Os 4 melhores caminhos para reduzir o turnover na empresa

June 30, 2020
Recursos Humanos

Quem procura um bom emprego pode até ter a sensação de que o mercado está saturado, mas a verdade é que, independentemente do segmento, um funcionário ideal é sempre visado. Como hoje a troca de empregos não influencia tanto o desenvolvimento de carreiras, é preciso ter estratégias eficazes para trabalhar a redução de turnover.

Essa rotatividade entre os funcionários não é apenas um fator estressante para quem está nas equipes, mas também uma perda de produtividade e ônus para a empresa. A entrada e a saída constante de colaboradores interfere nas rotinas organizacionais devido à adaptação dos novos trabalhadores, além da energia para a criação de vínculos.

Confira agora 4 dicas essenciais para diminuir a rotatividade de pessoal na sua empresa. Boa leitura!

1. Fortaleça a cultura empresarial

Se você tem um RH estratégico, já sabe da importância de ter clareza sobre a missão, a visão e os valores da empresa. Afinal, não adianta exigir algumas competências, como colaboratividade e espírito de equipe, na hora da contratação, se a atuação da empresa no mercado é extremamente competitiva e agressiva.

Segundo um estudo da Robert Half, no Brasil, 80% dos diretores já fizeram uma contratação da qual se arrependeram depois. Isso gera vários transtornos, como:

  • acúmulo de serviço para os outros colaboradores;
  • queda na produtividade;
  • aumento do estresse.

Por isso, é importante ter clareza sobre as qualidades da organização e fazer com que essa cultura seja transmitida.

2. Analise o fit cultural para a redução de turnover

Se você realmente entende a cultura da empresa, sabe que não adianta ter um grande talento no seu quadro de pessoal, se ele simplesmente não se encaixa no contexto. O fit cultural é o alinhamento entre os objetivos individuais do contratado com os da empresa. Conseguir esse alinhamento no processo seletivo é uma questão de observação sobre:

  • tipo de liderança, tomada de decisão e tom da comunicação;
  • características que a empresa quer alcançar;
  • valores pelos quais a empresa se orienta.

Assim, desde a descrição da vaga, passando pelas dinâmicas para seleção, até a entrevista, use formas de destacar e identificar esses atributos.

3. Tenha um plano de carreira atrativo

Apesar de o salário ser um diferencial para o colaborador, um plano de carreira que ajude na retenção de talentos conta com ações que promovem o crescimento e a realização profissional do funcionário, além de reconhecer e valorizar o seu papel na empresa.

Para isso, você pode se perguntar qual seria a empresa ideal para os seus colaboradores. Faça pesquisas internas e descubra os pontos em comum. Às vezes, um detalhe que passa despercebido faz total diferença dentro da sua comunidade.

4. Ofereça atrativos e benefícios para diminuir o turnover

Em uma pesquisa realizada pela Zenefits, os empregadores entrevistados declararam que a falta de benefícios (ou a busca por benefícios melhores) é uma das 5 principais razões pelas quais os colaboradores saem das empresas. Ainda nesse estudo, foi comprovado que 41,3% das empresas oferecem benefícios como uma estratégia para a retenção dos funcionários.

Ficar de olho no mercado e entender o que está funcionando são os primeiros passos para trabalhar na redução de turnover. Tão importante quanto isso é saber adequar o caminho de acordo com o perfil da organização e dos funcionários. Por exemplo, enquanto uma empresa precisa de vale-refeição como diferencial, para outra o vale-cultura talvez seja mais interessante.

Gostou do texto? Então é hora de garantir os melhores conteúdos para entender como promover uma maior qualidade no trabalho e otimizar os resultados do seu negócio. Siga a Caju no LinkedIn.

Caju Team

Caju é uma plataforma de benefícios para quem se importa com seus colaboradores!

Substitua todos seus cartões de benefícios pela Caju! Aqui você consegue comprar os benefícios do seu time de um jeito fácil e que seu time vai amar!

Artigos Relacionados

Assine nossa newsletter

Receba as novidades da Caju em primeira mão

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form