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O Dia do Consumidor é celebrado mundialmente em 15 de março. A origem da data vem de um discurso do presidente John F. Kennedy, que falava sobre os direitos dos consumidores.
Mal acaba fevereiro e muitas marcas começam suas promoções com foco no Dia do Consumidor. Você sabia que a data tem a ver com o discurso do presidente John F. Kennedy nos Estados Unidos? Depois disso, acabou sendo adotada por diversos outros países, incluindo o Brasil.
No Dia do Consumidor, mais do que um estímulo à compra e recompra, vale a pena entender como está sendo a experiência de seus clientes e garantir seus direitos.
Neste artigo, a gente fala mais sobre isso e ainda traz curiosidades sobre a origem da data. Acompanhe!
O Dia do Consumidor é comemorado em 15 de março. Ele foi instituído em 15 de março de 1983, mesmo que antes disso muito já se falava sobre a importância desse grupo de pessoas que é a razão de toda empresa existir.
O Dia do Consumidor é importante porque todos nós somos consumidores e fazemos a economia girar. Na década de 1960, o então presidente dos Estados Unidos da América, John F. Kennedy, fez um discurso que se tornou muito conhecido.
Durante sua fala, Kennedy disse:
“[Os consumidores] são o maior grupo econômico, afetando e sendo afetados por praticamente todas as decisões econômicas públicas e privadas. No entanto, eles são o único grupo importante (…) cujos pontos de vista muitas vezes não são ouvidos”.
Além disso, durante o discurso, John F. Kennedy destacou alguns pontos fundamentais, como:
O discurso de John F. Kennedy foi feito em um 15 de março de 1962, quando o atendimento ao cliente, direitos do consumidor e outras premissas muito comuns hoje em dia estavam começando a entrar em pauta.
Cerca de duas décadas depois, em 15 de março de 1983, foi comemorado o primeiro Dia do Consumidor nos Estados Unidos.
No mundo todo, movimentos a favor dos consumidores estavam acontecendo também, fazendo com que demais países adotassem a data em seus calendários.
Assim como o que acontecia em todo o mundo, políticos e população brasileira se moviam pelos direitos do consumidor. Foi em 1962 que uma primeira lei sobre o assunto passou a existir.
Trata-se da Lei Delegada nº 4, a primeira a “assegurar a livre distribuição de produtos necessários ao consumo do povo”.
Na sequência, surgiram os primeiros órgãos de defesa do consumidor, como a Associação de Proteção ao Consumidor de Porto Alegre (APC), a Associação de Defesa e Orientação do Consumidor de Curitiba (ADOC) e o Grupo Executivo de Proteção ao Consumidor, que, hoje, é a atual Fundação Procon São Paulo.
Já no final da década de 1980, todas essas instituições, e outras que foram aparecendo, pressionaram nossos políticos para inserir na Constituição Federal de 1988 a defesa do consumidor.
A proposta foi aceita, constando no inciso XXXII, do art. 5º da CF 88 que afirma que “o Estado promoverá, na forma da lei, a defesa do consumidor”.
A partir de então, foi sancionada a Lei n. 8.078/90, mais conhecida como Código de Defesa do Consumidor, responsável por regular todas as relações de consumo com dispositivos de ordem civil, processual civil, penal e de Direito Administrativo.
Após esse acontecimento, o Dia do Consumidor passou a ser celebrado no Brasil também.
Fortalecer os direitos do consumidor em empresas brasileiras é crucial para construir relações mais éticas e sustentáveis. Confira nossas sugestões!
Treine equipes de atendimento para serem proativas e eficientes. Invista em canais de atendimento variados, como chat online, e-mail, telefone e redes sociais.
Vale manter tempos de resposta rápidos e resolver problemas de forma transparente. Medir a satisfação das pessoas pós-atendimento é muito importante para garantir melhorias.
Certifique-se de que toda a equipe, especialmente atendentes e gestores, esteja bem informada sobre o Código de Defesa do Consumidor.
Faça isso promovendo treinamentos regulares para garantir a conformidade com as normas e a atualização constante das equipes.
Disponibilize informações claras sobre políticas de devolução, troca, garantia e cancelamento. Evite cláusulas contratuais complexas e obscuras que possam prejudicar o entendimento do consumidor.
Estimular a boa comunicação de seus funcionários é um ponto-chave aqui!
Realize pesquisas de satisfação e coleta de feedback regularmente com uma amostra significativa de seus clientes. Inclusive, considere a opinião dos consumidores ao lançar novos produtos ou serviços.
Uma boa prática é incentivar a participação em fóruns ou grupos de discussão sobre a empresa. Ter uma comunidade de clientes engajada é a chave do sucesso de muitas empresas!
Cumpra rigorosamente as normas de qualidade e segurança, além de oferecer garantias justas e efetivas para produtos e serviços.
Também é preciso resolver rapidamente problemas relacionados à qualidade, assegurando a satisfação do cliente.
Nossa dica final é usar o mês e o Dia do Consumidor como um lembrete para repensar como anda a relação da sua empresa com os clientes, fazendo ajustes e melhorias sempre que possível. Afinal, são os consumidores a base forte de todo negócio!
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Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.
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