Ir para o post
Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.
Sim, aceita Caju no iFood. Para usar o cartão, você deve cadastrar a numeração do seu Caju virtual como forma de pagamento dentro do aplicativo e selecionar a opção Crédito à vista.
Tá com pressa para fazer uma refeição? Pede no app, certo? Tanto que o uso de aplicativos de delivery cresceu de forma acelerada nos últimos anos e se tornou parte da vida de quem busca praticidade no dia a dia. A verdade é que esses aplicativos permitem tudo: refeições mais equilibradas e saudáveis, compras de supermercado e até mesmo fast food.
Não à toa, o iFood, por exemplo, manteve uma base de mais de 55 milhões de usuários ativos apenas no terceiro quarter de 2025.
Mas aí vem a dúvida: será que o iFood aceita Caju? A gente não vai enrolar pra responder isso: aceita sim. De qualquer maneira, é comum surgirem dúvidas, já que o cartão multibenefício da Caju conta com diversas carteiras, e nem todas serão aceitas no Caju.
Para evitar erros e fazer suas refeições com praticidade ou orientar os funcionários da empresa, vamos esclarecer sobre usar Caju no iFood. Continue lendo!
Sim, o iFood aceita Caju, desde que o saldo esteja disponível nas categorias corretas. O pagamento pode ser feito ao cadastrar o cartão virtual Caju como forma de pagamento no aplicativo, sempre selecionando a opção crédito à vista no momento da compra.
Um ponto de atenção aqui é que o aceite do Caju no iFood depende da configuração das categorias de saldo definida pela empresa onde o benefício foi concedido. Normalmente, os pagamentos em apps de delivery são debitados das categorias Refeição ou Alimentação, que costumam ser aceitas nesse tipo de estabelecimento. Se estiver na carteira de Educação, por exemplo, aí o iFood não vai aceitar.
Caso não haja saldo suficiente em uma das categorias, o sistema pode utilizar a outra automaticamente, desde que ambas estejam ativas para o colaborador. A dica é sempre conferir no app da Caju quais categorias estão habilitadas e com saldo disponível antes de finalizar o pedido no iFood.
Usar Caju no Ifood é uma possibilidade com os saldos de vale-refeição e vale-alimentação. Essas duas categorias são aceitas porque o aplicativo é classificado como um serviço de alimentação, o que permite o uso do benefício tanto para refeições prontas quanto para compras relacionadas à alimentação. E qual é a principal diferença entre as categorias?
Trata-se do tipo de consumo:
Na prática, porém, dentro do iFood essas categorias são consideradas equivalentes, e o pagamento pode ser direcionado para uma ou outra conforme o saldo disponível.
Por isso, a configuração correta feita pelo RH é fundamental. É a empresa que define quais categorias de benefício cada colaborador terá acesso e como os saldos serão distribuídos. Se o vale-refeição ou vale-alimentação não estiverem habilitados, o pagamento no iFood pode não ser autorizado, mesmo com saldo total disponível no Caju.
Você já viu que pode pagar iFood com Caju, mas se algo deu errado, é por que um desses casos pode ter acontecido. Confira:
O passo a passo para usar Caju no iFood é mais simples do que você imagina. Veja a seguir:
Primeiro, abra o iFood, vá em Perfil > Pagamentos > Adicionar nova forma de pagamento e cadastre o cartão virtual Caju. Lembre-se de preencher corretamente número, validade e código de segurança.
Na hora de finalizar o pedido, escolha o cartão Caju como pagamento e selecione a opção crédito à vista. O valor será debitado do saldo de vale-refeição ou vale-alimentação, conforme disponibilidade de cada um.
O RH tem um papel essencial na orientação dos colaboradores sobre o uso do cartão Caju no iFood — afinal, com a comunicação eficiente alinhamos expectativas e evitamos frustrações no momento do pagamento. Comunicar de forma clara onde e como o benefício pode ser utilizado ajuda o colaborador a aproveitar melhor o saldo disponível e fortalece a percepção de valor do benefício oferecido pela empresa.
Uma boa prática é utilizar canais recorrentes de comunicação, como newsletters internas, apresentações em onboarding, materiais de benefícios e políticas internas, explicando quais categorias do Caju funcionam no iFood, como realizar o pagamento e quais regras podem existir. Quanto mais acessível e objetiva for a informação, menores são as chances de uso incorreto do cartão.
Essa orientação prévia contribui diretamente para a redução de dúvidas e chamados ao RH, já que o colaborador entende desde o início as limitações, categorias aceitas e possíveis motivos de recusa. Dessa forma, podemos liberar tempo da equipe para atividades mais estratégicas e melhorar a experiência do colaborador com os benefícios.
Além disso, a transparência no uso do cartão gera confiança, evita ruídos na comunicação e aumenta a satisfação com o benefício. Quando o colaborador sabe exatamente como, onde e quando pode usar o Caju — inclusive no iFood —, o benefício cumpre melhor seu papel de apoio ao bem-estar e à rotina diária.
A Caju parte da visão de que benefícios devem oferecer flexibilidade e autonomia para o colaborador, permitindo que cada pessoa use seu saldo de acordo com a própria rotina e necessidades. Ao centralizar diferentes categorias em um único cartão e aplicativo, a Caju reduz burocracias e dá mais liberdade para que cada colaborador da sua empresa possa decidir como aproveitar seus benefícios, inclusive em soluções digitais do dia a dia, como apps de delivery.
Essa proposta só funciona bem quando a experiência é simples e intuitiva. Por isso, a Caju investe em um uso descomplicado do cartão, com acompanhamento de saldo em tempo real, categorias claras e pagamento direto nos estabelecimentos aceitos. Quanto menos etapas e dúvidas no processo, maior a confiança do colaborador no uso do benefício.
No dia a dia, essa facilidade se conecta também ao bem-estar e à satisfação. Quando o colaborador consegue usar seus benefícios sem fricção — seja para pedir uma refeição no iFood ou fazer compras — ele sente mais apoio da empresa e menos preocupação com regras confusas. O resultado é uma experiência positiva, que impacta tanto a rotina pessoal quanto o engajamento no trabalho.
Sim, o iFood aceita Caju quando o cartão é usado como crédito à vista.
Funciona, desde que o cartão virtual esteja cadastrado corretamente no app.
Os saldos de vale-refeição e vale-alimentação.
Pode ser tanto por falta de saldo, categoria não habilitada pelo RH (como educação ou saúde) ou forma de pagamento incorreta.
Sim, o vale-refeição é aceito no iFood.
Sim, o saldo de alimentação também funciona no iFood.
Ao longo deste artigo, nós mostramos que o cartão Caju funciona no iFood sem problemas quando falamos das carteiras de alimentação e refeição. Mesmo sendo simples cadastrar o cartão virtual da Caju para os pagamentos no app, é bacana que o RH comunique tudo com transparência.
Agora, se você ainda não usa Caju para seus benefícios, vale a pena considerar. Nossa plataforma é simples de usar, seja pelo RH ou pelos colaboradores.
Quer oferecer benefícios flexíveis com mais clareza e menos dúvidas? Conheça a Caju e veja como simplificar a experiência dos seus colaboradores.
Preencha o formulário de interesse abaixo.
Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.
Sou jornalista, publicitária e viajante nas horas vagas. Na Caju, minha missão é transformar textos complexos em conteúdos claros, acessíveis e que façam sentido para quem me lê. Acredito que a flexibilidade é fundamental em todos os aspectos da vida, por isso valorizo a liberdade de adaptação, tanto no trabalho quanto no cotidiano.
Ver todos os posts dessa autoria
Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.