Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.

Cultura organizacional

Como criar vagas inclusivas na sua empresa

Saiba o que é preciso para fomentar a diversidade no trabalho de maneira consistente e, assim, criar vagas inclusivas nos recrutamentos da sua empresa.

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 11 minutos

Em todo o mundo, as empresas estão aumentando seus esforços para criar ambientes de trabalho mais inclusivos. A maioria delas parece se concentrar em comunicar a importância da inclusão em seu site ou nos canais de mídia social. Mas além de publicar vídeos falando da cultura da empresa, será que há a preocupação de criar vagas inclusivas?

A verdade é que a busca por diversidade no trabalho se potencializou na última década, mas ainda há muito trabalho pela frente. Se a intenção é conseguir ter igualdade na composição dos times dentro das empresas, algumas pesquisas mostram que isso está longe de acontecer:

Segundo o Global Gender Gap Report 2022, relatório produzido pelo Fórum Econômico Mundial, no ritmo atual de progresso, levará 132 anos para o mundo atingir a paridade total de gênero, ou seja, estamos longe de colocar em pé de igualdade grupos sociais que estão em desvantagem diante de grupos dominantes.

Ainda que procurem abrir algumas vagas inclusivas, será que esse é o foco? Será que é preciso criar novas vagas inclusivas ou simplesmente ajustar as que estão disponíveis na empresa para serem receptivas para qualquer pessoa que for competente para preenchê-la? É sobre isso que vamos falar a partir de agora!

O que é uma vaga inclusiva?

Uma vaga inclusiva pode ser definida como uma posição de trabalho que considera candidatos com diferentes habilidades, necessidades e diversidades, incluindo, mas não se limitando à: raça, gênero, orientação sexual, idade, religião, deficiência física ou mental e outras características.

Elas são projetadas para promover a igualdade de oportunidades e a diversidade no local de trabalho, permitindo que as organizações tenham um grupo de talentos mais amplo e inclusivo. Além disso, ajuda a estabelecer uma cultura inclusiva, o que pode trazer benefícios significativos para a satisfação dos funcionários e na retenção de talentos.

  • Em uma empresa cuja equipe é formada por pessoas de perfil parecido, o desenvolvimento de conceitos fica estagnado;
  • Já em um time que encontra diversidade no trabalho, é comum encontrar questionamentos, diferentes pontos de vista e uma gama mais variada de referências. Isso torna a experiência mais rica e completa no que diz respeito às soluções oferecidas pela organização.

As vagas inclusivas melhoram o desempenho das empresas?

Na prática, criar vagas inclusivas na sua empresa traz não só diversas vantagens para composição interna das equipes. Alguns estudos trazem estatísticas relevantes sobre o impacto que as contratações que visam a diversidade geram nos resultados financeiros:

  • De acordo com o Glassdoor, 67% das pessoas que buscam empregos desejam se juntar a um time diverso;
  • Em termos de crescimento e lucratividade, um estudo da Deloitte chega a conclusão de que empresas inclusivas têm 2 vezes mais chances de superar metas financeiras, 6 vezes mais chances de serem consideradas inovadoras e ágeis e 8 vezes mais chances de conquistar resultados melhores;
  • A Harvard Business Review também relata que empresas diversas têm 70% mais probabilidade de conquistar um novo mercado;
  • Uma pesquisa da McKinsey com mais de mil marcas destacou que as empresas mais diversas e inclusivas possuem 25% a mais de chances de conquistar uma lucratividade anual acima da média;
  • A Accenture também mostrou que o lucro pode ser 20% maior em empresas que criam vagas inclusivas e contratam.

Como fazer um recrutamento inclusivo?

Essa dúvida é bastante comum. Afinal, precisamos saber como ser mais inclusivo na empresa e como esse processo pode ser feito na prática pensando nas atividades de recrutamento e seleção.

Um processo seletivo com vagas inclusivas se inicia em um ambiente de trabalho adequado. É preciso oferecer, no cotidiano, as mesmas condições para quem quer que seja o funcionário, sem distinção de raça, gênero, idade, sexualidade, religião, origem e condições físicas.

Em um segundo momento, esse mais pontual do recrutamento, é necessário abandonar alguns vieses inconscientes que ainda existem nas organizações.

Muitos profissionais responsáveis pela contratação não percebem como alguns estereótipos influenciam suas decisões. Mas quando o assunto é abordado entre os candidatos, há relatos de talentos negros que não anexam foto junto ao currículo porque acreditam que isso pode prejudicar suas chances de seleção.

O mesmo comportamento caberia para outros exemplos. Por isso, separamos algumas dicas para fazer um recrutamento inclusivo:

Revise as suas práticas de recrutamento e seleção

Verifique se as suas políticas e processos de recrutamento são justos e não discriminatórios.

Além disso, use uma linguagem inclusiva na sua descrição de cargo. Dessa forma, você evita o uso de linguagem gênero-específica ou frases que possam afastar candidatos com habilidades diferentes.

Diversifique suas fontes de recrutamento

Além de usar sites de emprego comuns e sempre utilizados, considere a participação em feiras de emprego e eventos para minorias, assim você tem mais chances de atrair um público mais diverso.

Uma tarefa importante é treinar os seus entrevistadores para estarem cientes das leis de igualdade de oportunidades e saibam como evitar perguntas discriminatórias.

Ofereça ajustes nas vagas para compor um time diverso

Se necessário, ofereça ajustes razoáveis para candidatos com necessidades especiais durante o processo de entrevista ou teste.

Um fator que facilita esta etapa é ter a diversidade presente na sua equipe de seleção. Ter uma equipe diversificada já pode ajudar a garantir uma visão ampla e inclusiva durante todo o processo de recrutamento.

Acompanhe e avalie seus resultados

Monitorar e avaliar regularmente os resultados do seu processo de recrutamento, incluindo a diversidade dos candidatos e dos contratados, pode ajudá-lo a identificar e corrigir quaisquer desequilíbrios ou barreiras.

Lembre-se de que o processo de recrutamento inclusivo é uma jornada contínua e é importante estar aberto a mudanças e ajustes, conforme necessário, para garantir a inclusão de candidatos de diferentes origens e capacidades.

Como a empresa terá um processo seletivo inclusivo?

Um processo seletivo inclusivo pode ajudar a garantir que todos os candidatos tenham a mesma oportunidade de serem avaliados com base em suas habilidades e experiências. Agora a dúvida é: o que uma empresa precisa fazer para colocar isso em prática?

Aqui podemos destacar 3 passos práticos:

1. Certifique-se de que o ambiente de trabalho é convidativo e acolhedor para os seus funcionários

O desenvolvimento da equipe enquanto indivíduos faz muita diferença para o clima organizacional. Abrir espaço para treinamentos, debates sobre temas atuais e oferecer um atendimento acolhedor são maneiras de estabelecer um ambiente de trabalho mais acolhedor para todos.

2. Pense na mobilidade dentro dos espaços físicos

Além da mudança de atmosfera no ambiente que mencionamos, é preciso tornar os espaços do escritório e os instrumentos de trabalho acessíveis. Pense que você deve receber bem qualquer pessoa, independente da sua condição, para depois planejar espaços realmente acessíveis.

Seu colaborador pode utilizar cadeira de rodas ou precisar de um suporte especial para o computador. Em todos os casos, você deve estar com a estrutura preparada para oferecer exatamente o que for necessário.

3. Dê o exemplo com os cargos de liderança

De que vale se intitular uma empresa diversa se em seu quadro de funcionários se há apenas um perfil de pessoas nos cargos de liderança?

A distribuição de cargos importantes e de liderança é uma maneira de criar representatividade dentro da organização, além de contribuir para passar uma imagem positiva da empresa, demonstrando seu compromisso com a diversidade e a equidade.

Como divulgar uma vaga de diversidade?

Muitas empresas não estão cientes de que a maneira como você escreve e divulga anúncios de emprego é um fator muito importante na criação de um local de trabalho mais inclusivo.

Caso você seja uma das pessoas que não perceberam que os anúncios de emprego são o primeiro ponto de contato que um candidato tem com sua empresa, então saiba que é essencial conseguir representar essa característica da sua empresa com sucesso e verdade em cada vaga disponível.

Claro que não há um único caminho para oferecer vagas inclusivas, pois cada empresa encontrará a melhor forma de ir criando uma cultura diversa e acolhedora em seu todo. No entanto, há algumas medidas práticas que devem fazer parte desse processo:

  • Deixe clara a preocupação da empresa com a diversidade no trabalho: uma simples frase na descrição das vagas que fala sobre o compromisso da organização com a inclusão pode dar o recado que deseja passar;
  • Busque novos canais para publicar a vaga: afinal, se você divulgar sempre nos mesmo meios, provavelmente atingirá sempre os mesmos públicos. As redes sociais, por exemplo, são opções abrangentes para divulgar uma vaga de diversidade.

Como criar um anúncio de vaga inclusiva?

Agora chegou a hora de conferir quais os passos necessários para conseguir criar uma vaga de anúncio que seja realmente inclusiva.

Separamos 6 dicas práticas que funcionam como um passo a passo para usar na sua rotina de criação.

1. Crie um texto que seja neutro de gênero

Um pequeno detalhe como o uso do pronome ele, já faz a diferença e é absorvido por quem está lendo. Quem não está incluído por ela, naturalmente se afastará da vaga. Algumas outras palavras, como rockstar e ninja, também carregam uma barreira de gênero, apesar de serem consideradas adjetivos para qualquer um.

Fique atento e substitua-os por termos mais diretos. Dessa forma, os títulos podem ser menos apelativos, mas também são mais inclusivos e menos propensos a afastar candidatos que acham que não se encaixam na imagem que você está apresentando. 

2. Destaque a diversidade e a inclusão

Inclua frases que destaquem a sua abertura à diversidade e à inclusão, como “valorizamos a diversidade de origem, gênero, capacidade e perspectiva”.

Esse é um requisito simples, mas importante para criar vagas que deixem clara preocupação com diversidade e inclusão na sua empresa.

3. Seja objetivo e claro na descrição

Em vez de incluir todos os itens desejáveis que um candidato dos sonhos possa ter, atenha-se aos requisitos essenciais.

Estudos mostram que enquanto os homens tendem a se candidatar a empregos para os quais atendem a apenas 60% das qualificações, enquanto as mulheres têm muito mais probabilidade de hesitar, a menos que atendam a 100% dos requisitos listados.

4. Descreva as responsabilidades da vaga de forma clara

Descreva de uma maneira simples e precisa as responsabilidades e requisitos da posição, sem excluir candidatos por causa de características como raça, religião ou habilidade.

Os candidatos selecionados tendem a se sentir valorizados e respeitados quando participam de um processo em que sabem exatamente o que precisam cumprir na função designada.

5. Deixe bem claro os benefícios oferecidos

Liste os principais benefícios corporativos disponibilizados pela organização. Inclusive, detalhe quais os tipos disponíveis, caso utilize os benefícios flexíveis e o profissional tenha essa flexibilidade para determinar os valores que quer utilizar em cada categoria.

Cuidados como licença parental remunerada, subsídio de creche, licença familiar paga por doença e até seguro saúde também ajudam muito a apoiar a diversidade e a inclusão, ao mesmo tempo que aumentam a retenção de talentos.

Quais as ações que uma empresa pode adotar para ser mais inclusiva?

Uma empresa pode adotar várias ações para tornar-se mais inclusiva, incluindo o que vimos até aqui, que é a diversidade e inclusão nas políticas de recrutamento e seleção.

Atualmente, toda empresa deve ter políticas claras de diversidade e inclusão nas suas práticas de recrutamento, sempre visando atrair candidatos de diferentes origens e capacidades.

Além disso, é fundamental estabelecer no dia a dia algumas práticas que deixam clara essa busca por espaços mais inclusivos:

  • Treinamento e sensibilização: oferecer treinamentos e programas de sensibilização sobre diversidade e inclusão aos funcionários pode ajudar a promover a compreensão e a aceitação das diferenças;
  • Flexibilidade nas políticas de trabalho: a oferta de opções de horários de trabalho flexíveis, trabalho remoto ou ajustes no ambiente de trabalho para atender às necessidades de funcionários com necessidades especiais pode ajudar a tornar a empresa mais inclusiva;
  • Representatividade na liderança: é importante ter uma liderança diversa e inclusiva, que reflita a diversidade da sociedade e da força de trabalho da empresa;
  • Foco da avaliação deve ser no conteúdo e entrega do colaborador: quando contratados, olhe o que todos podem a oferecer para a empresa em relação à entrega, mas também para o que agrega dentro da organização. Um processo de avaliação mais imparcial e cuidadoso deve ser outra busca constante.

Essas são apenas algumas das ações que uma empresa pode adotar para tornar-se mais inclusiva. É importante que todas continuem a avaliar e aperfeiçoar suas práticas de diversidade e inclusão, assim é possível garantir um ambiente de trabalho justo e acolhedor para todos.

Que tal começar a incluir nas suas vagas inclusivas os melhores benefícios do mercado, e o melhor, entregando tudo em apenas um único cartão? Para saber mais sobre a Caju, acesse o nosso site agora mesmo!‍

Conheça a Caju

Preencha o formulário de interesse abaixo.

Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

Ver todos os posts dessa autoria

Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.