja como ela se encaixa em todas as etapas de um recrutamento!
Antes mesmo da divulgação da vaga, é importante que todos os interessados na seleção estejam alinhados com os requisitos e atribuições da vaga, bem como com o perfil de contratação desejado.
O setor que receberá a pessoa contratada deve ser transparente em suas demandas para que o RH possa ser assertivo na busca, da mesma forma que as lideranças precisam dar visibilidade aos RHs e DPs sobre o orçamento disponível e outras informações chave para a contratação.
Depois, seguimos para a divulgação da vaga, fase em que a importância da visibilidade parece mais óbvia. Se o anúncio não chega aonde os interessados estão, como garantir que os profissionais certos ficarão sabendo daquela oportunidade de emprego?
O processo seletivo, por sua vez, deve ser transparente para todos — dentro e fora da empresa. Etapas bem sinalizadas e divulgação do status do processo, por exemplo, são detalhes que trazem mais credibilidade para a empresa, ajuda na organização do time interno e mantém os candidatos mais tranquilos, reduzindo e-mails e mensagens com dúvidas e cobranças.
É importante ter visibilidade também sobre os candidatos, de modo que todas as informações relevantes cheguem aos responsáveis pelo recrutamento. O ideal é que elas sejam centralizadas e organizadas, o que permitirá uma análise mais estratégica dos perfis e a identificação de tendências que podem ser úteis no futuro.
A organização dos dados durante o recrutamento e seleção também pode te ajudar na etapa seguinte, quando for hora de fazer a admissão das pessoas selecionadas.
Só quem já participou de processos de recrutamento sabe que o trabalho não acaba no aperto de mãos que sela a contratação.
Para o RH, o que vem na sequência é uma jornada de admissão que envolve uma série de dados e burocracias, uma demanda muitas vezes invisível para o resto dos interessados. Internamente, o setor que receberá a pessoa contratada não sabe bem em que pé está a processo e não consegue se planejar; externamente, quem foi aprovado não faz ideia do andamento da contratação, o que pode gerar insegurança, enquanto quem não foi aprovado muitas vezes nem resposta recebe sobre a negativa.
Apesar de ser uma situação chata, é seguro afirmar que esse vácuo de comunicação não acontece por falta de consideração da empresa, mas porque falta tempo para cumprir todas essas tarefas, principalmente quando o objetivo principal é fazer com que a contratação seja feita de forma ágil. No entanto, trazer mais visibilidade para esses processos é um sinal de respeito que mantém os colaboradores engajados desde o primeiro momento.
Leia também: Do recrutamento à admissão: a importância da transparência e comunicação eficiente com candidatos
Se a chave do negócio está na transparência, o próximo passo é entender quais ferramentas podem melhorar a visibilidade dos seus processos seletivos. Felizmente, graças ao avanço das tecnologias de informação, temos à nossa disposição uma gama de soluções e ferramentas projetadas justamente com este fim.
Desde sistemas de rastreamento de candidatos (ATS) até plataformas de recrutamento e análise de dados, as empresas hoje podem contar com uma variedade de recursos para otimizar suas estratégias de aquisição de talentos e maximizar sua presença no mercado.
A seguir, a gente te conta quais ferramentas são essas e como elas podem te ajudar!
Já ouviu aquele ditado: “o artista deve ir aonde o povo está”? Pois bem, se aplicada ao contexto de aquisição de talentos, a máxima ficaria dessa forma: as vagas devem aparecer onde os melhores profissionais estão.
Num cenário global em que o trabalho remoto rompeu as fronteiras geográficas do mercado, o profissional certo para a vaga que acabou de abrir na sua empresa pode estar literalmente em qualquer lugar. O mais próximo que podemos chegar dessa vastidão de possibilidades são as plataformas especializadas em recrutamento.
As plataformas de recrutamento são sistemas ou softwares projetados para facilitar e otimizar o processo de contratação, desde a atração de candidatos até a seleção final. Essas plataformas oferecem uma ampla variedade de ferramentas e funcionalidades para ajudar as empresas a gerenciar todas as etapas do recrutamento de forma eficaz.
Trata-se de um recurso que pode trazer muito mais visibilidade para o seu processo seletivo do que, por exemplo, as redes sociais da sua empresa ou até mesmo o LinkedIn. Graças ao seu alcance global, a divulgação acontece numa escala muito maior, enquanto os filtros disponíveis para a segmentação de interesses te colocam a um clique de distância de profissionais alinhados ao perfil que está sendo buscado.
Contudo, é importante entender que plataformas de recrutamento não fazem mágica. Para usufruir do seu potencial, é importante saber, de antemão, as características do profissional desejado, as demandas da empresa, bem como todos os detalhes necessários para atrair e filtrar os candidatos.
Os sistemas de rastreamento de candidatos, tradução livre para o termo original em inglês Applicant Tracking System (ATS) dão um passo além em relação ao que uma plataforma de recrutamento tradicional pode entregar. Além de auxiliar na atração de candidatos, os ATS possuem recursos que podem otimizar todo o processo de admissão através de automatizações inteligentes.
Não é à toa que esses sistemas representam hoje um dos pilares do recrutamento moderno. Com eles é possível organizar, rastrear e gerenciar todo o fluxo de candidatos de forma eficiente. Dentre os principais recursos, podemos citar:
Na prática, isso é sinônimo de eficiência operacional para o RH, que passa a ter mais tempo disponível para se dedicar a análises aprofundadas dos candidatos que apresentam maior potencial, e visibilidade para todos os envolvidos no processo. A interface dos ATS permite que todo o time fique a par do processo seletivo, da mesma forma que mantém os candidatos atualizados e engajados na seleção e, posteriormente, na contratação.
A adoção de um sistema de rastreamento de candidatos também possibilita uma visão mais abrangente e precisa dos candidatos à sua disposição. Ter muitos interessados no seu processo seletivo muitas vezes pode prejudicar o andamento do mesmo, já que torna difícil a missão de filtrar os perfis mais adequados, aumentando as chances de deixar passar alguém com grande potencial simplesmente por… falta de visibilidade.
Na introdução, falamos que a maior dificuldade de contratação, segundo as empresas, é encontrar pessoas qualificadas. Isso não significa, necessariamente, que esses profissionais não existem: talvez eles só estejam perdidos por aí em meio a um mercado saturado, precisando de uma forcinha da tecnologia para serem vistos por quem interessa.
Com um ATS ao seu lado, as chances de deixar esses matches perfeitos passarem despercebidos diminui consideravelmente.
Por fim, a análise de dados de recrutamento emerge como nosso terceiro recurso indispensável para melhorar a visibilidade e eficácia no processo de contratação. Utilizando técnicas avançadas de análise de dados, as empresas podem extrair insights valiosos de grandes volumes de informações.
Esses insights podem informar decisões estratégicas em todas as fases do processo de contratação, desde o desenvolvimento de diretrizes para a atração de talentos qualificados até a identificação de áreas de melhoria na experiência do candidato. Com uma abordagem baseada em dados, as empresas podem aumentar significativamente sua capacidade de identificar, atrair e reter os melhores profissionais, impulsionando o sucesso a longo prazo.
A análise de dados também ajuda na economia de recursos do RH, seja de tempo ou de dinheiro. Com olhar estratégico e orientado para dados concretos, as chances de realizar contratações equivocadas diminui consideravelmente, da mesma forma que acelera o processo de seleção para que as pessoas contratadas iniciem o trabalho o quanto antes, aumentando a produtividade da organização.
Contudo, coletar, processar e analisar informações manualmente não é uma opção viável, pois demandaria um grande investimento de tempo por parte dos colaboradores e aumentaria a probabilidade de falhas nas operações. Por essa razão, é fundamental que a empresa adote uma solução especializada, capaz de automatizar o processo de recrutamento e seleção, proporcionando recursos próprios para essa finalidade.
O que não falta hoje em dia são ferramentas para tornar o dia a dia de RHs e DPs mais eficiente. Contudo, o caminho para uma rotina inteligente não está em acumular sistemas e plataformas. Desse jeito, é mais provável que você se perca em meio aos processos e acabe trabalhando para alimentar as ferramentas e não o contrário.
Selecionar o/os softwares mais apropriado/s para as demandas da sua empresa é um exercício fundamental para o qual vale a máxima de menos é mais. Menos plataformas, mais centralização e integração de ferramentas. Nesse sentido, Caju Ciclos pode ser a resposta que você está procurando.
O Ciclos é a plataforma ideal para quem quer centralizar a jornada dos colaboradores em um único lugar, com diferentes possibilidades de manejo. Com fluxos customizáveis e gestão simplificada, nosso sistema permite que você receba, classifique e processe os dados de colaboradores e, na mesma interface, e os mantenha informados sobre o andamento da contratação.
Além disso, Caju Ciclos te dá visibilidade dos dados disponíveis e permite que você extraia relatórios personalizados de acordo com a demanda do mesmo e analise indicadores estratégicos – tudo dentro da própria plataforma! Com esses recursos, é possível realizar contratações de maneira fluida e transparente, com ampla visibilidade para os colaboradores e outras pessoas interessadas do time.
Seus esforços de recrutamento e seleção estão prestes a mudar! Para se manter em movimento sem perder o ritmo da inovação, acesse o site de Caju Ciclos e saiba mais!
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Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.
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