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Tendência entre as empresas, o microlearning é um método de ensino prático. Para conhecer mais, leia nosso artigo.
O tempo se tornou tão valioso quanto o ouro. Vivemos uma época em que se faz necessário procurar ferramentas e metodologias que visam agilidade. Nesse sentido, é indispensável fazer adaptações em diversos meios, inclusive no aprendizado.
Assim, surgiu o microlearning. Este artigo visa falar sobre essa metodologia de aprendizado que tem chamado bastante a atenção dos profissionais de Recursos Humanos. Boa leitura!
O termo vem do inglês para micro aprendizado. É uma técnica de aprendizado e desenvolvimento, que funciona com pequenas pílulas de conhecimento. São aulas, cursos, palestras e por aí vai, mas o diferencial é a curta duração e o alto foco.
As pessoas podem se aprofundar em temas de forma progressiva, por meio de aprendizado contínuo, planejado e segmentado.
Como as aulas são curtas, geralmente o microlearning acontece em ambiente digital.
As aulas possuem linguagem simples e são bem ágeis. Geralmente elas acontecem com recursos de multimídia, como vídeos, por exemplo. As plataformas EAD são bastante utilizadas pelas organizações que utilizam a metodologia de microlearning.
É possível classificar como microlearning, modelos de aprendizado que contam com os seguintes pilares:
Até aqui entendemos o que é e como o microlearning funciona. Agora vamos conhecer os tipos de microlearning mais utilizados na educação corporativa. Acompanhe!
Também conhecido como “Eletronic learning”, esse é um método de aprendizado à distância, que se baseia em um suporte tecnológico. Isso significa que para utilizar o e-learning a organização precisará de uma plataforma EAD.
O B-learning (blended learning) faz uma mistura entre o ensino à distância com o presencial, utilizando tecnologias da informação como suporte durante o ensino.
As pílulas de aprendizagem ou do conhecimento são pequenas doses de conhecimento independentes. Cada pílula possui de três a cinco minutos, mas não tem conexão entre si.
O microlearning é uma ótima opção para as organizações que buscam oferecer treinamentos para seus funcionários, mas se preocupam com o tempo. A metodologia de ensino não exige muito tempo do colaborador nas tarefas diárias.
Dessa forma, dentro da empresa, essa metodologia pode ser utilizada tanto no onboarding, quanto para trabalhar o engajamento dos colaboradores. Seja fazendo treinamento corporativo ou de desenvolvimento profissional. Além disso, é mais viável financeiramente.
Ao adotar o microlearning dentro de times de uma empresa, é bom intercalar os métodos tradicionais com os aprendizados curtos e rápidos. Pode-se fazer uma combinação de treinamentos com duração de uma semana com a utilização de recursos mais informais, como webinars, reuniões com especialistas no assunto, vídeos curtos no YouTube, etc.
Empresas como a Niddu, junta o microlearning com processos de gamificação. E assim deixa os métodos de aperfeiçoamento de habilidades, muito mais interessante. As lições de cada módulo são reforçadas com um quiz.
A gamificação é uma tendência dentro das empresas, que converge muito bem com as estratégias de microlearning.
Para quem ainda não conhece o termo, a gamificação é um método que utiliza a lógica de jogos para promover não só o aprendizado, mas também para incentivar os times.
No microlearning, a gamificação pode ser utilizada, por exemplo, como um método de reconhecer o desenvolvimento das pessoas através de rankings.
A gamificação torna o processo mais interativo e incentiva que as pessoas procurem mais pelos assuntos e se motivem para o próprio desenvolvimento.
Quando for planejar a estratégia de microlearning, o primeiro passo para planejar um curso é dividir os conteúdos em partes curtas, que serão as pílulas de ensino.
É importante se atentar, pois nem todo conteúdo pode ser adaptado em pequenas partes. O microlearning é recomendado em alguns casos específicos.
Para os cursos nesse formato, é muito importante se apoiar em ferramentas digitais.
Como já citamos, é comum que o microlearning aconteça online, não só por facilitar o processo de doses de conhecimento, mas para ajudar no aprendizado mais ágil.
Utiliza formatos diferentes para cada conteúdo. Esse método deixa o processo mais dinâmico e interessante para o colaborador.
É interessante incluir na estratégia de aprendizagem a pesquisa e leitura de artigos ou livros, e, também, incentivar o funcionário a tomar um curto período do expediente, exclusivamente para o estudo.
Caso os colaboradores se interessem por webinars ou outros eventos que podem acrescentar na vida profissional, isso pode ser mais um uso criativo de microlearning.
Algumas pesquisas apontam que 94% dos colaboradores afirmam preferir cursos baseados em microlearning, do que os treinamentos baseados em métodos tradicionais.
Inclusive, essa é a solução que mais se adapta para as novas gerações que estão ingressando no mercado de trabalho, atendendo suas necessidades e proporcionando um ensino eficiente, visto que exigem:
Logo, para colaboradores que buscam estender seus conhecimentos à distância e reterem o ensino disseminado nos programas de treinamento corporativo, o microlearning é a melhor opção.
Agora que você já sabe que a abordagem de microlearning é uma metodologia que veio para ficar, chegou a hora de pensar em como tirar essa iniciativa do papel.
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Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.
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