Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.

Benefícios corporativos

Benefícios espontâneos: quais são e por que oferecer?

Os benefícios espontâneos são vantagens ou recompensas oferecidas pelas empresas e organizações aos seus colaboradores, sem que haja um acordo ou contrato previamente estabelecido.

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 8 minutos

É certo que os benefícios são atrativos importantes para candidatos que buscam por vagas, além de serem essenciais para os colaboradores.

Mas criar um pacote de benefícios pode ser um desafio para as empresas, principalmente em um cenário em que o mercado se mostra cada vez mais competitivo. 

Sendo assim, uma das estratégias que pode ser bem aproveitada é o uso dos benefícios espontâneos para compor esse pacote de benefícios — e fazer com que aquela vaga se torne mais atrativa e competitiva diante de outras vagas oferecidas.

De acordo com um estudo realizado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, por Ilton Curty Leal Junior, a produtividade está diretamente ligada com o bem-estar dos colaboradores.

Ainda sobre esse mesmo estudo, é possível observar a importância de garantir benefícios para além dos benefícios legais – estabelecidos por leis ou pelos sindicatos dos trabalhadores.

Com isso, é possível aumentar o engajamento e melhorar a atração e retenção de talentos. Porém, é preciso que haja uma implementação assertiva do pacote de benefícios e devem ser considerados diversos fatores ao determinar quais benefícios serão incluídos.

Por isso, ao longo desse artigo, vamos falar sobre o que são os benefícios espontâneos, qual sua importância dentro das empresas e como oferecê-los de maneira assertiva e eficaz, além de trazer alguns exemplos de benefícios espontâneos que podem se encaixar com a gestão dos seus colaboradores.

Tudo pronto? Então vamos lá! 

O que são benefícios espontâneos?

De maneira simplificada, os benefícios espontâneos são vantagens ou recompensas oferecidas pelas empresas e organizações aos seus colaboradores, sem que haja um acordo ou contrato previamente estabelecido. 

Esses benefícios podem incluir dias de folga adicionais, bônus, ações, seguros de saúde e odontológico, entre outros. 

Eles são geralmente concedidos como forma de reconhecimento pelo bom desempenho ou como incentivo para melhorar a motivação e a satisfação dos funcionários.

Quais as diferenças entre benefícios espontâneos e benefícios legais?

Benefícios espontâneos

Como vimos, os benefícios espontâneos são vantagens oferecidas como privilégios aos colaboradores, espontaneamente pela empresa. Esses são o oposto dos benefícios legais, que são oferecidos de maneira obrigatória. 

Alguns exemplos desses benefícios espontâneos são o plano de saúde, que pode ser estendido aos familiares, sendo que a empresa poderá assumir integralmente o pagamento ou parte dele. 

Benefícios legais

Os chamados benefícios legais são todos aqueles previstos por lei, como, por exemplo, a gestão do vale-transporte, que é de responsabilidade da empresa em fornecer ajuda de custo para o transporte dos seus colaboradores, sejam eles registrados ou não.

Outro exemplo de benefício legal são as férias, ou seja, o colaborador que trabalhou durante 12 meses tem o direito de trinta dias de férias e, além disso, tem o direito de receber um terço do seu salário integral, até dois dias antes do início das suas férias. 

Como os benefícios legais são garantidos por lei, é garantido que todo trabalhador que opere sob o contrato CLT tenha esses direitos resguardados. 

Dessa forma, quando falamos sobre atração e retenção de talentos, os benefícios legais não são um diferencial na hora da avaliação dos candidatos e colaboradores.

Sendo assim, vamos entender qual o papel e a importância dos benefícios espontâneos nessa questão de atração e retenção de talentos. 

Qual a importância dos benefícios espontâneos?

É importante salientar que a promoção de benefícios espontâneos por meio das empresas vai muito além do que simplesmente aumentar a satisfação do colaborador em seu ambiente de trabalho. 

De maneira geral, a promoção de benefícios espontâneos pode ser muito importante para os colaboradores de uma empresa, pois pode aumentar a motivação, a satisfação e a retenção dos colaboradores. 

Além disso, alguns benefícios espontâneos podem ser vistos como um sinal de que a empresa valoriza seus funcionários e que está disposta a recompensá-los pelo bom desempenho. 

E isso pode gerar um sentimento de satisfação, além de aumentar a lealdade dos colaboradores e a possibilidade de permanecerem na empresa, evitando ou reduzindo o turnover

Além disso, os benefícios espontâneos podem ajudar a atrair novos talentos para a empresa, pois eles podem ser vistos como um diferencial competitivo. 

Quais são os exemplos de benefícios espontâneos?

Alguns exemplos de benefícios espontâneos que podem ser oferecidos são:

Dias de folga adicionais

Algumas empresas oferecem aos seus colaboradores dias de folga adicionais — ou os famosos “day off” — como forma de reconhecimento pelo bom desempenho ou como incentivo para melhorar a motivação e a satisfação dos funcionários.

Bônus

Outro exemplo de benefício espontâneo é o bônus, que podem ser oferecidos como forma de recompensa pelo bom desempenho dos colaboradores ou como incentivo para aumentar a produtividade.

Seguros de saúde e odontológico

Além disso, algumas empresas oferecem seguros de saúde e odontológico como benefício espontâneo. Dessa forma, é possível ajudar e incentivar os colaboradores a melhorar a qualidade de sua vida e a diminuir despesas relacionadas à saúde, tanto física, quanto mental.

Planos de previdência privada

Outro benefício que pode ser oferecido são planos de previdência privada, como benefício espontâneo, ajudando os funcionários a se prepararem para a sua aposentadoria.

Ações

Ademais, algumas empresas oferecem ações como benefício espontâneo, dando aos funcionários a oportunidade de serem sócios ou acionistas da empresa.

Programas de treinamento e desenvolvimento

Outro exemplo de benefício espontâneo bastante interessante são os programas de treinamento e desenvolvimento, que podem ajudar a melhorar as habilidades e conhecimentos dos funcionários — que pode, inclusive, beneficiar a organização, já que os colaboradores podem usar os conhecimentos adquiridos em sua função.

Home office

Por fim, outro benefício espontâneo que pode ser oferecido aos colaboradores é a possibilidade de trabalho remoto, ajudando a melhorar a flexibilidade e qualidade de vida dos funcionários.

É válido ressaltar que esses são apenas alguns exemplos de benefícios espontâneos e que existem muitas outras opções disponíveis. 

É importante lembrar também que o pacote de benefícios deve ser personalizado para atender às necessidades específicas da sua empresa e seus funcionários, para fazer sentido com a realidade da organização e cumpra seu objetivo.

Como oferecer benefícios espontâneos aos colaboradores de maneira assertiva?

Como vimos, além de oferecer benefícios espontâneos, é preciso fazer isso de maneira assertiva e eficaz. E é sobre isso que vamos falar agora. 

De maneira geral, montar um pacote de benefícios espontâneos para a sua empresa pode ser feito de várias maneiras, mas vamos elencar algumas dicas gerais que podem auxiliar na hora de organizar e gerir esse combo. Vamos lá:

1. Identifique as necessidades dos funcionários

Em primeiro lugar, faça pesquisas ou entrevistas com os funcionários para entender suas necessidades e desejos em relação às possíveis vantagens concedidas pela empresa. Isso ajudará a identificar quais benefícios seriam mais valiosos para eles.

2. Analise a concorrência

Em um segundo momento, verifique quais benefícios são oferecidos por outras empresas do mesmo setor e realize um benchmark para ter uma ideia do que é comum e do que seria um diferencial competitivo.

3. Considere o seu orçamento

Em terceiro lugar, escolha benefícios que sejam acessíveis financeiramente para a sua empresa e que possam ser oferecidos de forma consistente. Ou seja, de maneira que se encaixem no orçamento sem gerar grandes prejuízos.

4. Comunicar de maneira assertiva e eficaz 

Em quarto lugar, certifique-se de que todos os funcionários estejam cientes e bem informados dos benefícios espontâneos e de como eles podem ser acessados. Isso pode incluir treinamento, comunicado interno, e-mails e reuniões de equipe. É muito importante que todos estejam na mesma página.

5. Monitore e faça ajustes, se necessário

Por último, e em quinto lugar, acompanhe o desempenho dos benefícios e o impacto que eles têm na motivação e satisfação dos colaboradores. Faça mudanças conforme necessário para garantir que os benefícios sejam eficazes e relevantes e que estejam fazendo sentido com o contexto e momento da empresa.

Por isso, não deixe de montar um planejamento de RH contendo um planejamento estratégico para a implementação de um pacote de benefícios espontâneos que faça sentido para a realidade da empresa. 

E aí? Que tal oferecer benefícios espontâneos na sua empresa? Aproveite para conversar com nosso time e começar agora mesmo e mudar a vida dos seus colaboradores para melhor. 

Conheça a Caju

Preencha o formulário de interesse abaixo.

Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

Ver todos os posts dessa autoria

Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.