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Dia do Consumidor: todas as curiosidades sobre a origem da data

O Dia do Consumidor é celebrado mundialmente em 15 de março. A origem da data vem de um discurso do presidente John F. Kennedy, que falava sobre os direitos dos consumidores.

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Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 5 minutos

Mal acaba fevereiro e muitas marcas começam suas promoções com foco no Dia do Consumidor. Você sabia que a data tem a ver com o discurso do presidente John F. Kennedy nos Estados Unidos? Depois disso, acabou sendo adotada por diversos outros países, incluindo o Brasil.

No Dia do Consumidor, mais do que um estímulo à compra e recompra, vale a pena entender como está sendo a experiência de seus clientes e garantir seus direitos. 

Neste artigo, a gente fala mais sobre isso e ainda traz curiosidades sobre a origem da data. Acompanhe!

Em que dia se comemora o Dia do Consumidor?

O Dia do Consumidor é comemorado em 15 de março. Ele foi instituído em 15 de março de 1983, mesmo que antes disso muito já se falava sobre a importância desse grupo de pessoas que é a razão de toda empresa existir.

Por que o Dia do Consumidor foi criado?

O Dia do Consumidor é importante porque todos nós somos consumidores e fazemos a economia girar. Na década de 1960, o então presidente dos Estados Unidos da América, John F. Kennedy, fez um discurso que se tornou muito conhecido.

Durante sua fala, Kennedy disse: 

“[Os consumidores] são o maior grupo econômico, afetando e sendo afetados por praticamente todas as decisões econômicas públicas e privadas. No entanto, eles são o único grupo importante (…) cujos pontos de vista muitas vezes não são ouvidos”.

Além disso, durante o discurso, John F. Kennedy destacou alguns pontos fundamentais, como:

  • Direito à segurança, acima de tudo contra a venda de produtos prejudiciais à saúde ou à vida.
  • Direito à informação, de forma a atuar contra publicidade e demais práticas que sejam fraudulentas ou enganosas.
  • Direito de escolha para que o consumidor possa ter uma variedade de produtos e serviços à sua disposição com preços honestos e competitivos.
  • Direito de ser ouvido, com canais para se manifestar sobre o que comprou. É daí que vem a origem do atendimento ao cliente.

O discurso de John F. Kennedy foi feito em um 15 de março de 1962, quando o atendimento ao cliente, direitos do consumidor e outras premissas muito comuns hoje em dia estavam começando a entrar em pauta.

Cerca de duas décadas depois, em 15 de março de 1983, foi comemorado o primeiro Dia do Consumidor nos Estados Unidos. 

No mundo todo, movimentos a favor dos consumidores estavam acontecendo também, fazendo com que demais países adotassem a data em seus calendários.

E no Brasil, como surgiu o Dia do Consumidor?

Assim como o que acontecia em todo o mundo, políticos e população brasileira se moviam pelos direitos do consumidor. Foi em 1962 que uma primeira lei sobre o assunto passou a existir.

Trata-se da  Lei Delegada nº 4, a primeira a “assegurar a livre distribuição de produtos necessários ao consumo do povo”. 

Na sequência, surgiram os primeiros órgãos de defesa do consumidor, como a Associação de Proteção ao Consumidor de Porto Alegre (APC), a Associação de Defesa e Orientação do Consumidor de Curitiba (ADOC) e o Grupo Executivo de Proteção ao Consumidor, que, hoje, é a atual Fundação Procon São Paulo. 

Já no final da década de 1980, todas essas instituições, e outras que foram aparecendo, pressionaram nossos políticos para inserir na Constituição Federal de 1988 a defesa do consumidor. 

A proposta foi aceita, constando no inciso XXXII, do art. 5º da CF 88 que afirma que “o Estado promoverá, na forma da lei, a defesa do consumidor”.

A partir de então, foi sancionada a  Lei n. 8.078/90, mais conhecida como Código de Defesa do Consumidor, responsável por regular todas as relações de consumo com dispositivos de ordem civil, processual civil, penal e de Direito Administrativo.

Após esse acontecimento, o Dia do Consumidor passou a ser celebrado no Brasil também.

5 dicas para fortalecer a relação com o consumidor na sua empresa

Fortalecer os direitos do consumidor em empresas brasileiras é crucial para construir relações mais éticas e sustentáveis. Confira nossas sugestões!

1. Tenha um atendimento ao cliente eficiente

Treine equipes de atendimento para serem proativas e eficientes. Invista em canais de atendimento variados, como chat online, e-mail, telefone e redes sociais.

Vale manter tempos de resposta rápidos e resolver problemas de forma transparente. Medir a satisfação das pessoas pós-atendimento é muito importante para garantir melhorias.

2. Atualize-se em relação ao Código de Defesa do Consumidor

Certifique-se de que toda a equipe, especialmente atendentes e gestores, esteja bem informada sobre o Código de Defesa do Consumidor.

Faça isso promovendo treinamentos regulares para garantir a conformidade com as normas e a atualização constante das equipes.

3. Tenha transparência nas políticas da empresa

Disponibilize informações claras sobre políticas de devolução, troca, garantia e cancelamento. Evite cláusulas contratuais complexas e obscuras que possam prejudicar o entendimento do consumidor.

Estimular a boa comunicação de seus funcionários é um ponto-chave aqui!

4. Coloque o cliente no centro das decisões

Realize pesquisas de satisfação e coleta de feedback regularmente com uma amostra significativa de seus clientes. Inclusive, considere a opinião dos consumidores ao lançar novos produtos ou serviços. 

Uma  boa prática é incentivar a participação em fóruns ou grupos de discussão sobre a empresa. Ter uma comunidade de clientes engajada é a chave do sucesso de muitas empresas!

5. Ofereça produtos e serviços realmente bons

Cumpra rigorosamente as normas de qualidade e segurança, além de oferecer garantias justas e efetivas para produtos e serviços. 

Também é preciso resolver rapidamente problemas relacionados à qualidade, assegurando a satisfação do cliente.

Nossa dica final é usar o mês e o Dia do Consumidor como um lembrete para repensar como anda a relação da sua empresa com os clientes, fazendo ajustes e melhorias sempre que possível. Afinal, são os consumidores a base forte de todo negócio!

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Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

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