Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.

Cultura organizacional

Descrição de cargo: veja como criar uma vaga de emprego completa

Veja como fazer uma boa descrição de cargo para garantir uma boa seleção e retenção de talentos. Bônus: tutorial + exemplo para se basear.

Criado em

Atualizado em

por Michele Fernandes

Leia em 11 minutos

Quando a pauta é contratação, muitos empregadores e gestores de RH até demonstram boa vontade para criar vagas inclusivas dentro da organização. Contudo, ainda encontram dificuldade em divulgar a vaga da forma certa e selecionar os candidatos. Acontece que a descrição de cargo é essencial e deve descomplicar qualquer tipo de obstáculo.

O motivo é simples! A forma que a vaga é divulgada, como termos e linguagem, já faz uma pré-seleção das pessoas que podem concorrer ao cargo. Por isso a importância de fazer uma boa descrição de cargo, capaz de ampliar o contato da empresa com profissionais disponíveis e interessados para uma nova oportunidade de trabalho.

A verdade é que, embora as pessoas associem descrições de cargos ao processo de recrutamento, é importante perceber os demais benefícios que uma descrição bem escrita pode fazer. Acompanhe esta leitura para entender como fazer uma descrição de cargo completa!

O que é a descrição do cargo?

Criar uma descrição do cargo que existe dentro de uma organização é uma ferramenta fundamental para qualquer empresa. Podemos dizer que a função mais importante de qualquer descrição de cargo é que ela deve explicar de forma clara e precisa as responsabilidades de uma determinada função dentro da empresa.

Na prática, essa descrição serve tanto para o processo de recrutamento e seleção quanto para os funcionários que já estão contratados. Acontece que sem um conjunto de expectativas claramente definido, não se pode esperar que a equipe entregue o trabalho exigido pela organização.

A descrição consiste também em coletar e registrar dados básicos relacionados ao trabalho, que incluem:

  • Nível do cargo;
  • Local do trabalho;
  • Resumo do trabalho;
  • Lista de deveres;
  • Informações de benefícios;
  • Condições de trabalho;
  • Ferramentas, máquinas e equipamentos a serem usados;
  • Perigos e riscos envolvidos, caso existam.

Nesse processo de criação, é fundamental garantir que os requisitos para uma função sejam justos e precisos, enquanto as responsabilidades do cargo permanecem as mais claras possível. Finalmente, os valores e a cultura organizacional precisam ser transmitidos com precisão dentro de todo cargo que será descrito em detalhes.

Quais as funções principais de uma descrição de cargo?

As descrições de cargo, em geral, são usadas pelas organizações para descrever as informações básicas sobre uma determinada vaga de trabalho. Mas existem outras funções valiosas que elas podem cumprir.

É isso que você vai conhecer agora!

Atrair os melhores talentos

Além de explicar o que uma posição implica, as descrições de cargos também desempenham um papel importante para atrair os melhores talentos para a empresa.

Os candidatos mais fortes utilizam a descrição, geralmente vista em um anúncio de emprego, para decidir se um trabalho é adequado para seu conjunto de habilidades e se eles gostariam de trabalhar na empresa.

Isso coloca muita pressão no texto e na apresentação da descrição do trabalho, pois se houver falta de profundidade, erros de ortografia, linguagem pouco clara ou um tom inadequado, certos talentos podem ser afastados em vez de atraídos. Então tenha sempre muita atenção nesse processo!

Agilizar o processo de contratação para vagas abertas

Não menos importante, as descrições de cargos podem ser úteis depois que os funcionários saem e precisam ser substituídos. Com frequência, várias empresas sofrem nesse processo porque acabam ficando sem uma pessoa especialista que sabe tudo do seu campo de negócios para apoiar a contratação da nova pessoa.

Ter uma descrição detalhada do cargo enquanto ainda conta com esse profissional e que descreva o objetivo de uma posição, junto das suas responsabilidades detalhadas, pode ajudar muito na hora que precisar buscar uma nova pessoa.

Promover os valores e a cultura da empresa

As descrições de cargos, mesmo fora do cenário de recrutamento, podem fazer maravilhas para promover e enfatizar a missão, os valores e os objetivos da empresa. Trabalhar para ter a descrição de todos os cargos atuais pode ser uma ótima maneira de enfatizar esses pontos com os times atuais.

Do ponto de vista da contratação, o tom, a linguagem e até o nível do cargo podem afetar a reação de talentos em potencial que irão visualizar a vaga. Por exemplo: se uma empresa deseja contratar indivíduos para ambientes corporativos, a linguagem profissional e os cargos tradicionais serão eficazes.

Auxiliar na preparação de perguntas da entrevista

Para os entrevistadores, especialmente aqueles que estão contratando para vários cargos diferentes simultaneamente, pode ser fácil ficar sobrecarregado e confundir qual posição você está entrevistando e quais perguntas você gostaria de fazer.

Uma descrição de trabalho bem escrita resolve esse problema, tornando mais fácil para os entrevistadores formularem perguntas, entenderem os principais requisitos da função e avaliarem os candidatos adequadamente.

Apresentar caminhos de crescimento e oportunidades de desenvolvimento

As descrições de cargos também são essenciais para reter e desenvolver talentos. Embora nas ações de recrutamento as descrições sejam principalmente sobre encontrar a pessoa certa para a posição certa, elas também destacam o espaço para crescimento e progressão dentro do negócio, um fator chave para aumentar a fidelidade dos funcionários atuais.

Descrições de cargo bem escritas explicam a cultura e a mentalidade em torno do crescimento da equipe e trazem benefícios adicionais, como o tempo de desenvolvimento pessoal a cada semana, que os talentos ambiciosos e trabalhadores adorarão ver.

Auxiliar na avaliação dos funcionários

Finalmente, as descrições de cargos também são extremamente úteis no contexto de avaliações e revisões de funcionários.

Embora os gerentes já devam ter uma forte compreensão do que sua equipe deve alcançar, uma descrição detalhada do trabalho ajudará a solidificar isso e permitir uma avaliação precisa do desempenho da equipe com base em suas responsabilidades prescritas.

O que colocar na descrição do cargo para contratação? 

Então que tal conhecer um manual de descrição de cargos e funções? É isso que vamos mostrar agora a partir de 5 informações que você deve adicionar na descrição para qualquer vaga de emprego. Confira!

1. Utilize linguagem neutra na descrição

Ao criar uma descrição de cargo, é comum que os termos estejam relacionados a um pronome, como “ele/dele”, dificultando indivíduos que não se identificam com esse gênero a se candidatar para a vaga.

Prefira sempre utilizar termos neutros ou frases do tipo “buscamos pessoas ágeis e organizadas” ou “não encontrou a vaga que procura? Não se preocupe“.

Outros termos que fogem da neutralidade, mas muitos empregadores têm usado para soar singularidade, são “ninja” e “guru”. Essas palavras têm relação cultural e podem parecer uma adaptação à determinada cultura, excluindo alguns perfis de profissionais. Lembre-se: você pode demonstrar benefícios da vaga de outra maneira e manter a linguagem neutra.

2. Deixe claro quais as responsabilidades e atribuições

Mesmo contando com uma descrição inicial do cargo ou de uma vaga, todo profissional quer saber no fim das contas o que exatamente ele irá fazer no dia a dia de trabalho. Por isso, é fundamental adicionar na descrição uma área dedicada a especificar essas responsabilidades.

O ideal é sempre fazer essa inclusão em forma de checklist, assim fica claro também o volume de atividades esperadas para um determinado cargo. Nesse caso, mantenha a atenção sempre que for especificar o nível.

3. Solicite apenas habilidades necessárias

Você sabia que, comparado às mulheres, os homens têm mais confiança para se candidatar a um cargo? Basta acreditar que atendem 60% das habilidades solicitadas. Já as mulheres, se não confiarem 100% em suas capacidades, não entram para candidatura. Priorize na lista de pré-requisitos somente competências essenciais no primeiro momento da vaga.

Dessa forma, você garantirá uma descrição de cargo mais inclusiva a favor da diversidade. Caso ainda tenha outras habilidades importantes, mas que podem ser desenvolvidas durante o trabalho, por exemplo, insira em um campo de diferenciais.

Esse tom menos rígido abre portas para receber bons contatos profissionais, possibilitando fazer combinações de competências relevantes para a empresa. Uma ótima dica é adicionar na descrição de requisitos e qualificações as chamadas Soft Skills. Elas podem ajudar a aumentar a identificação de pessoas diversas com os diferentes cargos.

4. Evite palavras estrangeiras

O uso de termos de diferentes idiomas é uma característica muito comum nas empresas, mas pode criar barreiras na captação de talentos. Simplifique a descrição de cargo dando prioridade para o bom português, seja para descrever os pré-requisitos ou para nomear o cargo.

Palavras como briefing, mindset, e outras, apesar de parecer comum em algumas áreas, podem não ser familiares para outros profissionais que não estão acostumados com esses termos da profissão. Isso não torna esse talento menos capaz ou inferior aos demais concorrentes, porém, pode ser uma pessoa talentosa mas que não tem a cultura de utilizar palavras estrangeiras.

Conte apenas com aquelas que estão convencionadas no mercado e que explicam melhor uma determinada atividade, o que é mais comum na área de tecnologia e desenvolvimento. Mas lembre-se: se existir uma tradução que facilite o entendimento, use ela!

5. Informe as expectativas salariais e benefícios

Tanto para o empregador quanto para o empregado, identificar uma oferta de remuneração justa pode ser um desafio. Aqui estamos acostumados a resolver esses problemas por meio da entrega de um plano de benefícios completo, uma das melhores ferramentas que as empresas podem usar nas descrições de cargos.

O objetivo central de uma descrição do cargo é explicar com precisão os requisitos e responsabilidades de uma posição dentro de uma organização. Se isso for feito corretamente, essas informações podem ser usadas para identificar o valor de uma posição para os profissionais, mas eles sempre irão olhar para o que há além do salário.

Modelo de descrição de cargo 

Vimos que criar uma descrição de cargo é uma etapa importante capaz de influenciar na contratação de novos talentos para sua empresa. Inclusive, determinará o perfil dos seus empregados, impactando na cultura organizacional.

Quando for abrir uma nova vaga, dê atenção a essas dicas para criar uma boa descrição com foco em formar uma equipe diversificada.

Mas ainda sente falta de ver um modelo pronto para usar como referência na hora de descrever uma descrição de vaga? Então trouxemos aqui um exemplo de uma das vagas da Caju Benefícios, para Pessoa Desenvolvedora Back-end. É a partir dela que vamos descrever como aplicar os passos que vimos antes.

Descrição da vaga

Na área de descrição, que abre as informações de um cargo, você precisa começar falando da empresa como um todo, qual o objetivo como organização e na sequência deixar claro quem está buscando para ocupar aquela posição, já detalhando o papel que o profissional vai cumprir dentro do momento atual da empresa.

Exemplo:

Responsabilidades e atribuições

Deixar claro exatamente o que será feito no dia a dia. Esse é um campo indispensável em qualquer vaga porque se um profissional entrar na empresa no primeiro dia ele já terá noção do que se espera dele. Também será essa lista de responsabilidades que ajudará na avaliação do trabalho.

Exemplo:

Requisitos e Qualificações

Como destacamos antes, adicionar as Soft Skills é um diferencial e tanto, mas foque em detalhar exatamente o que o profissional terá contato no dia a dia, sejam ferramentas, tecnologias, entre outros.

Exemplo:

O que oferecemos

Uma das partes mais importantes é destacar a lista de benefícios! Inclusive, detalhe quais os tipos disponíveis caso utilize os benefícios flexíveis. Além disso, fale aqui sobre os equipamentos usados, se serão próprios do profissional ou se serão fornecidos, bem como descreva o modo de trabalho – se possibilita ou não o trabalho remoto ou flexível.

Exemplo:

Seguindo esse modelo e criando cada uma dessas etapas dentro da sua descrição de cargo temos certeza de que conseguirá atrair as pessoas certas que tanto precisa!

E então, este conteúdo foi útil para você? Quem diria que uma boa descrição de cargos poderia ser uma ferramenta de gestão tão versátil, não é mesmo? Por isso, nós indicamos para você complementar todos os cargos com o melhor pacote de benefícios flexíveis do mercado usando a Caju Benefícios! Fale agora com o nosso time e saiba os detalhes.

Conheça a Caju

Preencha o formulário de interesse abaixo.

Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Michele Fernandes

Marketing

Profissional da área de comunicação há mais de 10 anos, com especialidade em criação e estratégia de conteúdo B2B em empresas de tecnologia.

Ver todos os posts dessa autoria

Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.