Como criar vagas inclusivas na sua empresa

June 2, 2021
Recursos Humanos

A busca por diversidade no trabalho se potencializou na última década. Ainda assim, um estudo aponta que ao mesmo tempo em que 71% das empresas desejam se tornar inclusivas, apenas 12% delas realmente alcançaram essa meta. Isso acontece porque, ainda que procurem abrir algumas vagas inclusivas, o foco está no lugar errado.  Será que é preciso criar novas vagas inclusivas? Ou simplesmente tornar as que estão disponíveis na empresa receptivas para qualquer pessoa que for competente para preenchê-la?

Vagas inclusivas: uma mudança de mindset

Um processo seletivo com vagas inclusivas se inicia em um ambiente de trabalho adequado. É preciso oferecer, no cotidiano, as mesmas condições para quem quer que seja o funcionário - sem distinção de raça, gênero, idade, sexualidade, religião, origem e condições físicas. 

Em um segundo momento, esse mais pontual do recrutamento, é necessário abandonar alguns vieses inconscientes. Muitos profissionais responsáveis pela contratação não percebem como alguns estereótipos influenciam suas decisões. Mas quando o assunto é abordado entre os candidatos, há relatos de talentos negros que não anexam foto junto ao currículo porque acreditam que isso pode prejudicar suas chances de seleção; o mesmo caberia para outros exemplos. 

Um experimento da BBC Inside Out comprovou esse receio. Dois currículos iguais foram cadastrados em 100 oportunidades de trabalho sob nomes diferentes: Adam e Mohamed. O primeiro avançou etapas em 12 processos, enquanto o segundo em apenas 4. Um detalhe, como um nome mais comum em certas etnias, pode fazer toda a diferença para a carreira de um profissional. E isso não deveria ser assim.

A importância da diversidade no trabalho

Em uma empresa cuja equipe é formada por pessoas de perfil parecido, o desenvolvimento de conceitos é mais hegemônico. Já em um time que encontra diversidade no trabalho, é comum encontrar questionamentos, diferentes pontos de vista e uma gama mais variada de referências. Isso torna a experiência mais rica e completa no que diz respeito às soluções oferecidas pela organização.

Na prática, criar vagas inclusivas na sua empresa traz diversas vantagens. Alguns estudos trazem estatísticas. De acordo com o Glassdoor, 67% das pessoas que buscam empregos desejam se juntar a um time diverso, enquanto dentro do grupo daqueles que já estão empregados, o número de indivíduos que querem priorizar a diversidade alcança 57%. 

Em termos de crescimento e lucratividade, um estudo da Delloite chega a conclusão de que empresas inclusivas têm 2 vezes mais chances de superar metas financeiras, 6 vezes mais chances de serem consideradas inovadoras e ágeis e 8 vezes mais chances de conquistar resultados melhores. A Harvard Business Review também relata que empresas diversas têm 70% mais probabilidade de conquistar um novo mercado.

Passo a passo para uma empresa com vagas inclusivas

Não há um único caminho para oferecer vagas inclusivas, pois cada empresa encontrará a melhor forma de ir criando uma cultura diversa e acolhedora em seu todo. No entanto, há algumas medidas práticas que devem fazer parte desse processo. Confira o guia para alguns passos abaixo. 

Diversidade no trabalho: a importância do ambiente adequado

  1. Certifique-se de que o ambiente de trabalho é convidativo e acolhedor para os seus funcionários. O desenvolvimento da equipe enquanto indivíduos faz muita diferença para o clima organizacional. Abrir espaço para treinamentos, debates sobre temas atuais e oferecer um atendimento acolhedor são maneira de alcançar isso.
  2. Pense na mobilidade. Para além da mudança de atmosfera, mencionada no passo anterior, é preciso tornar os espaços do escritório e os instrumentos de trabalho acessíveis. Pense que você deve receber bem qualquer pessoa. Seu colaborador pode utilizar cadeira de rodas ou precisar de um suporte especial para o computador - e você deve estar preparado para oferecer exatamente o que for necessário.
  3. Dê o exemplo. De que vale se intitular uma empresa diversa se em seu quadro de funcionários - e o mais importante, de líderes - há apenas um perfil de pessoas? A distribuição de cargos importantes é uma maneira de criar representatividade dentro da organização.

Divulgação da vaga inclusiva

  1. Crie um texto que seja neutro de gênero. Um pequeno detalhe como o uso do pronome ele, já faz a diferença e é absorvido por quem está lendo. Quem não está incluído por ela, naturalmente se afastará da vaga. Algumas outras palavras, como rockstar e ninja, também carregam uma barreira de gênero, apesar de serem consideradas adjetivos para qualquer um.  Fique atento e substitua-os por termos mais diretos. Dessa  forma os títulos podem ser menos apelativos, mas também são mais inclusivos e menos propensos a afastar candidatos que acham que não se encaixam na imagem que você está apresentando.
  2. Seja objetivo e claro na descrição. Em vez de incluir todos os itens desejáveis que um candidato dos sonhos possa ter, atenha-se aos requisitos essenciais. Estudos mostram que enquanto os homens tendem a se candidatar a empregos para os quais atendem a apenas 60% das qualificações, enquanto as mulheres têm muito mais probabilidade de hesitar, a menos que atendam a 100% dos requisitos listados.
  3. Explicite os benefícios oferecidos. Cuidados como licença parental remunerada, subsídio de creche, licença familiar paga por doença e até seguro saúde ajudam muito a apoiar a diversidade e a inclusão, ao mesmo tempo que aumentam a retenção de talentos.
  4. Deixe claro a preocupação da empresa com a diversidade no trabalho. Uma simples frase que fala sobre o compromisso da organização com a inclusão pode dar o recado.
  5. Busque novos canais para publicar a vaga. Afinal, se você divulgar sempre nos mesmo meios, provavelmente atingirá sempre os mesmos públicos. As redes sociais são opções bastante abrangentes.

No momento da seleção

  1. Drible os vieses inconscientes. Retire os dados pessoais dos candidatos do cabeçalho dos currículos. O mesmo pode ser feito ao analisar as respostas de provas e entrevistas aplicadas. Dessa forma, será avaliado apenas o conteúdo do colaborador, o que ele tem a oferecer para a empresa. Um processo seletivo mais imparcial e cuidadoso.


Gostou do nosso conteúdo? Então, comece a seguir agora mesmo nossas redes sociais para não perder nenhum post! Nós estamos no Facebook, Linkedin, Instagram, Twitter e YouTube.

Caju Team

Caju é uma plataforma de benefícios para quem se importa com seus colaboradores!

Substitua todos seus cartões de benefícios pela Caju! Aqui você consegue comprar os benefícios do seu time de um jeito fácil e que seu time vai amar!

Artigos Relacionados

Assine nossa newsletter

Receba as novidades da Caju em primeira mão

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form